Autor Tópico: Vibração na Forza 300  (Lida 20639 vezes)

escape_roto

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Vibração na Forza 300
« em: 17 de Setembro de 2014, 10:59 »
Olá
Relativamente ao assunto da vibração.
Depois de uma pequena pesquisa encontrei o no fórum hondapcx.org, um tópico onde está a ser/foi  discutido, a vibração sentida por alguns utilizadores/proprietários da FORZA.

http://www.hondapcx.org/viewtopic.php?f=22&t=1930&hilit=vibration

Uma das razões ou fator apontado por alguns users diz respeito ao tipo de construção do motor da FORZA (mono-cilindrico) e à ressonância que estes motores fazem em determinado ponto do seu funcionamento, explicado aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Single-cylinder_engine

No caso da FORZA essa vibração/ressonância é sentida mais ou menos nessa rotação/velocidade.

Existe um user do fórum que afirma ter conduzido FORZAS novas e usadas, e todas em determinado ponto o fazem, ele chama-lhe: “Single Cylinder resonation”

Mais uma vez afirmo/escrevo que a vibração/ressonância que sinto não me incomoda.
Sente-se que está lá.

A melhor definição que encontro para esta ressonância é como quando conduzo alguns carros numa mudança muito alta a uma velocidade baixa e querendo acelerar sente-se uma maior vibração. Não sei se me entendem.

Continuarei nas pesquisas.

Offline Sapiens21

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Re: Re: Honda Forza 300 ABS - escape_roto
« Responder #1 em: 17 de Setembro de 2014, 14:06 »
Vamos lá a ver se o assunto do "feitio" fica definitivamente esclarecido, palavra essa que já me começo a arrepender de ter utilizado pelo sentido dúbio que está a gerar.

Entretanto peço desculpa pelo breve off-topic, que o companheiro escape-roto oportunamente tratará de apagar, ou mesmo a moderação terá o cuidado de reencaminhar para o devido local.

A referência à aludida palavra e que me vou abster de voltar a escrever, tinha como objectivo explicar que o sintoma descrito parte de uma característica do modelo em novo, vou repetir, em novo, não de algo que é adquirido ao longo do tempo ou decorrente de uma utilização incorrecta ou lesiva dos órgãos mecânicos do modelo, ou seja, não se tratará de algo a que usualmente chamamos de defeito.

Aliás, basta ler os relatos feitos dos actuais proprietários para de aí retirar que, não fosse o facto de se ter falado no assunto, muitos deles nem teriam notado a sua existência, mesmo os que têm o modelo à pouquíssímos dias/semanas.

Companheiro _AXE_, fizeste referência a diversos problemas que podem acontecer em modelos de um modelo geral, mas mencionaste de forma abrangente coisas que acontecem muitas das vezes à posteriori e esses casos sim, são mesmo defeitos.

Aqui trata-se de algo que ocorre numa faixa de rotação específica com o modelo desde novo e pelo que leio (já conduzi o modelo e não me apercebi de nada), a forma de se manifestar é quase imperceptível e pouco incomodativa para a maior parte dos companheiros.

Será daqueles casos em que se poderia escrever algo como... "se não me tivessem dito, nem me tinha apercebido disso!".

Tinha de clarificar esta questão levantada, apenas como opinião, não sendo de modo nenhum dono da razão, sendo este espaço de partilha o local apropriado para o efeito.

Mas analisadas as situações relatadas, sou a concluir tratar-se de uma caso que identifico, sem ter grandes dúvidas, como característica do próprio motor, ou seja, feitio.....bolas, voltei a dizê-lo!  :-X



Offline _AXE_

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Re: Re: Honda Forza 300 ABS - escape_roto
« Responder #2 em: 17 de Setembro de 2014, 14:54 »

Antes demais peço desculpa ao companheiro escape_roto, mas é aqui que se está a "debater" sobre o que pode ser ou não normal "tremeliques" "ressonâncias" nas maxis.

Se pretender pode depois apagar todos os meus comentários, pois são tbm a minha opinião, e nada mais que isso, apenas tenho direito a dá-la quer entendam ou não.

Citando... e não discutindo como pode querer parecer, ou fazerem parecer mais uma vez _mau_
O que escrevo é sempre de boa fé e não para denegrir ngm nem o que disseram como exemplo.


Companheiro _AXE_, fizeste referência a diversos problemas que podem acontecer em modelos de um modelo geral, mas mencionaste de forma abrangente coisas que acontecem muitas das vezes à posteriori e esses casos sim, são mesmo defeitos.


Exactamente isso companheiro!!  _pol_

Diversos problemas abrangentes que podem acontecer em modelos de um modo geral ..... mas que podem não ser "feitio" (epá tbm usei o feitio mas queria dizer normais)

Acho que não vale a pena voltar-me a repetir sobre esse assunto  _lool_

Mas vou-me repetir ao citar isto.....

Acho que estamos em off-topic....na sei bem

Pode por vezes acontecer que alguma mola de algum plástico, ou algum encaixe "manhoso" que não esteja bem colocado, ou esteja em falta (pode ter caido) e somente isso pode fazer essa trepidação....não deve ser nada que interfira na segurança dos passageiros, mas contudo  é melhor passar mesmo num representante para verificarem.

Boas curvas


E ainda isto......


Uma coisa é ser um produto que não há solução para esse "defeito" ou "feitio", porque efectivamente há coisas que mecanicamente são impossíveis de poder fazer melhor, outra coisa é  passar a fazer passado pouco tempo de uso.


É evidente que a palavra "feitio" que foi aplicada pode ter várias interpretações, mas cada um sabe como a interpreta.
Eu sei como a quis aplicar!


Agora voltando um pouco ao tópico, mesmo podendo ser esta minha e as outras apagadas.

Todas as maxis/scooters ou todos os motores que trabalhem por meio de "centrifugação" onde seja aplicada um mecanismo de tracção como uma embraiagem seca, onde existem na fricção um tambor e calços, que se vão desgastando com o aumento dos quilómetros, têm sempre, mas sempre uma pequena vibração em certas rotações devido precisamente à "tracção" no momento de "engate" para que essa energia passe a ser movimento transmitido à roda. Nesse preciso momento, pode haver sempre alguns pequenos"engates e desengates" (se é que se pode chamar assim), e isso pode agravar com os desgaste tbm das chamadas correias e roletes!
Volto a dizer que ha "trepidações" que por norma são normais, devido a muitos factores, e esses por vezes são inevitáveis de acontecer, pois na mecânica não ha milagres, e este tipo de transmissões (os das maxis) são mesmo assim.
Umas fazem mais que outras, mas todas fazem!
! (palavras minhas!!)
Existe um modelo, e não estou a defender nada nem ngm, mas foi o que me pareceu quando fiz o test-drive na altura, mas a Xciting-400, é a única que menos vibra (são palavras minhas tbm embora possa haver quem ache algo diferente, não sei se há).

Existem muitas vibrações que eu sei que não são normais, embora muitas marcas e muitos mecânicos digam que sim, e foi isso que eu quis dizer com esta lengalenga toda, metendo-me com o companheiro Sapiens21, sem querer fazer disto um crime ou algo que esteja a denegrir marcas ou modelos. Até gosto bastante da Forza!

Companheiro Escape_roto, espero que continue a desfrutar da sua máquina, e que continue sem problemas, pois parece que esse "feitio" é mesmo normal, como era de esperar....mas poderia não ser... ainda bem que é!!

Boas curvas

As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

vicente

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Re: Re: Honda Forza 300 ABS - escape_roto
« Responder #3 em: 17 de Setembro de 2014, 15:06 »
Boas, eu gostava de dar aqui uma ajuda , se as vibrações são provenientes diretamente do motor, pode existir aqui duas soluções, primeiro colocar o óleo no nivel máximo, e ver se continua a vibração, se continuar um segundo passo passa por colocar um óleo mais viscoso, ou seja se tem um 5W40, passa a um 10W40 ou se tem um 10W40 passa a um 15W40 ou 50, claro que pode atenuar bastante a vibração mas não eleminar totalmente,  estes passos são testes já feitos e comprovados nalguns casos.

Boas curvas e  _convivio_
« Última modificação: 17 de Setembro de 2014, 15:07 por vicente »

Offline _AXE_

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Re: Re: Honda Forza 300 ABS - escape_roto
« Responder #4 em: 17 de Setembro de 2014, 15:18 »

Claro vicente, com Oleo mais espesso, a caixa faz mais "força" fazendo com que a embraiagem seja obrigada a "expandir mais cedo" agarrando melhor ......é +/- este o conceito/efeito....

Embora para certos motores esse "esforço extra" faça desgastar prematuramente outras peças ...

Mais um off-topic, o companheiro escape_roto depois que apague do DB dele se pretender  _pol_

Boas curvas
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Vai devagar, não te atrases....

vicente

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Re: Re: Honda Forza 300 ABS - escape_roto
« Responder #5 em: 17 de Setembro de 2014, 15:27 »
Claro vicente, com Oleo mais espesso, a caixa faz mais "força" fazendo com que a embraiagem seja obrigada a "expandir mais cedo" agarrando melhor ......é +/- este o conceito/efeito....

Boas curvas
Axe, não estou de acordo contigo porque o pequeno esforço que poderia acontecer é minimo, sem expressão.
Companheiros experimentem e digam os resultados
Boas curvas  _convivio_

Offline santos466

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Re: Vibração na Forza 300
« Responder #6 em: 17 de Setembro de 2014, 15:29 »
Mias uma pequena intromissão da minha parte , mas com o separar das àguas aqui já não há Off-topic....sendo agora este tópico para ajudar este companheiro e outros demais a poder compreender o problema referente a possiveis vibrações na scooter.

Abraços e boas trocas de ideias.... das saudáveis!  _convivio_
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Offline _AXE_

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Re: Re: Honda Forza 300 ABS - escape_roto
« Responder #7 em: 17 de Setembro de 2014, 15:32 »
Axe, não estou de acordo contigo porque o pequeno esforço que poderia acontecer é minimo, sem expressão.
Companheiros experimentem e digam os resultados
Boas curvas  _convivio_

Vicente, embora mínimo, em alguma rotação faz diferença, daí não vibrar tanto....por ex.

Mas faz sempre alguma diferença, daí não se usar tanto em Portugal, etc etc .... para além de aquecimentos, e por aí fora.

Mas como em tudo há discordâncias, até nos engenheiros e petrolíferas.

Boas curvas
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vicente

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Re: Vibração na Forza 300
« Responder #8 em: 17 de Setembro de 2014, 15:33 »
Não percebi o ( não se usar tanto em Portugal)  quê ????

Offline _AXE_

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Re: Vibração na Forza 300
« Responder #9 em: 17 de Setembro de 2014, 15:39 »
Não percebi o ( não se usar tanto em Portugal)  quê ????

O vicente, estamos a falar neste tipo de motores...não estou a falar de catrapilas ou outros tipos de motores.

Falo de scooters ......ok ?  _pol_

Boas curvas
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vicente

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Re: Vibração na Forza 300
« Responder #10 em: 17 de Setembro de 2014, 15:40 »
Eu tb estou a falar de scooters não de máquinas industriais, nemj sei onde foste buscar essa agora.

Offline _AXE_

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Re: Vibração na Forza 300
« Responder #11 em: 17 de Setembro de 2014, 15:54 »


Fui buscar aqui --> Wikipédia --> Óleos Lubrificantes, mais um ou outro livro que li e por essa net fora  _pol_

Ou para ti é tudo igual?

Explica lá então as diferenças aqui ao pessoal  _pol_

Melhora vibrações nas scooter's, aumentar a viscosidade porquê ?

Boas curvas

« Última modificação: 17 de Setembro de 2014, 16:03 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

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vicente

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Re: Vibração na Forza 300
« Responder #12 em: 17 de Setembro de 2014, 16:03 »
Esses termos técnicos já eu conheço á mais de 20 anos, agora se leres e analizares bem essa página só me vem dar razão a mim, quando neste pais onde as temperaturas são acima de 20 graus , anda-se a meter óleos 5W e 10W .
mas eu não tenho muita paci~encia para este tipo de discussão nem tempo.
Um abraço Axe

Offline _AXE_

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Re: Vibração na Forza 300
« Responder #13 em: 17 de Setembro de 2014, 16:22 »

Vicente

Não tem a ver com discussões companheiro, cada um mete na mota o que entender ser melhor, mas ......

O que metem em todas as "oficinas representantes" é um tipo de Oleo especifico que é delineado pelos engenheiros de cada marca, ou então não haveria sequer regra ....cada um metia o que entendia meter. Acho que depois as garantias iam ser diferentes  _pensador_

Não se trata de que aquele é melhor ou pior, pode ser que aumentando a viscosidade se note diferenças em alguns motores, pois sendo um óleo mais "pesado" faz diferença sempre em alguma rotação.... alem de mais suave torna-se mais silencioso tbm.

Mas em Portugal existe um tipo de Oleo para este e aquele motor, coisa que já não é nos outros países (e isso já não sou eu que o digo) e se em Portugal está estipulado pela marca que é XTPO, eles é que sabem, fora isso cada um mete o que quer, como quer e o que entender.... sem sequer haver discussão nenhuma sobre isso!

Alem do mais eu não fui eu que discordei de que um oleo mais viscoso atenuava vibração.
Mas quer tu queiras quer não, quanto mais viscoso mais pesado, quanto mais pesado mais propicio a desgaste "extra" pode ser (isto é mecânica).

Hoje, eu até  tenho algum tempo  _lol_ _lol_ _lol_

Um abraço _pol_

Boas curvas
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vicente

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Re: Vibração na Forza 300
« Responder #14 em: 17 de Setembro de 2014, 16:45 »
Olha , as oficinas não metem nada nem conheço nenhum mecânico até aos dias de hoje que discute comigo óleos, não percebem rigorosamente nada, mas mesmo NADA de óleos e suas composições , e tudo o que recomendam os fabricantes é um gráfico na base da temperatura de cada País, que nós como pequenissimo país onde não contamos para nada, mas voltando ás oficinas representantes posso te dizer que nem a valvulina eles colocam a adequada ás Sym, que é a 80W140 , percebem tanto disto que colocam a 80W90 num pais onde a temperatura mormal ronda de 25 graus a 31 ou 32 graus, está tudo dito. e aqui  sim,  já tem muita influência de desgaste , nos carretos da  transmissão e eu que diga que passei por isso na Maxsym 400, e mesmo aqui a Sym tb funciona conforme um gráfico de temperatura de cada País, 80W90 para paises onde a temperatura seja 0 graus.
 _convivio_
« Última modificação: 17 de Setembro de 2014, 16:54 por vicente »

Offline _AXE_

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Re: Vibração na Forza 300
« Responder #15 em: 17 de Setembro de 2014, 16:53 »
Olha , as oficinas não metem nada nem conheço nenhum mecânico até aos dias de hoje que discute comigo óleos, não percebem rigorosamente nada, mas mesmo NADA de óleos e suas composições , e tudo o que recomendam os fabricantes é um gráfico na base da temperatura de cada País, que nós como pequenissimo país onde não contamos para nada, mas voltando ás oficinas representantes posso te dizer que nem a valvulina eles colocam a adequada ás Sym, que é a 80W140 , percebem tanto disto que colocam a 80W90 num pais onde a temperatura mormal ronda de 25 graus a 31 ou 32 graus, está tudo dito. e aqui  sim,  já tem muita influência de desgaste , nos carretos da  transmissão e eu que diga que passei por isso na Maxsym 400
 _convivio_


Eu até na sou mecânico, sou electricista de cáca, mas gostava de perceber melhor isso dos Oleos....mesmo!

Temperaturas de 20º, mas 80w140 e 80w90.....

Afinal está relacionado com temperaturas mistas? temperaturas do clima? temperaturas que o motor atinge ....

Epa vicente, explica lá isso ao pessoal !!

Quando tiveres tempo, claro!!
Sei que tens pouco mas arranja lá um tempinho para elucidar aqui o pessoal a "debater" isso com os nossos mecânicos tbm!!  _pol_


Boas curvas
« Última modificação: 17 de Setembro de 2014, 16:54 por _AXE_ »
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Re: Vibração na Forza 300
« Responder #16 em: 17 de Setembro de 2014, 17:00 »
Olha ao Axe quando tiveres como eu 27 anos ligados ao setor automóvel 17 dos quais á BMW, já podes fazer melhor uma avaliação dos conhecimentos dos mecânicos em Portugal, tanto faz ser de auto como de motas, ou seja existem muito poucos com conhecimentos e cursos de fábrica , aliás de scooters não conheço um se quer,  com curso de Fábrica.
 _convivio_

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Re: Vibração na Forza 300
« Responder #17 em: 17 de Setembro de 2014, 17:05 »
Olha ao Axe quando tiveres como eu 27 anos ligados ao setor automóvel 17 dos quais á BMW, já podes fazer melhor uma avaliação dos conhecimentos dos mecânicos em Portugal, tanto faz ser de auto como de motas, ou seja existem muito poucos com conhecimentos e cursos de fábrica , aliás de scooters não conheço um se quer,  com curso de Fábrica.
 _convivio_

O vicente....

Como vou estar eu, ou outro companheiro qualquer ligado ao sector automóvel (mesmo não sendo mecânico) sendo eu electricista ?  _pensador_

Daí dizer para tu explicares aqui ao pessoal  _pol_

Principalmente agora que estives-te ligado à BMW, podes ajudar a elucidar o pessoal e essa questão de Oleos e temperaturas ....arranja lá um tempinho pahh  _pol_

Serio !!!  _mau_

 _convivio_
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Re: Vibração na Forza 300
« Responder #18 em: 17 de Setembro de 2014, 17:09 »
Boa tarde e passem bem, pelo menos já deu para ver que estou aqui a mais . . .
« Última modificação: 17 de Setembro de 2014, 17:11 por vicente »

Offline _AXE_

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Re: Vibração na Forza 300
« Responder #19 em: 17 de Setembro de 2014, 17:18 »
Boa tarde e passem bem, pelo menos já deu para ver que estou aqui a mais . . .

O vicente, eu estou a falar a serio e não a brincar !

Intriga-me e com a tua experiência podes elucidar mais esse pormenor dos Oleos!

Tu ou alguém que possa ter algum conhecimento aprofundado disso mesmo ! Eu não tenho !

Não estou a gozar nem a fazer chacota de ti nem de ninguém !!

Querer saber mais é o meu intuito, nada mais que isso !!

Passar bem !!

boas curvas
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Re: Vibração na Forza 300
« Responder #20 em: 17 de Setembro de 2014, 17:18 »
Companheiro Vicente,

Não entendo que estejas aqui a mais, pareces perceber bastante de óleos, o que me parece que uma grande maioria dos membros, não percebe nada de óleos, de propriedades de óleos, nem o que é mais indicado.

O que o Axe pediu e eu também peço, é que nos ajudes a ser mais exigentes com os nossos mecânicos.

Abri este tópico:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=20985.0

Para podermos debater ali as viscosidades dos óleos.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline José

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Re: Vibração na Forza 300
« Responder #21 em: 17 de Setembro de 2014, 17:21 »
Boa tarde e passem bem, pelo menos já deu para ver que estou aqui a mais . . .
Não tás nada ó Vicente! Não conheces é o
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escape_roto

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Re: Vibração na Forza 300
« Responder #22 em: 18 de Setembro de 2014, 09:17 »
Boa tarde e passem bem, pelo menos já deu para ver que estou aqui a mais.

Off-topic
Olá
Não conheço pessoalmente ambos os companheiros, no entanto é extremamente importante a partilha de informações, não só porque estaremos a ajudar os proprietários/futuros proprietários deste modelo, no que diz respeito à vibração/ressonância sentida em alguns casos/veículos e a sua possível origem.

Apenas juntos poderemos descobrir com aqueles que têm mais experiência neste mundo, quer ao nível das duas rodas, quer ao nível mecânico, este e outro problema que surja não só neste modelo mas também num outro qualquer.

Opiniões fazem falta para no futuro separar o trigo do joio e assim determinar causas reais de puras suposições.

On-topic
Bem, existem mais informações sobre a vibração/ressonância da FORZA.

Neste tópico http://www.hondapcx.org/viewtopic.php?f=21&t=1979&start=0  é referido um problema com a correia e embraiagem.

Mais há frente é referido que o problema está na qualidade dúbia da borracha do pneu traseiro.

Ainda existe alguma “confusão” inicial em determinar realmente que vibração/ressonância é ou quando se manifesta, pois uns users dizem que a sentem outros dizem que não.

É ainda referida a qualidade do óleo ou se em alguns modelos não estaria na altura de mudar o óleo pelo que a vibração/ressonância se estaria a manifestar ainda mais nesses modelos.

Fiquem bem.

Offline _AXE_

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Re: Vibração na Forza 300
« Responder #23 em: 18 de Setembro de 2014, 12:40 »

Off-Topic

Acho eu, que em tudo há, ou pode haver, discordância e opiniões diferentes! Pode alguém não gostar de amarelo!
Tem de haver é respeito e bom entendimento, quer se concorde ou não com as opiniões não tentando fazer de ngm parvo, burro, especial ou importante, só porque se concorda ou discorda de algo!
Lembrem-se apenas que aqui, ou em qualquer sitio, não passamos de numero e se cá não andarmos não fazemos falta nenhuma, a terra continua a girar e o CPM a bombar. Mas juntos podemos fazer mudar algo, apenas tem de haver respeito.

É mais uma opinião minha, sem querer saber que depois digam que quero protagonismos ou que estou a ser moralista e diabo a sete. Sou assim e irei ser sempre, e se tenho algo a dizer digo, queiram ou não. Não falto ao respeito a ngm, por isso basta respeitar que tudo corre bem!


On-Topic:

Eu volto a dizer, pela experiência que tenho, há vibrações que são normais outras não!

Há variadíssimas causas para que haja vibrações, tais como desgastes prematuros, ou não, de alguma peça tais como: rolamentos, correias, veios, engrenagens, correias, polies, roletes, pneus, variadores, cambotas, amortecedores, maus apertos ou um simples sinobloco de borracha mais dura que não absorve a vibração toda.

Muitas vezes são vibrações normais de uso, pois mecânicamente (como expliquei na página anterior) é impossível evitar vibrações a uma determinada força/velocidade devido à transmissão usada nas scooters.

Repito, que acho que há marcas que não têm desculpa para que haja esse tipo de vibrações, passando a "feitio" em vez de defeito, pois o valor pago pelos seus proprietários é demasiado alto!

Fica mais uma vez, a minha opinião sobre este assunto.

Boas curvas
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Offline Sapiens21

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Re: Vibração na Forza 300
« Responder #24 em: 18 de Setembro de 2014, 13:19 »
Eu tinha prometido a mim mesmo que não voltaria a tocar neste assunto, mas vendo o que escreveste tenho de intervir muito sucintamente pois fiquei pasmado com o que escreveste.

Afirmas então que "mecanicamente é impossível evitar vibrações a uma determinada força/velocidade", para logo de seguida escreveres que "há marcas que não têm desculpa para que haja esse tipo de vibrações...".

Então mas se mecanicamente é impossível não haver vibrações (o que concordo), porque raio existem marcas que deveriam arranjar uma fórmula especial para que tal não sucedesse?

Ah...é o custo!  Muito bem, mas grande parte desse valor pago é como sabemos e não tenho problema em dizê-lo, o emblema que ostenta o modelo....sendo o restante, e não é pouco, os custos de engenharia, formação, tecnologias de ponta, marketing do produto e rede de concessionários dessas marcas mais conceituadas no mercado.
Mas ainda assim e particularizando a questão aqui com a Forza 300 e pondo em cima da mesa as condicionantes acima mencionadas, os valores praticados para este modelo são altamente concorrenciais, pelo que o valor do custo superior cai também ele por terra quando comparado com a concorrência directa (as diferenças não são relevantes ao ponto de dizer que tem preço premium)!

Eu não fiz uso das tuas palavras dando-lhes outro sentido diferente do que lá está escrito, mas dar a entoação que existem marcas que não têm desculpa para ter uma simples vibração, não me parece de todo correcto.

Problemas todas as marcas podem ter (...e têm)! O que pode acontecer é que uma terão mais que outras.

Um abraço e ainda bem que estes assuntos se vão debatendo, em prol do conhecimento e partilha.  _convivio_

PS: Já agora e para não pensares que eu sou só Honda, confesso-te algo que afirmei durante o almoço no último evento com a malta CPM: "Se trocasse neste momento, iria para a Xciting 400i, adoro aquela scooter".