Autor Tópico: Mudança de óleo de 10w40 para 5w40 - sem filtro?  (Lida 8764 vezes)

TMFM

  • Visitante
Mudança de óleo de 10w40 para 5w40 - sem filtro?
« em: 28 de Março de 2015, 13:04 »
Boas tardes,

Fiz a revisão dos 1000 km na Migtec cácem, onde verifico que me foi colocado o óleo 4T Formula 10W40W.

6 meses depois (hoje) fiz a revisão dos 6000 km na Caismotor, onde me colocaram o Eni I-Ride 4T 5W40.

Confesso que estou um pouco preocupado por dois motivos:

- Em ambas as revisões/facturas não verifico descritivo do filtro de óleo, isto não se deveria trocar sempre?
- Preocupa-me a mudança do tipo de óleo, isto não é desaconselhável para o motor? Li já um carrilhão de tópicos sobre o assunto, mas parece-me que cada caso é um caso, não cheguei a grande conclusão  :(

Obrigado !

interceptor

  • Visitante
Re: Mudança de óleo de 10w40 para 5w40 - sem filtro?
« Responder #1 em: 28 de Março de 2015, 14:11 »
E esse modelo têm filtro de óleo? Ou é daqueles que apenas tem um crivo para apanhar as partículas suspensas?

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: Mudança de óleo de 10w40 para 5w40 - sem filtro?
« Responder #2 em: 28 de Março de 2015, 14:33 »
 _convivio_ Olá
Companheiro a gts evo não tem filtro de oleo para trocar
apenas tem um filtro em rede parecido com um dedal
que basta lavar na mudança de oleo nunca se estraga
a troca de marca de oleo não é importante estás a fazer
a revisão no concessionário eles sabem tratar das maxis
e a factura serve de garantia 
abraço
« Última modificação: 02 de Abril de 2015, 01:03 por Paulo Jorge Lopes »
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

Offline B_Black

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 311
  • Localidade: S. António da Caparica / Costa da Caparica
  • A rolar com style :P
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 125i
Re: Mudança de óleo de 10w40 para 5w40 - sem filtro?
« Responder #3 em: 28 de Março de 2015, 15:14 »
O que tenho lido na net em motores de automóvel com muitos quilómetros é que é desaconselhado a troca de 10w40 (semi-sintético) para 5w40 (sintético) pois este último como é mais fino tem a capacidade de "lavar" o motor originando alguns gastos excessivos de óleo, que mesmo passando novamente para o 10w40 já não resolve.
Mas isto só acontece em motores com muitos milhares de quilómetros, nomeadamente carros a diesel...
A Sym apenas tem 6000 Km, ainda cheira a leite...  _careta_  _lol_
Agora penso que não convém andar sempre a saltar de referências de óleos aquando de cada revisão, pois as oficinas compram os bidões de óleo conforme o preço lhes é mais favorável  _Rolley_ , ou seja, hoje o óleo que têm é o melhor do mundo e na próxima revisão já é outra marca e outra viscosidade.
Por isso quando faço a revisão da minha scooter levo eu o óleo e desde os 5000 km que tenho colocado o Motul Scooter Expert 10w40 4T .
Antes da revisão dos 5000 Km precisei de atestar o nível de óleo e quando liguei para a oficina onde comprei a scooter disseram que poderia colocar qualquer óleo de mota 10w40 para 4 tempos, mas parece que afinal não é bem assim, pois essa revisão foi feita noutra oficina e informaram-me que se tivesse colocado outro óleo incompatível teria reagido e ficava em massa consistente, gripando assim o motor... Ainda bem que verifiquei as características do Motul em que diz que é compatível com outros óleos 10w40.  _lool_
Posto isto apenas quero dizer que não podemos confiar cegamente nos concessionários pois também erram... Por vezes temos que questionar tudo, mesmo que eles não gostem...

Abraços
Membro CPM 2383
Fev. 2000 »»»»»» Honda SGX 50 Sky
Nov. 2012 »»»»»» Kymco DT 125i

Rodrigues

  • Visitante
Re: Mudança de óleo de 10w40 para 5w40 - sem filtro?
« Responder #4 em: 28 de Março de 2015, 15:27 »
A marca aconselha 10w-40 100% sintético, para quê inventar ?

Onde não se deve poupar é no óleo.

Eu borrifei-me para a garantia porque acredito que esses dois anos são os piores para as nossas Scooters, só colocam o mais barato.

Uso 100% sintético na minha Gts desde os 3000 kms e cada vez anda mais solta, mesmo a fundo nunca passa dos 3 litros de consumo sendo a média de 2,6

A transmissão também é importante, sempre usei 85 W 140, na maioria das oficinas teimam em colocar o 85W 90 esquecendo-se (ou não sabem ) que a transmissão das Gts são de engrenagem hipoide necessitando de um óleo de maior viscosidade senão os dentes batem uns nos outros e fazem mais barulho desgastando-se mais rapidamente.

Acredito que os Eng. da marca testaram até à exaustão toda a mecânica das suas Scooters, então porque não seguimos os seus conselhos ?

 

TMFM

  • Visitante
Re: Mudança de óleo de 10w40 para 5w40 - sem filtro?
« Responder #5 em: 28 de Março de 2015, 18:15 »
Interessante... já percebi que as marcas fazem os que lhes convém, o que não contribui para a saúde a longo prazo do veículo.

Enfim, vou "gramar" com este óleo até aos 9000, nessa altura farei eu a troca pelo tal Motul (custa 10€ na Box 46), e aos 12000 quando for afinar as valvulas e trocar a correia levo eu o óleo atrás.

Agora a questão é, como sei se haverá problema em ter migrado de 10W40W Formula xpto, para 5w40 Eni não sei quantos (deve ser bom que se farta..), para O motul scooter expert?

Outra coisa que me incomoda no óleo que colocaram é isto:
"eni i-Ride PG 5W-40 cumpre os requisitos das seguintes especificações:"
- JASO MA, MA2
- API SL
- ACEA A3

Ou seja, não são as especificações que estão no manual...
« Última modificação: 28 de Março de 2015, 18:56 por TMFM »

Offline B_Black

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 311
  • Localidade: S. António da Caparica / Costa da Caparica
  • A rolar com style :P
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 125i
Re: Mudança de óleo de 10w40 para 5w40 - sem filtro?
« Responder #6 em: 28 de Março de 2015, 18:41 »
Eu coloco esse Motul não quer dizer que não haja outros melhores. Eu tenho uma Kymco e no manual indica várias referências de óleos que posso usar. Eu prefiro o 10w40 atendendo às temperaturas do nosso país. É uma questão do companheiro ver qual o melhor óleo para a sua scooter dentro da referência 10w40. Faça uma pesquisa pela net e veja as opiniões dos diversos utilizadores desses óleos. O óleo Eni acho que é da Agip. Até pode ser um bom óleo, pode e não ser o mais indicado para a sua scooter, segundo o companheiro Rodrigues a Sym GTS deveria levar o 10w40.


Cumprimentos
Membro CPM 2383
Fev. 2000 »»»»»» Honda SGX 50 Sky
Nov. 2012 »»»»»» Kymco DT 125i

TMFM

  • Visitante
Re: Mudança de óleo de 10w40 para 5w40 - sem filtro?
« Responder #7 em: 28 de Março de 2015, 19:12 »
Eu coloco esse Motul não quer dizer que não haja outros melhores. Eu tenho uma Kymco e no manual indica várias referências de óleos que posso usar. Eu prefiro o 10w40 atendendo às temperaturas do nosso país. É uma questão do companheiro ver qual o melhor óleo para a sua scooter dentro da referência 10w40. Faça uma pesquisa pela net e veja as opiniões dos diversos utilizadores desses óleos. O óleo Eni acho que é da Agip. Até pode ser um bom óleo, pode e não ser o mais indicado para a sua scooter, segundo o companheiro Rodrigues a Sym GTS deveria levar o 10w40.


Cumprimentos

Sim efectivamente segundo o manual é 10w40, norma API SH, SAE, não tem que enganar. Não se percebe porque é que uma oficina da marca não segue uma coisa tão óbvia.

Rodrigues

  • Visitante
Re: Mudança de óleo de 10w40 para 5w40 - sem filtro?
« Responder #8 em: 28 de Março de 2015, 21:07 »
A prova de que um bom óleo é sempre benéfico para um motor, a minha Gts com quase 30.000 kms sendo a maioria feita em longos percursos nunca afinei as válvulas nem mostra sinal de precisarem ser afinadas, o motor parece um relógio Suíço

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Mudança de óleo de 10w40 para 5w40 - sem filtro?
« Responder #9 em: 29 de Março de 2015, 09:19 »
Sobre os óleos já se falou muito aqui no CPM com mais detalhe e com opiniões baseado em experiências pessoais como também o diz que disse... que é perfeitamente normal e opiniões disto e daquilo baseado nas especificações. Para mim as mais importantes são as nossas experiências.

No meu ver e a título de resumo dos comentários dos companheiros aqui tb...

Verifiquem que óleo é colocado nas revisões das maquinas e questionar o porquê dos mesmos ao concessionário/Oficina.

Utilizem exactamente a especificação recomendada pela marca. Os engenheiros não o fizeram as specs só porque sim.

Algumas marcas/modelos têm recomendações específica para a certa marca de óleo e produto (ref) especifico. Lembrem se que hoje em dia um óleo sintético como exemplo é desenhado como se fosse um perfume para um cliente e situação especifica. Só assim algum motores podem atingir a sua top performance. Verificar se é o caso.

Misturar mesmo que tenha a mesma classificação. Por exemplo mistura de óleos sintéticos com semi ou total minerais acho que não precisa de se dizer mais nada. Nunca. Mas atenção não só isso, mesmo que seja ambos sintéticos com a mesma especificação SAE com exemplo tem propriedades químicas diferentes. vejamos o caso de um óleo ter propriedades acidas e outro mais básicas entre as dezenas de propriedades diferentes e elementos que os constituem. Seria  caso de incompatibilidade, se os misturar-mos então mais certamente iremos ter um sub produto da reacção com efeitos totalmente opostos, precipitação de partículas solidas etc... perdendo todas a sua características. Outros serão semelhantes e tudo bem serão compatíveis
 Mesmo assim sempre recomendado mudar tudo antes de trocar para não haver contaminação.

Último mas não menos importantes. Um óleo normalmente mais fino tipicamente ou com propriedades de 'lavagem' (não me lembro do nome porque já lá vai uns aninhos que me debrucei sobre este tema... lol ) pode 'limpar' o maquina da película ou camada protectora do outro Óleo anterior. Voltar a traz não é tão pacifico e levará algumas mudas para levar ao normal. O normal de alguns pode ser diferente de outros performance vs durabilidade...etc.

No fundo é censo comum como tudo na vida!

boas curvas

Sent from my Moto G using Forum Fiend v1.3.3.