Autor Tópico: Guiador pesado/roda da frente presa  (Lida 9521 vezes)

Ccarvalho

  • Visitante
Guiador pesado/roda da frente presa
« em: 07 de Março de 2015, 22:48 »
Vamos ver se alguém me consegue ajudar. Hoje de manhã arranquei com a minha scooter sem problemas, fui ter com o pessoal aos Jerónimos, segui-os em caravana até à A5, onde nos separámos e rumei a Lisboa, tudo sem qualquer problema. Ao final do dia, quando peguei novamente na scooter, ao fazer a primeira curva senti a direção pesada, com dificuldade em curvar, por pouco não caí. Parei e depois de investigar, reparei que a roda da frente estava presa. Consegui-a levar até casa, devagar e com algum custo porque para curvar era um desatino.  Ao rolar parecia-me ouvir o barulho das pastilhas a roçar no disco. Será que o travão da frente "inchou" por ter estado todo o dia ao sol? Como é que posso verificar de onde vem aquela prisão?
Peço ajuda aos entendidos cá do sítio.

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Guiador pesado/roda da frente presa
« Responder #1 em: 07 de Março de 2015, 23:01 »
Normalmente os discos e pastilhas não incham, digo eu.
Verifica rolamentos da roda e rolamentos da direcção.
Mais não sei.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: Guiador pesado/roda da frente presa
« Responder #2 em: 07 de Março de 2015, 23:08 »
Também não sou grande entendido em mecanica, as pastilhas estavam mesmo "coladas" ao disco a travar a roda? Eu não me parece que com o calor elas inchem ou colem.
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Guiador pesado/roda da frente presa
« Responder #3 em: 07 de Março de 2015, 23:27 »

Também não sou grande entendido em mecanica, as pastilhas estavam mesmo "coladas" ao disco a travar a roda? Eu não me parece que com o calor elas inchem ou colem.
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_
Coladas, não, mas pareciam estar encostadas ao disco. Será que o barulho que ouvia à frente era de rolamentos?

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1791
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Guiador pesado/roda da frente presa
« Responder #4 em: 08 de Março de 2015, 00:24 »
Viva Carlos
Acho difícil dever-se a algum problema com o sistema de travagem.
Também sou da opinião que poderá ter sido algum rolamento que está a pedir descanso...
Abraço
« Última modificação: 08 de Março de 2015, 00:26 por Rufido »
Rui

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Guiador pesado/roda da frente presa
« Responder #5 em: 08 de Março de 2015, 00:33 »
Para n teres dúvidas podes sempre retirar as pastilhas de travão que é um processo simples e ver se a roda continua presa.

Se continuar avança para a troca de rolamentos...

Eddy

  • Visitante
Re: Guiador pesado/roda da frente presa
« Responder #6 em: 08 de Março de 2015, 02:12 »
Boas amigo.
Também acho que deverá ser dos rolamentos :)

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Guiador pesado/roda da frente presa
« Responder #7 em: 08 de Março de 2015, 09:14 »
Se conseguires levantar a frente mota para teres a roda da frente livre assim podes 'sentir' ao rodar com a mão donde vem o bloqueio. Deve ser dos rolamentos sim e nesse caso deves sentir uma folga ou deslocamento lateral (abanar) isso faz tb que o disco toque irregularmente nas pastilhas e explica o que dizes.


Sent from my Nexus 5 using Tapatalk


Offline PFSCOSTA

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2012
  • Mensagens: 131
  • Localidade: Barreiro
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-Adv
Re: Guiador pesado/roda da frente presa
« Responder #8 em: 08 de Março de 2015, 10:36 »
Isso já me aconteceu...  Tinha o pneu da frente quase sem ar... Fazer curvas era uma aventura,  Verifica a pressão dos pneus
Sym GTS 125i -»  Maxsym 600 -» Honda X-Adv

interceptor

  • Visitante
Re: Guiador pesado/roda da frente presa
« Responder #9 em: 08 de Março de 2015, 11:02 »
Verifica também a qualidade do óleo dos travões.

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Guiador pesado/roda da frente presa
« Responder #10 em: 08 de Março de 2015, 14:10 »
Para verificares rolamentos, basta levantares o eixo da frente e abanares a roda se ela tiver com folga, rolamentos no buraco.
se nao tiver, roda-a, ela deve rodar sem roçar no disco, se roçar vem tudo dos travões

se nao for nada disso nem falta de ar no pneu, entao é a caixa de direção, neste caso com o eixo levantado vais ouvir barulho ou folgas a abanares o volante.

abraço
[/URL]

Ccarvalho

  • Visitante
Guiador pesado/roda da frente presa
« Responder #11 em: 08 de Março de 2015, 17:02 »
Companheiros, obrigado pela vossa inestimável ajuda. Já descobri o responsável pelo comportamento instável da scooter.



Aí está, uma cavilha espetada no pneu. Levei-a com custo à bomba, depois de encher o pneu voltou ao normal. Esta foi mesmo à maçarico, não reconheci um furo no pneu...
Amanhã tenho de fazer o mesmo, até chegar à Motocenter, onde lhe vou colocar dois ScootSmart (por acaso já estava marcada a troca para amanhã de manhã). Enfim, os pneus DURO não deixam saudades e despedem-se da pior maneira.
Mais uma vez obrigado a todos pelas dicas.
« Última modificação: 08 de Março de 2015, 17:12 por Ccarvalho »

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Guiador pesado/roda da frente presa
« Responder #12 em: 08 de Março de 2015, 18:35 »
.....Boas CCarvalho, parece que estavas a adivinhar que tinhas de mudar esses pneus e essa cavilha foi só + 1 sinal.
No Sábado quando fomos os dois até ao Campo Pequeno para o cafezinho ( depois da separação da caravana CPM etapa da bandeira Lx-Faro ) não me apercebi de nada.
Agora, com os Scootsmart vais sentir grandes melhorias no comportamento da máquina.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_

P.s. a próxima bica é cá com o Je!
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Guiador pesado/roda da frente presa
« Responder #13 em: 08 de Março de 2015, 20:00 »


.....Boas CCarvalho, parece que estavas a adivinhar que tinhas de mudar esses pneus e essa cavilha foi só + 1 sinal.
No Sábado quando fomos os dois até ao Campo Pequeno para o cafezinho ( depois da separação da caravana CPM etapa da bandeira Lx-Faro ) não me apercebi de nada.
Agora, com os Scootsmart vais sentir grandes melhorias no comportamento da máquina.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_

P.s. a próxima bica é cá com o Je!

Pois foi companheiro, só não adivinho a chave do euro milhões. O prego devia estar no parque das motas, porque até lá chegar a scooter portou-se bem, foi quando saí ao fim da tarde que notei o comportamento estranho do guiador.
Não te preocupes com o café, também aceito almoços... _lol_ _lol_ _lol_
Um abraço

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Guiador pesado/roda da frente presa
« Responder #14 em: 10 de Março de 2015, 17:22 »
Para concluir este tópico, fui ontem até à Motocenter, onde já tinha marcado a substituição dos dois pneus. Demorei cerca de uma hora a lá chegar desde a Amadora, parei três vezes para reencher o pneu, mas felizmente cheguei sem mais sobressaltos.
Afinal não era uma cavilha, era um parafuso que devia ter pouco mais de 1 cm, mas largo. Mal foi retirado o ar saiu do pneu a assobiar...
Quanto à avaliação do nosso parceiro, 5*, montaram os pneus novos, e verificaram o estado das pastilhas e o nível do óleo. E claro, tive direito ao desconto CPM.  _pol_ _pol_ _pol_
O que posso dizer sobre o comportamento da ATOMica é que parece outra depois da troca, apesar dos pneus ainda terem a goma por serem novos, sente-se uma aderência muito maior à estrada, além de se sentir um rolar macio e silencioso. Sente-se muito menos as irregularidades do alcatrão, com os DURO se esborrachasse uma ervilha com uma roda sentia-a a passar por cima dela. Os pneus novos são dois Dunlop Scootsmart. scooter_ scooter_ scooter_

Rodrigues

  • Visitante
Re: Guiador pesado/roda da frente presa
« Responder #15 em: 10 de Março de 2015, 17:37 »
Boa escolha Companheiro  _pol_

Ficas com outra Scooter sem gastares muito mais

 _convivio_

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Guiador pesado/roda da frente presa
« Responder #16 em: 14 de Março de 2015, 14:49 »
Companheiros, obrigado pela vossa inestimável ajuda. Já descobri o responsável pelo comportamento instável da scooter.



Aí está, uma cavilha espetada no pneu. Levei-a com custo à bomba, depois de encher o pneu voltou ao normal. Esta foi mesmo à maçarico, não reconheci um furo no pneu...
Amanhã tenho de fazer o mesmo, até chegar à Motocenter, onde lhe vou colocar dois ScootSmart (por acaso já estava marcada a troca para amanhã de manhã). Enfim, os pneus DURO não deixam saudades e despedem-se da pior maneira.
Mais uma vez obrigado a todos pelas dicas.
Ainda bem que já tinhas previsto a troca dos pneus. Porque já me aconteceu com um pneu novo a ter que ser trocado sem reparação.
Engana-te mais vezes que o pessoal vai mandando uns bitaites. _pol_
Atenção aos radares! Eles andem aí!