Autor Tópico: Forza 125 (2015)  (Lida 1226136 vezes)

tparracho

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1875 em: 11 de Agosto de 2015, 10:01 »
Eu tenho noção disso e por isso estou ainda indeciso na escolha que devo tomar.

Por um lado agrada-me a forma ágil das scooters mais pequenas como a PCX/N-MAX, por outro agrada-me a ideia da maior estabilidade e segurança em estrada das scooters maiores como a Forza/X-MAX

E como o meu trajeto é misto entre cidade (60%) e estrada (40%), fico divido na escolha

Para já estás a pensar unicamente em trajetos casa>trabalho, certo? E gostaste da sensação de conduzir moto?

É que se gostaste, então o mais provável é que depois venhas a considerar fazer passeios de mota, e nesse caso, uma maxi de maiores dimensões como a Forza ou X-max, são muito melhores. Não é que as citadinas não o façam, mas o conforto é diferente.

NunoFRocha

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1876 em: 11 de Agosto de 2015, 10:19 »
Para já estás a pensar unicamente em trajetos casa>trabalho, certo? E gostaste da sensação de conduzir moto?

É que se gostaste, então o mais provável é que depois venhas a considerar fazer passeios de mota, e nesse caso, uma maxi de maiores dimensões como a Forza ou X-max, são muito melhores. Não é que as citadinas não o façam, mas o conforto é diferente.

Até estes 4 teste rides (duas vezes N-MAX, uma Sym e agora Forza) que fiz nunca tinha andado de mota em cidade, apenas em brincadeira em espaço fechado numa 50cc, por isso o gosto de conduzir mota, acho que se ganha com o tempo... só mais tarde vou começar a saber o que realmente pretendo da mota, sabendo que o pensamento inicial e me leva a pensar comprar é realmente o caminho casa/trabalho.

Os test rides que fiz foi sempre mais citadino que estrada e sem duvida que as mais pequenas são muito mais engraçadas de passar entre os carros parados, ontem na forza o meu a vontade para passar entre carros parados nos semaforos foi muito mais contido e pouco o fiz

Mas como eu disse tenho perfeita noção das diferenças entre os dois tipos de mota.



Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1877 em: 11 de Agosto de 2015, 10:21 »
Eu tenho noção disso e por isso estou ainda indeciso na escolha que devo tomar.

Por um lado agrada-me a forma ágil das scooters mais pequenas como a PCX/N-MAX, por outro agrada-me a ideia da maior estabilidade e segurança em estrada das scooters maiores como a Forza/X-MAX

E como o meu trajeto é misto entre cidade (60%) e estrada (40%), fico divido na escolha
Nuno,

Não posso decidir por ti, mas posso contar-te brevemente a minha experiência em 2 rodas...

Como já tive uma PCX, Scooter com que comecei a minha aventura, e sou actualmente proprietário de uma X-Max, acho que posso falar com alguma autoridade...

Eu adorei a PCX! Pequena, leve, ágil e com um disparo canhão foi a melhor escola que podia ter para quem nunca tinha conduzido uma Scooter/moto na vida, para além das (raras) brincadeiras nas 50cc 2T de amigos na adolescência...

Mas levei porrada que me fartei do vento, dos buracos que se sentem com aquelas rodas e pneus pequenos, das deslocações intermináveis em AE a ritmos baixos para aquelas vias e nem 3 meses depois já estava a pensar em tirar a carta para um upgrade!

Assim pensei, assim o fiz, lá fui tirar a carta, mas as coisas não correram da melhor forma (podes pesquisar aqui no CPM), pelo que fiquei num dilema: insistia ou mudava de scooter mantendo-me nas 125?

Por diversos factores optei por, para já, manter-me nas 125cc e realizar o upgrade para a X-Max (a Forza não tinha ainda sido apresentada, mas são equivalentes)!

Resultado? Bem, não é uma 300/400/etc., mas serve para a maioria dos meus propósitos: motor muito mais disponível em altas, travões e pneus a sério (a minha tem ABS, vele todos os €€€), mais confortável em longas tiradas, a AE já não é um suplício pois mantenho uma velocidade compatível com a maioria do trânsito, o vento incomoda menos...

Enfim, contínuo a pensar ir finalizar a carta um dia, mas já não sinto aquela urgência.

Para MIM, o valor espartafudio que custam vale a pena, mas essa é a minha opção, tu terás que tomar a tua.

Mas não vês ninguém com uma X-Max ou uma Forza arrependido por a ter adquirido... Digo eu...

Sent from my LG-D802 using Tapatalk
« Última modificação: 11 de Agosto de 2015, 10:22 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

NunoFRocha

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1878 em: 11 de Agosto de 2015, 10:34 »
Nuno,

Não posso decidir por ti, mas posso contar-te brevemente a minha experiência em 2 rodas...

Como já tive uma PCX, Scooter com que comecei a minha aventura, e sou actualmente proprietário de uma X-Max, acho que posso falar com alguma autoridade...

Eu adorei a PCX! Pequena, leve, ágil e com um disparo canhão foi a melhor escola que podia ter para quem nunca tinha conduzido uma Scooter/moto na vida, para além das (raras) brincadeiras nas 50cc 2T de amigos na adolescência...

Mas levei porrada que me fartei do vento, dos buracos que se sentem com aquelas rodas e pneus pequenos, das deslocações intermináveis em AE a ritmos baixos para aquelas vias e nem 3 meses depois já estava a pensar em tirar a carta para um upgrade!

Assim pensei, assim o fiz, lá fui tirar a carta, mas as coisas não correram da melhor forma (podes pesquisar aqui no CPM), pelo que fiquei num dilema: insistia ou mudava de scooter mantendo-me nas 125?

Por diversos factores optei por, para já, manter-me nas 125cc e realizar o upgrade para a X-Max (a Forza não tinha ainda sido apresentada, mas são equivalentes)!

Resultado? Bem, não é uma 300/400/etc., mas serve para a maioria dos meus propósitos: motor muito mais disponível em altas, travões e pneus a sério (a minha tem ABS, vele todos os €€€), mais confortável em longas tiradas, a AE já não é um suplício pois mantenho uma velocidade compatível com a maioria do trânsito, o vento incomoda menos...

Enfim, contínuo a pensar ir finalizar a carta um dia, mas já não sinto aquela urgência.

Para MIM, o valor espartafudio que custam vale a pena, mas essa é a minha opção, tu terás que tomar a tua.

Mas não vês ninguém com uma X-Max ou uma Forza arrependido por a ter adquirido... Digo eu...

Sent from my LG-D802 using Tapatalk

Muito obrigado pelo comentário, porque me revejo também neste histórico.

O meu receio passa também pela compra de uma mais pequena e passar pelo mesmo pensamento que tiveste aos fim dos 3 meses. Até porque comprando a N-MAX e se ao fim de "3 meses" mudar de ideias para algo maior, o valor da venda usada mais o valor da diferença entre as duas novas, não será suficiente para comprar a maior X-MAX/Forza.

Já agora questiono sobre os tempos para revisões e afins entre marcas, alguém sabe como é entre a Yamaha e a Honda?


Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1879 em: 11 de Agosto de 2015, 10:50 »
Muito obrigado pelo comentário, porque me revejo também neste histórico.

O meu receio passa também pela compra de uma mais pequena e passar pelo mesmo pensamento que tiveste aos fim dos 3 meses. Até porque comprando a N-MAX e se ao fim de "3 meses" mudar de ideias para algo maior, o valor da venda usada mais o valor da diferença entre as duas novas, não será suficiente para comprar a maior X-MAX/Forza.

Já agora questiono sobre os tempos para revisões e afins entre marcas, alguém sabe como é entre a Yamaha e a Honda?
Pois, duvido... Até porque a venda em 2ª mão de scooters quase novas é complicada, pois o diferencial é baixo, e os compradores vão para as novas... Eu ia...

Atenção que não digo que não vás crescer e uma Forza ou X-Max fiquem curtas, porque irão, mas se calhar levará mais tempo...

Em relação à manutenção serão razoavelmente equivalentes em termos de prazos de peças e oferta de oficinas, mas penso que em termos de valores e plano de manutenção a Forza terá vantagem face à X-Max...

Tenta fazer TD às duas...

Sent from my LG-D802 using Tapatalk

João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1880 em: 11 de Agosto de 2015, 11:43 »
Quanto ao plano de manutenções deste modelo em concreto, podes ver o Diário de Bordo do companheiro JPDIAS, aqui:

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,25213.0.html

Ele inclusivamente colocou por lá uma cópia do que se encontra no manual de fábrica. No fundo, é um plano muitíssimo vantajoso e alargado.  _pol_


NunoFRocha

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1881 em: 11 de Agosto de 2015, 15:32 »
Quanto ao plano de manutenções deste modelo em concreto, podes ver o Diário de Bordo do companheiro JPDIAS, aqui:

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,25213.0.html

Ele inclusivamente colocou por lá uma cópia do que se encontra no manual de fábrica. No fundo, é um plano muitíssimo vantajoso e alargado.  _pol_

Então em termos de km é similar ao praticado na Yamaha

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1882 em: 11 de Agosto de 2015, 16:29 »
Sim, existe alguma semelhança segundo pude constatar dos Manuais de Fábrica entregues com as unidades para o nosso país.

HONDA FORZA 125:
Trocas de óleo a cada 6.000Kms ou 1 Ano
Troca de correia a cada 24.000Kms.


YAMAHA X-MAX 125:
Trocas de óleo a cada 6.000Kms ou 1 Ano
Troca de correia a cada 18.000Kms.


---------------------------------------------

Print do manual de manutenção obtido no site Honda Forza Club de France (as indicações quanto às revisões é igual à do manual em Português):  _pol_




« Última modificação: 11 de Agosto de 2015, 16:48 por Sapiens21 »

SirPedro

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1883 em: 13 de Agosto de 2015, 01:45 »
Só para dizer que a minha Forza Já chegou _lool_, FINALMENTE, 3 meses e 2 dias depois...

Offline NunoMM

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 826
  • Localidade: VNGaia
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 i
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1884 em: 13 de Agosto de 2015, 08:32 »
   Colega SirPedro,

   Muitos parabéns pela aquisição e desejo-te boa sorte!
   Vai estando atento ao Forum e aparece em algum evento aqui pelo Norte.

   Continuação de bons kms para ti.
Todas as grandes viagens começam com um pequeno passo.

Offline celinho99

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2015
  • Mensagens: 438
  • Localidade: Quarteira
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX e NC750x
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1885 em: 13 de Agosto de 2015, 16:24 »
Boa sorte SIR, quem espera sempre alcança! eheheh
_fcp_
 

Offline Grandpa

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 210
  • Localidade: https://t.me/pump_upp
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1886 em: 13 de Agosto de 2015, 16:43 »
Sir Pedro já não é um Apeado. Agora tem uma excelente montada.
Boas curvas e aproveita bem
 scooter_

Manuel

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1887 em: 13 de Agosto de 2015, 21:39 »
Só para dizer que a minha Forza Já chegou _lool_, FINALMENTE, 3 meses e 2 dias depois...

Boa sorte com essa Forza , para teu conhecimento esse motor é um " Relógio Suíço "

 _convivio_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1888 em: 13 de Agosto de 2015, 21:59 »
Nesse caso e já que se têm sucedido os parabéns....aqui ficam também os meus.  _palmas_

Muitas felicidades com a máquina acabadinha de chegar, companheiro SirPedro.

Se poderes, coloca por cá um par de fotos...de preferência a apanhar um pouco da tua localidade (Santa Maria de Lamas).  _convivio_
« Última modificação: 14 de Agosto de 2015, 00:31 por Sapiens21 »

SirPedro

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1889 em: 14 de Agosto de 2015, 00:19 »
Obrigado a Todos  ;D


Ok Sapiens21, ta prometido  _pol_

antonilferreira

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1890 em: 14 de Agosto de 2015, 22:25 »
Amigos tenho o prazer de informar que ja recebi hoje a minha forza azul branca ao fim de 3 meses de espera.     scooter_ 
 scooter_  scooter_ scooter_
Amanha ponho aqui umas fotos

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1891 em: 15 de Agosto de 2015, 01:45 »
Felicidades amigo, boas curvas nessa boa máquina,  _pol_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

ReiSol

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1892 em: 15 de Agosto de 2015, 07:42 »
De quantos em quantos km o vosso concessionário disse que seriam feitas as revisões? É que quando fui levantar a minha na Santogal em Alfragide, disseram-me que era de 4000 em 4000 km mas no manual da  Forza aparece de 6000 em 6000km. Há aqui no forum um companheiro que também lhe disseram na Motorway que é de 4000 em 4000km. Ou há algo de estranho no meio disto ou nalguns concessionários confundiram os km com milhas, visto que nesta unidade de medida, as revisões que aparecem no manual são de 4000 em 4000 milhas.

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1893 em: 15 de Agosto de 2015, 09:05 »
De quantos em quantos km o vosso concessionário disse que seriam feitas as revisões? É que quando fui levantar a minha na Santogal em Alfragide, disseram-me que era de 4000 em 4000 km mas no manual da  Forza aparece de 6000 em 6000km. Há aqui no forum um companheiro que também lhe disseram na Motorway que é de 4000 em 4000km. Ou há algo de estranho no meio disto ou nalguns concessionários confundiram os km com milhas, visto que nesta unidade de medida, as revisões que aparecem no manual são de 4000 em 4000 milhas.
Boas companheiro,
Espero que tenha valido a pena a espera e que cumpra todas ou a maioria das tuas expectativas, afinal o que é mais importante e sentirmos bem com as montadas.

isso é realmente muito estranho que dois concessionários diferente com mensagens diferentes dos manuais e incluso diferentes da mensagem inicial que foi largamente discutida até na motorshow quando lá estive. Seriam assim tão... Que não saibam a diferença de milha para kilometro!?!?

Isto está me a parecer que foi algum memorando da Honda Portugal ou algo concertado entre concessionários que fazem isto mas não justificam porquê na entrega das maquinas...

Ou a Honda Portugal ou os concessionários devem esclarecer oficialmente as diferentes mensagens. Podem existir algumas razões para isso nem que sejam meteorológicas ;) ::)


Boas curvas


Sent from my Nexus 5 using Tapatalk
« Última modificação: 15 de Agosto de 2015, 09:06 por cross »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1894 em: 15 de Agosto de 2015, 10:33 »

A revisão está bem explícita e esses concessionários estarão eventualmente a querer remar contra a maré...

As Revisões com mudança de óleo são para ser realizadas a cada 6.000kms ou 1 ano (o que se fizer primeiro)! 

O manual de fábrica não pode ser dado a dupla interpretação, agarrando-se esse par de concessionários ao oportuno preciosismo entre milhas e Kms!!!!! 

O Manual de Fábrica não é para enfeitar e não se deve dizer hoje uma coisa e amanhã outra...ou então com base na cara do cliente.

« Última modificação: 15 de Agosto de 2015, 10:55 por Sapiens21 »

Offline Grandpa

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 210
  • Localidade: https://t.me/pump_upp
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1895 em: 15 de Agosto de 2015, 10:58 »
....é por haver uma razão de carácter lucrativo para o lado dos mesmos. ....

A revisão está bem explícita e esses concessionários estão a querer remar contra a maré...

As Revisões com mudança de óleo são para ser realizadas a cada 6.000kms ou 1 ano (o que se fizer primeiro)! 

Tambem é esta a impressão com que fiquei após ter obtido em dois concessionários resposta do género "O Manual diz 6000, mas acho melhor de 4 em 4000".  _pensador_

Por mim vou optar pelo manual  _reg_

Offline T. Elório

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2014
  • Mensagens: 563
  • Localidade: Ponte da Bica - Ramada - Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 ABS
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1896 em: 15 de Agosto de 2015, 12:05 »
De quantos em quantos km o vosso concessionário disse que seriam feitas as revisões? É que quando fui levantar a minha na Santogal em Alfragide, disseram-me que era de 4000 em 4000 km mas no manual da  Forza aparece de 6000 em 6000km. Há aqui no forum um companheiro que também lhe disseram na Motorway que é de 4000 em 4000km. Ou há algo de estranho no meio disto ou nalguns concessionários confundiram os km com milhas, visto que nesta unidade de medida, as revisões que aparecem no manual são de 4000 em 4000 milhas.

Companheiro ReiSol

Quando a minha Forza fez 1000 km apareceu no CB a mensagem "oil change" ou "change oil" (não me lembro exactamente), por isso é de esperar que quando for a próxima muda o CB cumpra a sua função e avise que o óleo é para mudar.
Também comprei na Motorway e como eles também não tinham a certeza fomos ao livro ver.
Está lá bem explicito 6000 Km mudança de óleo.

Cumprimentos  _convivio_
HONDA P......ão C......om X......óriço
HONDA FORZA 125 ABS...... JÁ RODA

SirPedro

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1897 em: 16 de Agosto de 2015, 19:43 »
Como Prometido estão aqui uma fotos da Forza, no parque de Sta. Maria de Lamas. _pol_
(Não sou fotografo nem percebo nada de fotografia, por isso desculpem se as fotos não prestarem xD)

E Hoje estão lá as tasquinhas, se quiserem ir lá, estão a vontade  :))







(rotunda da estátua do Broquista)
« Última modificação: 16 de Agosto de 2015, 19:59 por SirPedro »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1898 em: 17 de Agosto de 2015, 00:38 »
Bem gira a magana da máquina.

Não tarda e tens os primeiros 1.000Kms feitos nessa bonita Forza preto mate.

Leva a rodagem com calma, companheiro SirPedro.   scooter_

JViegas

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1899 em: 17 de Agosto de 2015, 10:10 »
Parabéns SirPedro pela aquisição. A Forza em preto é bonita.
Vê se tens oportunidade de abrir um DB para assim acompanharmos a tua relação com a máquina.