Autor Tópico: Motores a hidrogénio  (Lida 7305 vezes)

Duarte Victor

  • Visitante
Motores a hidrogénio
« em: 23 de Fevereiro de 2015, 20:02 »
Moto movida a água transformada em hidrogénio.
Quem sabe se no futuro próximo teremos scooters a hidrogénio.
Afinal tão simples, barato e ecológico.  _pol_


Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Motores a hidrogénio
« Responder #1 em: 23 de Fevereiro de 2015, 20:35 »
_confuso_
Este sim é um belo kit  _lol_
Só que não há vontade política para que isto avance.
E a margem escandalosa que fica para o Estado por cada litro de gasolina/gasóleo vendido?
_Rolley_

Offline mauricius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 430
Re: Motores a hidrogénio
« Responder #2 em: 23 de Fevereiro de 2015, 21:26 »
Espetacular......

Agora só faltava ver mesmo um Kit complete montado na mota e ela a rolar, assim tiravam-se as duvidas todas
Mas como se costuma dizer o TUGA está sempre a inventor mas só que depois as ideias não são postas em prática.....

Boas Curvas

interceptor

  • Visitante
Re: Motores a hidrogénio
« Responder #3 em: 23 de Fevereiro de 2015, 22:21 »
Espectacular :) à tempos conheci os donos desta empresa: ultimate power, que aplicam geradores de hidrogénio em automóveis garantido uma redução de consumo entre os 10% a 20%.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Motores a hidrogénio
« Responder #4 em: 23 de Fevereiro de 2015, 22:54 »
Tenho a impressão que já vi este senhor na televisão a falar de hidrogénio.

Obrigado pela partilha.  _pol_. Este é um assunto que infelizmente as marcas nunca levaram muito a fundo, por razões que são bem conhecidas e onde os dólares do ouro negro falam mais alto...

Offline marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: Motores a hidrogénio
« Responder #5 em: 24 de Fevereiro de 2015, 09:16 »
Não acreditem em tudo o que vêm na NET... ::)

« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2015, 09:18 por marcopns »
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Motores a hidrogénio
« Responder #6 em: 24 de Fevereiro de 2015, 10:27 »
Não acreditem em tudo o que vêm na NET... ::)
+1
Esta já é velhinha...
Até os Mythbusters já abordaram este assunto.
https://www.youtube.com/watch?v=QV-OBwXKthY
A implacável matemática diz-nos que a energia necessária para a electrolise da água é sempre maior que a obtida pela combustão no motor. Os motores de ciclo Otto têm um rendimento médio na ordem dos 20%, ou seja, de toda a gasolina que consomem apenas 20% faz a viatura andar, o resto perde-se em calor, atritos e em potência administrativa.
A máquina de movimento perpétuo é uma quimera, não é fisicamente possível.

Offline marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: Motores a hidrogénio
« Responder #7 em: 24 de Fevereiro de 2015, 12:58 »
Já agora... vejam a diferença de eficiência entre os veículos a hidrogénio e os eletricos a bateria.
Nunca o hidrogénio poderá ser barato porque para ser produzido gasta enormes quantidades de energia.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2015, 13:12 por marcopns »
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

Duarte Victor

  • Visitante
Re: Motores a hidrogénio
« Responder #8 em: 25 de Fevereiro de 2015, 17:27 »
Quando falamos de motores de combustão estamos de facto a falar da pré-história da tecnologia.
Continuamos reféns do petróleo mas a evolução das energias alternativas devia tornar-nos mais otimistas.
Lembro-me sempre da célebre frase de Galileu - "E pur si muove". E tinha razão.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2015, 22:31 por Duarte Victor »

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Motores a hidrogénio
« Responder #9 em: 28 de Fevereiro de 2015, 20:23 »
Apesar de ser interessante, descendo a terra o colega Mercúrio tocou nos pontos chave no seu post.

Offline Chelopes

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2015
  • Mensagens: 133
  • Localidade: Fernão Ferro
  • Membro nº 8479
  • Marca: Honda
  • Modelo: CRF1000 DCT SPORT ADVENTURE
Re: Motores a hidrogénio
« Responder #10 em: 21 de Dezembro de 2015, 22:13 »
Espectacular :) à tempos conheci os donos desta empresa: ultimate power, que aplicam geradores de hidrogénio em automóveis garantido uma redução de consumo entre os 10% a 20%.
Caro companheiro apenas conheceste a  ultimatepower ou instalas te o kit deles no carro ?


Enviado do meu GT-I9105P através de Tapatalk

17/12/2015 a 07/06/2018 SYM MaxSym 600i Executive- 4.6LTS/100KM
07/06/2018 a
CRF1000 DCT Sport Adv<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/942733.html" target="_blank"> Spritmonitor.de" border="0 [/url]

interceptor

  • Visitante
Re: Motores a hidrogénio
« Responder #11 em: 22 de Dezembro de 2015, 13:01 »
Caro companheiro apenas conheceste a  ultimatepower ou instalas te o kit deles no carro ?


Enviado do meu GT-I9105P através de Tapatalk
Apenas tive contacto com duas viaturas com o kit instalado e conheci os donos da empresa.

pjmartinho

  • Visitante
Re: Motores a hidrogénio
« Responder #12 em: 22 de Dezembro de 2015, 20:03 »
E a margem escandalosa que fica para o Estado por cada litro de gasolina/gasóleo vendido? _Rolley_

Deixa estar que passarias a pagar o litro de água mais caro do que a gasolina pois, como é uma tecnologia "eco-friendly" tem de levar em cima com uma taxa qualquer, para amortizar uma coisa qualquer, que não se sabe muito bem o que é.

Offline Chelopes

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2015
  • Mensagens: 133
  • Localidade: Fernão Ferro
  • Membro nº 8479
  • Marca: Honda
  • Modelo: CRF1000 DCT SPORT ADVENTURE
Re: Motores a hidrogénio
« Responder #13 em: 24 de Dezembro de 2015, 15:41 »
Apenas tive contacto com duas viaturas com o kit instalado e conheci os donos da empresa.
Coloquei a questao porque ha 2 meses instalei o kit no meu BMW 320D com 270 000km e nos 3 depositos que gastei apos a instalacao passei de 6.1l/100km para 5.3l/100km. A manter esta media ou caso ai da baixe mais e uma solucao aceitavel para poupar uns €.
Boas Festas.
Apenas tive contacto com duas viaturas com o kit instalado e conheci os donos da empresa.


Enviado do meu GT-I9105P através de Tapatalk

17/12/2015 a 07/06/2018 SYM MaxSym 600i Executive- 4.6LTS/100KM
07/06/2018 a
CRF1000 DCT Sport Adv<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/942733.html" target="_blank"> Spritmonitor.de" border="0 [/url]

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Motores a hidrogénio
« Responder #14 em: 24 de Dezembro de 2015, 16:25 »
Alguma marcas continuam a apostar um pouco en fuel cells mas muitíssimo menos do que nos motores eléctricos. No próximos salões auto vamos ver alguns protótipos mas que não passam disso por agora.
Outro tema são estes sistemas auxiliares da combustão dos combustíveis que podem reduzir o consumo efectivo mas sempre ligados a investimento adicional e a sua amortização claro.

Boas curvas


Sent from my Nexus 5 using Tapatalk


Offline marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: Motores a hidrogénio
« Responder #15 em: 25 de Dezembro de 2015, 09:56 »
Chelopes, continua a usar o mesmo tipo de condução e a fazer os mesmos percursos?
Pergunto isto porque esta redução de consumo era possível com pequenas alterações nos habitos de condução sem gastar dinheiro em modificações.

Só uma detalhe. Os carros fuel cells (ou fool cells como alguns chamam) também têm motor eléctrico. A única diferença para os eléctricos convencionais está na forma como transportam a energia. Os primeiros transportam um tanque de hidrogénio cumprimido a 700bar que em seguida é convertido em electricidade por uma célula de combustível. Os segundos armazenam a energia diretamente numa bateria normalmente de lítio.
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2015, 09:57 por marcopns »
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

Offline Chelopes

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2015
  • Mensagens: 133
  • Localidade: Fernão Ferro
  • Membro nº 8479
  • Marca: Honda
  • Modelo: CRF1000 DCT SPORT ADVENTURE
Re: Motores a hidrogénio
« Responder #16 em: 26 de Dezembro de 2015, 15:48 »
Sim afirmativo o mesmo tipo de conducao os mesmos trajectos e o mesmo tipo de combustivel. A unica variavel sob a qual nao tenho controle e que vai alterar a media deste deposito, aconteceu ontem 50min da 2° ponte do Feijo ate final da 25 de Abril.

Enviado do meu GT-I9105P através de Tapatalk

17/12/2015 a 07/06/2018 SYM MaxSym 600i Executive- 4.6LTS/100KM
07/06/2018 a
CRF1000 DCT Sport Adv<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/942733.html" target="_blank"> Spritmonitor.de" border="0 [/url]