Autor Tópico: PCX- Bateria  (Lida 14458 vezes)

Offline Filipe Pombo

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PCX- Bateria
« em: 24 de Setembro de 2014, 00:12 »
boas
A PCX perfaz este mês 10 meses e 7,000 Km's. Já tinha dado um ar de sua graça quando há um mês ficou a arranhar a bateria, só pegou com uma série de manobras, hoje fez a revisão na Motorway, Campolide, e montou uns City Grip por causa da chuva. O meu filho foi dar uma volta para gastar a goma e ao fim de 2 km's atendeu um telefonema de 3 minutos e ficou sem bateria, tive de lá ir com um Booster já que nada a fazia voltar á vida.

Fomos directos á oficina, e primeiro disseram ser normal esta morte súbita da bateria, _thumbdown_ pois estar em paua por 3-5 minutos era suficiente para a bateria morrer... :-? :-? e depois aconselharam a desligar em permanência o Start-Stop já que este contribuía para o desgaste da bateria...

Deixamos a bateria (e mota) para carga e amanhã vamos voltar a ir busca-la , ainda um dos mecanicos colocou a hipótese de trocar a bateria por uma nova por esta poder estar avariada, mas outro disse logo que a revisão tinha atrasado (porque eles só tinham data para hoje depois das férias)  _thumbdown_ _thumbdown_e que isso fazia com que a garantia já não cobrisse a bateria , isto é dos 2 anos , eles sacudiram a agua do capote ao fim de 10 meses  _pensador_ _pensador_

Não gostei da atitude e acho estranho que  digam não se usar o Start/ Stop uma vez que é um dos argumentos da PCX

Alguém teve problemas com a bateria da pCX ou é caso único?

Obrigado
Espirito Aventura

Offline xnreis

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Re: PCX- Bateria
« Responder #1 em: 24 de Setembro de 2014, 08:47 »
Se a mota tem start stop a bateria tem de ser capaz de aguentar o sistema...

TiagoF

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Re: PCX- Bateria
« Responder #2 em: 24 de Setembro de 2014, 09:16 »
boas
Não deve ser devido ao start stop mas sim de algum consumo que fica sob a bateria durante algum tempo.
AS baterias já se sabe que ate mesmo nos carros se a usarmos sem entrada de carga vai morrendo, como o uso das lâmpadas acesas sem estar o motor em funcionamento, entre outras.
Nas 2014 um dos pontos fracos corrigidos foi a bateria possivelmente por ser fraca para o sistema. Meteram uma bateria mais capacidade e também como a iluminação é led o consumo em "pausa" é mínimo.

Podes sempre pedir opiniões noutros concessionários, para teres bem a certeza do que te dizem esta correcto

Offline Paulo Silveiro

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Re: PCX- Bateria
« Responder #3 em: 24 de Setembro de 2014, 09:39 »
A minha PCX tem 16 meses e a bateria nunca deu sinal de ficar fraca. Tenho lido relatos que se a moto ficar parada muitas semanas  a bateria descarrega. Por outro lado nos modelos anteriores ao último, o starstop dava cabo das baterias. O meu anda sempre desligado, a diferença de consumo é quase nula.
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Manhas

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Re: PCX- Bateria
« Responder #4 em: 24 de Setembro de 2014, 13:19 »
Eu tenho tudo uma PCX da 1ª série, aquela que supostamente podia dar problemas de bateria por usar o Stop&Go mesmo com a bateria fraca e nunca tive qualquer problema. O Stop&Go anda sempre ligado e a bateria é a original.

Quando apresentas um problema deste e o mecânico te responde que a solução é deixares de usar uma funcionalidade da mota então ou tem má vontade, ou é incompetente ou é as duas coisas juntas.

Por isso, o conselho que te dou é insistires com eles; para eles é sempre agradável facturarem uma bateria para a PCX do que terem o trabalho adicional de abrir um processo de garantia junto da marca; por outro lado, a solução apresentada de deixares de usar o Stop&Go pode servir para eles (pelas mesmas razões da bateria e porque não são eles que usam a mota) mas para ti não (és tu que deixas de usar uma funcionalidade da mota, funcionalidade essa que pagaste e manténs um eventual problema que pode e deve ser resolvido ao abrigo da garantia).

Off-Topic: Este relato fez-me lembrar uma situação que assisti há uns anos numa oficina de uma determinada marca de automóveis onde uma cliente se queixava que seu carro (com potência superior a 100 cv) não desenvolvia bem a partir dos 120 km/h. A resposta do mecânico para a senhora foi mais ou menos esta «Mas qual é problema? Não sabe que não pode andar a mais de 120?»

Offline T. Elório

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Re: PCX- Bateria
« Responder #5 em: 24 de Setembro de 2014, 16:32 »

Boas companheiros

Não sendo eu mecânico nem especialista em baterias, não acho nada normal uma bateria ao fim de 7000 Km dar o berro.
Tem que se dar muito mau uso para que tal aconteça e certamente que este não será o caso.

A minha está com 9500 Km e tudo funciona normalmente, sendo de realçar que não uso o Stop&GO porque para o trajeto que faço diáriamente não se justifica.

Faz barulho e reclama isso não pode ser.

Cumprimentos  _convivio_
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nribeiro

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Re: PCX- Bateria
« Responder #6 em: 24 de Setembro de 2014, 19:05 »
Eu tenho tudo uma PCX da 1ª série, aquela que supostamente podia dar problemas de bateria por usar o Stop&Go mesmo com a bateria fraca e nunca tive qualquer problema. O Stop&Go anda sempre ligado e a bateria é a original.

Quando apresentas um problema deste e o mecânico te responde que a solução é deixares de usar uma funcionalidade da mota então ou tem má vontade, ou é incompetente ou é as duas coisas juntas.

Por isso, o conselho que te dou é insistires com eles; para eles é sempre agradável facturarem uma bateria para a PCX do que terem o trabalho adicional de abrir um processo de garantia junto da marca; por outro lado, a solução apresentada de deixares de usar o Stop&Go pode servir para eles (pelas mesmas razões da bateria e porque não são eles que usam a mota) mas para ti não (és tu que deixas de usar uma funcionalidade da mota, funcionalidade essa que pagaste e manténs um eventual problema que pode e deve ser resolvido ao abrigo da garantia).

Off-Topic: Este relato fez-me lembrar uma situação que assisti há uns anos numa oficina de uma determinada marca de automóveis onde uma cliente se queixava que seu carro (com potência superior a 100 cv) não desenvolvia bem a partir dos 120 km/h. A resposta do mecânico para a senhora foi mais ou menos esta «Mas qual é problema? Não sabe que não pode andar a mais de 120?»
Facepalm!!!

Eu desliguei o Stuart and stop porque a diferença é mesmo nula em termos de consumo. De facto se os trajectos forem curtos e o start and stop estiver activo a bateria pode não ter tempo de carregar.

Offline Filipe Pombo

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Re: PCX- Bateria
« Responder #7 em: 24 de Setembro de 2014, 20:32 »
Pois é pessoal, acho que estamos mais num caso de prepotência do empregado da oficina , esta tirada da garantia  não me tirou do sério porque o colega estava a resolver o caso,  por menos já pedi livros de reclamações, mas mais importante e tenho a certeza mais abrangente para a marca e concessionário é esta divulgação entre nós, que neste caso é bem negativa .
Caso a bateria se aguente lá vamos andando , se der o berro novamente , vão ter de trocar a bateria, enquadrada no âmbito da garantia   _reg_

Claro que sabemos que luzes ligadas descarregam baterias, mas estamos a falar de 3 minutos e não de 20, ou 30 , sei que são verdade os 3 minutos porque tenho o registo do telefonema (era entre mim e o meu filho, e eu a perguntar se os novos pneus city Grip, estavam OK) , ele estava a 3 km's de mim, e vinha para o meu escritório, não haveria razão para chamadas longas  _pensador_ 


Obrigado pessoal pela opinião





Espirito Aventura

Offline mpaneves

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Re: PCX- Bateria
« Responder #8 em: 06 de Outubro de 2014, 14:14 »
Boas ,a PCX que instalei o kit malossi já levou uma em julho qd fez 2 anos,porque? Ele andava pouco e com o Stuart stop ligado ,as lâmpadas " normais de origem gastam a bateria toda qd esta está em stby por isso as novas vem tudo em led,conselho troquem as lâmpadas que conseguirem por LEDs e desliguem o start stop pois assim vai durar sempre mais,é normal elas morrerem de repente mas com 3 ou mais anos ,qt mais se poupar a bateria melhor.
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Marco Neves

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Re: PCX- Bateria
« Responder #9 em: 06 de Outubro de 2014, 14:55 »
Antes de "partires a loiça toda" informa-te bem.
A garantia de 2 anos para o veiculo não deve cobrir a bateria.
Nalgumas marcas (por ex; SYM) a garantia para a bateria é de 6 meses _confuso_

Offline António Teles

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Re: PCX- Bateria
« Responder #10 em: 06 de Outubro de 2014, 15:05 »
Se a bateria entrega a alma ao criador- culpa nossa. -  compra outra
Se uma roda treme ou está mal calibrada - culpa nossa. - troca de pneus, paga.
Nas motas salvo raras excepções quase tudo o que acontece é culpa nossa.
Comprei o tubo que liga o filtro de ar ao sistema de injecção, e já se rasgou 2 vezes, da última vez também me disseram para eliminar o tubo e por um filtro cônico D irecto, assim já não rasgava.

Mas também penso que é na brincadeira que nos dizem estas graçolas. _martelada_
Atenção aos radares! Eles andem aí!

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Re: PCX- Bateria
« Responder #11 em: 06 de Outubro de 2014, 15:05 »
Já agora só mais uma achega.
Um "expert" em baterias explicou-me que num veiculo o que faz com que a bateria dure muito tempo é esta descarregar...
Partindo do principio que está tudo bem com o circuito de carga da bateria e que o veiculo anda regularmente, não se deve poupar bateria. Ou seja se fizermos viagens com duração suficiente para carregar a mesma, devemos usar as luzes etc.
Explicou-me que o que mata as baterias é precisamente terem  muito tempo de carga e pouco consumo.
Deu-me o exemplo das ambulâncias que tem um consumo de bateria enorme com luzes, pirilampos etc etc mesmo com o motor parado e em que as baterias duram 6,7 e mais anos.
Mas confesso que não sou grande entendido na matéria. Como se costuma dizer "estou a vender o peixe ao preço que o comprei" ;)

Offline mpaneves

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Re: PCX- Bateria
« Responder #12 em: 06 de Outubro de 2014, 15:17 »
Essa das luzes é boa,pois ainda a pouco tempo vi um teste acerca das drl  e poe ex quem anda com as luzes ligadas ( médios) e é desnecessário o carro gasta mais 5% pois o alternador ter de andar sempre a dar mais corrente a bateria não é de graça ,mas cada um vende o seu peixe ,ah já agora o corsa td de 97 do meu pai não anda pois só tem 80000 km e as baterias duram 6 anos em media as vezes de inverno da carga e mais nada .mas cada caso é um caso
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Re: PCX- Bateria
« Responder #13 em: 06 de Outubro de 2014, 15:27 »
Sim cada caso é um caso e cada um, vale o que vale...tenho 2 carros num a bateria já tem quase 8 anos e no outro (que praticamente não anda) tem 4. Na minha SYM a bateria (apesar de ter levado um desgaste enorme numa viagem em que o alternador queimou _martelada_) vai com 2,5 anos. As lampadas são as de origem e ando sempre com os médios ligados.
Gastar mais combustível é outro assunto...acho eu...estávamos a falar da longevidade das baterias.
Mas volto a dizer que não sou um grande entendido na matéria.
Boas curvas