Autor Tópico: Maquinação de Peças em Alumínio  (Lida 5897 vezes)

pajorape

  • Visitante
Maquinação de Peças em Alumínio
« em: 05 de Março de 2015, 09:34 »
Bom dia a todos,

Necessitava de mandar fazer uma peça que originalmente é de plástico em alumínio.

Alguém conhece oficinas de maquinação/fundição de alumínio que através da peça original realize este tipo de trabalhos??

Mais concretamente estou a falar da pega de trás da Daelim S3 que é em plástico e que para suportar as vibrações de uma TopCase é preferível ser de liga leve resistente (ex. alumínio), pois se for originalmente de plástico vai partir (no meu caso já partiu).

Obrigado a todos.


ruifelizardo515

  • Visitante
Re: Maquinação de Peças em Alumínio
« Responder #1 em: 21 de Março de 2015, 14:56 »
Olá pajorape
Estou exactamente com o mesmo problema do que tu. No meu caso acho que fui culpado, porque abusei do peso na case.
Ver se encontramos solução.

Abraço

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Maquinação de Peças em Alumínio
« Responder #2 em: 21 de Março de 2015, 16:20 »
É com genuína alegria que vejo um companheiro a analisar de forma lúcida a questão das peças e do material.

Apesar de por vezes ser difícil, ou mesmo perigoso do ponto de vista financeiro, quando queremos alguma coisa em condições, temos de ser nós a fazê-la.

De um pequeno protótipo, pequena série, até pode vender a companheiros com o mesmo problema.

É esse o passo que falta aqui neste CPM e é por não darmos esse passo (ainda) que há alguns choques de personalidade.

Se estivéssemos no torno ou na fresadora ou na prensa mecânica a tentar fazer alguma coisa de útil, tudo seria melhor.  Um dia seria bom termos uma Scooter made in Portugal (sem peças a partirem). O primeiro motor podia ser made-in-china (como nas AJP mais baratas) e depois logo se via.

Que vos parece?
« Última modificação: 21 de Março de 2015, 16:38 por pedroareias »

Offline jiujiman

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2014
  • Mensagens: 293
  • Localidade: Loures
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Xciting 400i
Re: Maquinação de Peças em Alumínio
« Responder #3 em: 24 de Março de 2015, 13:22 »
Acho bem era engraçado um projecto desses por aqui
Na vida ao olhares para trás, o que valeu foi a viagem e quem te acompanhou na dita

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Maquinação de Peças em Alumínio
« Responder #4 em: 24 de Março de 2015, 13:30 »
Se estivéssemos no torno ou na fresadora ou na prensa mecânica a tentar fazer alguma coisa de útil, tudo seria melhor.  Um dia seria bom termos uma Scooter made in Portugal (sem peças a partirem). O primeiro motor podia ser made-in-china (como nas AJP mais baratas) e depois logo se via.

Que vos parece?


Trata-se de um assunto que, se não me engano, já teve um início algo tímido (...pela falta de adesão) e que acabou por não arrancar. Não encontro agora o tópico em causa...

Se bem me recordo igualmente, também indiquei na altura a minha disponibilidade para ajudar na medida do que me fosse possível.


vicente

  • Visitante
Re: Maquinação de Peças em Alumínio
« Responder #5 em: 24 de Março de 2015, 13:32 »
É com genuína alegria que vejo um companheiro a analisar de forma lúcida a questão das peças e do material.

Apesar de por vezes ser difícil, ou mesmo perigoso do ponto de vista financeiro, quando queremos alguma coisa em condições, temos de ser nós a fazê-la.

De um pequeno protótipo, pequena série, até pode vender a companheiros com o mesmo problema.

É esse o passo que falta aqui neste CPM e é por não darmos esse passo (ainda) que há alguns choques de personalidade.

Se estivéssemos no torno ou na fresadora ou na prensa mecânica a tentar fazer alguma coisa de útil, tudo seria melhor.  Um dia seria bom termos uma Scooter made in Portugal (sem peças a partirem). O primeiro motor podia ser made-in-china (como nas AJP mais baratas) e depois logo se via.

Que vos parece?

Boas, mas afinal o motor tem que ser mesmo da China ??? Não se consegue no Japão ou em Itália no Grupo Piaggio ?

Em relação ao aluminio gostava de ajudar mas tb não conheço, mas vou estar aqui em cima deste tópico porque hoje és tu a precisar da transformação e amanhã sou eu .

Boa sorte e  _convivio_

Offline Pedro Alexandre Silva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 524
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400 I
Re: Maquinação de Peças em Alumínio
« Responder #6 em: 24 de Março de 2015, 13:54 »
Companheiro, sobre o teu problema mandei-te PM.
Racing is life..
Anything that happens before or after is just waiting

TMaxer

  • Visitante
Re: Maquinação de Peças em Alumínio
« Responder #7 em: 24 de Março de 2015, 14:36 »
Praticamente qualquer torneiro faz esse trabalho... se tens a peça que queres replicar, então ainda mais fácil fica  _pol_


pajorape

  • Visitante
Re: Maquinação de Peças em Alumínio
« Responder #8 em: 24 de Março de 2015, 15:09 »
Boa tarde a todos,

No desenvolvimento deste assunto posso-vos dizer que em relação à maquinação em alumínio é um trabalho que sai caro, pois o desperdício de material é muito.

Posso-vos dizer que, neste caso, que a pega do pendura, que é originalmente em plástico e custa 150€ em Portugal, mandá-la fazer em alumínio fica em 500€. No meu caso acho uma diferença muito grande para o custo/benefício.

Mas em todo o caso, a que estiver interessado, posso dar o contacto deste torneiro que fica em Mem Martins - Algueirão.

Cumprimentos a todos.
Paulo Pereira 

vicente

  • Visitante
Re: Maquinação de Peças em Alumínio
« Responder #9 em: 24 de Março de 2015, 15:11 »
Existe, digo eu , a possibilidade de a mandares fazer em fibra reforçada no interior com verga de ferro, e mandar pintar á côr.

 _convivio_
« Última modificação: 24 de Março de 2015, 15:12 por Clemente Vicente »

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Maquinação de Peças em Alumínio
« Responder #10 em: 24 de Março de 2015, 15:38 »
A maquinação é normalmente o último passo de um processo de fabrico de peças metálicas.

Normalmente é primeiro fundida ou forjada, depois maquinada e, se necessário, rectificada.

Quando se pretende fazer uma única peça de um bloco de alumínio (e atenção que há uma classificação internacional IADS para o alumínio, cf. https://en.wiki2.org/wiki/Aluminium_alloy ) fica caríssimo.

Os motivos são óbvios: está a desperdiçar-se material e também a gastar muita mão de obra, pastilhas e electricidade a maquinar um bloco.