Autor Tópico: Escolha dificil  (Lida 15897 vezes)

speed200

  • Visitante
Escolha dificil
« em: 01 de Junho de 2015, 11:35 »
Com 43 anos e carta de condução há mais de 22 anos resolvi agora por motivos profissionais enveredar no mundo das duas rodas.
Sempre tive o gosto pelas motos mas nunca me senti tentado a adquirir uma até hoje. Resido tercena e trabalho agora (após mudança de instalações) na Avenida da Liberdade.
O estacionamento aqui na zona é caótico e os preços de parquímetro são proibitivos, nesse sentido e apesar de ter um carro a gasóleo prefiro adquirir uma maxi scooter a fim de me poder deslocar diariamente para o trabalho bem como para poder dar umas voltas ao fim de semana.
As opções no mercado são várias e para quem nunca andou de moto a escolha torna-se mais complicada.
Assim sendo gostaria de saber que modelo me sugeriam de entre as opções que deixo ( segundo o meu gosto ):
Sym GTS 125i com ABS; Honda Forza com ABS e a Yamaha Xmax.

O meu muito obrigado a todos.

tparracho

  • Visitante
Re: Escolha dificil
« Responder #1 em: 01 de Junho de 2015, 11:42 »
Bem vindo.

Vou-te dar o conselho que costumo dar a todos os que procuram uma nova maxi. Experimenta todas primeiro.

Uma delas será "aquela" que "falará" contigo de forma diferente.

Depois se quiseres saber pormenores técnicos de cada uma delas, podes pesquisar aqui pelo fórum, ou podes perguntar neste tópico que há por aqui muitos companheiros que terão todo o prazer em esclarecer essas questões.

Mas, nada substitui a experiência de andares nelas, esse é o factor decisivo para uma boa decisão.

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: Escolha dificil
« Responder #2 em: 01 de Junho de 2015, 11:47 »
 _convivio_ Olá
Companheiro a escolha não é fácil os modelos que apresentas têm todos muita qualidade
mas se não tens problemas com o preço

Com testes feitos recentemente a Honda é sem duvida a que tem melhores argumentos sendo um modelo 2015

Mas não há nada como ires fazer uns testes para veres como se conduzem
abraço
« Última modificação: 01 de Junho de 2015, 11:48 por Paulo Jorge Lopes »
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Escolha dificil
« Responder #3 em: 01 de Junho de 2015, 13:17 »
Nada como testar, companheiro.  _pol_

A primeira que referes (SYM GTS) tem do seu lado um preço mais baixo que as outras duas e alia uma mais do que provada qualidade e fiabilidade mecânica...além de ter um design apelativo também.

As Japónicas (X-Max e Forza) são mais corotas na aquisição, mas depois e dependendo do modelo, existem menos visitas à oficina por prazos de manutenção programadas mais espaçadas na quilometragem, além de conseguirem reter muito bem o seu valor ao longo dos anos como usadas.

Claro que entre as referidas poderão existir pormenores diferenciados na qualidade de montagem, desempenho, consumos, tecnologia....mas faz um test-ride e vê em qual pretendes gastar os teus €€€'s.  _convivio_

Não te querendo baralhar muito e mesmo sabendo que não tem versão com ABS, não deixes de ver a nova Suzuki Burgman 125 (2015) pois é uma scooter a quem se tem dedicado pouca atenção, mas vale inteiramente o que custa, ficando o seu preço muito próximo do praticado pela Sym GTS.

Boa escolha.  _pol_

JViegas

  • Visitante
Re: Escolha dificil
« Responder #4 em: 01 de Junho de 2015, 13:36 »
Olá a bem vindo ao fórum.
Também tive algumas dúvidas para chegar à escolha/compra que fiz e que se foram dissipando com a leitura deste fórum.

Eu pessoalmente recomendo sempre ABS e não deixes de experimentar.

Não esquecer de adicionar à fatura da compra da scooter o equipamento essencial não obrigatório: luvas e casaco, no mínimo.



Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Escolha dificil
« Responder #5 em: 01 de Junho de 2015, 17:27 »
Como se trata de um modelo que certamente não conheces (é vendido em Portugal!), pode ser que te agrade.....eu acho que reúne argumentos para pelo menos uma leitura mais atenta... _pol_



Para tua leitura companheiro speed200.
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,22697.msg1003100.html#msg1003100

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,19276.msg335415.html#msg335415

speed200

  • Visitante
Re: Escolha dificil
« Responder #6 em: 01 de Junho de 2015, 18:23 »
Antes de mais obrigado pelas vossas respostas,  a minha intenção para já será ir ver cada uma delas ao vivo e sentar-me para ver em qual me sinto melhor.  Tenho 1,78m de altura pelo que não deverei ter problemas em conseguir colocar os pés no chão.  A yamaha está quase fora da equação pois fica demasiado cara para o que oferece. Ou seja,  sem ABS já anda na casa dos 4800€. Tal como referi anteriormente a minha experiência em andar de mota é 0 e será sempre um risco testar uma num stand.  Ainda antes de comprar a mota vou adquirir o capacete,  um blusão e luvas.  Tudo já se encontra contabilizado no plafond disponível.
Apenas custa é  saber que o preço das 125 está bastante próximo das suas congéneres de mais cilindrada,  mas que para tal teria de tirar carta de mota. Enfim.
Pela minha inexperiência também pensei na yamaha tricity,  mas acho demasiado pequena.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Escolha dificil
« Responder #7 em: 01 de Junho de 2015, 19:55 »
Podes SEMPRE tentar negociar a oferta de um valor a ser descontado em equipamento no próprio concessionário.  _pol_

Não precisas de gastar antes, podendo facilmente chegar a um acordo de compra da scooter com 1 capacete + 1 blusão de oferta.  ;)

Offline mlvtecpt

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 170
  • Localidade: Algueirão
  • Nova mota, nova fase da vida
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Xciting S400i
Re: Escolha dificil
« Responder #8 em: 02 de Junho de 2015, 16:28 »
Eu equacionava tb a Kymco downtown. Está nova em campanha a 3.199+docs.

Nunes

  • Visitante
Re: Escolha dificil
« Responder #9 em: 02 de Junho de 2015, 18:01 »
Eu aconselho-te a tirar a carta e comprar uma scooter que ande mais que um camião... Eu tenho uma 125, sei do que falo.

Normalmente, os concessionários preferem oferecer-te uma plafond que chega para um casaco e capacete do que fazer desconto na mota. Acho que pelo PVP já podes contar em não gastar mais para esse equipamento básico.

speed200

  • Visitante
Re: Escolha dificil
« Responder #10 em: 02 de Junho de 2015, 18:42 »
Eu aconselho-te a tirar a carta e comprar uma scooter que ande mais que um camião... Eu tenho uma 125, sei do que falo.

Normalmente, os concessionários preferem oferecer-te uma plafond que chega para um casaco e capacete do que fazer desconto na mota. Acho que pelo PVP já podes contar em não gastar mais para esse equipamento básico.
Caso fosse tirar a carta o que sugeridas em termos de maxiscooter?

Offline JetSetWilly

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2013
  • Mensagens: 236
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kymco
  • Modelo: AK 550
Re: Escolha dificil
« Responder #11 em: 02 de Junho de 2015, 19:02 »
Eu aconselho-te a tirar a carta e comprar uma scooter que ande mais que um camião... Eu tenho uma 125, sei do que falo.

Muito boa dica!  _pol_  _pol_  _pol_  _pol_  _pol_
Pedro
Sym Symphony SRT 125 0-9100 kms
Kymco Xciting 400i ABS 4518 - 31000kms
Kymco AK550 0 kms ...

Du Art

  • Visitante
Re: Escolha dificil
« Responder #12 em: 02 de Junho de 2015, 20:37 »
Na minha opinião a GTS 125 com ABS é uma boa escolha mad eu sou suspeito.

Sem olhar ao dinheiro provavelmente ia para a Forza.

Quanto à questão de não serem capazes de ultrapassar o camião não sei o que é isso, quando os quero ultrapassar então passo, a minha dá 110 a direito e tem servido. Se por acaso estiver a subir com o camião á frente aí aproveito o cone e vou á boleia, ao mesmo tempo poupo gota lol.

Se estiver mesmo com pressa então saio mais cedo de casa  _lool_

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: Escolha dificil
« Responder #13 em: 02 de Junho de 2015, 20:59 »
 _convivio_ Olá
Amigo Du art não queiras andar de tráz de camiões com a maxi em estrada
vais ver que a tua cabeça parece daqueles bonecos com molas
passas o tempo a levar porrada
abraços
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

Nunes

  • Visitante
Re: Escolha dificil
« Responder #14 em: 02 de Junho de 2015, 21:26 »
Caso fosse tirar a carta o que sugeridas em termos de maxiscooter?

Ui... São tantas é difícil. Para baralhar ainda mais vai aparecer aí uma renovada kymco downtown com 350 de cilindrada.

Mateus77

  • Visitante
Re: Escolha dificil
« Responder #15 em: 02 de Junho de 2015, 21:29 »
Na minha opinião a GTS 125 com ABS é uma boa escolha mad eu sou suspeito.

Sem olhar ao dinheiro provavelmente ia para a Forza.

Quanto à questão de não serem capazes de ultrapassar o camião não sei o que é isso, quando os quero ultrapassar então passo, a minha dá 110 a direito e tem servido. Se por acaso estiver a subir com o camião á frente aí aproveito o cone e vou á boleia, ao mesmo tempo poupo gota lol.

Se estiver mesmo com pressa então saio mais cedo de casa  _lool_


Percebo o teu ponto de vista, mas a verdade é que a 125cc a velocidade que dá para ultrapassar é complicado.... andar ate pode andar mais que um camião (nem todos) mas a diferença a mais que anda levará muito tempo para realizar a passagem.

Offline tma254763

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 203
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra S 750
Re: Escolha dificil
« Responder #16 em: 02 de Junho de 2015, 21:43 »
Companheiro bem vindo ao fórum

Dos vários conselhos ou sugestões  que obtiveres acrescento mais um, se poderes eleva mais a cilindrada porque pela minha experiência  passados alguns meses queremos mais conduzires uma 125cc ou por exemplo uma 300cc pouca diferença faz quanto ás marcas compra uma que te dê fiabilidade para fazeres o menos visitas a oficina possível e só mais uma nota regateia se esse for o teu feitio porque de concessionário para concessionário há muitas diferenças

Boas curvas e se estas apeado será por pouco tempo porque o verão esta ai e CPM convida a passeios

Boa sorte
Kymco DOWNTOWN 300i ABS
Honda Silver Wing 400 cc

Honda Integra S 750

Offline T. Elório

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2014
  • Mensagens: 563
  • Localidade: Ponte da Bica - Ramada - Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 ABS
Re: Escolha dificil
« Responder #17 em: 02 de Junho de 2015, 22:37 »

Boas companheiro

O meu sugiro que antes de mais penses muito bem para que queres a scooter e que utilização lhe vais dar.
Por exemplo, que distância irás fazer diariamente com ou sem pendura?
Que distância irás fazer nesses passeios de fim de semana com ou sem pendura?
Será para andar em todas as condições climatéricas?
Digo isto para não acontecer como já aconteceu a muitos companheiros aqui do fórum.
Compram uma 125 a pensar que chega, depois entusiasmam-se e querem logo ao fim de meses subir de cilindrada.
Se após pensares bem decidires que uma 125 chega aconselho Forza ou X-max, pois é do melhor que se faz em 125.
Se queres vôos mais altos ai não opino nada pois a oferta é tanta que até dá medo só de pensar.

Cumprimentos  _convivio_

HONDA P......ão C......om X......óriço
HONDA FORZA 125 ABS...... JÁ RODA

speed200

  • Visitante
Re: Escolha dificil
« Responder #18 em: 03 de Junho de 2015, 00:56 »
A mota será principalmente para fazer o percurso casa trabalho que são cerca de 40 km por dia. Na sua maioria serei apenas eu o único na mesma. Depois servirá para  pequenas voltas ou para umas idas à praia.  A xmax apesar de gostar dela é demasiado cara para o que oferece,  a honda também já estica um pouco a corda,  a sym gts é a mais barata de todas embora não se compare as outras duas. 

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Escolha dificil
« Responder #19 em: 03 de Junho de 2015, 08:18 »
Se andas sem pendura, não estás interessado numa velocidade de ponta elevada, dás relevância à economia do consumo e, acima de tudo, queres andar aos SS's nas filas de transito, já consideraste a pcx? é talvez a melhor scooter na cidade, para passares entre os carros, é das mais económicas e fáceis de conduzir, o seu calcanhar de aquiles poderá ser as vias rápidas, porque a velocidade de ponta anda pouco acima dos 100km/h, mas o minuto ou minuto e meio que perdes por ir a 100 em vez de 130 é largamente compensado quando serpenteias entre os carros nas imensas filas que vais apanhar, e nisso a pcx é a rainha da cidade  :)

E para começar nas duas rodas dificilmente arranjas melhor, com a vantagem que é um modelo que vende como pãezinhos quentes, por isso desvaloriza pouco.
O meu conselho: inclui a pcx no teu leque de opções, experimenta, e podes sempre começar por uma em segunda mão até te adaptares e ganhares experiência nas duas rodas ( às vezes há companheiros que estão vendedores) , depois decides se vais para uma nova  ou procuras algo mais ( eventualmente já com carta a condizer  _pensador_ )
« Última modificação: 03 de Junho de 2015, 08:23 por pcxcool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Du Art

  • Visitante
Re: Escolha dificil
« Responder #20 em: 03 de Junho de 2015, 08:39 »

Percebo o teu ponto de vista, mas a verdade é que a 125cc a velocidade que dá para ultrapassar é complicado.... andar ate pode andar mais que um camião (nem todos) mas a diferença a mais que anda levará muito tempo para realizar a passagem.

Com o tempo acabas por perceber se tens tempo para o ultrapassar ou não e caso não consigas ainda te ris um pouco com a situação  _lol_

_convivio_ Olá
Amigo Du art não queiras andar de tráz de camiões com a maxi em estrada
vais ver que a tua cabeça parece daqueles bonecos com molas
passas o tempo a levar porrada
abraços

Se for a apanhar o cone de vento não apanho porrada na cabeça e estou a falar de umas poucas centenas de metros não km's. _pol_

Mas no meu caso eu prefiro a poupança de uma 125cc acrescido ao facto de que tive um negócio do outro mundo.

Mas como foi dito o melhor é ver e experimentar e optar pela que mais gostar.

Nunes

  • Visitante
Re: Escolha dificil
« Responder #21 em: 03 de Junho de 2015, 08:53 »
A mota será principalmente para fazer o percurso casa trabalho que são cerca de 40 km por dia. Na sua maioria serei apenas eu o único na mesma. Depois servirá para  pequenas voltas ou para umas idas à praia.  A xmax apesar de gostar dela é demasiado cara para o que oferece,  a honda também já estica um pouco a corda,  a sym gts é a mais barata de todas embora não se compare as outras duas.

Compara os preços dessas Forza e X-max 125 com as versões 300 e 250, respetivamente. A diferença não é grande e compensará.

Já agora, a sym gts é comparável à x-max e Forza.

Du Art

  • Visitante
Re: Escolha dificil
« Responder #22 em: 03 de Junho de 2015, 09:18 »

 
Como não comparas?  :-?


Se falarmos nas história da marca aí concordo que não há comparação de resto é em tudo comparável.

Em termos de acabamentos, fiabilidade e material utilizado está ao mesmo nível.

Agora uma coisa é uma marca (honda e yamaha) que tem provas dadas ao longo de muitos anos e outra (sym) que ainda é um bebé mas que no que se propõe está de facto ao nível dos melhores.

Enfim como já disse sou suspeito e mais que o aspecto exterior o que falou mais alto na altura de comprar foram os €.

Porque esteticamente gosto mais da Xmax e da Forza. A nível mecânico pelo que tenho visto está ao mesmo nível.

Abraço e espero que independentemente da escolha, que seja uma opção feliz e que te dê muito gozo.
« Última modificação: 03 de Junho de 2015, 09:20 por Du Art »

speed200

  • Visitante
Re: Escolha dificil
« Responder #23 em: 03 de Junho de 2015, 09:18 »
A pcx nem considero pois para o percurso que faço diariamente não a considero estável.  Sei que com mais 600-700€ já poderia ir buscar uma 250 ou 300 mas tal implica tirar a carta de mota,  e neste momento não tenho paciência para voltar a uma escola de condução.  Aliás,  a meu ver é uma estupidez para quem já têm carta ter que fazer um pequeno exame de código novamente. 

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Escolha dificil
« Responder #24 em: 03 de Junho de 2015, 10:14 »
Teoricamente, para fazer 40Kms (20 + 20), uma 125cc é mais que suficiente...até para mais quilometragem o é.
A questão prende-se com os percursos habituais (muita A.E.?...muita Nacional?...muita cidade?) e também com os kms que vão para lá do habitual e que surgem naturalmente, acredita.

Mas se queres que te diga com sinceridade (e é a minha opinião), uma boa 125cc cumprirá com mais de 95% das tuas necessidades.

Se pretenderes tirar a carta....pois....tens um mundo quase infinito de possibilidades.  _pol_