Boa sugestão, muito bem. E uma excelente ideia da Honda, algo que devia ter "linkado" no seu site oficial em português/PT.
Já agora: na coluna ao lado do vídeo sugerido há um outro, também da Honda, sobre a postura a manter enquanto se conduz.
Mais que parabenizar a colocação do link, esta minha intervenção pretende sublinhar que a forma de travagem do vídeo é aquela indicada para as motos dotadas de Travagem Combinada (também conhecida por CBS), um sistema que faz a gestão, doseamento se assim se entender, da travagem frente/atrás.
Nas motas que não o possuem o CBS, a travagem não será assim tão linear, há que aprender a dosear a força aplicada às "manetes". Nas escolas de condução aprende-se a travar mais com o da frente, equilibrando a transferência de massa para frente resultante com o "aconchego" do travão traseiro. Aconselho, por isto, os/as companheiros/as a darem uma vista de olhos sobre as entradas do nosso fórum onde se discute a Travagem.
Mas, sem dúvida, o CBS é um avanço tecnológico na Segurança Passiva que, aliado ao Sistema Anti-bloqueio (ABS), e ao sistema Anti-derrapagem (ASR), torna as motas bem mais seguras.
A Honda é pioneira na introdução do CBS e ABS, combinados, em alguns modelos. Mas, segundo sei, CBS, ABS e ASR juntos só estão disponíveis na Piaggio, no modelo X10 por exemplo. A Suzuki introduziu o ABS nas suas Burgman 400 há anos e retirou-lhe o CBS que tradicionalmente as equipava, a razão por que o fez escapa-me. Não sei se a Sym optou também por retirar o CBS quando introduziu o ABS nas suas 400. Mais que o desempenho, são dados a ter em conta quando se compra um veículo só com duas rodas.