Eu tenho noção disso e por isso estou ainda indeciso na escolha que devo tomar.Por um lado agrada-me a forma ágil das scooters mais pequenas como a PCX/N-MAX, por outro agrada-me a ideia da maior estabilidade e segurança em estrada das scooters maiores como a Forza/X-MAXE como o meu trajeto é misto entre cidade (60%) e estrada (40%), fico divido na escolha
Para já estás a pensar unicamente em trajetos casa>trabalho, certo? E gostaste da sensação de conduzir moto?É que se gostaste, então o mais provável é que depois venhas a considerar fazer passeios de mota, e nesse caso, uma maxi de maiores dimensões como a Forza ou X-max, são muito melhores. Não é que as citadinas não o façam, mas o conforto é diferente.
Nuno,Não posso decidir por ti, mas posso contar-te brevemente a minha experiência em 2 rodas...Como já tive uma PCX, Scooter com que comecei a minha aventura, e sou actualmente proprietário de uma X-Max, acho que posso falar com alguma autoridade...Eu adorei a PCX! Pequena, leve, ágil e com um disparo canhão foi a melhor escola que podia ter para quem nunca tinha conduzido uma Scooter/moto na vida, para além das (raras) brincadeiras nas 50cc 2T de amigos na adolescência...Mas levei porrada que me fartei do vento, dos buracos que se sentem com aquelas rodas e pneus pequenos, das deslocações intermináveis em AE a ritmos baixos para aquelas vias e nem 3 meses depois já estava a pensar em tirar a carta para um upgrade!Assim pensei, assim o fiz, lá fui tirar a carta, mas as coisas não correram da melhor forma (podes pesquisar aqui no CPM), pelo que fiquei num dilema: insistia ou mudava de scooter mantendo-me nas 125?Por diversos factores optei por, para já, manter-me nas 125cc e realizar o upgrade para a X-Max (a Forza não tinha ainda sido apresentada, mas são equivalentes)!Resultado? Bem, não é uma 300/400/etc., mas serve para a maioria dos meus propósitos: motor muito mais disponível em altas, travões e pneus a sério (a minha tem ABS, vele todos os €€€), mais confortável em longas tiradas, a AE já não é um suplício pois mantenho uma velocidade compatível com a maioria do trânsito, o vento incomoda menos...Enfim, contínuo a pensar ir finalizar a carta um dia, mas já não sinto aquela urgência.Para MIM, o valor espartafudio que custam vale a pena, mas essa é a minha opção, tu terás que tomar a tua.Mas não vês ninguém com uma X-Max ou uma Forza arrependido por a ter adquirido... Digo eu...Sent from my LG-D802 using Tapatalk
Muito obrigado pelo comentário, porque me revejo também neste histórico.O meu receio passa também pela compra de uma mais pequena e passar pelo mesmo pensamento que tiveste aos fim dos 3 meses. Até porque comprando a N-MAX e se ao fim de "3 meses" mudar de ideias para algo maior, o valor da venda usada mais o valor da diferença entre as duas novas, não será suficiente para comprar a maior X-MAX/Forza.Já agora questiono sobre os tempos para revisões e afins entre marcas, alguém sabe como é entre a Yamaha e a Honda?
Quanto ao plano de manutenções deste modelo em concreto, podes ver o Diário de Bordo do companheiro JPDIAS, aqui:http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,25213.0.htmlEle inclusivamente colocou por lá uma cópia do que se encontra no manual de fábrica. No fundo, é um plano muitíssimo vantajoso e alargado.
Só para dizer que a minha Forza Já chegou , FINALMENTE, 3 meses e 2 dias depois...
De quantos em quantos km o vosso concessionário disse que seriam feitas as revisões? É que quando fui levantar a minha na Santogal em Alfragide, disseram-me que era de 4000 em 4000 km mas no manual da Forza aparece de 6000 em 6000km. Há aqui no forum um companheiro que também lhe disseram na Motorway que é de 4000 em 4000km. Ou há algo de estranho no meio disto ou nalguns concessionários confundiram os km com milhas, visto que nesta unidade de medida, as revisões que aparecem no manual são de 4000 em 4000 milhas.
....é por haver uma razão de carácter lucrativo para o lado dos mesmos. ....A revisão está bem explícita e esses concessionários estão a querer remar contra a maré...As Revisões com mudança de óleo são para ser realizadas a cada 6.000kms ou 1 ano (o que se fizer primeiro)!