Autor Tópico: Gasolina 95 vs 98 - As diferenças  (Lida 28759 vezes)

TMaxer

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Gasolina 95 vs 98 - As diferenças
« em: 26 de Abril de 2015, 18:22 »



Todos os dias vejo aqui algumas questões e afirmações sobre a diferença entre 95 e 98. Já me dei ao trabalho de ler alguns (longos) tópicos sobre o assunto e verifiquei que muita da informação que foi postada é incorrecta ou foi copiada da Wikipedia por alguém que não tinha grande noção daquilo que estava a falar. Não sendo um expert na matéria vou deixar alguma informação (mais básica) para poderem compreender a diferença entre 95 e 98 e perceberem qual a melhor para a vossa scooter.


Vou começar pelo inicio... Eu ainda sou do tempo em que havia 2 gasolinas: a Super e a Normal. Estas gasolinas tinham um aditivo que conhecemos como chumbo que geralmente é designado na industria de TEL ou Chumbo Tetratil.


Não querendo entrar em pormenores técnicos que certamente irão ser de difícil explicação e compreensão, os combustíveis a partir do início dos anos 90 deixaram de ter este aditivo pois ele causava a emissão de metais pesados (chumbo) para a atmosfera o que é negativo para a saúde de quem o respira. Apareceu assim a gasolina "sem chumbo" que temos hoje.


Como o chubo nao estava lá por acaso, criou-se um problema na industria pois o TEL era usado como lubrificante, elemento de arrefecimento e (sobretudo) como aditivo anti detonação. O TEL foi entretanto substituído por outros compostos químicos com efeitos semelhantes.


Mas, o que é a detonação? A detonação é um fenômeno que ocorre com a compressão do cilindro fazendo a ignição da mistura que está dentro do cilindro antes de ocorrer a faísca da vela.


Este fenómeno ocorre de forma espontanea no extremo do pistão, sendo esta uma explosão não controlada e obviamente indesejada, criando danos no motor, nomeadamente no bordo do pistão e na camisa do cilindro, e devido ao aumento da temperatura do cilindro e à perca de rendimento.

Num valor muito moderado pode não causar danos mas num valor elevado e a rotação elevada destrói o pistão muito rapidamente.



Com certeza que já devem ter sentido este fenómeno ao usar uma gasolina de inferior qualidade quando ao colocar o motor em carga ouviram um “grilar”.


Bem, esta ultima frase não esta 100% correta, isto acontecia nos carros "do antigamente" mas é só para vos passar uma imagem. A realidade é que todos os motores (modernos) tem um detector de detonação que automaticamente faz variar os timings de ignição (vulgo avanço) fazendo assim o motor não sofrer quaisquer danos e esse sensor tem a capacidade de o fazer mesmo antes que qualquer ouvido humano possa detectar qualquer detonação.

Também não querendo entrar em em detalhes demasiado técnicos, cada sistema de injecção calcula a cada instante e conforme vários dados como temperatura do ar, rotação, carga do acelerador, temperatura motor, etc, um ponto de ignição ideal.


Se o ponto de ignição for muito cedo, então os gazes de mistura vão sair pelas válvulas de admissão e se for muito atrasado então já passou o momento de compressão máxima reduzindo o rendimento do motor.


Existem varias variáveis que podem aumentar a detonação: as 2 mais importantes são o aumento da taxa de compressão e a degradação ou má qualidade da gasolina. Por isso em motores de competição tem de se usar gasolinas com índice octanico superior.


E mesmo apenas a título de curiosidade posso vos dizer que mesmo que colocassem esse combustível no motor do vosso carro/scooter seria normal não sentirem diferença pois é necessário ter-se motores afinados e construídos para esses combustíveis. A primeira vez que usei um combustível deste género foi o ELF de 128 octanas, na altura destinado aos carros de ralis de F2 e cujo custo era a modica quantia de 2000$ o litro. Era tão forte que tínhamos de o diluir com numa relação de 3 litros de gasolina 98 para 1 de ELF.  _lol_ _lol_


Hoje em dia continua-se a usar, sendo normalmente o combustível de competição mais usado em Portugal o da PANTA  ou a VPque tem vários produtos com octanagem acima da gasolina de bomba e o combustível aditivado e “oxigenado”. O preço ronda os 300€ por 60 litros.

(http://www.pantaracingfuel.it e http://www.vpracingfuels.com/)

A principal vantagem deste tipo de combustível nao é tanto o indide octano mas o factor da oxigenação que é muito importante pois as moléculas de oxigénio no combustível promovem uma queima mais forte e com um rendimento superior  _pol_ Isto geralmente é conseguido à custa Etanol e Oxido de Propileno  _pol_



Como sabem o índice octanico é aquele numero que aparece na bomba e pelo qual distinguimos a gasolina (95 e 98), este numero representa a resistência da gasolina à detonação. É dado por um valor absoluto onde a unidade é o RON (research octane number).


Este número é obtido através de um teste de laboratório, sendo que o resultado é depois comparado com o de outros produtos que são os valores de referencia tipo o Iso-octano (RON 100) e o Heptano (RON 0).


Um dos maiores disparates que já li aqui no fórum e na net é que nos USA o valor do RON é inferior, logo a gasolina lá é pior! : ABSOLUTAMENTE ERRADO!!!


O que acontece é que nos States o índice octanico resulta de uma equação (MON + RON) /2, enquanto que na Europa o valor apresentado na bomba é o RON. (MON representa o Motor Octane Number). A Euro Super 98 corresponde a premium de 93 octanas nos EUA.


Os métodos de determinar as taxas RON e MON  são diferentes: No processo de calculo de um usam um aparelho com o timing de ignição variável, e no outro usam um aparelho com taxa de compressão variável. As medições sao inclusive obtidas a rotações diferentes. Os valores obtidos são sempre relativos à comparação com o Iso-octano e o Heptano






Então e qual é o melhor para o motor das scooters?  8)


Podem encontrar essa resposta no manual da vossa Maxi. O valor lá indicado será o recomendado. No caso do valor ser de 98 então nesse caso será uma imposição pois não devem usar uma gasolina com índice octanico inferior sobre pena de causar detonação, apesar de o tal sensor que falei obrigar a ignição a ocorrer em timings que limitem os danos, será sempre é  ao custo de potencia e consumo.


Da mesma forma podemos chegar a conclusão que mais octanas é igual a menos consumo pois o ponto de ignição pode ocorrer num timing ainda mais ideal do que no caso de uma gasolina de menos octanas e isso traduzir-se-á em mais potência, mas atenção: NÃO HÁ QUALQUER RELACAO DIRECTA ENTRE O INDICE OCTANICO E A ENERGIA LIBERTADA NA QUEIMA. Isto é: mais octanas não é igual a mais potencia.


No caso das nossas scooters pode acontecer que a taxa de compressão tenha um valor onde nunca chegue a ocorrer detonação com a gasolina de 95. Nesse caso os ganhos com o uso de 98 serão marginais em termos de ganho de potência e economia.

No caso das nossas Maxis, outro fator ocorre contra o ganho em gasolina 98: as unidades de injecção são do mais rudimentar que existe e tem valores de tolerância ou “tecto” que não permitem grandes ganhos.


É frequente ler-se cá no fórum que ao passar da gasolina da marca X para a Y, a Maxi começou a ir abaixo, frequentemente é essa queixa acabar com o lamento que a marca Y não presta, na verdade isso não passa da necessidade de a injecção e ignição se habituarem à nova gasolina e raramente tem a ver propriamente com a gasolina.


Existem contudo outros aspectos que são melhores nas gasolinas 98: geralmente são refinadas e aditivadas, tendo um número de aditivos maior do que as gasolinas de 95. Esses aditivos podem ter varias acções: detergentes para limpar os depósitos de carvão do motor, antioxidantes que permitem uma duração mais estável desde o momento de produção até ao de consumo, inibidores de corrosão, etc etc etc.

Outra vantagem para a gasolina 98 advém do tempo de queima mais longo devido ao tempo de ignição ser mais avançado o que permite uma melhor transferência de calor e uma menor temperatura de escape o que a torna menos agressiva com os catalisadores.


Penso que isto também vos poderá ajudar a compreender qual a diferença de gasolina “marca branca” para gasolina de marca. Apesar de a grande diferença de custo entre as 2 ser fruto de especulação e margens de lucro maiores das gasolineiras.

No meu caso e tendo já usado 95 e 98 para a X Max não detecto grandes diferença entre as 2 no que toca a acelerações, velocidade maxima e prontidão de resposta do motor ao rodar do punho (mas nota-se uma pequena a favor da 98). Dada a pouca diferença de preço uso 98 de supermercado e estou contente. O facto de não haver diferença de maior indica que como escrevi acima o sistema de injeção da X Max não tira partido do maior índice octanico apesar do motor de uma 125 que debita 15 cavalos e que corresponde a 120 cavalos por litro já tem que ter uma taxa de compressão razoável (11,2 no caso da X) o que indica no meu ver já convida ao uso da gasolina 98.


O facto das Maxis também serem produtos a serem vendidos numa serie de mercados, alguns dos quais onde a gasolina pode não ter grande qualidade, também pode levar os fabricantes a sobre dimensionarem o motor, aumentando ou induzindo o vulgarmente conhecido por coeficiente de “cagaço” a fim de evitarem lapsos de fiabilidade e consequentes custos por accionamento de garantias.


Muito mais haveria para falar, contudo penso que numa abordagem “para leigos” e para fácil compreensão sem ter a ambição de estar a entrar em grandes pormenores técnicos este serão os factos mais relevantes a ter em conta na diferença em combustíveis.  _pol_



« Última modificação: 27 de Abril de 2015, 10:37 por TMaxer »

Offline Pardal

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Re: Gasolina 95 vs 98 - As diferenças
« Responder #1 em: 26 de Abril de 2015, 19:08 »
Há uns anos foi postado pelo então companheiro ZEV este texto, que se encontra aqui no 15º post;
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,1258.0.html


Na altura foi a melhor informação que obtivemos, há mais uns postes sobre este assunto espalhados pelo forum.
Gostei do que escreves-te e acho oportuno agora com as questões que têm vindo a lume por causa da gasolina "simples"... _pensador_ [size=78%]  [/size]


"Eu não queria dizer nada, porque não tenho esse material nem li o seu manual, mas realmente, da experiência e conhecimento que tenho (o que ñ quer dizer q seja muito, mas é o que é), se o fabricante recomenda utilizar exclusivamente um tipo de combustível, é esse mesmo o que é para usar.
Lembro, a título de exemplo, que o Honda S2000 (carro desportivo!!) recomenda o uso exclusivo de gasolina 95 octanas.Talvez a questão deva ser explorada mais profundamente - o que são octanas?!A octana é um retardante da explosão/chama - o que faz é aumentar o ponto a partir do qual a gasolina tem ignição, e é medido a partir de um valor de referência para combustível (não necessariamente gasolina).A octanagem não tem nada a ver com a qualidade do combustível em si, nem com a potência e rendimento do motor, mas sim e exclusivamente, a resistência do combustível à auto-combustão.Os motores são pensados e delineados para terem melhor eficácia dentro de determinados parâmetros, tal como preconizado pelo projectista/construtor, e parte fundamental dessa mesma eficácia é ter a ignição do combustível perfeitamente dentro do movimento efectuado em cada tempo do(s) cilindro(s).Menos octanas do que o recomendado:Se a octanagem do combustível presente no cilindro for diferente da preconizada, pode haver detonação (combustão antes da ordenada pelas velas de ignição), perdendo eficácia (na sua forma menos relevante) ou mesmo, no limite, provocando uma falha catastrófica no motor, devido às forças inesperadas e ao aumento da pressão na cabeça dos cilindros.Sabendo disto, os fabricantes colocam nos motores modernos sensores que detectam a existência de detonação, e reduzem automaticamente os tempos de ignição nas velas, equilibrando o motor e prevenindo danos maiores - ainda que causando automática redução de potência máxima.Assim sendo, em motores em que seja detectada a existência de detonação, deve-se usar uma octanagem superior para manter a potência (em motores mais modernos), e para prevenir danos/fusão em motores mais antigos e/ou sem sensores.Mais octanas do que o recomendado = automaticamente mais potência?!?!Infelizmente, o raciocínio não funciona assim - como muita gente pensa. Colocar combustível com mais octanas não permite à ECU (Engine Control Unit, Unidade de Controlo do Motor) atrasar a ignição, dado que tem um limite pré-programado (projectado para determinadas condições), e não existem sensores que digam se o combustível tem mais ou menos octanas.Pior, o combustível com mais octanas tem menos energia termal do que aquele com menos octanas - menos Joules -, e queima de forma mais lenta e mais resistente a uma queima rápida (é, afinal, a forma através da qual previne a detonação). Em que é que isto se traduz? Usando um combustível com mais octanas do que o motor/ECU está programado para usar, na verdade perde-se potência, pois o combustível não vai queimar com a rapidez e energia de um com a octanagem prevista.Assim, o que se deve usar, na melhor condição para o funcionamento mais optimizado do motor, é o combustível com a MENOR octanagem que previna a detonação.Usar um combustível com mais octanas vai causar que partes do mesmo sigam pelo sistema de escape (pois fica uma queima demasiadamente rica), podendo ir queimando mesmo fora do motor, criando maus cheiros (ovos podres), ou simplesmente condensando e pingando combustível pelo escape = desperdício.A origem do "mito" de ser melhor a Super, é devido aos carburadores - como precisam de ser afinados, a forma mais simples de evitar a detonação devido a um carburador desafinado era... aumentar a octanagem do combustível... Fácil... mas um "desenrasca" e uma não-solução, dado que evitava o risco de danos, mas não corrige o problema de base, que é uma desafinação do carburador para misturar demasiada gasolina com ar.Relativamente aos aditivos - realmente, é tendencialmente no combustível com mais octanagem que vêm mais aditivos; são vários elementos que, ajudando no retardar do ponto de ignição, podem ter um factor secundário positivo para o motor. Para além disso, como normalmente o combustível vai sendo mais caro à medida da octanagem (não porque tenha mais qualidade, mas porque tem mais trabalho e processo de produção na refinaria), também é nesse onde as gasolineiras colocam maior cuidado na fabricação, e mais aditivos.NO ENTANTO, uma maior consciencialização - da parte dos fabricantes E dos consumidores - da lógica da octanagem, tem feito com que algumas marcas de combustível ofereçam gasolina aditivada na sua versão com menos octanas (BP, etc), sendo o dinheiro que se poupa em relação à octana, mais bem empregue numa gasolina aditivada 95.Obviamente que as companhias petrolíferas não são as melhores amigas dos consumidores (ou não tínhamos os combustíveis ao preço que estão!!!) - assim, elas de facto tentam ter bons combustíveis, por vias da conquista de posição de mercado, mas não vão andar a pôr "morangos" no combustível só para nosso bem. Tirando os aditivos obrigatórios por lei, os que lá estiverem serão pouco mais do que uma questão de luta pelo mercado.Mais ainda (e relativamente a marcas reconhecidas e gasolina de supermercados) - toda, ou praticamente toda, a produção de combustível nacional é feita nas refinarias da GALP, para as várias marcas, sendo depois uma questão de pormenor a diferença entre elas... Nota: Não confundir gasolina premium com gasolina aditivada; "premium" refer-se normalmente ao maior índice de octanas, que pode, ou não, ser aditivada.Tentem sempre buscar informação sobre cada coisa que nos é dita (ou, por vezes, impingida!!), porque apenas um consumidor consciente tem a certeza que está a gastar o menos possível, nos melhores resultados.Locais onde começar essa busca de informação:
http://www.energy.eu/
http://www.europia.com/Content/Default.asp
http://www.api.org/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gasolina
http://en.wikipedia.org/wiki/Octane_rating
http://pt.wikipedia.org/wiki/Octanagem
http://en.wikipedia.org/wiki/Engine_knocking
http://auto.howstuffworks.com/fuel-efficiency/fuel-consumption/question90.htm
http://theserviceadvisor.com/octane.htm
http://chemistry.about.com/cs/howthingswork/a/aa070401a.htm
http://chemistry.about.com/od/chemistryarticles/a/which-gasoline-to-buy.htm (recomendo!!!)

"
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Offline Joao Santos

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Re: Gasolina 95 vs 98 - As diferenças
« Responder #2 em: 26 de Abril de 2015, 19:19 »
Para ajudar na escolha da gasolina e gasóleo que consumimos e depois destes excelentes posts aqui deixo esta partilha.

t=187

João

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Offline cross

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Re: Gasolina 95 vs 98 - As diferenças
« Responder #3 em: 26 de Abril de 2015, 19:38 »
Excelente Topico TMaxer e aplaudo a tua atenção para o detalhe e a procura da melhor palavra para passar a informação.

Por varias vezes postei comentários sobre as diferenças de gasolinas 98 vs 95 octanas em alguns  posts quando vi que tinham precisamente esse tipo de afirmações menos correctas como rendimentos e performances relacionados com indice de octanas.....blá blá...

Confesso que senti que não tive muito sucesso e porque este assunto sempre será um tema controverso de certa maneira isto visto de qualquer ângulo que se "olhe". 

Mais uma vez obrigado pela partilha!

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« Última modificação: 26 de Abril de 2015, 20:54 por cross »

Offline Sapiens21

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Re: Gasolina 95 vs 98 - As diferenças
« Responder #4 em: 26 de Abril de 2015, 19:41 »
Miguel, gostei de ler o tópico por ti criado com utilização de linguagem e compreensão acessível....neste que é um assunto que tem diversas versões que versam sobre este tema. Um dos mais relevantes e que terá ditado maior credibilidade nos últimos tempos foi mesmo o levado a cabo pela DECO, desmistificando...e não foi pouco, a questão das diferenças no consumo entre a utilização de gasolina 95 ou 98.

Apreciei bastante a criação deste teu tópico, Miguel.  _pol_


Sobre as gasolinas de 95 ou 98 octanas, dou o meu exemplo pessoal...

Na Forza 250cc já utilizei e dei-me ao trabalho de ver as diferenças entre a gasolina 95e 98 octanas da Galp e não notei absolutamente nada nos ganhos de aceleração, reprises ou consumos.
É certo que este último factor (consumos) só se tornaria crível se feito com base no mesmo percurso e com utilização dos mesmos regimes de motor, mas ainda assim e mesmo tendo em mente estes factores, não me senti convencido com os resultados ao ponto de me fazer optar pela gasolina de 98 ocatanas, que ainda usei umas quantas vezes...até me capacitar que não valia de facto a pena!

No automóvel de família cá de casa...esse nem me dou ao trabalho de testar. Leva regularmente 95 e pronto!

Offline santos466

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Re: Gasolina 95 vs 98 - As diferenças
« Responder #5 em: 26 de Abril de 2015, 19:56 »
Agradeço este tópico. eu não sou de extremos nem de pancadas por gasolinas e muito menos por marcas. Pela localização tanto meto da Repsol 95 ( será aditivada, porque ainda não vendiam da simples)  ou meto da Prio Top95 , ultimamente tem sido mais esta pelo preço. Com isto tudo das "simples" fiquei a pensar se esta Top não seria uma simples gasolina mas fui agora ver ao site e refere lá que é uma gasolina aditivada, portanto por ordem de ideias até posso andar mais descansado por não andar a meter uma gasolina mais básica.

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Offline Filipe Pombo

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Re: Gasolina 95 vs 98 - As diferenças
« Responder #6 em: 26 de Abril de 2015, 19:58 »
excelente...
na realidade na Xmax 400 não noto diferenças entre octanas... na realidade a única vez que achei que valesse a pena upgrade a combustível foi quando a minha companheira durante semanas ia abastecendo com Gforce (diesel) o 320D , quando me apercebi que ela estava sempre a abastecer com o Gforce ...foi durante uma viagem longa, e na realidade vi os consumos baixarem, menos ruído de motor, e melhores reprises.. _pol_

Já na Xmax 400 como referi, fica tudo na mesma  :-?, apesar de , por ignorância ou por mera sugestão depois do disparate de ter colocado diesel na Xmax (2 litros) e  de ter limpo o depósito do gasóleo,  andei duas semanas a 98,  como referi nada de ganhos nem diferenças...

Sobre as marcas brancas evito nos carros, e na Xmax nunca tenho oportunidade nem fico numa fila para poupar 1€  _Rolley_  , tenho ido á Prios quando fica a caminho e já enchi no Intermarchè porque era a primeira bomba que eu encontrei com o indicador na reserva..e não se passou nada    _vinho_

« Última modificação: 26 de Abril de 2015, 20:06 por Filipe Pombo »
Espirito Aventura

Offline antoniopat

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Re: Gasolina 95 vs 98 - As diferenças
« Responder #7 em: 26 de Abril de 2015, 21:37 »
Boas.

Por exemplo em quase todos os carros a diesel que tive notava boas diferenças do diesel normal para o mais caro (maior desempenho ou menor consumo) exemplos desta diferença Ford 1.8 TD e Astra 2.0 DI, o Renault 1.5 dCi tinha melhores prestações mas nunca conseguia fazer os consumos mais baixos sempre mais altos. Nos motores a diesel creio que tenha a haver com as taxas de compressão. Agora na X7 sempre que meto 95 ela aumenta o consumo e perde aceleração.

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TMaxer

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Re: Gasolina 95 vs 98 - As diferenças
« Responder #8 em: 26 de Abril de 2015, 22:20 »
Há uns anos foi postado pelo então companheiro ZEV este texto, que se encontra aqui no 15º post;
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,1258.0.html


Na altura foi a melhor informação que obtivemos, há mais uns postes sobre este assunto espalhados pelo forum.
Gostei do que escreves-te e acho oportuno agora com as questões que têm vindo a lume por causa da gasolina "simples"... _pensador_ [size=78%]  [/size]

Caro companheiro Pardal,

Com todo o respeito pelo escrito pelo companheiro ZEV, nesse post há uma serie de afirmações que não correspondem à realidade:


Lembro, a título de exemplo, que o Honda S2000 (carro desportivo!!) recomenda o uso exclusivo de gasolina 95 octanas.Talvez a questão deva ser explorada mais profundamente


Completamente errado, um dos meus carros é precisamente um Honda S2000 e apenas tive que descer à garagem para tirar uma foto ao autocolante que está na tampa do deposito:




O motor do S tem um valor de uma potencia especifica por litro muito elevada para um motor atmosferico (120 cv/litro) e a potencia máxima a uma rotação também muito elevada, como tal, a taxa de compressão é elevada e tem de usar especificamente 98 octanas ou mais conforme indicado pelo fabricante.


Qualquer motor apenas tem um limite de gasolina inferior, nunca superior. O uso de gasolina com octanas em excesso ao recomendado nunca prejudica, apenas o oposto!  _pol_


*** obviamente, não é de todo aconselhável o uso em veículos normais de gasolina de competição, pelo simples facto de que os componentes podem não conseguir suportar o esforço térmico e aumento de carga deste tipo de gasolinas. Para o fazerem devem ter o cuidado de usar pistons do tipo forjados  _pol_


o combustível com mais octanas tem menos energia termal do que aquele com menos octanas - menos Joules


Errado, a energia calorifica entre 95 e 98 octana é igual (ou pelos menos não existe grande diferenças _pol_)

Usar um combustível com mais octanas vai causar que partes do mesmo sigam pelo sistema de escape (pois fica uma queima demasiadamente rica)

Errado, queima demasiado rica tem a ver exclusivamente com a mistura de gasolina/ar que calculado pela ECU e injetada nos cilindros... para estar perfeita as proporções são as chamas "estequiométricas" ou seja sensivelmente 14,8 partes de ar para 1 de combustível. A função da sonda lamba é precisamente vigiar esta mistura e ajustar a injeção em conformidade  _pol_

, desperdício.A origem do "mito" de ser melhor a Super, é devido aos carburadores - como precisam de ser afinados, a forma mais simples de evitar a detonação devido a um carburador desafinado era...

Detonação não está relacionada com a carburação mas com o ponto do motor, isto é o momento em que se da a ignição da vela  _pol_




Mas, lendo as vossas respostas, já percebi que a vossa duvida é se a 98 dá mais potencia ao motor _pensador_ _pensador_

A resposta é sim e não... depende muito do motor e da electronica  _pol_ daí talvez o vosso desacordo em relacao a este tema  _pol_

Se tivermos um motor que esteja feito para ser usado com taxas de compressão elevadas, ou seja tenha turbo ou compressor volumétrico e e vier equipado com uma ECU muito desenvolvida a resposta é sim.  _pol_

No motor de um carro utilitário, com baixa taxa de compressão, queima pobre e ECU rudimentar, provavelmente não  _pol_



Mas mesmo não existindo ganhos de potencia máxima, pode haver outros ganhos, tais como os de aceleração e de reprise!

Porque? pelo simples facto de que o motor pode usar pontos mais avançados que favorecem a aceleração  _pol_

Deixo aqui um teste publicado em Italia onde mediram precisamente as diferenças entre Shell 95 e V Power 98  _pol_ . Os maiores ganhos estão nas recuperações em 5º e sobretudo em 6ª velocidade  _pol_

E sobretudo motor sobrealimentado do Subaru Impreza  _pol_


« Última modificação: 27 de Abril de 2015, 18:01 por TMaxer »

TMaxer

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Re: Gasolina 95 vs 98 - As diferenças
« Responder #9 em: 26 de Abril de 2015, 22:36 »
Miguel, gostei de ler o tópico por ti criado com utilização de linguagem e compreensão acessível....neste que é um assunto que tem diversas versões que versam sobre este tema. Um dos mais relevantes e que terá ditado maior credibilidade nos últimos tempos foi mesmo o levado a cabo pela DECO, desmistificando...e não foi pouco, a questão das diferenças no consumo entre a utilização de gasolina 95 ou 98.

Apreciei bastante a criação deste teu tópico, Miguel.  _pol_


Isaac,

Obrigado pelas tuas palavras, mas vou-se so corrigir numa coisa:

O teste da DECO que foi supervisionado pelo Sr Amaral da Carreto 18, pessoa que conheco bem e tenho grande admiracao pelo seu trabalho, não desmitifica entre as gasolinas 95 e 98 mas sim entre os combustíveis de marca aditivados e os de hipermerado geralmente designados por "low cost"  _pol_ _pol_

(se tiveres curiosidade: http://www.carreto18.com/id2.htm_pol_ _pol_

Offline Sapiens21

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Re: Gasolina 95 vs 98 - As diferenças
« Responder #10 em: 26 de Abril de 2015, 22:44 »
 _pol_ Estás correcto!

A desmistificação que falava e que meramente por lapso referi ser entre a gasolina 95 e 98, foi-o sim entre a gasolina de marca vs a dita "low cost".

Obrigado pela atenção.  _pol_

Offline Mercurio

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Re: Gasolina 95 vs 98 - As diferenças
« Responder #11 em: 28 de Abril de 2015, 14:47 »
Excelente post.
Infelizmente o pessoal confia mais no efeito placebo que em factos.
Já tive esta discussão das octanas inúmeras vezes com o mesmo resultado: "com a gasolina de 98 isto anda mais"
Não, não anda...
Também tenho um carro que só bebe 98, no entanto tem sensor de detonação e pode ajustar-se a vários tipos de gasolina "caso gasolina de 98n 0ctanas não esteja disponível"
A variação de performance é praticamente nula.

Em relação ao combustível de marca branca,  em termos práticos a única coisa que notei é que o motor custava muito a pegar. De resto, performance ou consumos, era igual.

Também me parece que discutir (supostos) ganhos de performance em scooters de 125cc é quase cómico.
Para por uma 125 a andar mais a melhor opção é trocar por uma 250.
Para por a 250 a andar mais, vem uma 500.
Parece-me melhor investir numa boa manutenção e gozar a montada.
Para andar depressa, fica o conselho de um tal de Valentino Rossi: Travar mais tarde e acelerar mais cedo.


 


TMaxer

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Re: Gasolina 95 vs 98 - As diferenças
« Responder #12 em: 28 de Abril de 2015, 14:52 »
Mercúrio,


Tens toda a razão na último parágrafo.... Só arriscava acrescentar:


Montem pneus mais macios que possibilitam curvar mais depressa, assim tem de travar menos a entrada das curvas e acelerar menos a saída!  _lol_ _lol_ _lol_
« Última modificação: 28 de Abril de 2015, 18:08 por TMaxer »

S800

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Re: Gasolina 95 vs 98 - As diferenças
« Responder #13 em: 28 de Abril de 2015, 15:40 »
Também não sou expert na matéria, mas concordo genericamente com as respostas do TMaxer.
95 ou 98 ? Resposta rápida: depende do motor. Nalguns casos compensa, noutros não, noutros ainda é obrigatório 98, como bem diz o Tmaxer:  motores top como o do S é assim: 98 octanas mínimo e, acrescento eu, verificar óleo de 1000 em 1000kms (penso que vem lá no manual), porque são motores com tolerâncias mínimas.

Caro companheiro Pardal,

Com todo o respeito pelo escrito pelo companheiro ZEV, nesse post há uma serie de afirmações que não correspondem à realidade:


Lembro, a título de exemplo, que o Honda S2000 (carro desportivo!!) recomenda o uso exclusivo de gasolina 95 octanas.Talvez a questão deva ser explorada mais profundamente


Completamente errado, um dos meus carros é precisamente um Honda S2000 e apenas tive que descer à garagem para tirar uma foto ao autocolante que está na tampa do deposito:




O motor do S tem um valor de uma potencia especifica por litro muito elevada para um motor atmosferico (120 cv/litro) e a potencia máxima a uma rotação também muito elevada, como tal, a taxa de compressão é elevada e tem de usar especificamente 98 octanas ou mais conforme indicado pelo fabricante.



« Última modificação: 28 de Abril de 2015, 16:16 por S800 »

TMaxer

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Re: Gasolina 95 vs 98 - As diferenças
« Responder #14 em: 28 de Abril de 2015, 18:16 »
verificar óleo de 1000 em 1000kms (penso que vem lá no manual), porque são motores com tolerâncias mínimas.

Sim, é um motor que tem um gestao de um modo geral muito rica o que tem tendencia a detriorar o oleo rapidamente... o intervalo de mudanca é 7500 Kms, mas eu tenho feito menos pois nao ando esses kilometros por ano, troco a cada 9/12 meses  _pol_




Voltando um pouco atras ao post do Mercurio, acrescento o seguinte:


Uma gasolina boa possibilita um melhor rendimento do motor desde que ele possa tirar parte dele.


Os ganhos num motor 125 ou de outra cilindrada são sempre baixos e não ha um factor milagroso que os ponha a andar muito mais, mas como é obvio, sao motores que vem com tolerâncias grandes para terem boa fiabilidade e jogando um pouco com isso, pode-se sem por a scooter a andar um pouco mais.

Reparem que eu disse a scooter e não apenas o motor. o motor é apenas um parte da scooter. Para se conseguir os melhores resultados tem de mexer em praticamente tudo, porque o "melhor" em mecanica é sempre obtido à custa de pequenos "melhorias" em diversos sítios.

E em mecanica para se andar mais depressa o melhor caminho é sempre o aumento de cilindrada ou então a sobrealimentação  _pol_

Offline mpaneves

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Re: Gasolina 95 vs 98 - As diferenças
« Responder #15 em: 28 de Abril de 2015, 18:21 »
Pois,e já agora alguém sabe porque é que por ex um Ferrari italia só pode levar 95???
É pq tem um motor pequeno e pouca taxa de comprecao ??
Fica a pergunta...

Marco Neves

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Re: Gasolina 95 vs 98 - As diferenças
« Responder #16 em: 28 de Abril de 2015, 18:30 »
Duvido que "so possa levar"...


O único "só possa levar" é para os motores que so andam com 98 octanas. Os que podem levar 95, podem levar 98 na boa pois nao existe qualquer problema nesse sentido  _pol_



Nao conheco o caso do 458 pois nunca tive nenhum, infelizmente  :'(, mas acredito que possa levar 95 até porque Itália é um dos paises da CEE onde é mais dicil de encontrar gasolina de 98 octanas pois lá a super tem 100 octanas  _pol_

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Re: Gasolina 95 vs 98 - As diferenças
« Responder #17 em: 28 de Abril de 2015, 18:39 »
O TMaxer aqui dá um bom exemplo.

Escrever ou falar sem provas (ou algo que sugira a veracidade do que se diz) é muito mau.

Por favor forneçam documentos, links, qualquer indicação do que estão a escrever é verdade.

Aqui um Ferrari 458 Italia com gasolina de 100 octanas:

https://www.youtube.com/watch?v=JWc2AdErGco

Offline Mercurio

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Re: Gasolina 95 vs 98 - As diferenças
« Responder #18 em: 28 de Abril de 2015, 18:51 »

Escrever ou falar sem provas (ou algo que sugira a veracidade do que se diz) é muito mau.

Por favor forneçam documentos, links, qualquer indicação do que estão a escrever é verdade.


Exactamente, Nullius in verba.

Quanto ao ferrari, ofereço-me para um teste a longo prazo, vou pondo umas vezes 95, umas 98...

TMaxer

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Re: Gasolina 95 vs 98 - As diferenças
« Responder #19 em: 28 de Abril de 2015, 19:06 »
No caso de um carro tipo um 458, este não teria qualquer problema em levar "race fuel", pelo simples facto que já tem de origem pistons forjados e bielas em titânio.

Num carro com um motor "normal" de um utilitário, um dos primeiros fusível são logo os parafusos das bielas que não aguentam com o binário e o excesso de rotação, sendo uma das primeiras coisas a ter que mudar quando se "puxa as orelhas" ao motor  _pol_  (a ARP tem kits para isso  _pol_)



Ja percebi que a vossa principal duvida e desconfiança é a se a gasolina 98 tem mais ou menos energia calorifica do que a 95. A verdade é que são refinações diferentes e nós não sabemos o que cada uma contem pelo que é muito difícil passar da especulação.



E no caso de terem duvidas que um motor que tenha uma boa electronica consegue extrair todo o potencia de uma gasolina com mais octanas... basta olhar para este gráfico de um golf GTI:


De 205 Cvs com 95 para 212 com 99 e 218 com "Sunoco"









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Re: Gasolina 95 vs 98 - As diferenças
« Responder #20 em: 28 de Abril de 2015, 22:21 »
Eu sabia a resposta pq conheço o dono de um 458 italia e a própria marca informou para Não por 98  ,interessante para um carro destes não é??
Obvio que com esta potência ter 98 ou 95 não se note na mao de condutores "normais" como nós

Marco Neves

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Re: Gasolina 95 vs 98 - As diferenças
« Responder #21 em: 29 de Abril de 2015, 18:15 »
Não tenho dúvidas, ninguém aqui duvida da palavra dos companheiros. Isso também seria pouco saudável.

No entanto convém fornecer mais informação. Aqui há uns anos houve discussões infindáveis em que um ex-CPM punha sistematicamente números de um modelo anterior para justificar as afirmações. Recusou-se a admitir que havia dois modelos, até que eu lhe enviei documentação.

Às vezes os proprietários (mesmo familiares) também gostam de contar umas "pêtas" para lançar a confusão. No caso de ser uma conversa, convém confirmar por várias formas.

Eu sabia a resposta pq conheço o dono de um 458 italia e a própria marca informou para Não por 98  ,interessante para um carro destes não é??
Obvio que com esta potência ter 98 ou 95 não se note na mao de condutores "normais" como nós

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Re: Gasolina 95 vs 98 - As diferenças
« Responder #22 em: 29 de Abril de 2015, 18:32 »
Exatamente,não vale a pena discutir sobre isto,cada um usa o que quer ,o que pode e acredita no que quer.
Numa pesquisa agora no site da Ferrari vejo nas especificações que os 570 cv tem um * que são obtidos com 98 !!
Mais não falo .
Teorias tb já as li pela NET ,também as estudei quando tive mecânica, mas,acredito na pratica e no que vejo com os meus olhos não com suposições.
Termino a referir o que já fiz noutro tópico:
Até a minha mulher que não percebe nada disto e só tem carta a 1 ano ,nota bem a diferença entre 95 e 98  e eu então sou hipersensível pois se não se nota numa xmax125 e eu numa xcity com o mesmo motor esperimentei 95 e jurei para nunca mais .
Claro que respeito opiniões ,cada um com a sua....

Marco Neves
« Última modificação: 29 de Abril de 2015, 19:50 por mpaneves »
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Re: Gasolina 95 vs 98 - As diferenças
« Responder #23 em: 29 de Abril de 2015, 18:52 »
O 458  tem 570  _pol_ _pol_  A versão "Speciale" (antiga Scuderia nos antigos 430 e 360) tem penso que 605  _pol_


O motor do 458 até nem tem uma potencia especifica muito elevada pois esta apenas ronda os 105 Cv/litro



Uma scooter de 125 com 15 CVs, tem uma potencia especifica de 120 Cv/litro  _pol_
« Última modificação: 29 de Abril de 2015, 18:52 por TMaxer »

Offline mpaneves

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Re: Gasolina 95 vs 98 - As diferenças
« Responder #24 em: 29 de Abril de 2015, 19:51 »
Obg companheiro,já alterei essa gafe!!!

Marco Neves

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