Autor Tópico: Teste ao consumo no Alentejo - 4 maxiscooters da Honda!  (Lida 18281 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Teste ao consumo no Alentejo - 4 maxiscooters da Honda!
« em: 05 de Outubro de 2014, 21:37 »
Teste ao consumo no Alentejo - 4 maxiscooters da Honda!

Durante a tarde de hoje, 4 companheiros aqui do fórum CPM dedicaram-se a algo que, inicialmente, surgiu sem nos dar-mos conta....mas que rapidamente se tornou, explícitamente, num teste ao consumo e que teve como palco natural o Alentejo mais profundo.

Realizado num percurso previamente combinado e com condições de circulação e tráfego totalmente naturais, este teste valeu, pelo menos, pela experiência que envolveu os participantes.

Mas antes de mais....passemos a explicar como se desenrolou, fazendo a explicação desde o início!

Eu e os companheiros Limpinho, TG e António Ferreira, combinámos uma ida até Vila Viçosa, com saída de uma zona +/- central da cidade de Évora, a qual não tinha qualquer propósito em especial....simplesmente dar uma volta em 2 rodas, beber café numa localidade lindíssima como é Vila Viçosa e, se possível, cumprimentar por lá o companheiro Calipolense.

A distância que iríamos percorrer desde o ponto de saída era de aproximadamente 60Kms (só de ida) e o ritmo, confesso...só se manteve calmo nos primeiros 4 ou 5 Kms, pois a partir de aí o punho foi enrolado com mais determinação.

Mal chegámos a Vila Viçosa e parámos numa das ruas da zona mais antiga da vila, o tema da conversa disparou logo para os consumos que cada um tinha conseguido com aquele ritmo mais vivo e, enquanto por lá andámos (a pé desta feita), volta e meia e o tema de conversa voltava ao mesmo...

...até que o companheiro Limpinho se lembrou de lançar o desafio, a que eu acrescentei regras bastante simples, mas de efeito prático bem real.

Honda Forza 250 X VS Honda Intergra 750S VS Honda Forza NSS300 VS Honda Forza NSS300

VSVS                                                                                                                                                                                                (2 unid. Forza NSS300)

Regras do teste:
- Reset ao trip (A) feito no mesmo local;
- Início do teste em simultâneo, partindo do parque de estacionamento do Paço Ducal de Vila Viçosa;
- Ao longo do teste, as 4 maxiscooteres manteriam, tanto quanto possível, a mesma distância umas das outras, por forma a que o ritmo fosse equitativo entre todas;
- A velocidade em estrada seria mantida entre os 90 e os 100Km/h, ditada pelo elemento que fosse na frente do grupo;
- O caminho escolhido até ao destino perfazia + de 50Kms, compreendendo zonas de passagem dentro de localidades, zonas de curvas (algumas de forte apoio) e onde não faltariam algumas subidas...para desespero do sensível punho direito, como mais à frente explicarei;
- O teste terminaria na zona limítrofe da cidade de Évora, sendo as maxis imobilizadas e desligadas sensivelmente ao mesmo tempo!
- O resultado seria ditado pelo mostrador do Comp. de Bordo da cada uma destas maxiscooters envolvidas, as quais e como é já sobejamente conhecido e testado, têm uma precisão assinalável.

Quanto ao teste.....ufffff
Posso garantir-vos que nunca me tinha sentido tão tenso na condução, como hoje!!!
Se por um lado eu seguia na frente e com isso me tinha comprometido em ditar o ritmo da velocidade previamente combinada, por outro lado tinha que negociar cada curva e cada subida com uma tensão e um nervosismo enorme, olhando pelos espelhos constantemente e desejando que os meus companheiros estivessem a passar pelas mesmas dificuldades e nervosismo que eu (...tão mauzinho!!!  >:D Hehehe)

Levava constantemente os valores apresentados pelo Comp. de Bordo ali debaixo de olho e posso garantir-vos que, ao longo deste teste, terei olhado rapidamente para ele pelo menos umas 100 vezes!!! E nem sequer estou a exagerar...

Houve muito vento frontal ao longo do trajecto e não nego que por várias vezes me debrucei o mais que pude sobre o volante, por forma a ficar atrás do curto vidro da minha Forza e assim puder ficar o mais aerodinâmico possível....se bem que de pouco me valia, pois se não eram as curvas que apareciam e me obrigavam à manutenção de uma posição normal, eram as inúmeras viaturas que nos vimos forçados a ultrapassar para manter o ritmo previamente estabelecido, entre outros factores.

Terminados que foram os + de 50Kms de duração deste teste altamente tenso, a cara de todos nós espelhava um enorme alívio quando imobilizámos as maxiscooters mesmo à entrada de Évora. UUUfaaaa!!!!

Pois sem mais demoras, os resultados finais foram os seguintes:

Honda Forza 250 X - média de 2,9L/100Kms
Honda Integra 750 S - média de 3,1L/100Kms
Honda Forza NSS300 - média de 3,2L/100Kms
Honda Forza NSS300 - média de 3,2L/100Kms

Mais importante do que a vitória conseguida pela minha maxiscooter, foi unânime a atribuição dos maiores louvores à Integra 750S, a qual conseguiu um consumo verdadeiramente fora de série, tendo em conta o seu porte, peso, cilindrada e o facto de ter malas laterais, top case e escape Akrapovic montados...  Mas pronto...a minha é que venceu!  _careta_

Nota final:  Foram feitos um total de 120Kms desde que saímos de Évora pelas 14h30 e uma lição se retirou no final da tarde: A diferença verificada no consumo entre o andamento mais vivo e descontraído (ida), por contraponto àquele que foi objecto do teste (regresso), não justifica de maneira nenhuma o esforço de andar a "trabalhar p'rós consumos".

As únicas fotos por mim tiradas....


« Última modificação: 27 de Maio de 2016, 17:21 por Sapiens21 »

Offline cmiguelq

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 539
  • Localidade: EVORA
Re: Teste ao consumo no Alentejo - 4 maxiscooters da Honda!
« Responder #1 em: 05 de Outubro de 2014, 21:46 »
Foi pena eu não poder ir para ganhar o comparativo! Eheh.

A nc consegue fazer consumos fenomenais!

TiagoF

  • Visitante
Re: Teste ao consumo no Alentejo - 4 maxiscooters da Honda!
« Responder #2 em: 05 de Outubro de 2014, 21:47 »
Boas
Companheiro Issac que bela comparação entre excelentes maquinas, mas acho que só faltou ai uma Honda com "medias mete nojo" (dito por alguém que n sei já quem). _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_

A Honda integra para a sua estrutura e peso, engana muito bem pois faz consumos excelentes.

 ;)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Teste ao consumo no Alentejo - 4 maxiscooters da Honda!
« Responder #3 em: 05 de Outubro de 2014, 22:14 »
Foi pena eu não poder ir para ganhar o comparativo! Eheh.

Não querendo diminuir as excelente capacidades da tua 700cc, mas num ritmo de 90/100Km/h....não tinhas hipóteses.  _careta_

Offline cmiguelq

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 539
  • Localidade: EVORA
Re: Teste ao consumo no Alentejo - 4 maxiscooters da Honda!
« Responder #4 em: 05 de Outubro de 2014, 22:17 »
Não querendo diminuir as excelente capacidades da tua 700cc, mas num ritmo de 90/100Km/h....não tinhas hipóteses.  _careta_
No último passeio que fiz com o Limpinho a minha gastou ligeiramente menos,  e ele fez 3.1l e com as malas laterais e tu 2.9l, daí ter mandado a boca q ganhava :)  Mas sei q a tarefa nao era fácil! :D E tb é difícil tirar isso a limpo pelo cb,  basta um ter mais erro.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2014, 22:18 por cmiguelq »

Limpinho

  • Visitante
Re: Teste ao consumo no Alentejo - 4 maxiscooters da Honda!
« Responder #5 em: 05 de Outubro de 2014, 22:24 »
Realmente fazer uma condução em prol do consumo é deveras cansativo.

Mas quando se está a fazer uma picaria dos consumos temos que aguentar.

Este foi o consumo mais baixo que consegui desde que tenho a integra a confesso que vim ainda uns kilómetros a fazer 3 L  _confuso_ mas depois umas subidas perto de évora lá fizeram aumentar o valor final.

Mas o facto de ficar abaixo das 300 deixou-me muito satisfeito.

No final foi mais um belo passeio em óptima companhia.

Fica o desafio ao companheiro cmiguelq que quando ele quiser fazemos a picaria de consumos.  _careta_  _pol_

as provas


Cumps
« Última modificação: 05 de Outubro de 2014, 22:30 por Limpinho »

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Teste ao consumo no Alentejo - 4 maxiscooters da Honda!
« Responder #6 em: 05 de Outubro de 2014, 22:35 »
Realmente fazer uma condução em prol do consumo é deveras cansativo.


Por acaso desse mal não me queixo, como a minha só dá de máxima 140 kms/h (10 250 rpm) eu coloco-a nos 90/100 (8 000 rpm) e faço ótimos consumos sem me cansar,  :) :) :) cada um tem o que pretende,  :) :) _pol_ _pol_ _pol_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Limpinho

  • Visitante
Re: Teste ao consumo no Alentejo - 4 maxiscooters da Honda!
« Responder #7 em: 05 de Outubro de 2014, 22:50 »
Por acaso desse mal não me queixo, como a minha só dá de máxima 140 kms/h (10 250 rpm) eu coloco-a nos 90/100 (8 000 rpm) e faço ótimos consumos sem me cansar,  :) :) :) cada um tem o que pretende,  :) :) _pol_ _pol_ _pol_

Isso não é consumir a mínima gasolina possível. É fazer bom consumos.

Consumir o mínimo possível requer ter atenção a vários pormenores que tornam a condução cansativa.

Cumps

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Teste ao consumo no Alentejo - 4 maxiscooters da Honda!
« Responder #8 em: 05 de Outubro de 2014, 22:59 »
Isso não é consumir a mínima gasolina possível. É fazer bom consumos.

Consumir o mínimo possível requer ter atenção a vários pormenores que tornam a condução cansativa.

Cumps

Claro que a tua velocidade de conforto será dentro dos 120/130 kms/h +/- mas a tua deve ser
a máquina mais poupada da atualidade! mesmo a velocidades superiores e em comparação a outras de cilindrada igual/inferior,  _pol_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Teste ao consumo no Alentejo - 4 maxiscooters da Honda!
« Responder #9 em: 05 de Outubro de 2014, 23:12 »
No último passeio que fiz com o Limpinho a minha gastou ligeiramente menos,  e ele fez 3.1l e com as malas laterais e tu 2.9l, daí ter mandado a boca q ganhava :)  Mas sei q a tarefa nao era fácil! :D E tb é difícil tirar isso a limpo pelo cb,  basta um ter mais erro.

Na boa Cmiguelq.  _convivio_
Este foi um teste que vale o que vale amigo, ainda que realizado em condições bem reais.
Mas manter o mesmo ritmo, manter as mesmas velocidades, fazer a gestão do punho direito, a abordagem das subidas, o retomar das velocidades à saída das curvas mais fechadas...enfim, isto tudo envolve uma tensão no corpo e na mente que não me fará tão cedo voltar a tentar.

Mas e em resposta agora ao Limpinho...a minha veio a marcar quase sempre 2,8L/100Kms, mas as últimas subidas lixaram-me também e colocaram-me numa pilha de nervos quando vi o c.b. a mudar para 2,9L...ahhhh!  _lol_

Este teste "foi mesmo uma canseira"...como se diz por cá!  ;)

Ainda bem que não foram 200Kms de teste, senão tinha desmaiado... _lol_

Offline cmiguelq

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 539
  • Localidade: EVORA
Re: Teste ao consumo no Alentejo - 4 maxiscooters da Honda!
« Responder #10 em: 05 de Outubro de 2014, 23:15 »
Na boa Cmiguelq.  _convivio_
Este foi um teste que vale o que vale amigo, ainda que realizado em condições bem reais.
Mas manter o mesmo ritmo, manter as mesmas velocidades, fazer a gestão do punho direito, a abordagem das subidas, o retomar das velocidades à saída das curvas mais fechadas...enfim, isto tudo envolve uma tensão no corpo e na mente que não me fará tão cedo voltar a tentar.

Mas e em resposta agora ao Limpinho...a minha veio a marcar quase sempre 2,8L/100Kms, mas as últimas subidas lixaram-me também e colocaram-me numa pilha de nervos quando vi o c.b. a mudar para 2,9L...ahhhh!  _lol_

Este teste "foi mesmo uma canseira"...como se diz por cá!  ;)

Ainda bem que não foram 200Kms de teste, senão tinha desmaiado... _lol_
Sem dúvida.. Provavelmente se todos levassem a mm mota a média de cada um poderia ser diferente,  e sim isso deve ter sido uma canseira! :D

daniel

  • Visitante
Re: Teste ao consumo no Alentejo - 4 maxiscooters da Honda!
« Responder #11 em: 06 de Outubro de 2014, 01:06 »
No mínimo, foi um teste diferente do habitual. Gostei de ler.

Mas acredito que tenha sido mesmo cansativo estar sempre ali a controlar ao milimetro o acelerador. Bolas...
« Última modificação: 06 de Outubro de 2014, 01:10 por daniel »

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2602
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Teste ao consumo no Alentejo - 4 maxiscooters da Honda!
« Responder #12 em: 06 de Outubro de 2014, 09:44 »
Um bom exemplo do que se pode esperar desses exemplares e com condutor experimentado na montada   _vinho_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Teste ao consumo no Alentejo - 4 maxiscooters da Honda!
« Responder #13 em: 06 de Outubro de 2014, 13:17 »
......e com condutor experimentado na montada

Quanto à questão dos condutores serem experimentados.... _Rolley_......na verdade acho que éramos todos verdes neste tipo de condução e nunca tínhamos tentado algo semelhante, sobretudo com a rigidez das regras a que nos propusemos. Que me corrijam os restantes participantes se estou a dizer alguma incorrecção.

Mas valeu pela experiência...nada científica!  _careta_

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2602
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Teste ao consumo no Alentejo - 4 maxiscooters da Honda!
« Responder #14 em: 06 de Outubro de 2014, 13:55 »
Quanto à questão dos condutores serem experimentados.... _Rolley_......na verdade acho que éramos todos verdes neste tipo de condução e nunca tínhamos tentado algo semelhante, sobretudo com a rigidez das regras a que nos propusemos. Que me corrijam os restantes participantes se estou a dizer alguma incorrecção.

Mas valeu pela experiência...nada científica!  _careta_

Concordo, de qualquer maneira valeu por demonstrar que se conseguem fazer esses consumos francamente bons nessas máquinas.

Quanto à questão dos condutores experimentados referia-me ao uso da sua própria e usual scooter, que será diferente de fazermos um teste noutra scooter que não conhecemos, o que trás vantagens para o resultado final.  _pol_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Teste ao consumo no Alentejo - 4 maxiscooters da Honda!
« Responder #15 em: 01 de Maio de 2015, 16:40 »
Acho muito estranho no Brasil com as NC 750 estarem a fazer 23 klm por litro. Penso que só poderá ser pela péssima qualidade da gasolina deles.

Sem duvidas bons consumos os vossos e um belo passeio. Se vierem passear até ao Piódão/Arganil digam teria muito gosto mostrar-vos estradas de cortar a respiração.

João
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Teste ao consumo no Alentejo - 4 maxiscooters da Honda!
« Responder #16 em: 01 de Maio de 2015, 18:30 »
....Pode ser que o Sapiens21 se lembre de fazer 1 teste ( um dia destes ) em que o peso de todos os conjuntos a testar fosse exatamente igual ( nem que fosse preciso colocar 1 saco batatas no lugar da(o) pendura ou 1 garrafão 5 litros ) Scooter + condutor + diferença peso  _pensador_ Talvez assim nos aproximasse-mos das diferenças reais entre os modelos a testar.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Teste ao consumo no Alentejo - 4 maxiscooters da Honda!
« Responder #17 em: 01 de Maio de 2015, 19:09 »
Não o farei desse modo e passo a explicar a razão, companheiro Scooterado.  _pol_

Segundo percebi das tuas palavras, o teste deveria ser feito aproveitando os mesmos modelos, mas alterando o peso final para que se situassem todos, nesse tocante, em pé de igualdade (aumento de 40-50Kg). Ou seja, seriam todas acrescentadas em peso para se equipararem ao da Integra 750, que não sofreria incremento no peso.

Ora isto iria criar, na minha humilde opinião, ao invés de uma comparação nos resultados reais de consumo...num acentuar das diferenças por via do afastamento da realidade.
Os motores de cada uma das maxis estão dimensionados de alguma forma para o peso dos modelos em questão e estar deliberadamente  a alterar o peso das mesmas com o sentido de comprar os consumos, seria algo que resultaria unicamente num teste académico.

Não deixaria de ser bastante interessante ainda assim, mas como disse atrás, a motorização da grande maioria dos modelos (stock) está dimensionada para o peso que apresentam.

Pegar numa Vision 110i e acrescentar-lhe para além do condutor mais uns 70Kg e comparar depois o consumo com uma Forza 300 que não foi sujeita a qualquer adicionamento extra de peso, resultaria num teste que acentuaria um resultado longe da realidade.

O comparar consumos em modelos de diferente cilindrada como este que foi objecto do tópico, mesmo reconhecendo que não deixa de ser algo académico, parece-me mais "justo" e credível, do que alterar outros parâmetros esperando obter resultados mais aproximados da realidade...o que não aconteceria de todo.

Nota: É com muito prazer amigo Scooterado que te informo que é muito provável acontecer um novo teste em tudo semelhante a este, mas com marcas e cilindradas diferentes. Não poderei revelar mais, até porque não é o tópico indicado...  :-X

josé Cascalho

  • Visitante
Re: Teste ao consumo no Alentejo - 4 maxiscooters da Honda!
« Responder #18 em: 01 de Maio de 2015, 23:11 »
A ultima volta que dei, foi a Marvão, uma pcx125,uma sym125, uma daelim S2 125 , e uma daelim besbi 125 !
313 km com velocidades médias 80/90km/h.
A melhor média , e de longe, foi o da minha pcx125, 2,2l/100km.
Fui o unico que não meti gasolina durante a viagem.  ;)
A sym125 fez 3,5, a mesma média da daelim S2, a besbi não contabilizamos pois teve de levar um reservatorio de 5l adicional devido ao reduzido depósito.

S800

  • Visitante
Re: Teste ao consumo no Alentejo - 4 maxiscooters da Honda!
« Responder #19 em: 02 de Maio de 2015, 12:09 »
No Vespa Clube de Lisboa temos anualmente uma prova tradicional que é a Prova do Litro. Consiste em andarmos com as máquinas desde o depósito seco (retirando todo o combustível ao depósito), enchendo-o com uma garrafa de 20cl (antigamente não era com uma mini, mas com uma média  _convivio_) de combustível. A partir daí é ver quem chega mais longe. A carrinha do clube vai apanhando a malta pelo caminho (e entregando os depósitos que cada um deixou na carrinha) e no fim faz-se um almoço ou jantar. Há quem use as mais variadas técnicas, uns querem ser os mais rápidos a ficar secos (há Vespas kitadas a gastar perto de 10lts/100), outros adoptam posições aerodinâmicas e fazem médias às vezes incrivelmente baixas...
 _convivio_
Não é nada científico, mas é divertido e acrescenta-se bom convívio.
« Última modificação: 02 de Maio de 2015, 12:13 por S800 »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Teste ao consumo no Alentejo - 4 maxiscooters da Honda!
« Responder #20 em: 07 de Janeiro de 2016, 13:35 »
Ora bem...

Depois do que li há momentos aqui no fórum, está visto que temos pessoal danado para os desafios... _lool_ _lool_ _lool_

Que feliz que eu ficava em fazer algo do género deste teste realizado em Outubro/2014, mas indo ainda mais longe no que foi feito. A base seria +/- a mesma, mas com as devidas e naturais diferenças.

» Pelo menos 4/5 marcas diferentes;
» Realização em qualquer altura entre os agradáveis meses de Maio e Setembro;
» Ter no máximo 15 motos/maxiscooters no desafio! Podiam vir mais, mas a acompanhar a uma centena de metros e fora do grupo em teste....unicamente para evitar que a formação de um extenso pelotão desfizesse o rigor do desafio); Em alternativa e havendo realmente muitos interessados em proceder com rigor ao teste, formar-se-iam outros grupos que partiriam em momentos distintos, no mesmo registo de velocidade previamente delineada e cumprindo o mesmo percurso;
» O percurso teria que ter perto de 150Kms....p.ex. das bombas de combustível do Montijo até às bombas de combustível de Vila Viçosa;
» O abastecimento inicial seria fotografado e seria colocado combustível até uma marca definida, para depois no momento do novo abastecimento se proceder da mesma forma e com rigor para a amostragem que se pretendia obter;
» Teríamos de iniciar cedo para terminar a horas de comer as famosíssimas migas de Vila Viçosa;
» O percurso seria feito sem paragens e a uma velocidade constante (tanto quanto possível) igual entre todos os elementos em prova.
» Preferencialmente os acessórios (top-cases e side-cases) ficariam arredados da prova....e portanto ficavam em casa.

Já estou a imaginar a chegada.....
E não, não era o valor do consumo conseguido que mais interessava.  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ 

Imagem obtida no website: www.saborintenso.com
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2016, 13:36 por Sapiens21 »

JViegas

  • Visitante
Re: Teste ao consumo no Alentejo - 4 maxiscooters da Honda!
« Responder #21 em: 07 de Janeiro de 2016, 13:49 »
Presente  _pol_

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Teste ao consumo no Alentejo - 4 maxiscooters da Honda!
« Responder #22 em: 07 de Janeiro de 2016, 14:13 »
EU! eu!
Presente!
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Wilaxxx

  • Visitante
Re: Teste ao consumo no Alentejo - 4 maxiscooters da Honda!
« Responder #23 em: 07 de Janeiro de 2016, 14:17 »
Eu! Conta comigo :D

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1893
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Teste ao consumo no Alentejo - 4 maxiscooters da Honda!
« Responder #24 em: 07 de Janeiro de 2016, 14:20 »
Isaac, e porque não testar, igualmente, o consumo entre dois modelos iguais, um com topcase e outro sem esse extra?

Seria curioso vermos se essa bagageiras, que tanto jeito dão no dia a dia, afetam muito o consumo. Fico desde já à tua disposição para colaborar neste teste.  _pol_
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022