O assunto parece ter voltado à baila, com a publicação de patentes Honda no Japão.
Uma nova versão
Supercharged da NC - variante "X" - (testes feitos com base na motorização de 700cc actualmente em uso nas CTX) parece soar atraente e....é-o mesmo!
Fazendo uso de um compressor centrífugo, um
intercooler ar-ar, câmaras de pressão e válvulas de derivação (pelo menos foi o divulgado até ao momento), a publicação
Motorcyclist Magazine avança que a Honda se prepara para apresentar assim a sua nova cartada, disponibilizando dentro de algum tempo a versão
Supercharged para alguns dos seus modelos. É importante dizer que a Kawasaki H2, que é uma superdesportiva, faz uso também de um sistema supercharged, mas sem intercooler como este caso da Honda.
Isto significa que num modelo de 50cv de potência, com este sistema passaria com facilidade para pelo menos 100cv, segundo a mesma publicação.
Com o claro objectivo de melhorar a performance sem sacrificar em demasia o consumo de combustível, a marca abraça e tenta aprimorar a tecnologia da compressão, desenvolvendo-a para a utilização em 2 rodas, dando aos seus modelos um incremento no agrado da utilização e com isto reduzindo bastante o atraso na entrega de potência.
LINK DIRECTO - Honda Motorcycles with SuperchargerVeremos se na próxima EICMA já haverá novidades, mas o que é certo é que o assunto voltou à baila e com dados que podem muito bem estar a ser colocados em prática (em testes) pela Honda.