Autor Tópico: Forza 125 (2015)  (Lida 1226899 vezes)

Offline Hondaberg

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 37
  • Localidade: Sintra
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 c/ABS
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1850 em: 06 de Agosto de 2015, 23:51 »
Só para dar a boa noticia que fui hoje buscar a minha Forza 125 ABS Preta e Castanho no Lopes & Lopes em Sintra  _lool_  _pol_ scooter_ foram quase 3meses de espera... por 2 dias...  scooter_ _convivio_
0 o 0 o _(8o)

1408

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1851 em: 06 de Agosto de 2015, 23:52 »
Parabéns Hondaberg. E boa escolha de cor, a minha é igual, mas só a posso ir buscar no sábado  _lool_

Boas curvas  scooter_

Xavier

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1852 em: 07 de Agosto de 2015, 09:36 »
Desculpem o atrevimento, mas a mais bonita é a branca e azul ::). Tal como o camarada 1408 também eu vou buscar a minha no sábado e ao mesmo sitio. Parece que a Honda finalmente desbloqueou a situação e está a inundar o mercado com máquinas. Esperemos é que para o fazer não tenha diminuído os seus critérios de qualidade  _reg_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1853 em: 07 de Agosto de 2015, 09:56 »
Caro Xavier... a questão das cores é daquelas coisas que dá pano para mangas.   _careta_

Eu digo branco, tu dizes azul, outro diz cinzento  ;D...é extremamente complexo e trata-se mesmo de uma identificação com determinada cor, ou mesmo do efeito que aos nossos olhos torna determinado objecto mais ou menos desejável.

Quanto ao facto das Forza's estarem finalmente a inundar o mercado, deve-se essencialmente ao facto de o boom inicial estar agora finalmente a assentar, iniciando-se porventura daqui para a frente uma certa diminuição nos tempos de espera.

É um processo gradual e no final do ano uma encomenda levará por certo menos de 1/3 do tempo até ser entregue.

Manuel

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1854 em: 07 de Agosto de 2015, 11:35 »
Pois , a escolha de cores, é como o ditado venha o diabo e escolha, eu que não gosto de motas pretas por serem escuras e por se sujarem  muito, acabei por gostar da Forza em preto com os plásticos a castanho dourado, penso que o branco e azul que foi o que inicialmente gostei, acaba por cansar ao longo do tempo.

Clemente Vicente  (nova versão)

 _convivio_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1855 em: 07 de Agosto de 2015, 11:40 »
Pois , a escolha de cores, é como o ditado venha o diabo e escolha, eu que não gosto de motas pretas por serem escuras e por se sujarem  muito, acabei por gostar da Forza em preto com os plásticos a castanho dourado, penso que o branco e azul que foi o que inicialmente gostei, acaba por cansar ao longo do tempo.

Clemente Vicente  (nova versão)

 _convivio_


 _pol_ _pol_ _pol_ _pol_

Muito bem Clemente, welcome back.  _pol_

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1856 em: 08 de Agosto de 2015, 21:18 »
Parabéns aos felizardo que já conseguiram meter as mãos nas suas meninas ;)

Como nem tudo são rosas, aqui vai um pequeno vídeo que reporta um eventual problema na tampa da boca do depósito.

Pode dar jeito a dica, se por acaso acontecer a alguém (espero que tenha sido caso isolado).

http://youtu.be/l6RefcvB9wA

Aliás, aproveito para sugerir aos admins a criação de um tópico com as nuances e eventuais problemas & soluções que a malta vá encontrando na Forza 125 ;)

Muitos kms de boas férias!
Cumps.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1857 em: 08 de Agosto de 2015, 22:46 »
Olá companheiro António Rodrigues, _convivio_

Respondendo à tua questão, cabe aos membros do fórum e não necessariamente à Administração do mesmo, a criação dos tópicos que entenda necessários ou pertinentes, desde que naturalmente e consoante o separador em causa, se relacionem de alguma forma com este mundo das 2 rodas.

Percebi umas páginas antes que aguardas a chegada da tua, pelo que, imaginando que 1 mês depois de a teres queres saber como a por a andar mais, que variador colocar, que gramagem dos roletes será a melhor, que escapes e respectivas marcas existem para o modelo...etc...e aí sim poderás abrir um tópico com o tema. Imagina, tipo "Como colocar a Forza a andar mais". O mesmo se passa com questões de funcionamentos incorrectos, dúvidas quanto ao desempenho, questões quanto a algum barulho estranho, etc.

Se passares pelos separadores das várias marcas presentes no fórum, rapidamente verificarás que todos eles são criados pelos seus membros e com várias temáticas...umas de anomalias, outras quanto à divulgação de opções de pneumáticos, outras quanto aos acessórios disponíveis, outras quanto à forma de melhorar o conforto...há de tudo um pouco...até mesmo alterações "caseiras" (DIY).

---------------------------------

E a tua, mais um mesito para nos ser apresentada em Diário de Bordo??? *  _pol_


* A criação do mesmo cabe ao proprietário....a Admin. tem mais que fazer  _careta_ (estou a brincar contigo, meu caro).  :)

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1858 em: 08 de Agosto de 2015, 23:27 »
Caro Sapiens21, obrigado pela explicação e fica como referência futura.

Mas no caso referia-me a outro tema, embora pensando bem até faz mais sentido que seja eu ou qualquer utilizador do fórum a criar o tópico.

Referia-me especificamente a um tópico dedicado ao relato de problemas detectados na Forza 125, como o que é mostrado no vídeo. Seria um ponto de referência tanto para quem procura informação antes da compra como após.

Por certo ninguém pensa que apesar de fantabulástica estará isenta de alguns problemas, que se querem menores obviamente...

Assim que tiver mais tempo abro esse tópico ;)

E sim, amanhã já sei se a espera será de <2 semanas ou... 5.!
Claro que o DB da praxe será aberto e alimentado com entusiasmo :D

NunoFRocha

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1859 em: 09 de Agosto de 2015, 13:45 »
Boas tardes

Ainda ando às voltas com que primeira scooter comprar.

Agora que penso cada vez mais numa scooter 125 de maiores dimensões, tenho de ponderar a Forza até porque consigo melhor preço que na concorrência com a X-MAX

Sei que a forza têm vantagens em relação à concorrência, mas um ponto que me preocupa é a visibilidade dos espelhos para trás. Sentado na mota, parece-me que vejo mais as minhas mãos e braços do que o que deveria ver realmente. O mesmo não me parece acontecer com a X-MAX por os espelhos estarem bem mais em cima e mais próximos do condutor.

Quem comprou a mota e já andou nela, sente este problema? Encontraram já alguma solução para isto?

 

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1860 em: 09 de Agosto de 2015, 14:11 »
Olá companheiro Nuno,  _convivio_

Essa é uma excelente questão e que por acaso foi já abordada em alguns dos Diários de Bordo por parte de membros CPM, proprietários do modelo em causa.  _pol_

Das 4 ou 5 vezes que andei neste modelo, já acumulei algumas largas centenas de Kms e se inicialmente até notei alguma limitação, rapidamente me adaptei e bastou um pequeno (mesmo pequeno) movimento, para ver em toda área dos espelhos o que se passa atrás.

Aceito perfeitamente e porque o constatei, que poderá depender um pouco da largura de ombros/tronco e haver uns que vêem melhor que outros.

Se não me falha a memória, na primeira vez que andei no modelo abordei a questão dos espelhos, neste teste que te convido a ler: 

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,23884.0.html

Não sei se já o tinhas visto... ;)

NunoFRocha

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1861 em: 09 de Agosto de 2015, 14:37 »
Olá companheiro Nuno,  _convivio_

Essa é uma excelente questão e que por acaso foi já abordada em alguns dos Diários de Bordo por parte de membros CPM, proprietários do modelo em causa.  _pol_

Das 4 ou 5 vezes que andei neste modelo, já acumulei algumas largas centenas de Kms e se inicialmente até notei alguma limitação, rapidamente me adaptei e bastou um pequeno (mesmo pequeno) movimento, para ver em toda área dos espelhos o que se passa atrás.

Aceito perfeitamente e porque o constatei, que poderá depender um pouco da largura de ombros/tronco e haver uns que vêem melhor que outros.

Se não me falha a memória, na primeira vez que andei no modelo abordei a questão dos espelhos, neste teste que te convido a ler: 

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,23884.0.html

Não sei se já o tinhas visto... ;)

Já tinha lido... :)

Já li tanta coisa na net, que achei por bem tentar falar com quem tem uma e a conduz diariamente.

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1862 em: 09 de Agosto de 2015, 20:02 »
Já tinha lido... :)

Já li tanta coisa na net, que achei por bem tentar falar com quem tem uma e a conduz diariamente.

Faz testvdeives e tira as tuas proprias conclusões, é o melhor quenpodes fazer.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

1408

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1863 em: 10 de Agosto de 2015, 02:29 »
Agora já posso falar acerca dela porque já a tenho e já ando nela. Não tenho ponto de comparação com outra moto porque esta é a minha primeira e só estava habituado aos espelhos do carro, estranhei um bocado, mas creio que isso estranhava em qualquer uma mas admito também que os espelhos da forza requer um hábito, ainda não encontrei a melhor posição mas o simples movimento do corpo permite que vejas bem o que se encontra atrás de ti.

Cumps

NunoFRocha

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1864 em: 10 de Agosto de 2015, 09:51 »
Faz testvdeives e tira as tuas proprias conclusões, é o melhor quenpodes fazer.

O problema é encontrar motos para o test drive, pelo menos na zona do Porto ainda não encontrei onde o fazer.

tparracho

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1865 em: 10 de Agosto de 2015, 11:17 »
O problema é encontrar motos para o test drive, pelo menos na zona do Porto ainda não encontrei onde o fazer.

Companheiro, no site da Motoboxe indica terem a forza disponível para test drive.

No caso da Mototur e Mototrofa, não indica, pelo que terás de ligar para os mesmos e perguntar.

NunoFRocha

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1866 em: 10 de Agosto de 2015, 16:51 »
Agora já posso falar acerca dela porque já a tenho e já ando nela. Não tenho ponto de comparação com outra moto porque esta é a minha primeira e só estava habituado aos espelhos do carro, estranhei um bocado, mas creio que isso estranhava em qualquer uma mas admito também que os espelhos da forza requer um hábito, ainda não encontrei a melhor posição mas o simples movimento do corpo permite que vejas bem o que se encontra atrás de ti.

Cumps

Pois eu tenho o mesmo problema e a mesma realidade, porque também irei passar de carro para moto.
Já vi vídeos com pequenos espelhos que se cola e supostamente ajudam

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1867 em: 10 de Agosto de 2015, 16:56 »
Sim, existem mesmo caro Nuno Rocha.  _pol_
O nome dos mesmos (em Inglês, pois existe bem mais informação e imagens) e se quiseres efectuar uma pesquisa, é: Small Convex Mirror.

Dão resultado e o companheiro Pianoman é um dos que faz uso dos mesmos, com excelentes resultados.   _pol_

Offline marcio_s

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 547
  • Localidade: Loures
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS Evo 125
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1868 em: 10 de Agosto de 2015, 17:00 »
Ha alguns exemplos de diy aqui no fórum, nas sym gts, pois sofrem do mesmo mal.
De qualquer maneira posso dizer da minha experiência. Comprei espelhos nos chineses para ajudar, entretanto o espelhinho do lado esquerdo descolou-se e não voltei a colocar, pois habituei-me.

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk


tparracho

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1869 em: 10 de Agosto de 2015, 17:08 »
Meus caros, os espelhinhos referidos, podem ajudar, mas nunca façam mudanças de faixa, outro tipo de manobras sem primeiro rodarem mesmo a cabeça para espreitar o ângulo morto.

Devem fazer esta manobra com as devidas precauções, isto é, devem primeiro assegurar-se que circulam a uma distância de segurança do veículo à vossa frente, olham para o lado rapidamente, mas o suficiente para se assegurarem que não está nenhum veículo ao vosso lado que possa escapar aos espelhos e então realizam a manobra.

Outro conselho é o de irem constantemente a dar espreitadelas aos espelhos, se forem controlando quem vem atrás de vocês com regularidade, serão menos surpreendidos por ultrapassagens e outras manobras.

Offline T. Elório

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2014
  • Mensagens: 563
  • Localidade: Ponte da Bica - Ramada - Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 ABS
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1870 em: 10 de Agosto de 2015, 17:23 »
Parabéns aos felizardo que já conseguiram meter as mãos nas suas meninas ;)

Como nem tudo são rosas, aqui vai um pequeno vídeo que reporta um eventual problema na tampa da boca do depósito.

Pode dar jeito a dica, se por acaso acontecer a alguém (espero que tenha sido caso isolado).

http://youtu.be/l6RefcvB9wA

Aliás, aproveito para sugerir aos admins a criação de um tópico com as nuances e eventuais problemas & soluções que a malta vá encontrando na Forza 125 ;)

Muitos kms de boas férias!
Cumps.

Caro companheiro

Boa partilha, isto porque já me aconteceu o que aqui vem explicado no vídeo.
No dia em que fui buscar a minha Forza isto aconteceu-me, antes de arrancar para sair do stand testei todos o botões e essa tampinha não abriu.
É claro que o vendedor prontamente disse para ir à oficina pois seria algum lapso na montagem.
Entrei na oficina e 2 minutos já estava a sair, pois lá lhe deram um jeito e tudo ficou a funcionar normalmente.
Até hoje e passados 3000 km nunca mais tive problemas.
Será um problemas de todas? Não sei mas há aqui mais companheiros que já têm as suas e puderam dizer se já lhe aconteceu.

Cumprimentos _convivio_
HONDA P......ão C......om X......óriço
HONDA FORZA 125 ABS...... JÁ RODA

NunoFRocha

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1871 em: 10 de Agosto de 2015, 19:02 »
Companheiro, no site da Motoboxe indica terem a forza disponível para test drive.

No caso da Mototur e Mototrofa, não indica, pelo que terás de ligar para os mesmos e perguntar.

Ora cá estou eu de volta.
Depois de ter ido à motoboxe duas vezes, foi preciso ligar e questionar pelo test ride... para o conseguir fazer

Os espelhos não são tão maus como pensava e realmente qualquer ajuste do corpo ajuda a ver o que está atrás de nós.
Em termos de posição de condução achei agradável e chego facilmente ao chão e sentindo sempre a moto muito estável.
O que menos gostei foi a resposta do acelerador, pensava que seria mais enérgico que o da n-max. Bem sei que são pesos diferentes e motos diferentes, mas mais 3cv apesar do peso esperava mais.
Andei um pouco em estrada e cheguei aos 100 mas sem tempo para passar disso.
Resumindo, ainda não sei bem que decisão tomar... preciso de pensar bem.
Vou estando atento aos vossos posts

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1872 em: 10 de Agosto de 2015, 19:12 »
Olá Nuno!

Vamos por partes... Estas a comparar alhos com bogalhos...

A NMax é uma citadina, e para essa utilização é importante um arranque canhão e uma maneabilidade nervosa, pois sai essas as necessidades no trânsito citadino. Saindo do seu elemento, entenda-se, vias rápidas e autoestradas e distâncias maiores, mostrará logo as sua limitações, não só em termos de motor mas principalmente de ciclística!

Podes a ver como a PCX da Yamaha, com o ADN próprio da marca dos diapasões!

A Forza é outra fruta, é uma resposta directa à X-Max da Yamaha, uma Scooter GT e desportiva, que se sente mais à vontade fora da cidade, nas viagens dos subúrbios para o centro em vias rápidas e autoestradas, com uma ciclística a condizer...

O que é que valorizas mais?

Sent from my LG-D802 using Tapatalk

João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1873 em: 10 de Agosto de 2015, 21:02 »
 São campeonatos diferentes, para arranques rápidos tens a pcx, imbatível em meio citadino :)
A Forza é mais estadista
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

NunoFRocha

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #1874 em: 11 de Agosto de 2015, 09:56 »
Olá Nuno!

Vamos por partes... Estas a comparar alhos com bogalhos...

A NMax é uma citadina, e para essa utilização é importante um arranque canhão e uma maneabilidade nervosa, pois sai essas as necessidades no trânsito citadino. Saindo do seu elemento, entenda-se, vias rápidas e autoestradas e distâncias maiores, mostrará logo as sua limitações, não só em termos de motor mas principalmente de ciclística!

Podes a ver como a PCX da Yamaha, com o ADN próprio da marca dos diapasões!

A Forza é outra fruta, é uma resposta directa à X-Max da Yamaha, uma Scooter GT e desportiva, que se sente mais à vontade fora da cidade, nas viagens dos subúrbios para o centro em vias rápidas e autoestradas, com uma ciclística a condizer...

O que é que valorizas mais?

Sent from my LG-D802 using Tapatalk

Eu tenho noção disso e por isso estou ainda indeciso na escolha que devo tomar.

Por um lado agrada-me a forma ágil das scooters mais pequenas como a PCX/N-MAX, por outro agrada-me a ideia da maior estabilidade e segurança em estrada das scooters maiores como a Forza/X-MAX

E como o meu trajeto é misto entre cidade (60%) e estrada (40%), fico divido na escolha