Autor Tópico: Forza 125 (2015)  (Lida 1227391 vezes)

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1975 em: 16 de Setembro de 2015, 14:16 »
T. Elório, obrigado pela partilha.

A parte de "adaptar a nossa condução às condições climatéricas" já eu faço, dentro da e naquilo que a minha inexperiência me possibilita ;)
 _convivio_

Innuendo

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1976 em: 16 de Setembro de 2015, 14:26 »
Vi agora o tópico genérico sobre quais os melhores pneus e naturalmente ainda não há muitas opiniões sobre os IRC da Forza 125.

Ontem e hoje circulei com chuva e não me senti lá muito confiante com os mesmos a curvar... mas como só tenho 3/4 semanas de maxiscooter, vale o que vale....  _convivio_

Como vou usar a mota para as deslocações diárias todo o ano, estou a ponderar trocar para uns Dunlop ScootSmart ou Bridgestone Hoop B02/B03 assim que possível.

Sabendo que os anteriores IRC eram uma bela bosta em molhado e que estes foram especialmente desenvolvidos para a Forza, deixo aqui o repto:

O que acham destes IRC, especialmente em piso molhado?

cumps.

Sendo que venho de 2 PCX com IRC que andaram em todas as condições e mais algumas, digo que são pouco melhores, ou seja.. muito sensíveis à chuva e aceitaveis em seco.

Mal possa, troco-os, dou muito valor ao corpinho e quando os 2 elementos que nos ligam ao solo são de uma qualidade sofrível, não hesitarei em trocar, já para não falar que não "combinam" com a qualidade da forza.

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1977 em: 16 de Setembro de 2015, 14:32 »
Sim, os IRC "antigos" granjearam má fama, daí também a minha desconfiança...

No entanto como estes são novos, desenhados de raiz para a Forza e segundo a malta aqui do fórum são mais macios ao toque, talvez a qualidade tenha aumentado e sendo assim não seriam comparáveis aos modelos anteriores.

Só coloquei a questão porque não tenho experiência suficiente para aferir a qualidade dos mesmos  _careta_


ReiSol

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1978 em: 16 de Setembro de 2015, 15:52 »
Vi agora o tópico genérico sobre quais os melhores pneus e naturalmente ainda não há muitas opiniões sobre os IRC da Forza 125.

Ontem e hoje circulei com chuva e não me senti lá muito confiante com os mesmos a curvar... mas como só tenho 3/4 semanas de maxiscooter, vale o que vale....  _convivio_

Como vou usar a mota para as deslocações diárias todo o ano, estou a ponderar trocar para uns Dunlop ScootSmart ou Bridgestone Hoop B02/B03 assim que possível.

Sabendo que os anteriores IRC eram uma bela bosta em molhado e que estes foram especialmente desenvolvidos para a Forza, deixo aqui o repto:

O que acham destes IRC, especialmente em piso molhado?

cumps.

Faço minhas as palavras do companheiro T Elório. Fiz 17000km com os IRC na minha PCX, em condições meteorológicas muito adversas e nunca fui parar ao chão. Quando mudei para os Michelin City Grip, porque muita gente dizia mal dos IRC, caí duas vezes...uma a curvar em piso molhado e outra a curvar no empedrado. Penso que isso aconteceu devido ao excesso de confiança.
O importante é ajustarmos a condução às condições do piso e às condições atmosféricas, independentemente da marca dos pneus.

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1979 em: 16 de Setembro de 2015, 16:23 »
 _convivio_ Olá boas

Pessoal os IRC que as PCX trazem não tem nada a ver com os que vêm na Forza

quando estive ao pé da maxi do Tiago e apalpei os pneus fiquei com boa impressão da borracha

macia e com um rasto agradavel parece que os senhores da IRC estão a querer melhorar
abraços
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1980 em: 16 de Setembro de 2015, 16:30 »
Há IRC e IRC...

Para quem não sabe, os IRC são muito conhecidos na Ásia e no Japão, inclusive em competição, e tenho ideia que eram a escolha para algumas desportivas RR noutros tempos, como por exemplos as Suzuki GSX-R...

Boas curvas!
« Última modificação: 16 de Setembro de 2015, 16:33 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1981 em: 16 de Setembro de 2015, 16:55 »
Olá Twin  _convivio_

Independentemente da marca, sendo este um modelo novo ainda não consegui descobrir feedback sobre comportamento em piso molhado. Era por aí que pedia opiniões a quem os tem  ;)

Offline Grandpa

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 210
  • Localidade: https://t.me/pump_upp
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1982 em: 16 de Setembro de 2015, 17:53 »
Ontem foi dia de conduzir à chuva. Hoje também (mas menos). Ou seja foram dias para sentir or IRC da Forza neste tipo de condições. Conclusões:
  • São muito melhores do que os IRC que equipavam a PCX
  • Em reta e estradas com curvas pouco acentuadas comportam-se bem
  • Rotundas e curva mais apertada .... a traseira escorrega um pouco, o que obriga a alargar um pouco mais a trajetória (ou será que ainda vou com um pouco de velocidade/inclinação excessiva para as condições de trânsito?
  • Travam em piso molhado como qualquer bom pneu - o ABS ajuda muito eu sei
  • Comporta-se na tinta branca como os demais, mas nas tampas de esgoto e junções de pontes tem um bom comportamento, mesmo com chuva
  • Mudar de pneus no futuro - em principio só quando estes estiverem a necessitar de ser trocados, não para já

É a minha opinião sobre o assunto. Logo à noite vou ao fórum francês pesquisar sobre o assunto.

Mas ... ainda foi pouca a água. Temos que aguardar PIOR tempo eheheheheheh
« Última modificação: 16 de Setembro de 2015, 18:17 por Grandpa »

1408

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1983 em: 17 de Setembro de 2015, 02:22 »
Olá companheiros.
Chuva e pneus, pois eis a minha opinião fundamentada apenas na minha forza e única moto até à data portanto vale o que vale. Nestes últimos 3 dias no norte não choveu, houve literalmente um dilúvio,  alerta vermelho para chuva muito forte e vento acima de 40km. Não arrisquei no primeiro dia e ainda bem porque passei em locais em que a água chegaria sem a mínima dúvida ao joelho, tal q tamanha piscina que lá se tinha criado,  mas noutros dias andei de moto. Tinha a ideia do que tinha lido,  que os IRC eram o que eram, e na verdade fiquei surpreendido pela positiva, escoam bem a água, aderência em reta nem é questionável e em curva com a devida precaução que tenho também nos enlatados, fez se muito bem também, não fugiu, não senti que ficaria em apuros caso arriscasse mais um pouco. Tampas e linhas brancas é o que é,  não haverá milagres. Mas para concluir são pneus que para já me levam a querer que só no final d vida deles os substitua. E acho que pior do que estes dois, três dias não apanho mais neste ano.

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1984 em: 17 de Setembro de 2015, 08:48 »
Apesar da chuva não ter sido muita, deu para ficar com a sensação que a traseira ia fugir a qualquer momento, mas lá está, não tenho ainda kms suficientes para avaliar correctamente - ia devagar, se calhar até devagar demais  _lol_


O facto de serem as primeiras chuvas também não ajuda nada, há muito óleo e resíduos a escorrer pela estrada fora, até brilha... felizmente consegui aperceber-me e tive tempo de corrigir e passar mais ao largo _policia_


Não consegui foi evitar duas tampas de esgoto (percursos menos conhecidos é o que dá...) mas passei sem stress  _pol_

Posto isto e atento aos vossos relatos vou continuar a circular em piso molhado com as devidas reservas, até haver mais feedback destes IRC. Não que tenha pressa em trocar, mas se há investimento que compensa pela segurança e condução é num bom jogo de sapatas  _convivio_


Innuendo

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1985 em: 17 de Setembro de 2015, 12:39 »
Permitam-me fazer um comentário mais "forte", sem com isto querer atacar alguém(longe de mim tal coisa 8) )

1 - Pisos não se "testam" com a unhaca no piso  ;).  A menos que estejamos a falar de pneus de composto R(de baixissmo treadwear), dificilmente notarão a diferença de um para outro "á mão". Inclusivamente um pneu mais vazio pode dar ideia de ser mais mole....

2 - Para bem ou para mal de qualquer pneu, não podemos efectivamente associar  quedas à apreciação geral do mesmo, como já foi referido, um pneu que dê mais confiança, convidará os users  mais acelerados a abusar mais...

3 - Também quero acreditar que os pneus da forza são por base melhores que o da PCX, mas não nos podemos esquecer que a largura do pneu já por si confere uma estabilidade superior, o que faz efectiva diferença em chuva é a alteração do composto usado e desenho do pneu

4 - Temos que nos recordar que a menos que estejamos a falar de hiper carros\motas, nenhum veiculo vem com o melhor pneu possível de base, se assim fosse(e fazendo analogia ao mundo que mais "domino") todos os carros vinham com Toyo R888, isto obviamente acontece por questões de viabilidade economica do produto.

Para que entendam que não digo isto por dizer, já à alguns anos que faço trackdays com o meu carro e testei diversos pneus \ compostos  o que me permitiu  reunir algum conhecimento sobre este tema. O mesmo já conta com mais de 200000kms e os sets de pneus consumidos é assustador(melhor nem pensar nisso)

:)

saude a todos!


Xavier

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1986 em: 18 de Setembro de 2015, 18:32 »
Gostaria de lançar aqui um tema que não sei se já aqui foi discutido mas que me preocupa relacionado com sistemas anti-roubo. Alguém tem experiência em bloqueadores ou alarmes que possa partilhar?
Aproveito para partilhar convosco que a minha Forza (levantada a 8 de Agosto) tem "apenas" 500 km. É conduzida por mim e pela minha filha (tem menos 20 cm de altura que eu e menos 25 kg) que a temos conduzido quase sempre em circuito urbano. Apesar de não termos muita experiência com motos (tivemos uma Sym Fildde 125 que vendemos com 10000 km) estamos ambos muito satisfeitos com o produto. O consumo médio até ao momento é de 2.2 l, o que é excelente quando comparado com o nosso modelo anterior que gastava quase o dobro. Já dei uma volta com a patroa atrás como pendura e ela também ficou muito satisfeita. Somos portanto uma família feliz com a nossa Forza "Azul e Branca"  _fcp_
Abraço e aproveitem o bom fds que se aproxima para passearem.

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1987 em: 18 de Setembro de 2015, 22:18 »
Gostaria de lançar aqui um tema que não sei se já aqui foi discutido mas que me preocupa relacionado com sistemas anti-roubo. Alguém tem experiência em bloqueadores ou alarmes que possa partilhar?
...

Pesquisa:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/board,9.0.html
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1988 em: 18 de Setembro de 2015, 22:23 »
Xavier, e que tal abrir um DB (Diário de Bordo) na secção respectiva para nos ir contando essas "actividades" nessa fantástica Azul e Branca?
 _pol_

Aqui:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/board,41.0.html



Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1989 em: 08 de Outubro de 2015, 23:12 »
Aqui está uma excelente forma de protecção contra o tempo mais frio e chuvoso, com o equipamento disponibilizado pela Tucano Urbano - modelo Termoscud EVO, para a Forza 125.   _pol_ _pol_
Em França, o preço anunciado inicia-se nos €185.



E até nem fica inestético.... ;)


Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1990 em: 08 de Outubro de 2015, 23:29 »
Excelente acessório!

T. Elório, encomenda isto sff para não apanhares frios nas pernas!

Offline T. Elório

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2014
  • Mensagens: 563
  • Localidade: Ponte da Bica - Ramada - Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 ABS
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1991 em: 09 de Outubro de 2015, 05:35 »
Excelente acessório!

T. Elório, encomenda isto sff para não apanhares frios nas pernas!

Ai não encomendo não, prefiro as ceroulas  _lol_ _lol_ _lol_

Reconheço a utilidade mas sinceramente não gosto nada de ver aquilo na mota, assim como também não gosto daquelas coisas que tapam as mão todas (nem sei como se chamam, e não estou a falar das luvas).
Mas eu não sou exemplo para ninguém porque até as top-case não são do meu agrado......... gostos.

Cumprimentos  _convivio_
HONDA P......ão C......om X......óriço
HONDA FORZA 125 ABS...... JÁ RODA

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1992 em: 09 de Outubro de 2015, 12:51 »
Tenho lido apreciações que os novos IRC que equipam as pcx são melhores que a 1ª geração, provavelmente na Forza são já desta 2ª geração  _Rolley_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Alvim

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1993 em: 10 de Outubro de 2015, 11:23 »
Bom dia, eu já fiz o test Drive da Forza e é Boa Mota, e linda. Quero comprar uma maxiscooter, e experimentei todas que há no mercado e estou indeciso entre a kymco  downtown devido ao preço/qualidade,(é mesmo muito Boa), e a honda forza, mas compensa pagar 5090 euros chave na mão pela forza 125.? Dizem que mais vale tirar a carta de Mota e virar me para uma 300. Eu só gosto o suficiente de motas para querer comprar uma, devido a consumos, trânsito e estacionamento. Também quero me sentir seguro ( não quero pcx,muito pequena)....Quero comprar bem,não me quero arrepender, se me puderem ajudar,agradecia.

Xavier

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1994 em: 10 de Outubro de 2015, 14:33 »
Bom dia, eu já fiz o test Drive da Forza e é Boa Mota, e linda. Quero comprar uma maxiscooter, e experimentei todas que há no mercado e estou indeciso entre a kymco  downtown devido ao preço/qualidade,(é mesmo muito Boa), e a honda forza, mas compensa pagar 5090 euros chave na mão pela forza 125.? Dizem que mais vale tirar a carta de Mota e virar me para uma 300. Eu só gosto o suficiente de motas para querer comprar uma, devido a consumos, trânsito e estacionamento. Também quero me sentir seguro ( não quero pcx,muito pequena)....Quero comprar bem,não me quero arrepender, se me puderem ajudar,agradecia.
Caro Alvim,
Tive o mesmo problema, mas apaixonei-me pela Forza mal vi as primeiras imagens dela. Esperei e desesperei pela entrega, mas valeu a pena. Tenho-a há dois meses, tem quase 1000 km e estou muito satisfeito. Partilho-a com a minha filha (22 anos), mas não a usamos diariamente como principal meio de transporte. Sou portanto suspeito para dar opinião, mas a verdade é que com carta de condução e mais 3 ou 4 mil euros a oferta aumenta muito. Mas repito, ainda não me arrependi de ter dado os 5000 euros. _fcp_
« Última modificação: 10 de Outubro de 2015, 14:36 por Xavier »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1995 em: 11 de Outubro de 2015, 01:21 »
Quando se navega um pouco pela net e se encontra um especimen como este, devidamente personalizado e onde não falta o Arrow, tem de se partilhar...nem que seja somente para dar umas ideias ao pessoal.  ;)

Hope you like it...  _pol_


Fonte das imagens: leboncoin.fr

Offline Xquim

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 664
  • Localidade: P.de Santa Iria
  • Membro CPM.4060
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1996 em: 11 de Outubro de 2015, 01:26 »
Simplesmente linda!! pessoalmente eu aumentava um pouco mais o vermelho.
Pois eu ando cá com umas ideias.....que logo que pud€r...a minha DT vai ficar +/- assim. Olá se vai!!
Se ouvires "apitar"é o XQUIM a cumprimentar!*
Downtown 125--08/2012--Jul2015--38.000 Km
Downtown 300I-ABS --08/07/2015..0km13/03/2018..27800Km.
Suzuki Burgman 650Euro4-16/03/2018--0Km....

Alvim

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1997 em: 11 de Outubro de 2015, 07:39 »
Prefiro em azul...já que essa cor nem há em Portugal...só mandando pintar....
 _fcp_ _fcp_

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1998 em: 22 de Outubro de 2015, 19:11 »
Hoje fiquei surpreendido, fui fazer uma visita de cortesia e qual o meu espanto vejo 10 Honda Forza 125 prontas para entrega imediata.

Não á fome que não dê em fartura, só falta o crédito o% de juros. Cores variadas e nem apetece tirar os olhos de cima delas.

João scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1999 em: 22 de Outubro de 2015, 22:06 »
Terá sido no concessionário Ondavis, em Viseu???  _pol_


Os tempos de entrega devem estar actualmente bem mais curtos do que nos primeiros 3 a 4 meses após o lançamento do modelo no mercado, pelo que a entrega das chaves desde a encomenda formalizada pelos clientes, já deve ter perdido um pouco daquela mais do que comentada espera desesperante.....e ainda bem.  ;D

Já agora...uma visão de 10 unidades, como essa, é obra.  _pol_ _pol_