Autor Tópico: Recall de unidades Honda no Japão.  (Lida 22262 vezes)

Offline Sapiens21

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Recall de unidades Honda no Japão.
« em: 03 de Julho de 2015, 13:30 »
Recall de unidades Honda no Japão

A Honda Japão, numa acção de prevenção, anunciou que se encontra em curso um recall de 29.232 veículos, TODAS elas identificadas no seu mercado de origem, por ter detectado a possibilidade de não estar devidamente estanque o seu botão de ignição Start.

Estando debaixo de chuva forte ou em local sujeito a forte humidade, ao ser accionado o botão poderia sair afectado o sistema eléctrico, havendo a possibilidade de um curto-circuito e impossibilitando a sua colocação em marcha ou queimando o circuito de fios.

Apesar de anunciado pela marca que se encontram todas no seu mercado de origem (Japão), um par de sites não exclui a possibilidade de haver algumas unidades na Europa e América do Norte, com a montagem daquele específico starter magnetic switch.

Apesar de não se tratar de um aspecto que assente na segurança da condução propriamente dita, tratando-se de uma ocorrência ou sintoma que  poderia verificar-se pontualmente, ainda assim a Honda entendeu, com base na satisfação e importância dada ao cliente, iniciar o contacto com os mesmos e cujas unidades se encontram identificadas para a substituição imediata...e sem custos.

Nestas 29.232 unidades são vários os modelos englobados para esta passagem pelos concessionários e que montaram aquele específico lote de botão de arranque, sendo que algumas delas e atentas as datas, nem sequer ainda terão saído dos concessionários japoneses.

Modelo    /   Data de produção   /    Quantidade


CB250F   June 10, 2014-June 9, 2015   1,634Units
CB400 Super Four/Super Bol D’Or   Oct. 28, 2013-June 18, 2015   5,773Units
CB650F/CBR650F   Nov. 14, 2013-June 18, 2015   1,016Units
CB1300 Super Four/Super Bol D’Or   Oct. 25, 2013-June 15, 2015   2,674Units
CB1300P   Jan. 7, 2014-Feb. 13, 2015   332Units
CBR125R   Dec. 2, 2014-May 9, 2015   100Units
CBR250R   June 4, 2014-May 12, 2015   1,230Units
CBR400R/CB400F/400X   Oct. 22, 2013-May 21, 2015   2,066Units
CBR600RR/CBR600RR ABS   Nov. 6, 2013-May 27, 2015   210Units
CRF250L   Oct. 16, 2013-June 10, 2015   1,100Units
CRF250M   Nov. 5, 2013-May 21, 2015   744Units
CTX700   Nov. 23, 2013-June 18, 2015   168Units
CTX700N   Feb. 5, 2014-July 3, 2014   31Units
Forza Si   May 8, 2014-June 12, 2015   1,472Units
Integra   Jan. 15, 2014-June 17, 2015   239Units
NC700S   Nov. 15, 2013-Dec. 2, 2013   43Units
NC700X   Nov. 4, 2013-Dec. 7, 2013   90Units
NC750S   Dec. 17, 2013-June 17, 2015   1,099Units
NC750X   Dec. 17, 2013-June 18, 2015   2,660Units
NC750L   Oct. 21, 2013-May 28, 2015   703Units
NM4   Dec. 5, 2013-June 18, 2015   1,578Units
Shadow   Nov. 14, 2013-March 27, 2015   92Units
Shadow Classic   Oct. 25, 2013-June 18, 2015   145Units
Shadow Custom   Nov. 15, 2013-March 18, 2015   61Units
Shadow Phantom   Oct. 25, 2013-June 17, 2015   220Units
Silver Wing GT   Nov. 14, 2013-June 10, 2015   134Units
VT1300CS (Sabre)   Nov. 26, 2013-Dec. 2, 2015   7Units
VT1300CX (Fury)   Nov. 12, 2013-May 25, 2015   53Units
VTR/VTR-F/VTR Type LD   Nov. 5, 2013-May 28, 2015   2,438Units
« Última modificação: 03 de Julho de 2015, 20:31 por Sapiens21 »


Offline JPA

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Re: Recall de unidades Honda no Japão.
« Responder #2 em: 03 de Julho de 2015, 17:55 »
 _Rolley_ _Rolley_

"According to Honda, the specific issue involves the starter magnetic switch, which may not have gotten enough waterproof treatment, rendering them susceptible to excessive heat that could damage the bike’s fuse or the wiring harness.

Should this happen, a bike’s engine could stall at any moment or worse, lead to a short circuit of the starter magnetic switch that could end up catching fire."




Como existe um risco de incêndio no botão de arranque por curto circuito , surge a necessidade deste "recall".

29,232 unidades é muita mota afetada - quase que me atrevo a dizer que a Honda Japão descobriu um novo "Takata", mas em vez de airbag, é agora sob a forma de interruptor ( START ).

Felizmente que a Honda detetou esta situação. _pol_
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Offline Sapiens21

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Re: Recall de unidades Honda no Japão.
« Responder #3 em: 03 de Julho de 2015, 20:08 »
Estas situações pontuais de recall têm de ser vistas como o que são...

É positivo ver uma marca a chamar um determinado número de unidades, por via de um lote específico e identificado de equipamento que não reúne para a mesma o critério de eficácia e máximo desempenho.
Negativo seria ver uma marca, esta ou qualquer outra, a assobiar para o lado à espera que alguém se queixasse.

Como tal, a marca fez exactamente o que devia...actuou assim que identificou algo que não estava ao nível do pretendido em termos da qualidade por si mesma exigida.

Offline moto2cool

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Re: Recall de unidades Honda no Japão.
« Responder #4 em: 03 de Julho de 2015, 20:15 »
Sorte da Honda que não aconteceu no seu modelo mais emblemático  - a pcx - senão era falência garantida ;) LOL eles sabem que neste modelo o cliente é muito exigente :D:D:D:D:D:D:D
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Rodrigues

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Re: Recall de unidades Honda no Japão.
« Responder #5 em: 03 de Julho de 2015, 21:42 »
Não há nenhuma cb500x na lista  _lool_

Offline horacioalgar

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Re: Recall de unidades Honda no Japão.
« Responder #6 em: 03 de Julho de 2015, 22:06 »
 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _pol_

Offline Paulo Jorge Lopes

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Re: Recall de unidades Honda no Japão.
« Responder #7 em: 03 de Julho de 2015, 23:15 »
 _convivio_ Olá pessoal

Então não é que os senhores da suíça distraíram-se  _Zang_

até os relógios suíços têm problemas  _confuso_

quase 30 modelos e mais de 20000 motas para recolher

pagamos nós tamtos € de diferença para depois nos   _martelada_

dizerem agora têm que levar a mota para a oficina

para reparar um problemazito  _thumbdown_
abraços
« Última modificação: 03 de Julho de 2015, 23:17 por Paulo Jorge Lopes »
Paulo J. Lopes

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Offline cross

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Re: Recall de unidades Honda no Japão.
« Responder #8 em: 04 de Julho de 2015, 08:30 »
Normal. E isto agora é todos os dias...

Este foi no mesmo dia de um da Kawa H2...

Algumas marcas ainda estão renitentes neste processos mas acabaram por descobrir que ganham mais pontos dos que perdem e principal a confiança dos consumidores.

Portanto até diria se juntar mos aqui o mundo dos enlatados, que se não existirem este tipo de programas em algumas marcas é de estranhar... Menos atenção ao cliente é seguramente!

Não sei se realmente aconteceu ou se é só uma possibilidade de acontecer mas de qualquer modo é exemplar!

 Boas curvas

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Offline Joao Santos

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Re: Recall de unidades Honda no Japão.
« Responder #9 em: 04 de Julho de 2015, 10:42 »
Esta chamada de tantas motos é apenas de 1 interruptor e a Honda não brinca em serviço.

Para além disso a Honda não fabrica interruptores, são fornecidos por fabricante externo. Mas a Honda é a Responsável.

É com estes pormenores que uma grande marca como a Honda se torna cada vez maior.


João _scp_ _scp_ _scp_ _scp_
« Última modificação: 05 de Agosto de 2015, 17:52 por António Gonçalves »
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Offline celinho99

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Re: Recall de unidades Honda no Japão.
« Responder #10 em: 07 de Julho de 2015, 12:03 »
Estes Japoneses não brincam, já nos carros é igual, honda e toyota não têm vergonha em admitir o erro e chamam tudo a reparar  _pol_ O Cliente agradece e não tem medo de voltar a comprar!!  _convivio_
Claro que a PCX é maquina de guerra e não vai ser um simples interruptor que a deita abaixo....  _lool_
_fcp_
 

Offline José Bairrada

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Re: Recall de unidades Honda no Japão.
« Responder #11 em: 07 de Julho de 2015, 12:28 »
Não falando da Honda especificamente, porque todas o fazem, mas desculpem-me, eu como consumidor não consigo perceber que num produto, que sai para o mercado, tenha um defeito destes, as marcas conseguiram transformar os recalls em pontos a favor deles, é sempre de enaltecer o reconhecimento do erro, mas esse deve é ser evitado e uma das formas de o evitar é não colocarem peças de qualidade duvidosa e sem serem testadas, nunca tive nenhuma, mas as histórias estão por esses fóruns fora, a BMW passa a vida a fazer recalls ás suas motas, que são supostamente produtos Premium, eu se fosse cliente BMW não acharia isso admissivel sequer para o produto que me tentam vender, mas conseguiram transformar um ponto negativo, em um ponto de prestigio para a marca.

Os problemas acontecem nesta ou naquela unidade e  a sua correcção é de aplaudir, agora em séries completas, refelete um erro ou uma má escolha de materiais.

Esperemos que este recall resolva definitivamente o problema, que também não será um drama. Ou as marcas aproveitam-se para com isto fazer um pouco de publicidade?  _pensador_
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline _AXE_

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Re: Recall de unidades Honda no Japão.
« Responder #12 em: 07 de Julho de 2015, 16:39 »

Ainda bem que eu tenho uma KYMCO ...  _Rolley_

Recall me please  _corado_



....Ou as marcas aproveitam-se para com isto fazer um pouco de publicidade?  _pensador_

É isso tudo  _lol_


Boas curvas
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Offline Joao Santos

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Re: Recall de unidades Honda no Japão.
« Responder #13 em: 04 de Agosto de 2015, 12:46 »
Ontem estive na Honda em Coimbra e informei-me sobre este assunto.

São os modelos que o Sapiens indica acima, mas mesmo dentro destes modelos á muitos que não apresentam sintomas, não são todas.

Os clientes que compraram alguns destes modelos devem aguardar contato da Honda Motor Portugal.

O problema é num simples Ralé que faz assistência ao motor de arranque.

Engraçado que este ralé é comum a muitas marcas que estão no mercado, Yamaha, Kawazaky etc.. Vamos ver estas marcas quantos vão chamar para substituir este ralé.

João
« Última modificação: 04 de Agosto de 2015, 13:53 por Joao Santos »
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interceptor

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Re: Recall de unidades Honda no Japão.
« Responder #14 em: 04 de Agosto de 2015, 12:51 »
Citar
Estando debaixo de chuva forte ou em local sujeito a forte humidade, ao ser accionado o botão poderia sair afectado o sistema eléctrico, havendo a possibilidade de um curto-circuito e impossibilitando a sua colocação em marcha ou queimando o circuito de fios.

João Santos já que é para criar teorias da conspiração vamos esperar que as outras marcas quando projectaram os modelos não tenham exposto o relé em locais sujeitos a humidade _pol_

Offline Joao Santos

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Re: Recall de unidades Honda no Japão.
« Responder #15 em: 04 de Agosto de 2015, 12:57 »
Aqui não existe teoria da Conspiração. Apenas alerta e a informação sobre a avaria que provoca, é no Motor de Arranque que fica sempre a funcionar. Nas Honda é a avaria que provoca nas outras não sei.  Os Relés das motos penso que sejam estanques, pois como devemos imaginar estão expostos ás intempéries.

João _scp_ _scp_ _scp_ _scp_ _scp_
« Última modificação: 04 de Agosto de 2015, 16:40 por Joao Santos »
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Offline José Luís Ferreira

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Re: Recall de unidades Honda no Japão.
« Responder #16 em: 04 de Agosto de 2015, 13:53 »

Os relés, embora possam ser iguais (mesmo modelo), podem estar instalados em sítios diferentes consoante a marca e modelo de motociclo que os utilize. Em alguns modelos pode estar mais exposto do que noutros. Mas à partida os relés devem estar o mais possível protegidos das intempéries.




Offline Joao Santos

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Re: Recall de unidades Honda no Japão.
« Responder #17 em: 04 de Agosto de 2015, 13:57 »
Aqui neste caso não se trata do sitio onde foi instalado, trata-se de material deficiente e que pode levar a esta avaria.

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« Última modificação: 05 de Agosto de 2015, 17:28 por António Gonçalves »
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Offline _AXE_

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Re: Recall de unidades Honda no Japão.
« Responder #18 em: 04 de Agosto de 2015, 16:16 »

Chamem o nome às coisas ...

Significado de Ralé

Reunião dos indivíduos que fazem parte da camada inferior de uma sociedade; classes mais desfavorecidas; plebe.


Significado de Relé

O relé é um dispositivo electromecânico, com inúmeras aplicações possíveis em comutação de contactos elétricos, servindo para ligar ou desligar dispositivos


Aqui está um tópico simples onde se constata que nenhuma marca é isenta de defeitos ou anomalias.

Faz recall precisamente porque é uma marca conceituada, mas tbm se paga bem para eles mudarem as motas todas por inteiro se fosse necessário  _lol_

Boas curvas
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Offline Lone Wolf

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Re: Recall de unidades Honda no Japão.
« Responder #19 em: 04 de Agosto de 2015, 17:32 »
Não há nenhuma cb500x na lista  _lool_

A tua cb500x é de que ano?
tem só o X ou é alguma destas?
CB500FD/FAD/XD/XAD

Este tipo de situações tal como noutro tipo de produtos de produção em grande escala tem "n" de probabilidade de acontecer... sendo o rácio mais ou menos expressivo em função da totalidade produzida, etc...
e acontece em todas as marcas e produtos...
A diferença, eventualmente, estará na forma como a mesma é tratada/resolvida...
Se é mais cara ou mais barata tem a ver com outros factores... eu posso comprar algo que custe pouco dinheiro e ser um produto caro em função dos problemas que possa ter ou da utilidade e fiabilidade da mesma, e vice versa...
Meus senhores sejamos ou tentemos ser objectivos nas analises deixando as "clubites" agudas de lado...
Atenção que não estou a aqui nem a defender nem a acusar ninguém nem nenhuma marca... apenas a constactar um facto  ;)


nota: o ultimo recall oficial para motociclos da honda data de 26/01/2015 (CB650F), o que faz com que este ainda nem sequer seja oficial... selo-a a seu tempo mas neste momento é apenas uma informação informal  _pol_
« Última modificação: 04 de Agosto de 2015, 17:37 por NB »
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
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Offline moto2cool

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Re: Recall de unidades Honda no Japão.
« Responder #20 em: 05 de Agosto de 2015, 09:10 »
Só quem não está a par do tema dos sistemas de qualidade pode desconhecer o papel que o Japão teve na implementação desta temática a nível mundial, basicamente todos tentaram copiar os japoneses.
Ainda que a qualidade seja já uma referência standard nos sistemas industriais ocidentais ( muito por força da competitividade dos japoneses nas ultimas décadas do século passado), ainda é no Japão que encontramos os mais exigentes critérios de qualidade, porque eles não o fazem porque o cliente exigem, eles fazem-no porque é um padrão cultural.
A qualidade tem um custo, que é tendencialmente menor quanto melhor for o sistema de qualidade, por isso podemos encontrar equipamentos de elevada qualidade, como os japoneses, ou os alemães, quase ao mesmo preço que produtos fabricados em ambientes de baixo nível de exigência.
Nesta óptica não me surpreende que os japoneses ( e os alemães) tenham mais elevado nº de intervenções preventivas desculpem-me o sublinhado mas é um termo relevante para esta conversa, é que quando se tem uma elevadíssima reputação a defender qualquer pequeno incidente é visto como fundamental.
Imaginem ter um carro novo e aparecer um risco na porta  :o até custa a dormir nessa noite  :-\ agora imaginem-se com um chaço velho, com 15 anos e pequenos toques por todo o lado, nem reparam se tiverem mais um risco na porta  _pensador_

Agora que o marketing também se aproveita para melhorar a imagem,... é para isso que são pagos  _lol_
« Última modificação: 05 de Agosto de 2015, 09:11 por pcxcool »
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Offline fantasma do lençol

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Re: Recall de unidades Honda no Japão.
« Responder #21 em: 05 de Agosto de 2015, 09:38 »
Até me admiro que a minha não se tenha incendiado pois leva com cada lume.

Offline _AXE_

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Re: Recall de unidades Honda no Japão.
« Responder #22 em: 05 de Agosto de 2015, 13:05 »



Vou tentar explicar uma coisa....

Qualquer relé que tenha consumo em demasia ou que possa apresentar algum desgaste pode aquecer em demasia, e isso pode provocar algum derretimento da parte exterior de protecção (normalmente plástico) que por sua vez pode incendiar.
Qualquer plástico "anti-fogo" incendeia até a baixas temperaturas!

O que é estranho nisto tudo é que eu já vi muitos casos em que queima tudo menos o relé. Muito antes de queimar o relé, queima fusíveis ou queima o motor de arranque!!!

Estes relés de chamada, é o nome a que e dá a estes relés, são relés com um contacto bastante forte precisamente para durarem anos a fio sem terem problemas, não são relés "normais de fraca amperagem".
O que eu acho estranho nisto tudo tbm é, que existem muitas motas por todo o mundo que têm botões de caca, e nem estanques são, mas não provocam incêndios nenhuns  _pensador_

Especule-se tudo e mais um par de botas, mas existe algo mais por detrás .. ou não passa de mais uma bela publicidade a troco de um relé que custa uns cêntimos para a Honda ....

Se trocarem, melhor, sem duvida, mas nunca li que houvesse alguma mota a arder só porque um relé queimou ... principalmente em quase todos os modelos recentes que a Honda lançou para o mercado .... naaaa algo está mal explicado !!

Boas curvas
« Última modificação: 05 de Agosto de 2015, 17:27 por António Gonçalves »
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Offline "Baêta"

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Re: Recall de unidades Honda no Japão.
« Responder #23 em: 05 de Agosto de 2015, 17:29 »
Este tópico foi objecto de intervenção por parte da moderação, tendo resultado, nesse âmbito,  a exclusão de algumas mensagens que não se continham dentro do espírito ou matéria debatida no tópico e/ou consubstanciavam violação de vários pontos do termo de aceitação de registo.

Agradeço aos membros que participam neste e noutros tópicos que se mantenham concentrados no objecto (finalidade) do mesmo e cuidem de cumprir as regras do CPM, no sentido de não desvirtuar o tópico e o objecto deste “nosso” grande fórum.

Muito obrigado.
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Offline _AXE_

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Re: Recall de unidades Honda no Japão.
« Responder #24 em: 07 de Agosto de 2015, 13:58 »
Honda Japão ja tem solução enquanto não existe o recall para os mais "medrosos" com algum possível incêndio






Boas curvas
« Última modificação: 07 de Agosto de 2015, 13:59 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....