Autor Tópico: Dúvidas de principiante  (Lida 15198 vezes)

tiagocp

  • Visitante
Dúvidas de principiante
« em: 26 de Janeiro de 2015, 16:36 »
Ora viva,

Tal como disse na minha apresentação, ando a pensar em comprar uma maxiscooter (125cc, pois só tenho a B) para o meu uso diário (casa-trabalho) e as dúvidas são muitas... Se me pudessem dar uma ajudinha, agradecia! :)

Então aqui vai:

1) Começando pelo mais básico e primário - receios... medo de cair, magoar a sério (ou pior) - com miúdos a nosso cargo, vemos as coisas de forma diferente. Eu tenho lido que de facto é mais seguro do que o comum dos mortais acha, mas como estamos em 2 rodas, estamos mais expostos... (esta não é bem uma dúvida para vocês, foi mais um desabafo...:) )

2) Escolher o bicho! Eu sei que oferta é muita e depende da finalidade.. No meu caso é para usar maioritariamente nas deslocações casa-trabalho (20km/dia), em trajectos suburbanos (estradas nacionais), embora também gostava que tivesse capacidade para circular em vias rápidas/autoestrada, caso fosse necessário. Relativamente ao orçamento, é curto... não deveria passar dos 1.000 a 1.500€, por isso se calhar vou ter que pensar mesmo em usados... Sugestões?

3) Casaco - perdoem-me a ignorância, mas quem anda de moto, anda sempre com o mesmo casaco, todos os dias? (isto acaba por poupar no guarda-roupa...  _lol_ Dá para ir de blazer para o trabalho (e com um blusão por cima)? Não se chega ao trabalho todo amarrotado?

4) Chuva - como é para usar no dia-a-dia, no inverno também tenho que ir trabalhar... Já li sobre as calças+casaco impermeável para vestir por cima. Ok, durante a viagem protege. E depois quando chegam ao destino?? O que fazem com as calças+casaco encharcados?

5) Calçado - já li que se deve andar com botas, para melhor protecção.. Ok, mas digamos que botas não condizem bem com a roupa que uso no trabalho.. ;) Tenho que levar os sapatos numa mochila, para trocar quando chegar ao emprego? :) Esta logística não está fácil...  _martelada_

6) Eu ando diariamente com uma mochila com o portátil do emprego - qual será a melhor opção para a transportar? Às costas? (em dias de chuva não dá...) As top-cases têm espaço suficiente para uma mochila de portátil?


Peço desculpa por este "testamento", mas como devem imaginar numa altura destas, o cérebro fervilha... :)

Obrigado!

Abr.

tparracho

  • Visitante
Re: Dúvidas de principiante
« Responder #1 em: 26 de Janeiro de 2015, 16:53 »
Boas,

Vou tentar responder-te aquelas dúvidas que consigo esclarecer.

1- Sim, estamos mais expostos, o risco aumenta, mas também depende e muito da nossa atitude a conduzir. Pese embora, mesmo sendo cuidadoso, há sempre o risco de alguém se lembrar de fazer uma manobra inesperada sem que nos dê hipótese de reacção. Mas por outro lado, quando começamos a andar, a sensação é algo que não se explica, só sentindo.  _pol_

2- Com o orçamento que indicas, sim, é preferível recorreres ao mercado de usadas. Recomendo principalmente as SYM GTS e Kymco Downtown (dadas as dimensões, são melhores para deslocações em nacionais/AEs), embora hajam outras que também cumprirão com o que pretendes.

3- Não é sempre sempre o mesmo casaco, a maioria de nós tem um de inverno e um de verão  _careta_. Mas sim, usamos na maioria dos casos sempre o mesmo casaco vários dias seguidos. O Casaco é mesmo um factor de protecção essencial (quer dos elementos: chuva, frio, etc; quer em caso de queda), sendo a sua estética um factor secundário.

4- Se deixares a scooter em garagem por exemplo, em que tenhas a possibilidade de "armar um estendal", penduras tudo na maxi para ir secando. Se não tiveres esta felicidade, arranjas uma bolsa impermeável e guardas tudo lá dentro e fica debaixo do banco ou na topcase. Quando tiveres que vestir outra vez, é chato por estar molhado, mas normalmente só fica molhado o exterior dos impermeáveis. tendo uma scooter, também podes recorrer aos "aventais/cobertores" que se prendem na maxi e protegem as pernas, assim evitas ter de usar calças impermeáveis.

5- As botas é um equipamento recomendável, sobretudo em motas normais como a minha. Nas scooters não será tanto, mas é claro que confere sempre uma protecção adicional.

6- Eu também costumo andar com o portátil e respectiva mochila muitas vezes. Por norma, as topcases de 46l ou superiores, têm espaço suficiente para transportar o portátil dentro da mochila e em alguns casos ainda levam mais alguma coisa.

Espero ter ajudado. _convivio_

Offline golag

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 330
  • Localidade: Linda a Velha/Oeiras
  • O caminho é sempre para a frente
  • Marca: Sym
  • Modelo: ADX 125
Re: Dúvidas de principiante
« Responder #2 em: 26 de Janeiro de 2015, 17:57 »
Não poderia estar melhor descrito  _palmas_
CPM nº5888 SYM symphony 125  
SYM 125i GTS 0km-8500km 13/11/2013 a 24/10/2014
MAXSYM 400i 4784km-26.400Km 28/10/2014 a 24/09/2017
MAXSYM 600 ABS 13.650Km - 27.000Km 24/09/2017 a 13/09/2023 SYM ADX 125 - 0Km 13/09/2023

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Dúvidas de principiante
« Responder #3 em: 26 de Janeiro de 2015, 18:19 »
Começa por ir só em dias em que não chova até apanhares o jeito da coisa, depois logo vês o que fazer com o fato da chuva.
O orçamento de 1500 euros é só para a Scooter ou é para o equipamento também?

Manhas

  • Visitante
Re: Dúvidas de principiante
« Responder #4 em: 26 de Janeiro de 2015, 18:28 »
1- É verdade que estamos mais expostos e infelizmente é praticamente inevitável termos uma queda (pelo menos quando usamos mota diariamente). Contudo, a maior parte dos relatos de quedas que podes ler aqui no CPM, não tiveram consequências de maior. Conselho: O excesso de confiança é tramado.


2- Para esse orçamento, deverás procurar usadas. Dá uma vista de olhos nos Diários de Bordo para veres que há companheiros com largas dezenas de milhares de quilómetros com scooters 125cc. A ideia que quero passar é que uma scooter 125cc aguenta muitos quilómetros por isso comprar usada não é necessáriamente mau.


3- Eu uso com frequência blazer sob o blusão e não fica muito amarrotado. Mas para isso o blusão tem de ser um pouco mais largo.


4- Isso depende do local onde trabalhas. Eu não deixo a roupa molhada na mota (sob o banco ou na top case). Quanto às luvas, um excelente truque para as secar é a parte de trás de um servidor com umas ventoinhas potentes. Secam num instante!


5- Aqui está uma das principais vantagens das scooters. Consegues safar-te com sapatos mas tem atenção à sola: sola de couro não é boa ideia.


6- Depende do tamanho do portátil. A dica é levares o portátil quando fores ver uma mota que possas vir a comprar e experimentar se cabe sob o banco ou na top case.

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Dúvidas de principiante
« Responder #5 em: 26 de Janeiro de 2015, 18:35 »
Com o orçamento abaixo de 1500 € tens a Daelim S2 que é mais robusta ou então uma Kymco Agility ou uma Sym Symphony.
Também já vi uma Pcx por esse valor.
Kymco Downtown ou Sym Gts as que vi são mais caras. Mas é uma questão de procurar e negociar o valor.

Marco46

  • Visitante
Re: Dúvidas de principiante
« Responder #6 em: 26 de Janeiro de 2015, 19:34 »


Boas e bem vindo!!

Um conselho:  Como principiante, NUNCA, MAS NUNCA TE METAS À CHUVA. Depois consulta, lê, vê documentarios, revistas, programas sobre como conduzir uma moto, para que de inicio nao cries maus habitos!

em circulação deixa-te sempre ir no teu espaço\via, sempre a olhar para os espelhos, deixar uma margem de segurança para o da frente, para que no caso de travagem abrupta, puderes ter espaço para fugires.

por fim nada como muita pratica, pois só assim é que se lá vai!!  Quanto à roupa podes usar sempre o mesmo casaco para meio Ano e um outro para outro meio Ano. As luvas idem.

Com 1500€ de orçamento tens ai uns modelos engraçados! Ve por ti ai nos sites de 2ªMão, e qualquer duvida estamos cá para te ajudar!  _pol_


saudações

 _convivio_


Lyma

  • Visitante
Re: Dúvidas de principiante
« Responder #7 em: 26 de Janeiro de 2015, 20:16 »
A questão da chuva tive o mesmo problema. Mas comecei a ir praticando a chuva e agora vou na boa. É chato claro, mas chegamos mais depressa ao destino, visto quando chove anda tudo de enlatado.

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Dúvidas de principiante
« Responder #8 em: 26 de Janeiro de 2015, 22:22 »

Boas e bem vindo!!

Um conselho:  Como principiante, NUNCA, MAS NUNCA TE METAS À CHUVA. Depois consulta, lê, vê documentarios, revistas, programas sobre como conduzir uma moto, para que de inicio nao cries maus habitos!

em circulação deixa-te sempre ir no teu espaço\via, sempre a olhar para os espelhos, deixar uma margem de segurança para o da frente, para que no caso de travagem abrupta, puderes ter espaço para fugires.

por fim nada como muita pratica, pois só assim é que se lá vai!!  Quanto à roupa podes usar sempre o mesmo casaco para meio Ano e um outro para outro meio Ano. As luvas idem.

Com 1500€ de orçamento tens ai uns modelos engraçados! Ve por ti ai nos sites de 2ªMão, e qualquer duvida estamos cá para te ajudar!  _pol_


saudações

 _convivio_

Subscrevo tudo o que o companheiro Marco46 escreveu e talvez desse apenas a dica, quando já tiveres algumas centenas de kms em cima podes ir praticar num dia de chuva sim snr. MAS!!! num Domingo ou Feriado e assim vais ganhando calo sem o inconveniente de enfrentar a "SELVA",hehe
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Ccarvalho

  • Visitante
Dúvidas de principiante
« Responder #9 em: 26 de Janeiro de 2015, 22:51 »
O medo/receio desaparece com o tempo. Eu que o diga, só comecei a andar de mota há mês e meio, aos 40 anos, e o medo já lá vai. Mas ainda não me aventuro a andar em dias de chuva nem pelo meio dos carros.
Eu comprei uma scooter nova dentro desse orçamento, mas como é chinesa vais ouvir opiniões de que não presta. Até agora não me deixou ficar mal e o portátil de 15,6" cabe debaixo do banco dentro da respetiva mala (e ainda tem espaço para mais umas coisitas...).
O que importa é começar a andar, o resto vem com a experiência e os doutos conselhos aqui do pessoal mais experiente!
Uma nota final, não poupes no equipamento (capacete, blusão e luvas). Numa queda pode ser a diferença entre umas nódoas negras e uma lesão grave ou algo pior...
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2015, 22:56 por Ccarvalho »

Offline JuanGP

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2013
  • Mensagens: 146
  • Localidade: Parede
  • Pa' tras ni para coger impulso!!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 400
Re: Dúvidas de principiante
« Responder #10 em: 26 de Janeiro de 2015, 22:54 »
Partilho a minha experiencia....


1.) Acho que no mundo das motas quase ninguém está safo, o pertences aos que AINDA não caíram ou já caíste, a diferença estará no tipo de queda, que esperamos sempre que sejam aquelas "tontas" do tipo.... a mota tumbou!!  _thumbdown_

2.) A minha primeira escolha foi uma Yamaha Majesty 2010 de segunda mão ($$$) em boas condições (por acaso comprei a um membro do CPM que na altura trocou por uma de cc superior) e foi mesmo uma boa escolha (atualmente tenho-a à venda (se quiseres informação, podemos trocar MP (mensagem privada))

3.) No meu caso tenho um UNICO casaco que comprei na Caparica Peles, (um nosso parceiro também) de inverno-verão. No inverno utilizo por cima um impermeável e até agora, 5 estrelas. (claro que o orçamento disponível é quem manda).

Sobre o K7, RECOMENDO vivamente que si apontes para fazer um BOM investimento e comprar de vez um de BOA qualidade (acima da media). Eu tenho um único K7 (custou o investimento logo no inicio  _martelada_, mas já passaram 2 anos, já mudei de mota (agora uma 400) e o K7 mantem-se, sem necessidade de fazer coleção dos mesmos. (é um investimento que protege tudo acima do pescoço  _pol_

4.) Comprei a mota em Janeiro 2013 e na altura não me aventurei a iniciar as minhas andanças casa-trabalho por causa da chuva  _pensador__Zang_. Preferi pagar mais um mês de passe e começar a ganhar "folego" as fins-de-semana para depois entrar com FORÇA nos 60 km/dia que tinha pela frente _pol_.

5.) Uso fato e gravata todos os dias e não tenho hipótese de andar com um par de botas de reserva..... para o inverno utilizo uns botins que não permitem a entrada de chuva na zona dos atacadores, e até agora (ainda com as chuvas fortes e a escorrer agua por toda parte) chego com os pês secos.

6.) Mochila = TOPCASE. Quando comprei a primeira mota o primeiro "adorno" foi uma topcase GIVI de 46 lts. Cabe tudo la dentro!! Na minha atual tenho uma de 50 Lts (claro que a mota é diferente) mas o espaço sempre é útil!!



De resto vais ter oportunidade de ler sobre inúmeras experiências pessoais, muitas delas diferentes umas das outras, mas sempre aportam algum "mais" que iras considerar de interesse.


Paciência e que tenhas boas escolhas!!

Boas futuras curvas,
 scooter_

Yamaha Majesty 125 (2010)  01/2013 (26338 Km)- 12/2014 (50162 Km)
The new lady arrive on Xmas!!
Yamaha X-Max 400 (2014) 12/2014 (3966 Km) - to The Future...

JViegas

  • Visitante
Re: Dúvidas de principiante
« Responder #11 em: 27 de Janeiro de 2015, 09:54 »
Só para contribuir com os meus dois cêntimos (bem…dois euros) e tentar dar-te um outro ponto de vista: o meu.

1 – Eu também tenho medo. Um medo controlado que me faz estar mais consciente na minha condução. É um risco maior que andar de carro. Ninguém negue isso, principalmente nos grandes centros urbanos. O perfeito controlo da máquina é essencial. Não somos máquinas e estamos sujeitos ao erro: o erro humano.
Eu como tu também tenho receio de deixar por cá a minha família e principalmente quem de mim depende para crescer, e é uma das principais razões que me foco quando conduzo, fazer todo o que me for possível por chegar sempre inteiro ao meu destino quando estou ao volante da minha scooter.

2 – Quanto à máquina e devido ao orçamento apresentado, terás sempre que ir para o mercado de 2ªmão que não é nem nunca foi demérito nenhum. É preciso um cuidado maior em comprar, principalmente a particulares, pois exigirá de ti conhecimentos mecânicos ou terás que levar alguém contigo e que perceba. A comprar num stand, poderás sempre receber um aconselhamento especializado, tendo em conta a reputação do stand. A comprar assim terás sempre outras garantias em caso de avaria. Algo que deverás sempre ter em conta é como te sentes aos comandos da máquina pelo só experimentando é que terás maior percepção. Vê se chegas ao chão (para mim era condição quando procurava a minha scooter) e algo que te recomendo vivamente: ABS.

3 – O equipamento motociclista é condição essencial para se conduzir uma moto/scooter (ponto). E tendo em atenção isso terás sempre que conjugar a roupa motociclista com o que tradicionalmente usas no trabalho. Se conseguires levar o casaco dentro do casaco motard sem parecer um boneco da Michelin ou sem que te prendam os movimentos “porreiro pá”, se não terás que considerar levar a roupa e trocar no trabalho (tal e qual como eu faço).

4 – Chuva? De scooter? No problema. Chego ao meu trabalho e depois de sacudir bem à entrada do prédio a maior, penduro num cabide em direção ao ar condicionado. E já está. Um paninho para limpar o capacete. E está pronto para regressar a casa.

5 – Se não for possível adquirir uma botas motard, considera sempre um calçado que te proteja o mais possível os pés. Eu ando com umas botas de montanha, compradas numa superfície da especialidade, e quando chego ao trabalho é só trocar. Nunca (na minha opinião) deverás andar com sapatos que te possam fazer escorregar ou perder o equilíbrio, com a agravante se a scooter te cai em cima de um pé, tens problemas para um bom par de meses.
A logística é algo que deve entrar no teu quotidiano naturalmente e com o tempo, gradualmente, irás certamente conseguir conciliar tudo, atendendo que sem equipamento específico que te proteja em caso de queda poderá por em causa aquilo que mais estimas: aqueles que de ti dependem.

6 – As topcase são a opção certa, desde que consigas colocar o que queres lá dentro. E isso depende da carteira de cada um, pois quando mais largares a nota maior será a top case. Na minha opinião deve-se tentar ao máximo nunca transportar nada às costas (e contra mim falo pois já tive que transportar uma mala a tira colo). Pois em caso de acidente e algo rígido como um portátil poderá provocar-te danos na coluna em caso de queda/acidente. Antes de comprar e seguindo a máxima da scooter, é ires a uma loja e experimentares.

Boas escolhas, boa sorte e bem vindo.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2015, 09:58 por JViegas »

tiagocp

  • Visitante
Re: Dúvidas de principiante
« Responder #12 em: 27 de Janeiro de 2015, 15:34 »
Viva!

Antes de mais, muito obrigado a todos, pelos vossos testemunhos e sábios conselhos! Acreditem que estou a absorver todas as dicas e a reflectir na sua aplicação à minha situação.

Como poderão imaginar, a escolha da scooter e de todo o material associado não será uma tarefa fácil (quer pela grande oferta de material, pela minha ignorância no assunto e pelo orçamento limitado), pelo que me sinto um bocado perdido.

Fazendo um pequeno resumo, este é o material que no mínimo tenho que ter:
  • Scooter, em que chegue com os pés ao chão e tenha ABS (mais algum requisito importante?
  • Topcase, para levar o portátil e guardar algum material
  • Capacete - recomendam tipo e/ou marcas?
  • Blusão - são específicos para mota, certo? Com protecção lombar, braços, etc., certo? Recomendam alguma loja aqui na zona do Porto?
  • Luvas - também são específicas para mota? Alguma recomendação?
  • Botas - para já posso usar botas de montanha, que já tenho e evito o investimento, certo?

Para além disto, quando um dia andar à chuva, acrescento calças + casaco impermeável. Esqueci-me de alguma coisa?

Já agora, ao ler as vossas respostas fiquei com algumas dúvidas:

1) Calças - ouvi algures que se deve usar calças específicas - de pele ou calças de ganga com reforços de kevelar, no entanto não vi por aqui falarem disso. Vocês usam? Usar calças específicas ainda complica mais a logística, pois para além do calçado obriga a estar a trocar de calças quando chego ao trabalho... começo a precisar de um reboque para levar a tralha toda...  _lol_

2) Quando me perguntaram sobre o orçamento - os 1500€ era para tudo, mas vejo que vai ser complicado... :( Só para o material todo que é preciso comprar!...

3) Um dos conselhos que me deram: "vê documentarios, revistas, programas sobre como conduzir uma moto, para que de inicio nao cries maus habitos!" - para além deste fórum, recomendam alguma fonte?


Muito obrigado pela vossa ajuda!

Abr.

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 822
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: Dúvidas de principiante
« Responder #13 em: 27 de Janeiro de 2015, 15:51 »
\Boas companheiro  _pol_

Acho que ainda não li, a propósito do calçado, ninguém a falar das SOBRE-BOTAS... andas com o calçado que te apetecer e por cima calças as Sobre-Botas  _pensador_

Procura, é uma hipótese que sai mais BARATO até teres €€€€€ para uma coisa que gostes mais  _pol_.

Bem vindo,

J. Garcia
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

tparracho

  • Visitante
Re: Dúvidas de principiante
« Responder #14 em: 27 de Janeiro de 2015, 16:55 »
Viva!

Antes de mais, muito obrigado a todos, pelos vossos testemunhos e sábios conselhos! Acreditem que estou a absorver todas as dicas e a reflectir na sua aplicação à minha situação.

Como poderão imaginar, a escolha da scooter e de todo o material associado não será uma tarefa fácil (quer pela grande oferta de material, pela minha ignorância no assunto e pelo orçamento limitado), pelo que me sinto um bocado perdido.

Fazendo um pequeno resumo, este é o material que no mínimo tenho que ter:
  • Scooter, em que chegue com os pés ao chão e tenha ABS (mais algum requisito importante?
  • Topcase, para levar o portátil e guardar algum material
  • Capacete - recomendam tipo e/ou marcas?
  • Blusão - são específicos para mota, certo? Com protecção lombar, braços, etc., certo? Recomendam alguma loja aqui na zona do Porto?
  • Luvas - também são específicas para mota? Alguma recomendação?
  • Botas - para já posso usar botas de montanha, que já tenho e evito o investimento, certo?

Para além disto, quando um dia andar à chuva, acrescento calças + casaco impermeável. Esqueci-me de alguma coisa?

Já agora, ao ler as vossas respostas fiquei com algumas dúvidas:

1) Calças - ouvi algures que se deve usar calças específicas - de pele ou calças de ganga com reforços de kevelar, no entanto não vi por aqui falarem disso. Vocês usam? Usar calças específicas ainda complica mais a logística, pois para além do calçado obriga a estar a trocar de calças quando chego ao trabalho... começo a precisar de um reboque para levar a tralha toda...  _lol_

2) Quando me perguntaram sobre o orçamento - os 1500€ era para tudo, mas vejo que vai ser complicado... :( Só para o material todo que é preciso comprar!...

3) Um dos conselhos que me deram: "vê documentarios, revistas, programas sobre como conduzir uma moto, para que de inicio nao cries maus habitos!" - para além deste fórum, recomendam alguma fonte?


Muito obrigado pela vossa ajuda!

Abr.

Já fizeste um bom apanhado.

Vou só dar mais um contributo que pode ajudar:

- com o orçamento que propões, pode ser complicado arranjares uma scooter com ABS. Terás que procurar bem no mercado de usadas, pois não há muitas com esse preço.
- top case para levar o portátil, costumam ser de 46 litros ou superior (excepto se o teu portátil for pequeno).
- Capacete, aconselho-te a veres modulares (permitem abrir a queixeira nos dias mais quentes, ou para poderes falar com alguém sem necessitares de tirar o capacete) ou integrais (não permitem abrir a queixeira, mas são por norma mais eficazes em termos de segurança). Aqui neste ponto, importa perceber o que dás mais importância, se à segurança, se ao conforto acústico, etc. Podes consultar o site da sharp para veres os modelos e marcas com melhores avaliações em termos de segurança. Existem pelo menos 3 marcas portuguesas com uma boa relação qualidade / preço, embora não sejam verdadeiros topos de gama (Nexx, CMS e Nau).
- Sim, blusões e luvas convém serem especificos para mota, com protecções semi rigidas e impermeáveis (podem ter forro térmico removivel, para poderes usar em dias mais quentes) Há várias marcas, pelo que não vou recomendar nenhuma em especifico. Também há uma marca portuguesa, que é a Drenaline, caso queiras optar por produtos nacionais.
- Até podes usar outro tipo de sapatos, convém é que tenham uma boa sola que não seja susceptivel de escorregar.

Na chuva convém teres pelo menos casaco impermeável 1 nº acima do teu nº normal, para poderes vestir por cima do casaco da mota. Podes usar em vez das calças, uma coberta especifica para scooters, que prende na scooter e te tapa as pernas (protege da chuva e frio).

No caso de scooters, as pernas estão mais protegidas do frio e chuva, sobretudo se usares a coberta que falei, pelo que as calças especificas de mota são mais para os casos em que queiras andar com o máximo de protecção possível. Só em material, se fores para material novo, podes apontar para valores na ordem dos: 100€ casaco + 30/40€ luvas + 100 /200€ um capacete mediano + 150€ topcase mais suporte + coberta para pernas (que não sei os valores). os impermeáveis se recorreres à decathlon (como é o meu caso, saem-te mais baratos).

Os conselhos que te deram são válidos. Começar por andar primeiro com tempo seco e sem te aventurares logo em estradas complicadas e com muito trânsito. Até conheceres bem a mota, como esta se comporta, etc. Ver instruções de como bem conduzir. há por aqui no fórum várias informações úteis sobre todos os temas.  _pol_

Gonçalo Garvão

  • Visitante
Re: Dúvidas de principiante
« Responder #15 em: 27 de Janeiro de 2015, 17:25 »
Com o teu orçamento acho melhor esquecer a mota com  ABS.
NÃO TE ESQUECAS QUE TENS DE PAGAR O SEGURO DA MOTA LOL.
No meu caso investi  no blusão com 2 forros logo uma boa compra porque da para o ano todo (40% desconto ficou em 145€) e num  capacete bastante razoavel (tinha um risco por isso 40% desconto ficou em 100€ um caberg duque) foi onde gastei mais dinheiro no equipamento depois aproveitei os saldos e comprei umas luvas com 50% desconto por 35€ para o inverno e umas calças inpermeaveis de 22€ já tinha umas botas da timberlande que da perfeitamente, assim já estas preparado para o inverno.
Acho que só em seguro e material minimamente bom tens de reservar 600€ ou 700€ e mesmo assim acho que não vai chegar.
Tenho pena mas acho que vais ter de esticar um pouco o teu plafond para os 2.000€ ou um pouco mais.
Mas por mim falo tinha um plafond de 3500€ e nÃO QUERIA GASTAR MAIS mas acabei por gastar esse valor só na mota e mais 1500€ em seguro e acessorios (cadeado com alarme + corrente + 2 capacetes + blusao + 2 pares de luvas verão e inverno + extras para a mota defletores e topcase + calças para a chuva).
Enfim foram tudo compras emocionais mas não imaginas como ando feliz com a minha xmax  _lool_ _lool_ _lool_
e já estou a por um dinheirinho de parte para um filtro de ar BMC uns roletes Dr. Polley e claro para um magico AKAPROVIC.
Como podes ver começa com uma amizade depois um namoro depois torna-se uma paixão e Vais querer sempre mais  scooter_ scooter_ scooter_

Marco46

  • Visitante
Re: Dúvidas de principiante
« Responder #16 em: 27 de Janeiro de 2015, 17:51 »

Se tivesses um pouco mais de orçamento, por 2000€ levavas aqui um canhao já multivitaminado!!  _lol_  _lol_

.

Já agora em Abril tens a MotoShow na Fil e este tipo de certames têm sempre grandes promoções. ;)

Vai juntando uns trocos para roupa e acessorios! No ebay tambem consegues grandes negocios, é uma questão de ires procurando.


Ab

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Dúvidas de principiante
« Responder #17 em: 27 de Janeiro de 2015, 21:42 »
Quanto á scooter com ABS e com esse orçamento, não será impossivel, mas...

Existe equipamento que vais ter que comprar no inicio e do qual não podes escapar, no entanto existem alguma forma de poupar.
Capacete: Existem os jets, os modulares e os integrais e usualmente e pela ordem o valor vai crescendo, tens modulares razoáveis novos por pouco mais de 100€. Também aqui o mercado dos usados.
Casaco: Quando comprei a scooter foi em final de verão e comprei um blusão de verão barato, mas com todas as proteções, quando chegou o inverno e como os €€ não abundam, não comprei logo um blusão otard de inverno, fui á decathlon e comprei um blusão de caminhada impermeável e com forro polar amivivel, comprei dois numeros acima, para poder usar por cima do blusão motard de verão e ficou um blusão para andar de mota e também para usar sem ser de mota e andei assim um ano. Existe também  o mercado de usados.
Luvas: Existe uma grande disparidade de luvas em qualidade e em preço. Luvas completamente impermeáveis é didicil de encontrar e as que há são caríssimas, eu tenho umas das Sprint que me custaram 30€ e que são bem boas, não serão impermeáveis, por acaso ainda não andei com elas á chuva, mas são bem quentinhas, comprei também hoje umas da Goldstar que são muito quentinhas, mas que não testei, pelos mesmos 30€ e aproveitei que havia umas de verão muito porreiras e com as protecções todas por 20€.
Calçado: Enquanto tive scooter usei as botas que o Lidl costuma colocar á venda (20€) e espectáculo, mas se já tens a botas de montanha, é uma boa solução. Tens também os sobre botas, costumam ser baratos.
Impermeáveis: A Decathlon o a Sport Zone Costumam ser nossos amigos nestes artigos.


E de resto, com o tempo vais compondo o material.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

speed78

  • Visitante
Re: Dúvidas de principiante
« Responder #18 em: 28 de Janeiro de 2015, 11:20 »
Não há muito mais o que acrescentar, os companheiros já falaram tudo  e bem  :)
Agora cabe a ti tomar a decisão e encontrar um bom negocio.Não te esqueças que o material , como casaco, etc etc, leva-te uns bons euras a emigrarem da carteira, por isso, coloca de lado pelo menos uns 150 euros e estou a falar bem por baixo.
Quanto a chuva, bem, isso é como andar de carro, eu redobro a atenção e os cuidades, na scooter o que aumenta é o desconforto, mais nada, os cuidados são os mesmo do que quando se conduz um carro, mais cautela nas curvas, nas travagens etc.
Boa sorte companheiro.

tiagocp

  • Visitante
Re: Dúvidas de principiante
« Responder #19 em: 28 de Janeiro de 2015, 13:41 »
Viva,

Mais uma vez, obrigado a todos pelas vossas preciosas ajudas -  tomei nota de tudo e estou agora a processar a informação.

Quanto à escolha da scooter, tendo em conta o meu perfil (125cc, 10% cidade, 80% suburbano, 10% via rapida/autoestrada), estava inclinado pela Sym GTS 125, pois parece-me confortável, segura e capaz para as vias mais rápidas. Que vos parece? Sugerem algum modelo alternativo, para este perfil?

Já agora, com chuva vê-se bem a estrada? O capacete (viseira) não fica cheio de água? Uma vez que não tem escovas (lol), faz-me um pouco de confusão.. Vi um video de um tipo a andar à chuva e ele estava sempre a limpar a viseira com a mão.. :S

Obrigado!

Abr.

JMM

  • Visitante
Re: Dúvidas de principiante
« Responder #20 em: 28 de Janeiro de 2015, 13:57 »
Boas Tiago,

Já tens todos os conselhos tecnicos possíveis, agora vou te dar um conselho não tecnico,

identifica todas as máquinas que gostas e podes comprar, abre varias janelas no teu motor de busca cada uma delas com

a fotografia das eleitas, vai passando janela por janela e põem a mão do teu lado esquerdo do peito quando o ritmo

cardiaco estiver em redline está escolhido  _pol_

Mas sim a Sym GTS 125 é sem dúvida uma boa escolha eu já tive uma de carborador  e era uma maravilha.



tparracho

  • Visitante
Re: Dúvidas de principiante
« Responder #21 em: 28 de Janeiro de 2015, 14:08 »
Viva,

Mais uma vez, obrigado a todos pelas vossas preciosas ajudas -  tomei nota de tudo e estou agora a processar a informação.

Quanto à escolha da scooter, tendo em conta o meu perfil (125cc, 10% cidade, 80% suburbano, 10% via rapida/autoestrada), estava inclinado pela Sym GTS 125, pois parece-me confortável, segura e capaz para as vias mais rápidas. Que vos parece? Sugerem algum modelo alternativo, para este perfil?

Já agora, com chuva vê-se bem a estrada? O capacete (viseira) não fica cheio de água? Uma vez que não tem escovas (lol), faz-me um pouco de confusão.. Vi um video de um tipo a andar à chuva e ele estava sempre a limpar a viseira com a mão.. :S

Obrigado!

Abr.

A GTS serve perfeitamente, é uma scooter com provas dadas e que muitos aqui do fórum têm ou já tiveram.

Quanto à viseira à chuva, dou-te um conselho, opta por um capacete com pin lock (para que a viseira não embacie em dias de chuva). Quanto às gotículas de chuva, acumula um pouco na viseira, mas com a velocidade elas tendem a ir desaparecendo. Também há truques para evitar a formação de gotículas na viseira, como aplicar sprays à base de silicone e outros truques.

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Dúvidas de principiante
« Responder #22 em: 28 de Janeiro de 2015, 15:00 »
Ontem no olx tava uma Gts á venda por 1400 euros. Claro que já tem muitos klm em cima. Mas dá uma vista de olhos.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Dúvidas de principiante
« Responder #23 em: 28 de Janeiro de 2015, 15:50 »
Seleciona pelo tipo de scooter que te mais te enche o olho, roda alta ou baixa, mais ou menos capacidade de carga, maxi ou não, ...
Depois faz o test-drive ao maior numero que conseguires, novas ou usadas, e vais chegar melhor ao teu perfil, aquela que "casa" melhor contigo. Nem sempre o que gostamos mais no papel é aquela em que nos sentimos melhor.

Depois é só questão de budget mas não descures nunca o material de segurança e de conforto.

Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

madds

  • Visitante
Re: Dúvidas de principiante
« Responder #24 em: 28 de Janeiro de 2015, 18:09 »
Colega Tiago, foste tu que vieste ver a minha sym gts à minha empresa?

Abraço

(Hugo Ferreira)