Autor Tópico: Duas dúvidas acerca da SYM GTS 125i  (Lida 17305 vezes)

raphha

  • Visitante
Duas dúvidas acerca da SYM GTS 125i
« em: 16 de Dezembro de 2014, 12:02 »
Bom dia caros companheiros,

Tenho duas dúvidas que me estão aqui a atormentar um pouco... Uma delas é a seguinte:

Quando comprei a minha mota no Lombas & Curvas, a mesma já contava com 7000 km. Um dia destes tive de passar lá no stand para deixar lá a mota para fazerem a segunda chave, que não tinha vindo com a mota. Quando a fui buscar e ao arrancar do stand, a mota desligou-se... Pensei em voltar atrás, mas como eles já não tinham lá os mecânicos, decidi seguir caminho... Hoje de manhã, saí da garagem e começo a descer em direção a Sta. Apolónia quando de repente, e sem eu estar a acelerar, a mota vai abaixo novamente.... Isto é um comportamento normal? Será da mota estar fria? Tenho o hábito de deixar a mota ligada enquanto visto a gola, as luvas etc... Mas nunca é tempo suficiente para ela aquecer bem...

Segunda questão: Quando a comprei, inscrevi-me imediatamente no site fuelly.com para registar os meus consumos... o primeiro de todos deu 2.7lt/100km e depois começou a aumentar progressivamente e hoje registou-me 3,4lts/100km... Não ando preocupado com o consumo, é só uma ferramenta que utilizo para monitorizar algo de anormal na mota. Agora pergunto, 3.4lts é um consumo exagerado? A mota anda praticamente sempre a frio pois o percurso nem da para ela aquecer (Sta Apolonia - Algés, no caminho por baixo junto ao rio). O mais estranho é que até nem considero que seja um percurso de muito para arranca até porque, quando vejo o semaforo vermelho, abrando para não ter de parar completamente a mota.

Desculpem o testamento e as questões, que podem parecer parvas. Mas no fundo, estou só a tentar conhecer um pouco melhor a minha NinfoManíaca  :)) :)) :))

Abraços e obrigado  _convivio_ _scp_

Manhas

  • Visitante
Re: Duas dúvidas acerca da SYM GTS 125i
« Responder #1 em: 16 de Dezembro de 2014, 12:08 »
Quando é que ela fez a última revisão na qual foram subsituidos o filtro de ar e a vela?

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Duas dúvidas acerca da SYM GTS 125i
« Responder #2 em: 16 de Dezembro de 2014, 12:15 »
Quanto á scooter ir abaixo, pode ser o relanti baixo, mas de qualquer forma, passa na oficina para eles verificarem isso, pois não é normal.

Os consumos são os normais para uma GTS.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

raphha

  • Visitante
Re: Duas dúvidas acerca da SYM GTS 125i
« Responder #3 em: 16 de Dezembro de 2014, 12:21 »
Quando é que ela fez a última revisão na qual foram subsituidos o filtro de ar e a vela?

Caro Manhas,

A mota foi-me entregue com 7000km, apesar de na fatura constar que vinha com 6000, e disseram-me que tinha sido toda revista de cima abaixo. Nem 3 meses tem a mota ainda...

raphha

  • Visitante
Re: Duas dúvidas acerca da SYM GTS 125i
« Responder #4 em: 16 de Dezembro de 2014, 12:22 »
Quanto á scooter ir abaixo, pode ser o relanti baixo, mas de qualquer forma, passa na oficina para eles verificarem isso, pois não é normal.

Os consumos são os normais para uma GTS.

Obrigado Caro Bairrada. Vou falar com eles sim. Ainda por cima a mota já tem de ir à "revisão" dos 3.000km

tparracho

  • Visitante
Re: Duas dúvidas acerca da SYM GTS 125i
« Responder #5 em: 16 de Dezembro de 2014, 12:32 »
Podes estar a precisar de afinar as válvulas, ou pode ser algum problema com a vela.

Tive uma Kymco Downtown que também se desligava quando estava ao relantim (Quando tinha +/- 16000km). No meu caso, necessitou de afinar as válvulas e ficou resolvido.

O consumo é normal para uma maxi que não chega a circular com a temperatura ideal do motor. Se fizeres voltas maiores, verás que terá uma tendência para baixar umas décimas (excepto se andares sempre a fundo  _careta_)

raphha

  • Visitante
Re: Duas dúvidas acerca da SYM GTS 125i
« Responder #6 em: 16 de Dezembro de 2014, 12:40 »
Podes estar a precisar de afinar as válvulas, ou pode ser algum problema com a vela.

Tive uma Kymco Downtown que também se desligava quando estava ao relantim (Quando tinha +/- 16000km). No meu caso, necessitou de afinar as válvulas e ficou resolvido.

O consumo é normal para uma maxi que não chega a circular com a temperatura ideal do motor. Se fizeres voltas maiores, verás que terá uma tendência para baixar umas décimas (excepto se andares sempre a fundo  _careta_)

Obrigado companheiro. Acabei de ligar para o Pedro Barbosa da Lombas & Curvas e ele disse-me que é situação normal porque a mota está fria e a sonda da injeção baralha-se e leva a que mota desligue... Vamos ver... Sexta-Feira tenho de la passar para a verificação dos niveis (3.000km) e logo tiro mais uma duvidas com ele... Não me parece que a situação seja muito normal como ele diz. Aliás, o próprio companheiro Bairrada disse que não é uma situação normal. Mas pronto. Também não posso ir contra o Pedro Barbosa pois nunca me pareceu que me tentasse prejudicar. Vou aguardar e se acontecer mais vezes, irei a outro lado com ela :))

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Duas dúvidas acerca da SYM GTS 125i
« Responder #7 em: 16 de Dezembro de 2014, 12:46 »
Eu não sou mecânico, mas dizerem que é normal um qualquer motor desligar em andamento...
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

interceptor

  • Visitante
Re: Duas dúvidas acerca da SYM GTS 125i
« Responder #8 em: 16 de Dezembro de 2014, 12:56 »
Obviamente que não é normal um motor desligar-se só porque está frio e muito menos uma sonda "baralhar-se".

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Duas dúvidas acerca da SYM GTS 125i
« Responder #9 em: 16 de Dezembro de 2014, 13:00 »

Isso pode ser apenas a vela (quente) e sim é por estar a mota fria que vai abaixo....

Como está frio as motas todas tbm consomem mais um pouco. (as que estão paradas ainda fazem melhores consumos)

Os meus 5cent  _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline PITEIRA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 682
  • Localidade: Massamá
  • Brindemos ao CPM e ao bem que nos faz !!!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Duas dúvidas acerca da SYM GTS 125i
« Responder #10 em: 16 de Dezembro de 2014, 13:02 »
Já em relação aos consumos , quem me dera 3,4  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_

Desde que comprei a minha em Julho que nunca fiz abaixo dos 3.8/4 lt aos 100 , mesmo depois da revisão dos 18000 na Migtec , onde esteve lá 3 horas a afinar válvulas, substituir pratinho, níveis óleo, filtros etc ...  _thumbdown_ _thumbdown_
Sym Gts 125 2013 - Honda NC 700S 2013
Honda NC 700D Integra 2012 - Honda NC 750X 2016
BMW R1200 RT 2014 - Honda NT1100 DCT 2022 - BMW R1250RT 2019 - (...)

miguelna

  • Visitante
Re: Duas dúvidas acerca da SYM GTS 125i
« Responder #11 em: 16 de Dezembro de 2014, 13:42 »
A minha mota é igual à tua.
Tem cerca de 9000 kms e nunca foi abaixo, não pode ser normal ir abaixo em nenhuma situação.
Quanto ao consumo, depende de muita coisa, o meu andará à volta dos 3.3 l/km.

raphha

  • Visitante
Re: Duas dúvidas acerca da SYM GTS 125i
« Responder #12 em: 16 de Dezembro de 2014, 14:31 »
Obrigado a todos pelas vossas respostas! São sem dúvida uma boa ajuda.  _palmas_

 _scp_

Offline PITEIRA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 682
  • Localidade: Massamá
  • Brindemos ao CPM e ao bem que nos faz !!!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Duas dúvidas acerca da SYM GTS 125i
« Responder #13 em: 16 de Dezembro de 2014, 14:33 »
A minha mota é igual à tua.
Tem cerca de 9000 kms e nunca foi abaixo, não pode ser normal ir abaixo em nenhuma situação.
Quanto ao consumo, depende de muita coisa, o meu andará à volta dos 3.3 l/km.

Tudo na vida depende de muita coisa , claro  ;) , mas esqueci-me de referir que a minha não é a de injecção mas sim a de carburador  _Rolley_ o que aumenta um pouco o consumo em relação á tua ... mas ir abaixo , a minha nunca foi desde á 4000 km atrás !? Do pouco que sei , ja aqui foi refrido por outros companheiros , falar-te-ia na vela  _pensador_
Sym Gts 125 2013 - Honda NC 700S 2013
Honda NC 700D Integra 2012 - Honda NC 750X 2016
BMW R1200 RT 2014 - Honda NT1100 DCT 2022 - BMW R1250RT 2019 - (...)

Bacalhau

  • Visitante
Re: Duas dúvidas acerca da SYM GTS 125i
« Responder #14 em: 16 de Dezembro de 2014, 21:20 »
Boas,

A minha 125I faz consumos na casa dos 3l, a maioria em autoestrada a 100/110Km/h.
Eu não percebo muito de mecanica mas com 7000 km e ter que levar uma vela nova não me parece normal.
A minha já tem 16000 km e ainda não levou vela e só a deve levar por volta dos 20 ou 25000.

Abraço

raphha

  • Visitante
Re: Duas dúvidas acerca da SYM GTS 125i
« Responder #15 em: 17 de Dezembro de 2014, 09:59 »
Boas,

A minha 125I faz consumos na casa dos 3l, a maioria em autoestrada a 100/110Km/h.
Eu não percebo muito de mecanica mas com 7000 km e ter que levar uma vela nova não me parece normal.
A minha já tem 16000 km e ainda não levou vela e só a deve levar por volta dos 20 ou 25000.

Abraço

Obrigado companheiro. Eu na sexta-feira vou aproveitar a ida à Lombas & Curvas e peço para verem a vela :)

interceptor

  • Visitante
Re: Duas dúvidas acerca da SYM GTS 125i
« Responder #16 em: 17 de Dezembro de 2014, 12:48 »
Actualmente com a evolução das gasolinas e dos sistemas de injecção uma boa vela dura mais de 20 mil kms!

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Duas dúvidas acerca da SYM GTS 125i
« Responder #17 em: 17 de Dezembro de 2014, 16:52 »


Não se trata de durar muito ou pouco, trata-se de haver velas quentes e frias.....

Como a Maxi não foi comprada nova ninguem sabe que vela lá tem, ou sabem ???


Tal como disse pode ser uma possibilidade, nada mais que isso!!

Pode ser valvula, pode ser filtro, pode ser agua na gasolina, pode ser filtro de ar, pode ser entrada de ar no colector com o aquecimento abre fissura ...... que é normal ??? É!! que acontecem em todas ?? Não !!

É uma Sym, tudo é normal, desde led's fundirem a ..... não digo mais...!!


Reformulo....pode ser só a vela, ou até uma coisa mais complicada, é melhor passar numa oficina e um expert que veja o problema!

Assim que houver resolução do caso, todos agradecem que venha reportar para futuramente haver mais hipóteses de resposta assertiva  _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

raphha

  • Visitante
Re: Duas dúvidas acerca da SYM GTS 125i
« Responder #18 em: 18 de Dezembro de 2014, 10:43 »

Não se trata de durar muito ou pouco, trata-se de haver velas quentes e frias.....

Como a Maxi não foi comprada nova ninguem sabe que vela lá tem, ou sabem ???


Tal como disse pode ser uma possibilidade, nada mais que isso!!

Pode ser valvula, pode ser filtro, pode ser agua na gasolina, pode ser filtro de ar, pode ser entrada de ar no colector com o aquecimento abre fissura ...... que é normal ??? É!! que acontecem em todas ?? Não !!

É uma Sym, tudo é normal, desde led's fundirem a ..... não digo mais...!!


Reformulo....pode ser só a vela, ou até uma coisa mais complicada, é melhor passar numa oficina e um expert que veja o problema!

Assim que houver resolução do caso, todos agradecem que venha reportar para futuramente haver mais hipóteses de resposta assertiva  _pol_

Boas curvas

Caro AXE, claro que tens razão. Agora surge outro problema... A Mota não foi comprada nova mas ainda está na garantia do fabricante até Janeiro de 2015. Depois dessa data tem a garantia do Lombas e Curvas até Setembro de 2015. Se eu for a outra oficina autorizada ver o que se passa com o ela desligar, posso perder a garantia do Lombas e Curvas né? É que levá-la com esse problema ao Lombas e Curvas não vai dar em nada pois eles já se começaram a "descartar" ao dizer que é normal com o frio e com a mota fria e bla bla bla...  >:(

Offline Duas Rodas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2012
  • Mensagens: 719
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 300
Re: Duas dúvidas acerca da SYM GTS 125i
« Responder #19 em: 18 de Dezembro de 2014, 10:58 »
A minha Sym Citycom 300 já leva 27500kms e ainda tem a vela original. _pol_
A julgar pelo descritivo de material das revisões feitas até agora nas oficinas...
Honda SW-T400 (09/2016) 27870 km>71380 km
Yamaha Xmax 300 (02/2021) 0km >

tparracho

  • Visitante
Re: Duas dúvidas acerca da SYM GTS 125i
« Responder #20 em: 18 de Dezembro de 2014, 11:12 »
Caro AXE, claro que tens razão. Agora surge outro problema... A Mota não foi comprada nova mas ainda está na garantia do fabricante até Janeiro de 2015. Depois dessa data tem a garantia do Lombas e Curvas até Setembro de 2015. Se eu for a outra oficina autorizada ver o que se passa com o ela desligar, posso perder a garantia do Lombas e Curvas né? É que levá-la com esse problema ao Lombas e Curvas não vai dar em nada pois eles já se começaram a "descartar" ao dizer que é normal com o frio e com a mota fria e bla bla bla...  >:(

Podes pelo menos exigir que seja feita uma verificação da vela e afinação das válvulas. Se for preciso avança para o livro de reclamações. Não se podem descartar dizendo que é normal um motor desligar-se em andamento. havia de ser bonito se isso fosse normal. _Rolley_

Offline Duas Rodas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2012
  • Mensagens: 719
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 300
Re: Duas dúvidas acerca da SYM GTS 125i
« Responder #21 em: 18 de Dezembro de 2014, 11:57 »
Bom dia caros companheiros,

Tenho duas dúvidas que me estão aqui a atormentar um pouco... Uma delas é a seguinte:

Quando comprei a minha mota no Lombas & Curvas, a mesma já contava com 7000 km. Um dia destes tive de passar lá no stand para deixar lá a mota para fazerem a segunda chave, que não tinha vindo com a mota. Quando a fui buscar e ao arrancar do stand, a mota desligou-se... Pensei em voltar atrás, mas como eles já não tinham lá os mecânicos, decidi seguir caminho... Hoje de manhã, saí da garagem e começo a descer em direção a Sta. Apolónia quando de repente, e sem eu estar a acelerar, a mota vai abaixo novamente.... Isto é um comportamento normal? Será da mota estar fria? Tenho o hábito de deixar a mota ligada enquanto visto a gola, as luvas etc... Mas nunca é tempo suficiente para ela aquecer bem...


Bom dia rapha
a minha citycom costumava ir abaixo ao ralenti em dias frios, logo a seguir a pegar e com pouco tempo para aquecer. Quando me afinaram as válvulas, isso deixou de acontecer. O teu problema deve ter uma resolução semelhante.
Honda SW-T400 (09/2016) 27870 km>71380 km
Yamaha Xmax 300 (02/2021) 0km >

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Duas dúvidas acerca da SYM GTS 125i
« Responder #22 em: 18 de Dezembro de 2014, 13:27 »
Podes pelo menos exigir que seja feita uma verificação da vela e afinação das válvulas.......
Bom dia rapha
a minha citycom costumava ir abaixo ao ralenti em dias frios, logo a seguir a pegar e com pouco tempo para aquecer. Quando me afinaram as válvulas, isso deixou de acontecer. O teu problema deve ter uma resolução semelhante.


É exactamente isso que eu acho que é, primeiro vela depois valvulas ..... e é normal, pois tanto uma coisa como outra é normal....avariam e desafina, mas têm solução ....portanto é normal, mas tem solução dentro e fora de garantia.
Agora coisas que avariam, queimam, empenam, fundem, desgastam-se prematuramente, isso para mim, repito, para mim é que não é de todo normal!

Que seja de resolução fácil é o que eu espero  _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

raphha

  • Visitante
Re: Duas dúvidas acerca da SYM GTS 125i
« Responder #23 em: 18 de Dezembro de 2014, 14:33 »
Mais uma vez, muito obrigado a todos. Amanhã quando lá for peço para fazerem essa verificação. Pelo menos já fica lá o registo dessa anomalia, para o caso de só voltar a acontecer quando a mota estiver fora da garantia. Assim têm de a arranjar como se estivesse na garantia :))

Depois publico os resultados da coisa.

boas voltas  scooter_ _scp_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Duas dúvidas acerca da SYM GTS 125i
« Responder #24 em: 18 de Dezembro de 2014, 15:23 »


Alerto-te já, que se for preciso afinar válvulas, terás de pagar o serviço, pois esse tipo de intervenções nada tem a ver com garantias.

Já a vela podes reclamar "a garantia" .....mas isso é barato  _careta_

Depois reporta aqui o que possivelmente fizeram para que todos possam saber efectivamente se era algum destes problemas, ou outro qualquer.

Boas curvas/festas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....