Autor Tópico: Limpeza geral  (Lida 9018 vezes)

JRita

  • Visitante
Limpeza geral
« em: 16 de Setembro de 2014, 00:09 »
A minha SYM Gts 125i está com dois anos, decidi fazer uma limpeza e revisão geral ao equipamento.
Tirei as carnagens todas, parafusos por todo o lado, tirei tb a caixa do filtro de ar, tampa do variador, assim como o variador, correia e embraiagem.  lá estava o motor e chassis numa bola de gordura preta típica.
Apliquei lhe um spray limpa motor, limpando logo quando atingia algum plástico ou borracha, aquilo é altamente corrosivo. esperar uns minutos, preparar um alguidar com água e detergente auto, paninho e escovinha de dentes e muita calma e paciência...
Após estar tudo limpo finalmente consegui arranjar massa consistente em spray, com cuidado e muita ligeireza no botão para não haver explosões de massa consistente por todo o lubrifiquei os dois descanso assim como onde as molas roçam para retirar aquele barulho irritante, eixos de ambas as rodas, manetes e coluna de direção, apoios de amortecedores e motor, fecho do banco, mola do sensor do acelerador e mais alguns componentes elétricos para afastar humidade.
Surpresa das surpresas ferrugem e soldaduras mal pintadas. Na coluna de direção tinha uma mancha enorme de ferrugem, nada de grave era superficial mas convém atacar já porque pretendo ficar com esta mota muitos anos e não a quero vender nem trocar futuramente. Lixa fina retirar a ferrugem, tinta de esmalte preta normalissima, por acaso tive sorte nem se nota nada após secar cor igualzinha, e com um pequeno pincel pintar alguns pontos de ferrugem e muitas soldaduras mal pintadas só tem o primário.
Depois disso confirmar todos os tubos e cabos, ai ai temos preguiçosos muitos locais de encaixe próprios e os fios soltos por colocar. Fora isso tudo ok como novo.
A única alteração que pretendo fazer é no switch do banco fechado, tem uma patilha branca muito comprida e só acusa banco aberto quando este já está quase na vertical, gostava um pouco de mais precisão e é relativamente fácil é so ir desgastando a patilha um pouco de cada vez.

Por fim parafina em abundância por todo o lado principalmente no motor claro. Absorver com um pano as poças e ta tudo a brilhar e lubrificado.
Limpar o variador e embraiagem tudo ok, uma polidela na embraiagem para nao patinar,tudo no sítio colocado com os kilos certos com uma chave dinamometrica.
Polish nas carnagens limpar e montar, e spray de tablier nos plásticos.
Colocar a trabalhar, tudo ok no início uma fumarada branca maluca, o excesso de parafina a evaporar,  confirmar todo o sistema elétrico luzes e botões, não me esqueci de ligar nenhuma ficha.
Para terminar colocar um pano atrás dos discos dos travões e aplicar o spray limpa motor neles e rodar a roda para retirar todas as gorduras dos discos e das pastilhas,  tudo muito bem limpo.
Resultado final melhor aspecto do que nova, algumas marcas de uso, um risquinho aqui e ali claro, arranque mais suave e muito melhor força e velocidade chegando facilmente e rapidamente aos 100 mesmo a subir. Já notava uma perda na pperformance e como já tinha referido a mota não foi devidamente lubrificada quando a montaram. Parece me estar melhor do que quando a comprei mas pode ser impressão.
Bem a nivel de ruídos nada,  descansos muito mais leves e com mais força a recolher, nada de ruídos a travar, já tinha limpo e lubrificado as bombas dos travões anteriormente.
A vibração entre os 70 e 80 reduziu 70% e a patinagem da embraiagem  arranque só se sente quando se arranca mesmo muito devagar a 5 10 km.
Pontos negativos, limpei os pneus estavam castanhos por comparação com o resto, e agora escorrega com qualquer poça de água.  é esperar e ter cuidado nas curvas.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2014, 05:21 por JRita »

JRita

  • Visitante
Re: Limpeza geral
« Responder #1 em: 16 de Setembro de 2014, 00:14 »
Não consigo anexar fotos com o telemóvel :-\
 amanhã tento com o pc.

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Limpeza geral
« Responder #2 em: 16 de Setembro de 2014, 01:24 »
 :)) Mas que paciência companheiro!!!!!  :))
Ficas a conhecer bem a tua máquina não haja dúvida,  _palmas_ _palmas_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

JRita

  • Visitante
Re: Limpeza geral
« Responder #3 em: 16 de Setembro de 2014, 05:32 »
Não consigo anexar imagens, alguém me sabe indicar como colocar as imagens em anexo!



joaomsraposo

  • Visitante
Re: Limpeza geral
« Responder #4 em: 16 de Setembro de 2014, 07:40 »
Não consigo anexar imagens, alguém me sabe indicar como colocar as imagens em anexo!




Bom dia companheiro JRita,

Dá uma olhadela neste post, pode ser que te ajude  _pol_

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=20046.0


Um abraço   _convivio_

Rodrigues

  • Visitante
Re: Limpeza geral
« Responder #5 em: 16 de Setembro de 2014, 08:50 »
Ainda não vi as fotos mas digo-te antecipadamente que fizeste tu muito bem companheiro,.. _pol_

Eu fiz o mesmo, ainda a minha tinha 3000 kms apertei tantos parafusos e braçadeiras que estava a ver se não o fizesse chegava ao fim montado em cima do quadro, e fiquei a conhecer o interior melhor que muitos mecânicos ( sem ofensa ).

Não foi tempo perdido, vertia gasolina pelo tubo junto ao injetor, o coletor estava mal apertado, entre outras coisas, e reduzi em 80% os ruídos parasitas e não sobrou parafusos  _lool_

Nos travões usa spray limpa travões que também desengordura o motor.

Mas mereceu o esforço, tem um motor espetacular capaz de nos surpreender por muitos e muitos Kms

Atenção á força que aplicaste nos apertos das polis, se não forem as corretas poderá vir a dar problemas.

Abraço

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Limpeza geral
« Responder #6 em: 16 de Setembro de 2014, 13:13 »
Não consigo anexar imagens, alguém me sabe indicar como colocar as imagens em anexo!




Companheiro JRita

As imagens que tentas-te meter são do Facebook e na maior parte das vezes dá erro!! tenta fazer como o joaomsraposo te disse.


http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=20046.0


Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

JRita

  • Visitante
Re: Limpeza geral
« Responder #7 em: 20 de Setembro de 2014, 13:36 »
Acho que é desta!


Soldaduras mal pintadas:



Ferrugem na coluna de direcção
:


Resultado final:
« Última modificação: 20 de Setembro de 2014, 13:45 por JRita »

t--brito

  • Visitante
Re: Limpeza geral
« Responder #8 em: 20 de Setembro de 2014, 14:07 »
Acho que é desta!


Soldaduras mal pintadas:



Ferrugem na coluna de direcção
:


Resultado final:



Fogo vai la vai....acho que a minha nunca mais voltava a andar pelo menos com carnagens

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2200
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Limpeza geral
« Responder #9 em: 20 de Setembro de 2014, 14:47 »
....Realmente, mesmo sendo preto ( o esqueleto da menina) ainda tive de colocar os óculos escuros tal é o brilho que a foto emana _palmas_ _palmas_ Tomara eu ter mãozinhas para descascar assim a minha T, comigo sobravam parafusos e até carenagens _corado_
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

pedro diniz.

  • Visitante
Re: Limpeza geral
« Responder #10 em: 20 de Setembro de 2014, 16:29 »
Bom trabalho com uma grande dose de paciência _pol_
Mas assim ficas com uma certeza que ficas com a scooter ok para as viagens _pol_
Eu gostava de fazer o mesmo á minha scooter mas a minha garagem é de rua fica complicado fazer.

Parabéns pela a tua partilha desta operação com os fármacos todos para manter a vida a tua scooter mais perlongada  _pol_

 _convivio_

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1896
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Limpeza geral
« Responder #11 em: 20 de Setembro de 2014, 16:38 »
belo trabalho _pol_
Assim, fica a saber a anatomia da menina e sem truques, tomara eu ter essa paciência, e arte...é mais o que perco do que o que ganho  _martelada_

Haja mais um workshop de mecanica e a ver se eu me encorajo  _mau_. tenho sempre medo de que sobrem parafusos ..despistado que sou _martelada_

parabéns !
Espirito Aventura