Autor Tópico: Quando achares que estás demasiado confiante, vê isto  (Lida 5571 vezes)

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Quando achares que estás demasiado confiante, vê isto
« em: 17 de Junho de 2015, 15:05 »
[Nota: estive para colocar isto no tópico "Segurança", não o fiz porque acho que criaria "ruído", deixo ao critério da Administração]

Confesso que não sou "cliente" do tipo de vídeos que cujo "link" partilho à frente. Não se trata de me furtar a encarar situações nas quais me posso ver envolvido,  de uma espécie de negação, apenas não tenho o hábito de parar para "ver o acidente" quando a minha presença não serve para mais nada a não ser para acrescentar um mirone inútil que soma perigo ao perigo. Além disso, pertencendo a uma geração mais "literária", não preciso de ver os bonecos para conseguir visualizar as coisas.

Este vídeo apareceu durante uma conversa com alguém que teve um acidente grave de mota que o atirou para o hospital durante meses e lhe deixou uma recordação metálica numa das pernas. Essa mesma pessoa fez questão de mostrar-me uma situação idêntica àquela que o vitimou no meio de algumas situações absolutamente incríveis e imagináveis que se podem ver no vídeo. Reparei que há muitas colecções do mesmo género.

Sensibilizado pela conversa havida, deixo aqui  o "link", propondo que esqueçamos aquela ideia "tuga" de que os outros que frequentam a estrada não passam de uns trambolhos lá colocados só para nos atrapalharem a vida.

Lembremo-nos:
Para fazer face à estupidez dos outros só nos podemos precaver; quanto à nossa própria estupidez, é avisado não deixar a responsabilidade de a domar ao bom-senso de alguém que pode ser mais estúpido do que nós. Esta foi inspirada naquela de Descartes: "O bom-senso é a coisa mais bem distribuída do mundo, ninguém quer mais do que aquele que já possui".

É para gente gozar não é para gente se matar.

https://www.youtube.com/watch?v=aWDHa-ZBvqo
« Última modificação: 17 de Junho de 2015, 15:07 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Quando achares que estás demasiado confiante, vê isto
« Responder #1 em: 17 de Junho de 2015, 15:11 »
Existem aqui cenas, que são importantes lançar o alerta, por vezes facilitamos em algumas situações.

A concentração, tem que ser máxima e nunca confiar, no restante trânsito.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

EdaSilva

  • Visitante
Re: Quando achares que estás demasiado confiante, vê isto
« Responder #2 em: 17 de Junho de 2015, 15:49 »
Para quem queira comprar moto, este video dá muito em que pensar...

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Quando achares que estás demasiado confiante, vê isto
« Responder #3 em: 17 de Junho de 2015, 16:03 »
A maior parte das situações retratadas no vídeo devem-se ao mais elementar desrespeito das regras de trânsito,tais como prioridades, semáforos, traços contínuos e velocidade excessiva. Há situações em que os culpados são os condutores dos enlatados, mas são a minoria.

Se há alguma lição a retirar é que, se mesmo respeitando as regras de trânsito andar de moto é uma atividade "radical", a ter comportamentos daqueles só pode dar naquilo... E segundo consta, o pára-choques dos automóveis são mais duros do que as nossas cabecinhas...

Andem com cuidado, especialmente em locais com muito trânsito.

Marco46

  • Visitante
Re: Quando achares que estás demasiado confiante, vê isto
« Responder #4 em: 17 de Junho de 2015, 21:26 »


Mas maioria sao na Russia onde acidentes é o pao nosso diario. Dos piores Paises para se conduzir.  _thumbdown_

Offline Miguel Rosinha

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 439
  • Localidade: Almeirim
  • What Else?
  • Marca: Honda
  • Modelo: GoldWing GL1800
Re: Quando achares que estás demasiado confiante, vê isto
« Responder #5 em: 17 de Junho de 2015, 21:55 »
Na Rússia, em Portugal ou no fim do mundo, mota é mais frágil que carro e o para choques o condutor! Ponto!!

Anda na net um vídeo que mostra acidentes de uma forma menos brutal e que refere o seguinte:
- A maioria dos acidentes são provocados pela "pequenez" e rapidez com que uma mota se desloca. Estes 2 fatores juntos fazem com que, quem ao volante de um enlatado tenha a perceção de que tem tempo para uma manobra. Olha a 1.ª vez e quando olha a 2.ª já tem a mota a bater-lhe!

Faço a 2.ª circular quase todos os dias há 14 anos e já vi muito mais acidentes com motas que recentemente.
Parece-me que motas e enlatados estão a aprender a conviver, até porque o mercado das 2 rodas tem estado a crescer de forma brutal.
Há sempre exceções, mas em algumas coisas estamos a ficar um bocadinho mais civilizados!

Abraços

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1896
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Quando achares que estás demasiado confiante, vê isto
« Responder #6 em: 18 de Junho de 2015, 08:26 »
embora ande quase todos os dias de motas desde há 2 anos, quando ando de enlatado continuo a levar sustos de motões que me fazem razias.

Mesmo de mota, os maiores sustos que tive foram das razias dos motards de alta cilindrada  _thumbdown_

Neste video,que dá que pensar, a maioria são em cruzamentos, locais onde eu por defeito tenho sempre falta de prioridade, sejam pequenos, entrocamentos, desvios, estradas sem prioridade, NUNCA tenho prioridade ...espero continuar assim... devagar se vai ao longe...


O que me tem assustado em Portugal é a quantidade de automobilistas  que andam em contra-mão com toda a facilidade, mesmo em traços continuos, nem querem saber... e se nos veem pela frente, nem se desviam...  _thumbdown_ _thumbdown_
Espirito Aventura

AMonteiro

  • Visitante
Re: Quando achares que estás demasiado confiante, vê isto
« Responder #7 em: 18 de Junho de 2015, 09:30 »
A maior parte das situações retratadas no vídeo devem-se ao mais elementar desrespeito das regras de trânsito,tais como prioridades, semáforos, traços contínuos e velocidade excessiva. Há situações em que os culpados são os condutores dos enlatados, mas são a minoria.
....

É a "chamada" falta de civismo!
Já tive problemas com carros ,motos de alta cilindrada e até scooters.
Nenhum condutor,seja de carro ou de mota,pode dizer que nunca fez uma asneira.
Mas há asneiras e asneiras!

Boas curvas para todos  scooter_

JViegas

  • Visitante
Re: Quando achares que estás demasiado confiante, vê isto
« Responder #8 em: 18 de Junho de 2015, 09:35 »
Lembro-me que há cerca de um ano "parei" em alguns vídeos destes no youtube, pois quando se pesquisa por modelos de motos aparecem sempre acidentes com as mesmas. ainda me pus a pensar se o que estaria a fazer seria o correto (comprar moto/scooter), mas depois de me registar neste fórum aprendi muito.

Tenho reparado nos últimos dias que existem mais pessoas a conduzir moto/scooter sem proteções, em excesso de velocidade ou a cometer algumas asneiras.

Ainda hoje, em plena 2ª circular (dia de greve do metro, com um trânsito descumunal), um condutor com uma Varadero a acelerar desalmadamente por entre os carros ou uma condutora numa vespa, na faixa da esquerda, sem qualquer proteção, com um carro que seguia logo atrás muitiiiissimo perto dela.

Marco46

  • Visitante
Re: Quando achares que estás demasiado confiante, vê isto
« Responder #9 em: 18 de Junho de 2015, 11:32 »
 
muitos de voçês dizem que motociclistas e scootistas passam demasiado rapido entre carros, mas muitos de vós esquecem-se que quando parados nos enlatados, tudo parece muito rapido. 40kms entre carros na 2ª circular nao é nada de anormal e muitos dos enlatados dizem que vao em excesso.

Se um gajo tem confiança porque é que tem de ir ali a 10kms entre enlatados?? nao faz sentido nenhum. eu só não concordo é que se nao existe confiança a passar entre faixas\enlatados, nao o façam. É que se vao meter em perigo a eles e a outros motociclistas.
e continuo a dizer que um escape aberto faz toda a diferença. eu faço a nacional 10 todos os dias e bem vejo a diferença.

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Quando achares que estás demasiado confiante, vê isto
« Responder #10 em: 18 de Junho de 2015, 12:09 »
Depois de meter umas malas laterais tenho que me lembrar que passar entre os carros é para esquecer ou melhor recordar de não o fazer.
Isto é na maioria dos caso tenho que ficar atraz deles e não posso passar para a frente nos semáforos que é na minha modesta opinião muito mais seguro tanto para o motociclista como os enlatados.

Das situações que mais stressa no meu caso são, se estou parado, que o que vem atraz não pare e bata por traz e fico entalado entre os dois, e quando vou a circular na via alguém de enlatado principalmente decide mudar de direção mesmo que faça a coisa bem e pare no eixo da via que não me veja e que se atravesse a frente e nesse caso não há travões que nos valha.

Uma coisa que quero realçar passar entre as filas de trânsito entre a 2 e 3, quando os carros estão parados é substancialmente diferente de passar em andamento e trocar de faixas etc... A ultrapassagem é a manobra mais perigosa quando se circula na via e isso é válido para as motas e enlatados.

O "line splitting" que todavia ainda é aceitável e legal em Portugal em alguns países não é e tem os seu defensores do sim e do não. Tenho passado algum tempo no outro lado do atlântico e lá apenas no Estado de Nova York e Califórnia é permitido.

Outro mito urbano é o facto de motociclista em Portugal é na ou pela maioria considerado como condutor irresponsável especialmente quando são condutores de enlatados que nunca tiveram a experiência de andar de moto e por isso coitados ( é assim que eu penso) também não têm a percepção dos riscos e consequências do que fazem. Como já foi dito esta mentalidade está a mudar, muito pelo aumento do número de veículos de duas rodas a circular mas ainda estamos longe em numero ou tradição de ter o mesmo respeito que um enlatado. Ou seja, cidadão de 1a se vou de enlatado e cidadão de 2a se vou de duas rodas!

Segurança primeiro que tudo. Bom post companheiro. Seja extremo o video ou não dá sempre que pensar e nunca é demais reforçar o tema da segurança.

Boas curvas

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk
« Última modificação: 18 de Junho de 2015, 12:14 por cross »

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Quando achares que estás demasiado confiante, vê isto
« Responder #11 em: 16 de Julho de 2015, 13:16 »

Esta de levar uma apertão na ultrapassagem nunca tinha visto...

https://youtu.be/-HDMr3D0goQ

Já nem se pode estar descansado nos passeios  :( especialmente parado depois dos cruzamentos porque tambem se estar a falar no tema.

https://youtu.be/9Yuuwr8JJqU

Dá que pensar andar na estrada ou simplesmente donde se quer parar ou estacionar...

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Quando achares que estás demasiado confiante, vê isto
« Responder #12 em: 16 de Julho de 2015, 13:35 »
Este último vídeo é falso... (fake). É uma montagem.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

nribeiro

  • Visitante
Re: Quando achares que estás demasiado confiante, vê isto
« Responder #13 em: 10 de Agosto de 2015, 01:50 »
Existe velocidade excessiva em muitos destes acidentes mas o que vejo mais é não haver muita atenção quando vão a virar ou assim.
Não sei se é do calor mas desde ontem que já vi 3 enlatados a passarem vermelhos!
Uma loira hoje passou pelo meu lado esquerdo em contra mão e passou o vermelho onde eu e o meu irmão com a VFR dele estávamos parados!!! Teve azar que estacionou logo a seguir e nem ligou a estarmos a mandar vir com ela!
Eu sei que por vezes ando em excesso mas parece que acalmo em certos sítios como que a adivinhar...


Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk