Autor Tópico: Rodagem e manutenção GTS 125i ABS  (Lida 6973 vezes)

Offline xnreis

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Rodagem e manutenção GTS 125i ABS
« em: 10 de Setembro de 2014, 12:28 »
1º No Stand quando levantei a minha GTS 125i ABS disseram-me que a primeira revisão era aos 1000kms e as restantes de 4000 em 4000. No manual diz que a primeira é aos 500 e as restantes de 3000 em 3000. Vou seguir o manual, o que acham?


2º A rodagem. No stand apenas me disseram para não passar das 7000rpm nos primeiros 1000kms. No manual diz para não passar dos 100kms/h e não fazer arranques bruscos? Mais uma vez, em que ficamos?

Offline santos466

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Re: Rodagem e manutenção GTS 125i ABS
« Responder #1 em: 10 de Setembro de 2014, 12:44 »
na 1ª duvida faria o que o Stand indica, foram eles que te venderam a scooter e em caso ser necessário recorrer à garantia nunca se podem desculpar que as coisas não foram cumpridas como eles te indicaram.  3.000 em 3.000kms é exagerado .

na 2ª  não sei se as 7.000rpm batem nos 100kms/h mas a ideia é mesmo não esforçar o motor ao redline portanto de qualquer maneira numa scooter que dificilmente passa dos 120km/h  é teres essa  noção. Pelo que se lê por aí a malta não puxa muito além dos 80/90 ....fazendo de vez em quando uma puxadas até aos 100/110 mas isso é uma coisa de segundos , quase como dar um rebuçado a uma criança e tira-lo logo de seguida!  _lol_

Aconselho é a cumprir mesmo esses 1.000kms de rodagem porque é o tempo de os vários componentes/metais internos do motor se poderem "moldar" ou acamar uns aos outros . Depois disso muda-se o óleo que pode até conter pequenas impurezas devido a esse atrito interno inicial e a  partir daí é usufruir em pleno da scooter.

Mas neste modelo é pesquisares bastante e encontras bastante informação. De qualquer modo deves ter bastantes dicas mais correctas porque é um dos modelos mais vistos por aqui.

Abraço !


« Última modificação: 10 de Setembro de 2014, 12:45 por santos466 »
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Offline xnreis

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Re: Rodagem e manutenção GTS 125i ABS
« Responder #2 em: 10 de Setembro de 2014, 18:44 »
Pois mas a marca doz 500.imagina que fazes aos 1000...se há problema e a marca quer ver o livro de revisões pode recusar pagar, não?

Offline santos466

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Re: Rodagem e manutenção GTS 125i ABS
« Responder #3 em: 10 de Setembro de 2014, 19:21 »
Pois mas a marca doz 500.imagina que fazes aos 1000...se há problema e a marca quer ver o livro de revisões pode recusar pagar, não?

Ainda não vi ninguem em Portugal que tivesse feito a 1ª muda aos 500kms.

O PfCosta por exemplo já teve que meter motor novo ao abrigo da garantia e não foram por aí.
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Morgas

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Re: Rodagem e manutenção GTS 125i ABS
« Responder #4 em: 10 de Setembro de 2014, 19:54 »
Companheiro xnreis
Também tenho uma montada igual, revisões feitas aos 1.000Km e 3.000Km a próxima será feita aos 6000km (ordens do concessionário)
O Manual de uso e manutenção esta com algumas gafes  _martelada_  esta é uma delas.

Boas curvas.

Offline José Bairrada

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Re: Rodagem e manutenção GTS 125i ABS
« Responder #5 em: 11 de Setembro de 2014, 14:09 »
Até aos 500kms, não passes dos 80km/h, a aprtir dos 500 kms, faz uma arrancada ou outra mais brusca, uma vez ou outra leva-a perto do red line, até aos 1000kms só tens que ter estes cuidados, a aprtir daí é sempre a rolar.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2014, 16:05 por José Bairrada »
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline fastnet

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Re: Rodagem e manutenção GTS 125i ABS
« Responder #6 em: 11 de Setembro de 2014, 15:40 »
O manual da minha sym tinha algumas gaffes.

Convêm confirmares junto do importador qual a politica para o plano de manutenções, esse é "o" plano  oficial.

Creio que o plano para as 125 é primeira revisão e troca oleo aos 1000km e revisões a cada 6000km, com troca de oleo a cada 3000km.

Mas como referi CONFIRMA  _pol_
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Rodrigues

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Re: Rodagem e manutenção GTS 125i ABS
« Responder #7 em: 11 de Setembro de 2014, 19:28 »
As cabeçadas que tenho dado na parede por causa das gafes nos manuais.
O que sei hoje sobre a minha Gts (Columba) a maioria deve-se a ter de desmontar tudo para confirmar e muitas pesquisas em sites estrangeiros
Compreendo que para acertarem teriam de fazer um manual para cada País devido a climas e relevo de terreno diferentes em que os motores sofrem castigos diferentes.

Só por causa da garantia, mas só por causa disso, aconselho a seguirem as indicações dos concessionários.

Abraço

Enviado do meu D2303 através de Tapatalk


interceptor

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Re: Rodagem e manutenção GTS 125i ABS
« Responder #8 em: 11 de Setembro de 2014, 22:28 »
Rodrigues permite-me discordar mas um veiculo quando sai de fabrica têm de estar preparado para ser vendido e circular em qualquer ponto do mundo.

Offline xnreis

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Re: Rodagem e manutenção GTS 125i ABS
« Responder #9 em: 11 de Setembro de 2014, 23:32 »
Ou seja, achas que se deve seguir o manual...?

Enviado do meu Sony Xperia Z Tablet


Oscar1958

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Re: Rodagem e manutenção GTS 125i ABS
« Responder #10 em: 12 de Setembro de 2014, 00:02 »
O manual da minha sym tinha algumas gaffes.

Convêm confirmares junto do importador qual a politica para o plano de manutenções, esse é "o" plano  oficial.

Creio que o plano para as 125 é primeira revisão e troca oleo aos 1000km e revisões a cada 6000km, com troca de oleo a cada 3000km.

Mas como referi CONFIRMA  _pol_

Sim, este foi o plano que o vendedor da mina GTS 125I indicou e que eu cumpro.

O plano dos 6000km em 6000km é para as 300 se não estou em erro.

E aqui deixo um aviso... AOS 5000KM ACENDE A LUZ DO ÓLEO,mas não é nada de preocupante é mania da programação.


Offline José Bairrada

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Re: Rodagem e manutenção GTS 125i ABS
« Responder #11 em: 12 de Setembro de 2014, 06:56 »
As revisões da GTS são de 6000 em 6000 kms, em virtude da 125 apenas levar 0,8l de óleo e andar constantemente em altas rotações, a Sym ACONSELHA a mudança de óleo a cada 3000 kms.
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JRita

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Re: Rodagem e manutenção GTS 125i ABS
« Responder #12 em: 17 de Setembro de 2014, 13:17 »
No manual em inglês refere que as revisões são em cada 5000, a luz do quadrante tb acende aos 5000, então a mota foi desenhada para ter revisões a cada 5000, logo eu faço em cada 5000 e não vou na conversa das oficinas. vou vendo os niveis de oleo e agua a cada 1000. revisões a cada 5000 dá prejuízo às oficinas, todos temos de ganhar dinheiro para viver mas tar a mudar o óleo desnecessariamente e antecipadamente e depois nem fazem a revisão como deve ser é mudar óleo e pronto... nem sequer seguem o plano de manutenção.  O livro de instruções em português é lastimável, é quase só metade do original em inglês,  não convém saber muito sobre a mota para estarmos com ela sempre na oficina. nota negativa ao importador.