Alguns de vocês conhecem-me aqui do fórum e sabem que tenho uma Downtown 300, mais conhecida por "canhão" . http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=14976.0Pois bem, a dt300 vai a caminho dos dois anos e conta com 30.000kms, sem problemas e sempre a rolar, como se espera de uma companheira diária destas. Porém tenho vindo a ponderar bastante a troca da mesma, a fim de aproveitar enquanto seu valor de mercado não desce muito com o aumento da idade e kms.Neste sentido tenho vindo a pesquisar eventuais sucessoras, tendo chegado a duas possíveis finalistas :Honda nc integra 750Yamaha MT09 tracerSei que são motas totalmente distintas (cada uma com os seus prós e contras) e o problema está mesmo aí... Se por um lado temos a razão, por outro temos a emoção, enfim não é fácil. Estou um pouco de pé atrás em ir para as "motas" pois tenho de andar de fato o ano inteiro e neste aspecto as scooters ganham pela polivalência e capacidade de bagagem (se bem que a integra é fraca neste aspecto). De qualquer forma para ajudar a decidir efectuei um pequeno ficheiro excel com algumas variáveis que permitem dar uma ideia dos custos de cada uma. É um ficheiro simples que qualquer um pode fazer, se quiserem usar e adaptar à vossa situação estão à vontade. Estou muito inclinado para a Tracer pois para fazer um investimento destes, gostava de ter uma "mota" a sério, no entanto a polivalência da integra , os seus consumos e prestações estão a puxar-me para a razão... Ando a pensar nisto há que tempos e já estou a ficar nervoso por não conseguir decidir, eu sei que é uma decisão minha, mas está complicado... Link do ficheiro :http://www.filedropper.com/comparao-cpia
Vi a tua folha de Excel: seguro a 100 € para a MT-09 será um pouco optimista.
Companheiro Cimento, apenas vou comentar para te informar que os valores que tens no ficheiro não estão correctos pelo menos em relação à integra, quer no valor de aquisição quer nas médias quer nos valores de manutenção/Revisões.Mesmo querendo comparar algo que não é comparável logo à partida porque estamos a falar de máquinas com "targets" diferentes
Não sei como é na Yamaha (a KYMCO deve ser de 4.000 em 4.000 ou de 6.000 em 6.000, certo?), mas a Honda com revisões de 12.000 em 12.000km fazes UMA revisão por ano, já que andas cerca de 18.000km de acordo com a tua estimativa.Uma revisão não são 240€.
Eu paguei 96 na revisão dos 12k.Consumos? Se andar abaixo de 100 já fiz abaixo de 3, mas também já fiz 4.5
Estou um pouco de pé atrás em ir para as "motas" pois tenho de andar de fato o ano inteiro e neste aspecto as scooters ganham pela polivalência (...)
Cimento, compreendo-te, eu também fiz ficheiros excel quando comprei a 1ª Downtown e depois quando comprei a NC.
Como foi a tua transição dia/dia de scooter para mota, notas-te muita diferença no conforto/condução ? A mala atrapalha ? ou passado algum tempo nem se dá por isso ?
A minha experiência diz-me que uma moto (não scooter) é incompatível com andar de fato o ano inteiro, pela falta de protecção, e também (em menor escala) pelo desconforto. Logo aí excluía a MT-9. Mas é verdade que se vê muita gente a usar fato com motos, cada cabeça sua sentença. Para mim, não dá, não ganhava para os fatos.Boa sorte na escolha. :
Companheiro, não sei se percebeste que a mota em questão não é a mt09 mas sim a mt09 tracer Não conheço ninguém que ande de mota e de fato o ano inteiro, pois gostava de saber como se adaptaram e se têm inconvenientes de maior
Cimento apelando à razão esquecias vender a tua que tão bem te tem tratado e esquecias desvalorizações e coisas do género e continuavas a gozá-la !
Eu só acho que pelo que descrevem nos test-drive ......e vou ser o mais sincero possivel, é a minha opinião ....é que a mota é bastante bruta e não sei o teu nivel de experiência.
E será que daqui a uns meses a Yamaha não apresenta a MT07 Tracer????Essa já seria um meio termo. Uma mota mais domesticada, mas ainda assim, com motor suficiente para fazer-nos sentir a adrenalina.A mim parece-me mais do que provável que sim.