O curto é na questão de ir nas calmas mas por alguma razão quer ultrapassar um carro mais lento ou mesmo um camião.Aí 125cc é curta...Por vezes está um pouco de vento e em vez de irmos a 90/100kmh vamos a 60kmh porque não consegue vencer o ventoAi a 125cc é curta...Vamos numa subida e temos de travar por alguma razão, entretanto queremos continuar a rolar e ela desenvolve (claro que tem força) mas desenvolve devagar...Aí a 125cc é curta...Depois existe o desgaste natural das coisas e dos materiais normais de desgaste (falo de correia, roletes, etc) aí ainda mais "lenta" para muitas situações que podem surgir na estrada.Aí a 125cc é curta novamente...Se formos passear com mais alguem (pendura) então a coisa agrava mais ainda, pois se queremos acelerar um pouco ainda dá menos que antes.Aí torna-se curta...Pior ainda que isso é que ao rolarmos mesmo a 110/115kmh numa AE (embora haja a noção errada que ha Scooters a andar a 140kmh), mas a rolar a uma velocidade cruzeiro, os tais 110/115kmh praticamente todas as 125cc vão em grande esforço, indo a maior parte quase no chamado "em Red Line"Mais uma vez aí as 125cc são mais que curtas ...Para que, ao ter de andar em AE não ha melhor segurança que ter um pouco mais de CV para poder sair de dificuldades (ultrapassagens ou não) com muito mais facilidade. Para alem de uma acima de 125cc ao andar em menos rotação duram os motores muito mais.Estão aí algumas das razões em que as 125cc são curtas.As 125cc a 2 T (do antigamente) essas sim valiam a pena em relação a estas a 4T de hoje em dia.Hoje uma 250cc ou 300cc, fazendo as mesmas velocidades e prestações que as 125cc, gastam praticamente a mesma coisa!!Vou-me repetir, às mesmas velocidades e prestações...Espero ter "descomplicado" mais um pouco Boas curvas