Autor Tópico: [Downtown 125 I] Afinação Suspensão traseira  (Lida 8179 vezes)

nmgp

  • Visitante
[Downtown 125 I] Afinação Suspensão traseira
« em: 29 de Julho de 2010, 21:09 »
Olá a todos,

já alguém afinou a suspensão traseira da downtown?

Ainda so fiz 500 kms com a minha, acho a scooter impecável e apenas tenho uma nota menos positiva para a dureza da suspensão traseira...  sei que é regulável, mas ainda não consegui perceber bem em que posição está...

Quem mudou notou alguma diferença significativa?

Cumps a todos,

Nuno Pires
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2011, 22:51 por paufer »

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: Suspensão traseira Downtown
« Responder #1 em: 29 de Julho de 2010, 23:00 »
Olá nmgp!
Quando andei pela primeira vez na downtown, reparei que os meus rins reclamaram de imediato da dureza da suspensão traseira.  _polb_
Estava eu habituado a um autentico sofá (Yamaha TDM) e fiquei algo decepcionado com a suspensão da scooter.
Se reparares, em cada amortecedor existe uma numeração que vai do 1 até 6. Com a chave apropriada que vem conjuntamente com outras ferramentas (com pouca utilidade  _pensador_) rodas por exemplo para o numero 3. Este valor indica que a tensão na mola é média já que o 1 a tensão é menor ou seja ligeiramente mais mole (condutor) e a posição 6 é o máximo da pré-carga que podes dar ao amortecedor (condutor + pendura + carga) logo fica mais dura a suspensão. Corrijam-me se disse algo menos bem...
Eu ando seriamente a pensar em substituir os amortecedores originais por outros mais "macios", menos "secos"... já agora!, deixo aqui um pedido para sugestões em amortecedores para as  scooter_.
Abraços

nmgp

  • Visitante
Re: Suspensão traseira Downtown
« Responder #2 em: 30 de Julho de 2010, 00:03 »
Olá DIN, obrigado pela dica.

Eu entretanto ja tinha reparado na numeração, não consigo é ver nenhum sinal ou ranhura que indique qual a posição actual. Ou seja eu vejo os numeros, mas não vejo a marca que diz em que numero está actualmente...

onde está essa marca?

obrigado

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: Suspensão traseira Downtown
« Responder #3 em: 30 de Julho de 2010, 11:51 »
Bom dia nmgp!
Quanto a essa marca não há duvidas... do lado contrário do silenciador porque é mais fácil ver, repara no parafuso que aperta o amortecedor ao variador. Olhando para esse parafuso, imediatamente acima está uma marca do tipo "seta" apontar para os numeros... voilá! é com essa marca que alinhas os numeros do amortecedor.
Não te esqueças de colocar a mesma tensão ou seja o mesmo numero nos dois amortecedores. Digo isso porque quando fui levantar a scooter ao concessionário não reparei nesse pormenor e foi depois de ter feito uma centena de quilometros, estes que andavam desalinhados.
Outra dica é que só necessitas a chave de amortecedor para aumentares a pré-tensão, porque ao contrário vai mesmo com a mão. _pol_
Um abraço.

nmgp

  • Visitante
Re: Suspensão traseira Downtown
« Responder #4 em: 31 de Julho de 2010, 14:49 »
É isso mesmo, já confirmei e já a "amoleci" um pouco!

Obrigado.

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: [Downtown 125 I] Afinação Suspensão traseira
« Responder #5 em: 31 de Julho de 2010, 16:30 »
Boas!
À medida que vou fazendo quilómetros, tenho notado melhorias na suspensão... está mais "mole". _pol_
Só espero que não "amoleça" demasiado. _lol_
Cumps.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2011, 22:52 por paufer »

digital-jesus

  • Visitante
Re: [Downtown 125 I] Afinação Suspensão traseira
« Responder #6 em: 06 de Março de 2011, 20:07 »
Boas!
À medida que vou fazendo quilómetros, tenho notado melhorias na suspensão... está mais "mole". _pol_
Só espero que não "amoleça" demasiado. _lol_
Cumps.

Desculpem ser coveiro mas houve alguma mudança no conforto?
A minha está a dar cabo de mim, pois as estradas daqui estão num estado que nem vos conto _martelada_

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: [Downtown 125 I] Afinação Suspensão traseira
« Responder #7 em: 07 de Março de 2011, 21:44 »
Desculpem ser coveiro mas houve alguma mudança no conforto?
A minha está a dar cabo de mim, pois as estradas daqui estão num estado que nem vos conto _martelada_

Boas!
Não sei se é do hábito, mas já noto menos desconforto na suspensão que pode ser devido a diversos factores: desgaste nos amortecedores ou amolecimento da esponja do assento.  _pensador_
A solução que arranjei para remediar na hora o desconforto em mau piso é chegar-me uns cm's á frente no assento. Não resolve, mas resulta!  _rir_
Abraços.