40º Aniversário da Gold Wing…Sit back and enjoy the view
Uma das motos mais conhecidas e desejadas do Mundo, a Honda GoldWing, encontra-se presentemente em celebração do seu 40º Aniversário e, não fosse esse forte motivo, não me faltariam por certo muitos outros para merecer a minha atenção e a dedicação de um tópico específico a este modelo.
Apresentada no Salão de Motociclismo de Colónia (Alemanha) no final de 1974, foi já em Janeiro de 1975 que começaram a sair as primeiras unidades para o grande público, tendo o impacto sido de tal forma marcante, que faz com que perdure até aos dias de hoje e leve a que se esteja a celebrar a respeitada idade de 40 anos de existência desta grand-tourer, continuamente renovada e melhorada sob todos os aspectos.
Poucas pessoas haverá que, a dada altura da sua vida, não se sintam tentados a deixar para trás as emoções fortes das sports, super-sports ou adventure-bikes…..e trocar o seu modelo de 2 rodas por uma Gold-Wing.
As razões para tal podem inicialmente ser diferentes de pessoa para pessoa, mas todas elas acabam por confluir num ponto em comum, após a experimentarem: O enorme prazer de rolar numa moto que não faz concessões em matéria de conforto e lhes imprime uma vontade incontrolável de querer conhecer o Mundo e fazê-lo precisamente em 2 rodas!
O problema muitas das vezes acaba por esbarrar no seu custo de aquisição, mas também e verdade seja dita, por norma (…e com poucas excepções) o normal comprador de uma Gold-Wing quando se dirige a um stand para a comprar, não adquire uma simples moto mas sim uma relação de compromisso a longo prazo.
A sua presença é inconfundível e mesmo à distância se reconhecem sem sombra para dúvidas as suas linhas, aquele ar de moto de grande porte e dimensões avantajadas, totalmente virada para o ultra-conforto em tiradas de longo curso.
A Gold-Wing, apesar de ser um modelo da Honda, quase se confunde como sendo uma marca autónoma, ou seja, é quase como uma marca dentro da marca!
Ao longo dos seus 40 anos de existência, a Gold-Wing sofreu inúmeras alterações no campo da mecânica, do design e da tecnologia (que é muita) colocada ao dispor do feliz proprietário e pendura transportados neste modelo. Mais abaixo colocarei uma informação mais detalhada das alterações sofridas por este gigante das 2 rodas, ao longo de 4 décadas de existência...
A Gold Wing sempre soube impressionar, pois até mesmo todos aqueles que não estão tão habituados ao mundo das motos, não deixam de ficar absorvidos pelo verdadeiro cockpit que brinda o condutor com todo o tipo de informações, opções e ajustes. Ver imagem bem ilustrativa abaixo:
Mesmo antes de se ligar, este é portanto um modelo que cria uma relação muito própria com o condutor, que se vê totalmente imerso no conforto da poltrona que o acolhe…
O som emanado pelo seu motor de 6 cilindros opostos é, como dizem os ingleses, verdadeiramente silky smooth, conjugando na perfeição a suavidade com o poderio de um motor com mais de 1.800cc. A forma como descrevo por exemplo a suave subida de rotações ao arrancar, é como….estar perto uma turbina de um mini-jacto que eleva o seu assobiar à medida que o conta rotações vai galgando numeração no painel de instrumentos.
Quando na estrada e pelo que já me foi transmitido por quem conduziu e conduz uma Gold Wing (eu apenas tive o prazer de me sentar numa por um par de vezes), é como uma orquestra de sensações e de emoções, ampliadas tanto na tónica do conforto, que vai muito para lá do conhecido pelo comum dos motards ou scootards, como também na sensação de segurança oferecida, pela estabilidade referencial, elevados níveis de aderência, travagem potente e...por se saber que se conduz uma moto que se tornou como a primeira de produção a instalar air-bag.
Muito recentemente, a Honda entendeu, e bem na minha opinião, festejar esta meta com a disponibilização no mercado de uma edição comemorativa, a que deu o nome de HONDA GOLD WING 40TH-ANNIVERSARY EDITION e onde não lhe faltam badges indicativos de se estar perante um modelo que comemora uma idade muito importante para a marca.
A Honda Gold Wing é, na verdade, como viajar em 1º Classe, pois é ela que fixa os standards para o luxury touring!
E agora e como prometido mais atrás, aqui deixo um breve resumo da longa história da Gold Wing:•
1974: O motor plano de 999cc e 4 cilindros da GL1000 Gold Wing é apresentado na Europa no Cologne Motorcycle Show. A moto é uma espécie de naked roadster com veio de transmissão e torna-se a primeira japonesa com motor de 4 tempos com sistema de refrigeração líquida;
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1980: O novo motor plano de 1.085cc e 4 cilindros da GL1100 Gold Wing introduziu a fabulosa suspensão a ar. O modelo Interstate tornou-se a primeira Gold Wing a vir com uma ampla e protectora carenagem, malas laterais e uma top-box, além de disponibilizar um sistema de som na lista de acessórios de fábrica;
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1982: A Honda introduziu a GL1100 Aspencade com muitos extras como equipamento standard, tais como equipamento de bagagens com cromados, bancos separados de maiores dimensões, rádio-cassete, painel digital multi-informações e comando para o compressor da suspensão a ar, além de melhoramentos em componentes do chassis).
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1984: Foi introduzido o motor plano com 1.182cc e 4 cilindros da GL1200 Gold Wing. Recebeu atenções especiais quanto ao aumento da potência, um chassis renovado e refinamentos no rolamento, além de proporcionar mais espaço para bagagem, assentos mais confortáveis e uma aerodinâmica melhorada.
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1985: O novo modelo possui cruise-control e sistema de injecção de combustível;
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1988: É introduzido o primeiro 6 cilindros, neste caso com 1.520cc, designado GL1500 Gold Wing. Tratava-se de um motor totalmente novo e chassis de carenagens integradas com a própria bagagem, além de massivos upgrades direcionados para o conforto do condutor, aerodinâmica e extras disponíveis. Foi também a primeira Gold Wing a incluir marcha-atrás;
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1993: A Honda continua a actualizar e a refinar o motor, o chassis e o extenso leque de acessórios opcionais, agora a incluir altifalantes também para o lugar do pendura, uma nova aparelhagem de som e um melhorado cruise-control;
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2001: É introduzido o gigantesco motor com 1.832cc e 6 cilindros. Faz uso de um quadro totalmente novo em alumínio e dispõe de ABS. Alcança níveis surpreendentes de refinamento, inclui um completíssimo computador de bordo e passa a dispor de várias funções de áudio (incluindo CD player), malas laterais de grande capacidade e punhos e assentos aquecidos;
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2006: Alguns dos melhoramentos incluem sistema de navegação por satélite e…muito importante, o facto de passar a ser a primeira moto do Mundo a dispor de um sistema de air-bag, tal como fiz referência mais atrás neste tópico;
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2011: As vendas globais da Gold Wing atinge as 64.000 unidades;
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2012: Foi aumentada a capacidade de carga, além de ter recebido melhorias no campo da aerodinâmica. Passou a contar com ainda mais requintes de conforto, incluindo igualmente a integração do leitor de MP3;
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2014/2015: Festeja-se o 40º aniversário da Gold Wing, levando a marca a disponibilizar uma edição especial em quatro opções de cores, incluindo uma deslumbrante pintura de dois tons, além de emblemas especiais a assinalar o 40º aniversário.
Por agora, vou simplesmente suspirando por um dia também ter a possibilidade de ter uma Gold Wing na garagem…