Autor Tópico: Conceito rígido de moto VS scooter...ou uma irreversível fusão?  (Lida 11037 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Conceito rígido de moto VS scooter...ou uma irreversível fusão?


Numa sucessão de acontecimentos vividos no sector motociclista e porque é um assunto que amiúde volta ao de cima neste fórum, entendo que o tema indicado no título deste tópico tem não só a pertinência de nos fazer olhar para o futuro, mas também para o que lentamente se começa a perceber no presente, com estudos que levam a crer que virá para ficar...um novo e sólido conceito aglutinador de influências mútuas!


A pergunta que se colocará é simples de fazer, mas sem uma resposta (por enquanto) suficientemente firmada.

Estará o sector intermédio das motos a sofrer uma muito inicial metamorfose que faz a ligação com as grandes scooters, ou contrariamente a isso serão essas mesmas scooters que lentamente estão a fundir-se a nível de design e estruturalmente com as motos??

Ainda se poderá pensar naturalmente numa terceira hipótese...será que todo este novo conceito não fará uso de influências de parte a parte e ser provocado pelas equipas de marketing, que avidamente procuram novas soluções para se chegarem à frente e embandeirarem, além de um novo e lucrativo filão, também o título de pioneiras?

Sair da rigidez scooter / moto e entrar-se num conceito totalmente virado para a integração de influências mútuas: motoscooter, é um caminho que me parece já não ter retorno e no fundo nada tenho contra o mesmo, bem pelo contrário!

A Honda parece ter dado já um passo suficientemente firme nessa direcção e não me espantaria que dentro de 10 anos o panorama motociclista mostre muitos mais exemplos por parte de numerosas marcas, cada uma com o seu vinco muito próprio e diferenciador.


TMaxer

  • Visitante
Re: Conceito rígido de moto VS scooter...ou uma irreversível fusão?
« Responder #1 em: 18 de Julho de 2015, 17:51 »
Isaac,


Calculo que o topico tenha derivado do meu post no topico da BiXer  _lol_ _lol_ _lol_

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,24982.msg90040352.html#msg90040352




tenho que dizer que concordo que sim... Ainda no meu inicio nas 2 rodas, li aqui no forum (ou em outro qualquer) , recordo de uma dissertacao de um companheiro que não concordava com o caminho seguido pela Honda no lançamento da nova linha "NC" e da direcao de desenvolvimentos dos modelos mais iconicos... ora, por esta altura parece-me bem claro que a Honda fez uma jogada de mestre  _pol_ e aos poucos tem vindo a fazer aquilo que os construtores de veículos tem vindo a fazer: explorar até à exaustão as plataformas lancando produtos novos e inovadores, e de preferência antes da concorrência, tentando preencher o máximo de nichos possíveis (veja-se o caso do grupo VAG).


As scooters tem tido um período de expansão muito grande recentemente devido a mudança legislativa e atraiu muitas pessoas como eu e muitos de vos que provavelmente nunca tinham em possuir uma moto e hoje é o seu principal meio de transporte, essas pessoas entram nas 125 mas ao fim algum tempo fazem a natural evolução, pelo que é natural que procurem uma solucao que reuna as qualidades de uma scooter (conforto, protecao, espaco de carga) com as qualidades dinâmicas de uma moto  _pol_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Conceito rígido de moto VS scooter...ou uma irreversível fusão?
« Responder #2 em: 18 de Julho de 2015, 18:15 »
Isaac,


Calculo que o topico tenha derivado do meu post no topico da BiXer  _lol_ _lol_ _lol_


Em grande medida sim tal como referi ao dizer que amiúde volta ao de cima este tema.  _pol_

Trata-se de um assunto que por si só merecia uma reflexão autónoma e que extravasava o próprio tópico onde a nossa escrita nos levava subsequentemente e onde por sinal, eu próprio iniciei a minha reflexão, até perceber que o que escrevíamos caberia num tópico com temática apropriada.

Para lá disso, a opotunidade de falar concretamente sobre esta fase de transição e que já não é futurologia, tinha o momento certo para ser levantada. Continua a verificar-se que as marcas não interromperam o processo de fusão e os concepts mostram tendências que colhem influências de parte a parte. E isto como dizia, é um processo sem retorno.

As scooter não deixarão de ser scooters e as motos não deixarão de ser motos, mas no meio encontrava-se um gap que habilmente a engenharia e o marketing tratarão de ocupar (...e já teve início), sempre de forma lucrativa e muito chamativa para os amantes das 2 rodas.  _pol_
« Última modificação: 18 de Julho de 2015, 18:22 por Sapiens21 »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Conceito rígido de moto VS scooter...ou uma irreversível fusão?
« Responder #3 em: 18 de Julho de 2015, 19:13 »
As formas como as conhecemos, não tenderão a seguir uma linha condutora definida e rigorosa...antes sim uma profusão de ideias que a tecnologia ajudará a implementar, por força de um mercado que é tudo menos estagnado!

As linhas futuristas de uma T-Max 530 ou uma ousada Vultus Nm4, como na imagem que se vê abaixo, seriam impensáveis há uma vintena de anos atrás, pelo que não me parece desproporcionado pensar-se que a metamorfose existente entre as scooters e as motos tem tudo para acontecer...e fazê-lo em força!


Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Conceito rígido de moto VS scooter...ou uma irreversível fusão?
« Responder #4 em: 18 de Julho de 2015, 20:01 »
Isaac,


Calculo que o topico tenha derivado do meu post no topico da BiXer  _lol_ _lol_ _lol_


hehehe... também me pareceu _convivio_

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Conceito rígido de moto VS scooter...ou uma irreversível fusão?
« Responder #5 em: 19 de Julho de 2015, 11:06 »
Excelente tema.
Os fabricantes estão, felizmente, atentos e tentam lançar modelos cuja exclusividade e arrojo procuram ir ao encontro de segmentos de mercado cada vez mais exigentes.
Podemos discutir este assunto de vários pontos de vista: design, mecânica ou ate segurança ativa e passiva. Na minha opinião os fabricantes de motociclos têm sido, na generalidade, muito mais conservadores do que os fabricantes de carros. Parece que agora estão a chegar à conclusão que compensa ser mais inovador...
Não é só o design que está a ganhar com esta nova abordagem, também a mecânica deve ganhar: eu gostaria de ver apostas sérias em novos materiais e tecnologia. Até há poucos tempo atrás existiam muitos motores com carburador nas motas, algo que foi praticamente abandonado nos carros há vários anos sendo substituido pela injeção eletrónica, por exemplo... onde estão as motas de baixa cilindrada com turbo, como existe nos carros? onde está aposta num produto que seja focado no baixo consumo? onde está a aposta das grande marcas no motor elétrico? Continuo a achar que a mudança nas motas é muito mais lenta, possivelmente pelo facto dos construtores considerarem durante muito tempo que o público-alvo das motas quer é ter algo ruidoso e rápido, menosprezando tudo o resto. Será que esse preconceito que está a mudar?
No caso da segurança ativa e passiva então o panorama é ainda mais árido... onde estão estes equipamentos nas motas? Uma boa parte nem tem ABS ou é considerado um extra!! Pergunto aqui quantos de nós é que iríamos comprar um carro novo que não tivesse ABS, mas que depois acha que isso é uma "mariquice" na mota... Onde estão air-bags dedicados? Onde estão as estrelas da Euro NCAP para os crash-tests de motas??
Onde estão as inspeções periódicas obrigatórias para todas as motas?? por que demoram tanto, quando sabemos que a introdução desta medida foi um dos fatores que mais contribuiu para tornar as estradas mais seguras!! Ou já todos se esqueceram como eram as estradas antes desta medida ter sido tomada - Imensos carros extremamente poluidores, imensos carros sem travões, luzes, pneus em estado adequado...

Enfim muita coisa está feita mas muito mais ainda está por fazer no mundo das motas... Voltando ao tema inicial, considero que os fabricantes estão a explorar fusões tentando tirar o melhor partido de dois mundos, tal como já acontece noutros negócios (gastronomia, vestuário, decoração...). No entanto, a mota de características puramente racing ou a scooter citadina, na minha opinião, continuarão sempre a existir.


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Conceito rígido de moto VS scooter...ou uma irreversível fusão?
« Responder #6 em: 20 de Julho de 2015, 01:40 »
Companheiro Ferro,  _convivio_

Li com atenção a tua análise sobre este assunto e aquilo que tomas como um certo "conservadorismo" no sector motociclista, que o impede de ser ainda mais ousado, vanguardista e capaz de trazer mais tecnologias em prol da segurança (...generalizando-as), por comparação ao que se verifica no sector automóvel.

Se tenho algumas reservas quanto à questão dos crash-test poderem vir a ser implementados nas motos e consequentemente poderem ser avaliadas quanto ao seu factor de maior ou menor protecção, já quanto à maioria das outras questões que enumeraste, vejo-as como algo que o sector tem condições para implementar, assim haja essa vontade.

Pode ser meramente uma questão de tempo, mas de facto o sector automóvel parece demonstrar uma maior rapidez na generalização de tecnologias (sobretudo na segurança), por contraponto ao que se verifica nas motos.

Se no presente momento - ano 2015 - as motos e scooters vendidas no Espaço Europeu já poderiam vir todas com ABS, independentemente da sua cilindrada?? Absolutamente...claramente que sim!

Mas este sim acarreta por si só um peso que as marcas tomam como demasiado penalizador e que ainda vai travando a implementação...o preço! E o preço, num sector de altíssima concorrência e onde meros €100 podem fazer a diferença, tem levado as marcas a prolongar a necessária generalização deste tipo de equipamento até às cilindradas mais baixas.

Felizmente é uma situação onde já se notam actualmente francos avanços, atrevendo-me eu a dizer que mais uns 5-6 anos e serão poucas as scooters citadinas que não o tenham....a questão é que já o poderiam ter ontem!!!

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Conceito rígido de moto VS scooter...ou uma irreversível fusão?
« Responder #7 em: 20 de Julho de 2015, 10:41 »
Companheiro Sapiens21,

Compreendo que os crash-test pudessem dar resultados desastrosos e que ninguém teria coragem para os realizar. No entanto, seria interessante saber objetivamente os danos provocados por para-brisas mais altos ou mais baixos ou de arestas mais angulosas... ou então perceber quais as consequências de utilização de equipamentos de proteção passiva: luvas, cinta lombar, casaco com e sem proteções, etc etc.
Todos teremos uma imagem subjetiva destes resultados, mas como é óbvio, deveriam existir estudos imparciais e objetivos. Neste caso da proteção passiva custa-me imenso ver muitos motards a circular de calções e t-shirt e com crianças à pendura nas mesma condições, algo que parece ser moda este verão... _martelada_
Não sei se os crash-tests de motas e equipamentos poderiam mudar estes comportamentos nas duas rodas, no entanto todos sabemos que os crash-test mudaram os comportamentos e a industria nos automóveis...


tparracho

  • Visitante
Re: Conceito rígido de moto VS scooter...ou uma irreversível fusão?
« Responder #8 em: 20 de Julho de 2015, 12:24 »
Ora aqui está mais um belo tópico, daqueles que tanto gosto de ver aqui refletidos.

Concordo com a observação de que poderemos estar a assistir a um novo conceito de motoscooter, que não irá substituir os já existentes de scooter e moto, mas sim complementá-los. Tenho é dúvidas se todas as marcas seguirão esse caminho  _pensador_.

Partilho um pouco a opinião do Ferro, em que na indústria motociclista existe um maior conservadorismo, talvez fruto de margens não tão elevadas como na indústria automóvel. Verdade seja dita que a indústria automóvel está neste momento muito mais massificada pelo mundo do que a dos motociclos, sendo que existem parcerias entre fabricantes que muito ajudam ao desenvolvimento ainda mais exponencial da mesma.

Não me espanta portanto que sejam as marcas que também atuam no mercado automóvel que apresentam uma maior tendência para a inovação na indústria dos motociclos, mas que de facto ainda podiam ir um pouco mais além, também me parece que sim.

A ver vamos que novidades esta indústria ainda terá para nos apresentar para nos induzir em tentações  _mau_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Conceito rígido de moto VS scooter...ou uma irreversível fusão?
« Responder #9 em: 20 de Julho de 2015, 13:28 »

Isto dá pano para mangas.....

Poderia-se entrar em diferentes temas de "debate", como se é melhor ou não protecção, ou se algumas vez as motas terão protecção suficiente em caso de acidente, o que melhorar, como melhorar com estudos possivelmente feitos (espero que alguns venham a acontecer) mas principalmente relembrar que apenas agora se está a divulgar mais as duas rodas...

Quantos de vocês e muitos mais, pensariam alguma vez andar em duas rodas na vossa vida ?

Eu continua-me a não espantar, contrariamente à opinião do Ferro, a ver pessoas a andar em calções e chinelos em cima de 2 rodas!!!
Esse espírito não irá ser mudado nunca para alem de 10 ou 20 anos, onde todos andaremos de mota com "ARMADURAS AUTENTICAS" !!! (para isso deixo de andar de mota e vou de carro)

Claro que, e entendo que é perigoso e muito mesmo, tal como penso que eles próprios sabem (pelo menos deveriam saber) que qualquer acidente de mota, ou mesmo uma simples queda pode originar problemas graves a quem pode ter esse "azar".. e é de evitar, sim claro que sim, mas a educação e esse tal espirito irá ter de ser alterado e muito .... mas não sei se alguma vez irá ser conseguido...

As 2 rodas com motor são perigosas (até sem motor são quanto mais) e é isso que se tem de continuar a relembrar às pessoas porque deve ser difícil alguma marca fazer investimentos em crash-tets sem saber que irão ter depois alguns frutos (leia-se ganhar dinheiro com isso) porque à partida todos os estudos que se façam irão dar à mesma "destruição" e por mais protecções que se leve tbm se pode sofrer outros graves problemas!

Não estou a dizer que não se deve andar protegido ... sim deve e bastante !!!

Tal como comecei, vou acabar ...

Isto dá pano para mangas.....

Poderia-se entrar em diferentes temas de "debate"...



Venham de lá motas bonitas, funcionais e seguras  _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Conceito rígido de moto VS scooter...ou uma irreversível fusão?
« Responder #10 em: 20 de Julho de 2015, 14:34 »
Uma vez que este tópico vai migrando para a questão de segurança, e acho que nunca é demais falar de segurança  _pol_, a minha participação para o cerne da questão é que as marcas irão tentando desbravar terrenos inexplorados para obter penetração em mercados novos, se tiverem sucesso vem aí uma onda de modelos, se não tiverem, procuram outra.
Por isso provavelmente veremos um contínuo de modelos entre o clássico "scooter" e o clássico "mota". aliás confesso a minha ignorância na tentativa de definir claramente estes conceitos como separados e  inequívocos.
Penso que um dos modelos mais bem posicionados num segmento híbrido será a íntegra da Honda.
Modelo de sucesso no futuro será aquele que ignora estes conceitos mota/scooter e cria o seu próprio espaço ( lembram-se quando saiu o modelo qashqai da nissan? criou o crossover. agora todas as marcas querem ter modelos crossover  _Rolley_ )
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

TMaxer

  • Visitante
Re: Conceito rígido de moto VS scooter...ou uma irreversível fusão?
« Responder #11 em: 20 de Julho de 2015, 14:36 »
Em termos de diversidade de oferta de mercado, penso que estamos num ponto bom e que ira melhorar... temos inúmeras marcas com excelentes ofertas em praticamente todos os segmentos e tipos de moto, e ate acho que estamos a assistir ao impensável: ao lançamento de modelos retro actualizados para as tecnologias de hoje _palmas_ _palmas_  _pol_


Em relação a segurança, penso ser um tema pertinente e ja bem coberto pelos fabricantes, mas mais pelo tornar as motos o mais seguras possíveis, na sua componente activa por forma a evitar o acidente: melhores luzes, melhores travoes, pneus, abs, controlo de tracao, etc.



Em relacao aos crash test, confesso uma coisa: sou um pouco mais ceptico  _pol_... a partir do momento em ocorre o acidente, ficamos dependentes de outros equipamentos que nao a moto: capacete, luvas, botas, calcas, etc  _pol_ e na maioria dos casos somos projectados para fora da mota, pelo que sistemas de retenção ou dependam deste tem uma eficácia muito reduzida

Será tambem impossível implementar zonas de deformação numa moto, e tambem muito dificil de criar um modelo matemático de tipos de acidentes pois as variáveis são imensas, desde velocidade e ângulos de impacto... ao tipo de moto, até ao nosso peso ou altura  _pol_

Por isso, os airbags que tem vindo a ser desenvolvidos vem a ser feito pelas marcas de equipamento: Alpinestars, Dainese, etc... qualquer sistema de segurança após impacto terá de ser usado por nos e não presente nas motos  _pol_


Por isso, para mim é tao importante um ABS como um bom capacete, blusao, luvas e protector de coluna  _pol_ _pol_


Não digo com isto que os construtores não devam ter atencao aos materiais usados e cujas arestas podem ficar expostas perigosamente em caso de acidentes, mas pelo que tenho observado (pelo menos nas minhas maquinas) esse cuidado existe  _palmas_ _palmas_ basta por exemplo ver o sistema de retenção do ecra onde os parafusos são em plástico, esses parafusos são precisamente o primeiro fusivel para que em caso de impacto o ecra salte evitando assim que vos cause qualquer trauma no caso de entrar em contacto com os vossos membros ou torso  _pol_



O Isaac e muito bem mete por ai o dedo na ferida... os precos...  _lol_ _lol_ basta dar uma olhada no topico da Forza para perceber que o "how much" é a nossa principal preocupação e que algumas centenas de € frustram muitas intenções de compra  _pol_


Mas como dizem.. se calhar ja estamos a escorregar para o offtopic  _convivio_

vicente

  • Visitante
Re: Conceito rígido de moto VS scooter...ou uma irreversível fusão?
« Responder #12 em: 20 de Julho de 2015, 14:37 »
Uma vez que este tópico vai migrando para a questão de segurança, e acho que nunca é demais falar de segurança  _pol_, a minha participação para o cerne da questão é que as marcas irão tentando desbravar terrenos inexplorados para obter penetração em mercados novos, se tiverem sucesso vem aí uma onda de modelos, se não tiverem, procuram outra.
Por isso provavelmente veremos um contínuo de modelos entre o clássico "scooter" e o clássico "mota". aliás confesso a minha ignorância na tentativa de definir claramente estes conceitos como separados e  inequívocos.
Penso que um dos modelos mais bem posicionados num segmento híbrido será a íntegra da Honda.
Modelo de sucesso no futuro será aquele que ignora estes conceitos mota/scooter e cria o seu próprio espaço ( lembram-se quando saiu o modelo qashqai da nissan? criou o crossover. agora todas as marcas querem ter modelos crossover  _Rolley_ )

Isso mesmo , por vezes aplica-se o velho ditado, quem desdenha quer comprar !!! _lol_ _lol_ _lol_

 _convivio_

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Conceito rígido de moto VS scooter...ou uma irreversível fusão?
« Responder #13 em: 20 de Julho de 2015, 14:48 »
Estava a ver o tópico do companheiro TMaxer e constato mais um exemplo de outras vias de desenvolvimento em curso, qualquer dia teremos um modelo parecido com aquele na rua,  (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,24949.msg90040450/boardseen.html#new)

(Não será por acaso que a Honda e a Yamaha lideram este segmento)  _Rolley_
« Última modificação: 20 de Julho de 2015, 14:49 por pcxcool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline celinho99

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2015
  • Mensagens: 438
  • Localidade: Quarteira
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX e NC750x
Re: Conceito rígido de moto VS scooter...ou uma irreversível fusão?
« Responder #14 em: 20 de Julho de 2015, 19:06 »
Eu devo ser meio retrogrado...cá pra mim mota é mota e scooter é scooter!  _Rolley_ Cada vez que penso no preço da Integra, a 1ª coisa que me vem à cabeça é....minha bela Hornet. Ou mesmo no preço da Forza 125..que bela cb500 trazia!! Sou incapaz de dar "fortunas" por uma scooter. Podem surgir no futuro muitos modelos ao "estilo Integra" (mt bonita na minha opinião) e com muita saída de mercado mas nunca conseguirá substituir uma R ou coisa do genero.  _convivio_
« Última modificação: 20 de Julho de 2015, 19:07 por celinho99 »
_fcp_
 

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Conceito rígido de moto VS scooter...ou uma irreversível fusão?
« Responder #15 em: 20 de Julho de 2015, 19:48 »
Repara companheiro celinho99 que a fusão a que se faz referência, não se confunde propriamente no tomar de assalto todos os segmentos das motos e scooters....mas sim um espaço intermédio e por enquanto ainda pouco explorado, de juntar num único modelo algumas mais valias de uma moto com as de uma scooter de grande porte, tentando que nessa metamorfose não se fique com algo que "nem é carne nem é peixe".  _pol_

É esse processo transformativo que se percebe já ter iniciado e vai com toda a certeza prosseguir. A referência à Integra é um bom exemplo de como um modelo pode ter tanto sucesso num ápice, indo já na sua segunda geração. Mas é um processo que tem muito de design e engenharia, que se não for minimamente bem feito e com alguns atractivos à mistura, pode resultar num flop de dimensões difíceis de engolir para a marca que o lançar.

Portanto outras interpretações provindas de variadas marcas virão em breve mostrar-se ao mercado, fazendo-o primeiro em forma de concept para avaliar a receptividade....  Ora será essa visão e esse traço muito próprio que se poderá ver em breve de forma mais generalizada, ou seja, aquilo que melhor se pode fazer na junção de características comuns a uma moto de segmento intermédio, com alguns traços e valências das grandes scooters.  _pol_

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: Conceito rígido de moto VS scooter...ou uma irreversível fusão?
« Responder #16 em: 20 de Julho de 2015, 21:55 »
É precisamente assim que vejo a Integra, uma moto que não é uma junção de moto com scooter, o que faz dela uma moto muito abrangente:

  • Não é uma citadina mas desenrasca-se muito bem em cidade.
  • Não é uma estradista mas dá imenso parazer guia-la e fazer curvas com ela.
  • Não é a melhor para fazer grandes viagens mas enfrenta a Auto-estrada, com ou sem vento como se nada fosse com ela.

O que gosto mais nela? Precisamente o que ela tem de moto e o que tem de scooter:

  • Ciclística da moto;
  • Proteção aerodinâmica da scooter

Confesso que andava farto de ouvir e guair motores com variador, mas não queria perder a proteção aerodinâmica ou a possibilidade de poder andar numa estrada molhada sem me sujar ou a possibilidade de guardar alguns objetos debaixo do banco ou ter embraiagem automáticca mas poder colocar mudanças.

Por isso...a Integra foi perfeita para mim. Agora, que estou habituado, começo a sentir alguma falta de motor e gostaria muito, de na próxima moto, ter algumas caraterísticas das scooters, nomeadamente a proteção aerodinámica e a caixa DCT. Uma CB650F ou CBR650F com DCT seria fantástica!!!
[/list]
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: Conceito rígido de moto VS scooter...ou uma irreversível fusão?
« Responder #17 em: 20 de Julho de 2015, 21:59 »
E já agora (uma vez que tem DCT) o facto do travão de trás ser acionado pel manete esquerda, é também muito mais prático e cómodo.
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Offline celinho99

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2015
  • Mensagens: 438
  • Localidade: Quarteira
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX e NC750x
Re: Conceito rígido de moto VS scooter...ou uma irreversível fusão?
« Responder #18 em: 20 de Julho de 2015, 22:24 »
são muito bonitas....mas não me convencem ehehehehehhe ;D

_fcp_
 

tparracho

  • Visitante
Re: Conceito rígido de moto VS scooter...ou uma irreversível fusão?
« Responder #19 em: 21 de Julho de 2015, 11:37 »
são muito bonitas....mas não me convencem ehehehehehhe ;D

A beleza disto está exatamente no facto de não agradar a todos, mas ao surgir no mercado, agradou a muita gente que se calhar antes de elas existirem, não pensavam nisso.

Como já foi dito anteriormente, o sector automóvel possuí mais exemplos do que as motas, mas estas também começam agora a evoluir para propostas diferentes, o que é salutar. Há e hão-de existir ainda tipologias de modelos ainda não explorados que um dia as marcas vão lançar com a expectativa de vir satisfazer alguma necessidade do mercado. Umas vezes são flops, outras são sucessos tremendos, mas tudo isso depende de muitos factores. Foi analisado convenientemente o mercado? O timing de lançamento foi o correto? O desenvolvimento do modelo foi de encontro ao que era pretendido? etc.

Quanto mais escolha tivermos, melhor!

Haverá sempre os puristas que se mantêm fiéis aos conceitos mais conservadores,tal como existirão aqueles que na oferta atual ainda não se revêm e portanto, ainda terá que ser desenvolvido algum novo modelo para vir satisfazer essa necessidade latente.

Eu sou de marketing e é exatamente deste tipo de inovações, descobertas, sobre as quais gosto de observar/pensar.

Como sempre, mais um excelente tópico Sapiens _pol_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Conceito rígido de moto VS scooter...ou uma irreversível fusão?
« Responder #20 em: 21 de Julho de 2015, 11:54 »
Ainda bem que tocas no assunto do ainda "não explorado".

Isto porque é aí mesmo que o design começa a trabalhar e se iniciam conceitos que nunca antes foram alvo de atenção por parte da indústria do motociclismo.

Uma fusão entre aquilo que conhecemos de um modelo de 3 rodas, com as características base de uma moto, se for bem feito, chamativo e com argumentos irrefutáveis...é capaz de resultar enquanto modelo de produção em série.

E não, não me refiro aos "enxertos" que por exemplo se vêm numa GoldWing Trike, entre outros.  ;D

Não se pode cair também no ridículo que querer criar uma fusão de conceitos à força. Juntar uma Hayabusa com uma Burgman deve sair algo um pouco rebuscado.

A engenharia e o design, se trabalharem este aspecto no sentido que eu acredito, acabará por fazer sair do papel para a realidade produtos ganhadores e vanguardistas.

Eu não sou daqueles que diz "Pago para ver..."!  Isto porque, já está a acontecer e vai continuar...

tparracho

  • Visitante
Re: Conceito rígido de moto VS scooter...ou uma irreversível fusão?
« Responder #21 em: 21 de Julho de 2015, 12:02 »
Ainda bem que tocas no assunto do ainda "não explorado".

Isto porque é aí mesmo que o design começa a trabalhar e se iniciam conceitos que nunca antes foram alvo de atenção por parte da indústria do motociclismo.

Uma fusão entre aquilo que conhecemos de um modelo de 3 rodas, com as características base de uma moto, se for bem feito, chamativo e com argumentos irrefutáveis...é capaz de resultar enquanto modelo de produção em série.

E não, não me refiro aos "enxertos" que por exemplo se vêm numa GoldWing Trike, entre outros.  ;D

Não se pode cair também no ridículo que querer criar uma fusão de conceitos à força. Juntar uma Hayabusa com uma Burgman deve sair algo um pouco rebuscado.

A engenharia e o design, se trabalharem este aspecto no sentido que eu acredito, acabará por fazer sair do papel para a realidade produtos ganhadores e vanguardistas.

Eu não sou daqueles que diz "Pago para ver..."!  Isto porque, já está a acontecer e vai continuar...

Se começarmos a puxar pela criatividade, muitas boas ideias vão surgir, certamente, mas é preciso saber identificá-las no meio do "muito lixo" que também surgirá  _lol_

ocorreu-me agora que uma das mais belas inovações feitas na industria do motociclismo de há uns anos para cá, foram as MP3, que agora começam a ser replicadas pela concorrência. (quando digo belas, estou a analisá-las do ponto de vista da criatividade e genialismo engenheiro/mecânico para as conseguirem colocar em prática, bem como do ponto de vista do marketing, que identificou uma necessidade que as motas tradicionais não conseguiam satisfazer. Porque do ponto de vista estético não me agradam muito)

Será que daqui a uns anos não vamos ter um conceito ainda mais rebuscado de uma mota com 4 rodas, mas que curva como uma mota de duas?

Serão peças de engenharia fantásticas e por isso mesmo dispendiosas, mas também proporcionarão outra segurança que as de duas rodas não proporcionam e eventualmente existirão consumidores que têm medo das motas normais mas que com essas até podem ponderar passar a andar de mota.

Atenção, isto foi um mero fruto da minha imaginação, não significa que ande por aí alguma marca a pensar nisto. _careta_
« Última modificação: 21 de Julho de 2015, 12:04 por tparracho »

TMaxer

  • Visitante
Re: Conceito rígido de moto VS scooter...ou uma irreversível fusão?
« Responder #22 em: 21 de Julho de 2015, 12:14 »


Será que daqui a uns anos não vamos ter um conceito ainda mais rebuscado de uma mota com 4 rodas, mas que curva como uma mota de duas?




Nao precisas de alguns anos... neste momento já esta a entrar em comercialização a quadro 4








Voltando ao assunto da inovação, penso que aquilo que as marcas pretendem é alargar conceitos  _pol_ e geralmente apenas comercializam aquilo que lhe garante, (e esta agora é palavra magica:), volume para tirar rentabilidade.


Infelizmente nos aqui em Portugal somos literalmente uma carta fora do baralho e não servimos de bitola, geralmente os produtos são estudados para os mercados que garantem um maior escoamento de unidades e são optimizados para se adaptarem aos gostos e necessidades (E BOLSOS!!!!  _pol_) dos consumidores desses mercados ou países  _pol_

tparracho

  • Visitante
Re: Conceito rígido de moto VS scooter...ou uma irreversível fusão?
« Responder #23 em: 21 de Julho de 2015, 12:44 »


Nao precisas de alguns anos... neste momento já esta a entrar em comercialização a quadro 4








Voltando ao assunto da inovação, penso que aquilo que as marcas pretendem é alargar conceitos  _pol_ e geralmente apenas comercializam aquilo que lhe garante, (e esta agora é palavra magica:), volume para tirar rentabilidade.


Infelizmente nos aqui em Portugal somos literalmente uma carta fora do baralho e não servimos de bitola, geralmente os produtos são estudados para os mercados que garantem um maior escoamento de unidades e são optimizados para se adaptarem aos gostos e necessidades (E BOLSOS!!!!  _pol_) dos consumidores desses mercados ou países  _pol_

As coisas que vocês descobrem  _pol_

Concordo contigo, as inovações só se justificam se existir mercado para elas e se as marcas que as desenvolvem conseguirem retirar rendimentos das mesmas.

Salvo raras excepções em que lançam algum conceito inovador por uma questão de branding.

TMaxer

  • Visitante
Re: Conceito rígido de moto VS scooter...ou uma irreversível fusão?
« Responder #24 em: 21 de Julho de 2015, 12:57 »
Acho que já anda por aí topico  _pol_ mas ontem à noite estive a ler o primeiro review numa revista e a opinião foi positiva, apesar de lamentarem a falta de espaço e preço elevado (12 mil €)  _pol_