Autor Tópico: Perda de velocidade de ponta gradual  (Lida 10947 vezes)

nribeiro

  • Visitante
Perda de velocidade de ponta gradual
« em: 30 de Agosto de 2014, 00:11 »
Boas companheiros.

Passo a explicar desde o principio que é para perceberem o que poderá ser.

Aos 1000km da minha PCX meti o variador JCosta e correia Athena. A mota cortava nos 130.

Passado uns km meti a correia Malossi porque diziam que dava mais qualquer coisa e assim fiz... Não fez nada.

Outros tantos km meti uns Pulley no variador original e a mota cortava por volta dos 128/130 mas não tenho a certeza se tinha feito desbaste do casquilho.

Voltei a meter o JCosta mas com veio desbastado e cortava nos 132 mantendo a correia Malossi.

No outro dia com o meu variador e Pulley e com veio ainda mais desbastado a correia foi-se em plena IC19.

Fiz uma troca com um companheiro em que eu ficava com o variador stock dele e ele ficava com o meu escape original. A questão que me levou a fazê-lo foi que para as mesmas velocidades o JCosta faz muita rotação! Se eu arrancar e for aos 40/50 o motor parece que vai em 1ª a red line e de momento quero um motor mais sereno até porque ando algum tempo dentro de cidade e consegui-o.

Quando a correia Malossi se foi voltei a meter a Athena que tinha muitos poucos km e a mota cortava aleatoriamente a diferentes velocidades. Ora era no traço a seguir aos 120 ora quase nos 128. Digo que cortava e não era  devido a ventos ou assim pois ouve-se pelo escape e o meu escape ouve-se bem! Loool

Meti hoje e nem a descer a A5 a mota passou dos 120!!! Estava a cortar aí. Estranho não?! Será que tenho que meter uma correia Malossi?! Será que algo se enfiou na embreagem ou assim?!

Não é suposto, dito pela Dr. Pulley só os sliders darem por si só mais ponta sem alterar mais nada?

Abraços

Manhas

  • Visitante
Re: Perda de velocidade de ponta gradual
« Responder #1 em: 01 de Setembro de 2014, 10:34 »
Gostava de te poder ajudar mas nunca fiz tantas alterações como tu.


Presumo que a tua PCX já é uma ESP e por isso anda mais que a minha (da 1ª fornada). Eu apenas coloquei uns roletes Dr. Pulley, mantendo o variador e correia original. No meu caso, quando chega ao corte, chega quase sempre à mesma velocidade (dá apenas muito pouco mais a descer uma ravina como é o caso de Monsanto).


No meu caso, a simples mudança dos roletes originais por uns Dr. Pulley, fez a máquina dar mais 10 km/h que anteriormente. Também tenho lido que as correias fazem alguma diferença em termos de velocidade de ponta mas como o teu caso infelizmente demonstra, a longevidade não é a mesma que as correias originais da Honda (leia-se Bando).


Ainda sobre os roletes Dr. Pulley, o peso em causa pode fazer a diferença. No meu caso, optei por não colocar os triviais 13gr escolha mais comum resultante da redução recomendada de 10 a 15% sobre o peso dos roletes originais. Escolhi os roletes de 14gr (apenas 1gr mais leves que os OEM) porque não tenho particular interesse em ficar com um arranque relâmpago (a mota já é rápida no arranque o suficiente) e consegui baixar o consumo da mota (também não é uma grande prioridade porque a mota já gasta pouco).


Agora, dado a tua vasta experiência em correias, variadores, roletes e escapes, parece-me que tens definir o que queres valorizar e, em contrapartida, do que pretendes abdicar. Depois, escolhes o setup adequado ao que pretendes e lança-te a isso!


 scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_

nribeiro

  • Visitante
Re: Perda de velocidade de ponta gradual
« Responder #2 em: 01 de Setembro de 2014, 11:09 »
Obrigado pela dica. Eu acho mesmo que é a correia mas... Vi num video que apanhei que eu tinha os Dr. Pulley mal montados mas deduzi que fosse sempre assim... My bad!
Agora a mota já não vibra nada em arranque mas a ponta parece estar na mesma nos 120 apenas noto que ontem nos 120 a mota cortava mesmo ao ponto de parecer ir a travar e hoje com eles bem montados ( penso eu) cortou nos 120 mas parece ir mais solta.

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk


Manhas

  • Visitante
Re: Perda de velocidade de ponta gradual
« Responder #3 em: 01 de Setembro de 2014, 12:12 »
Ainda na semana passada tive de fazer uma viagem do Algarve para Lisboa com os roletes mal montados e foi um desespero! O corte estava a ocorrer aos 80 km/h, o que me fez desesperar!


Pelo que me pude aperceber, o sintoma de roletes Dr. Pulley mal colocados é a sensação de que a mota perde a linearidade ao desenvolver e que tem duas mudanças; uma "primeira" com arranques muito bons e que esgota relativamente depressa e depois uma "segunda" um pouco mais longa. Mas a mota parece que anda sempre em rotações altas.

nribeiro

  • Visitante
Re: Perda de velocidade de ponta gradual
« Responder #4 em: 02 de Setembro de 2014, 12:49 »
Descobri que sempre montei mal os sliders Dr. Pulley. Apesar de agora a meu ver estar excelente para o que pretendo a ponta continua igual!
Mesmo mal montados as únicas coisas que aconteciam eram: vibração escessiva a arrancar. Vibração enquanto andava a uns 40/50. Quando cortava a mota parecia que estancava mesmo. Era um corte muito bruto! Agora já não vibra ou vibra o que considero normal num arranque. Muito suave durante o rodar. Está com mais alma! Consido ter velocidades superiores em estrada plana ou a subir mas o corte está lá nos 120 mas menos brusco! Aliás, parece que nem vai a cortar! Só sei que está a cortar porque ouço o som pelo escape!

De momento estou mesmo muito contente com os sliders!! _lool_
 A ponta daria jeito em certas situações mas pronto.

Manhas

  • Visitante
Re: Perda de velocidade de ponta gradual
« Responder #5 em: 02 de Setembro de 2014, 17:46 »
Ainda bem que está resolvido!


Concordo com o que dizes que a moto tem mais alma que mal se nota o corte. E tens mais sorte que eu porque a minha corta aos 115 km/h!

nribeiro

  • Visitante
Re: Perda de velocidade de ponta gradual
« Responder #6 em: 02 de Setembro de 2014, 20:55 »
Obrigado Manhas mas tecnicamente não esta resolvido. Pensava que a mota daria mais que 120 já que era a minha velocidade de origem era essa. Ao meter os Dr. Pulley devia dar mais um bocado julgo eu.

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk


Manhas

  • Visitante
Re: Perda de velocidade de ponta gradual
« Responder #7 em: 03 de Setembro de 2014, 10:07 »
Obrigado Manhas mas tecnicamente não esta resolvido. Pensava que a mota daria mais que 120 já que era a minha velocidade de origem era essa. Ao meter os Dr. Pulley devia dar mais um bocado julgo eu.

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk


Sim, é suposto dar mais...

nribeiro

  • Visitante
Re: Perda de velocidade de ponta gradual
« Responder #8 em: 03 de Setembro de 2014, 10:52 »
Pois mas não esta a dar mais... Por um lado com o JCosta dava mais a descer mas depois morria um bom bocado e com os sliders consigo manter mais velocidade o que no geral é bom. Em vez de ir a 120 e morrer para abaixo de 110 ou mesmo 100 em algumas subidas da IC 19 agora não. Olhando para a minha rampa da turbina nota-se calo e creio que a correia que tenho não deve ser a ideal. Ainda vou perder um tempo e testar a de origem que tem só 1000 km de uso.

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk


nribeiro

  • Visitante
Re: Perda de velocidade de ponta gradual
« Responder #9 em: 04 de Setembro de 2014, 22:39 »
Manhas, quando atrás falaste acerca de a scooter ficar com uma primeira mais curta e uma segunda mais longa queres dizer o que?
E que a mota de momento esta excelente mas quando chega aos 70 ha uma queda de rotação o que não é necessariamente mau pois a mota desenvolve. Torna-se apenas estranho e nota-se também uma quebra da aceleração. Nada de extravagante mas ela desenvolve e acima dos 100 nota-se mais força. É que não tenho mesmo a certeza se o video esta certo e já os tenho bem montados ou antes estavam bem montados mas agora o comportamento é mesmo superior.

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk


Manhas

  • Visitante
Re: Perda de velocidade de ponta gradual
« Responder #10 em: 05 de Setembro de 2014, 00:07 »
Sim, é isso. Aconteceu-me que inicialmente ela não conseguia passar dessa velocidade, ou seja, não punha a tal "segunda".

Com os roletes bem metidos, ela desenvolve linearmente. Há um vídeo no youtube de pouco mais de 1 minuto que mostra a posição em que os roletes devem ser instalados.

nribeiro

  • Visitante
Re: Perda de velocidade de ponta gradual
« Responder #11 em: 05 de Setembro de 2014, 01:45 »
Eu agora tenho-os assim e de facto, apesar dessa quebra a mota tem mais pujança.



Eu antes tinha a parte que no video esta virada para fora do variador eu tinha para cima encostada ao centro. Foi assim que colocaste?

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk


Manhas

  • Visitante
Re: Perda de velocidade de ponta gradual
« Responder #12 em: 05 de Setembro de 2014, 10:10 »

Acho que a posição dos Dr. Pulley que o video que partilhaste mostra por volta de 1:45, parece-me errada.

Eu tenho os roletes montados da forma que este video mostra, ou seja, a parte mais alta dos roletes junto ao centro do variador.

nribeiro

  • Visitante
Re: Perda de velocidade de ponta gradual
« Responder #13 em: 05 de Setembro de 2014, 11:12 »
Pois era como os tinha montados e acredita! A mota estava uma treta. Agora como os tenho que é como esta no video parece-me que é como devem estar. Se formos ver a rampa no slider esta lá na mesma...
Tenho de investigar ainda mais. Senão tenho de investir num Polini para ter mais ponta e aceleração.
Se não fizer mal nenhum e realmente estiverem mal montados prefiro que fiquem mal montados. Garanto ate que não estou com saudades do variador JCosta. Ate estou por outros motivos mas num todo prefiro agora como esta.

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk


Manhas

  • Visitante
Re: Perda de velocidade de ponta gradual
« Responder #14 em: 05 de Setembro de 2014, 12:57 »
Não tenho dados concretos, apenas opinião que fui formando ao ler diversos comentários.


Os variadores como Polini e JCosta eventualmente associados a correias de kevlar, tornam a mota mais performante. E nesse aspecto, creio que batem os roletes Dr. Pulley.


Como não há bela sem senão, parece-me que o problema destas alternativas é a fiabilidade. Há muita gente inicialmente satisfeitíssima com o JCosta que passado uns poucos milhares de quilómetros reporta problemas. Há também uns quantos, julgo serem uma minoria, mantêm-se satisfeitos durante muito tempo e quilómetros.


É por isso que optei por colocar apenas uns roletes Dr. Pulley no variador original com a correia original. Sei que podia investir mais dinheiro noutras soluções mais performantes mas provavelmente passaria mais tempo preocupado com a mota ao invés de tirar proveito dela. Também por conhecer os limites das 125cc no geral e da PCX em particular, optei por investir o preço de um variador XPTO na carta de mota. Deste modo, estou em condições de poder fazer um verdadeiro upgrade à minha montada.


Por isso, volto a aconselhar-te a veres exactamente o que pretendes porque a solução pode não passar por manteres a PCX. Caso a queiras manter, parece que a tua experiência tende a mostrar que não é fácil manter a mota a dar sempre 130 km/h ou que isso requer mais custos e perda de tempo (leia-se chatices) do que incialmente estarias a pensar gastar.

nribeiro

  • Visitante
Re: Perda de velocidade de ponta gradual
« Responder #15 em: 05 de Setembro de 2014, 14:45 »
Obrigado pelo apoio demonstrado Manhas.
De facto eu não tenho o que reclamar quanto ao JCosta a nivel de performance. O meu ainda está bom e já tem uns valentes km em cima. Mesmo as massas dele estão boas.
O que mudou em mim é que quero uma mota menos ruidosa e a fazer pouca rotação em arranque ou como quem diz em cidade.
Se bem que com os Pulley acima dos 100 parece que tem mais alma até ao corte.
A questão da quebra de rotação até tem lógica num aspecto: se quisermos ir a 70/80 ou 90 ela vai a baixa rotação e desenvolve na mesma ao rodar punho e a mota vai mais silenciosa e a gastar menos.
Como tenho escape JCosta sem DB Killer também se nota mais isso...

Manhas

  • Visitante
Re: Perda de velocidade de ponta gradual
« Responder #16 em: 05 de Setembro de 2014, 15:45 »

Tens um escape JCosta sem DB Killer e queres uma mota menos ruidosa?!?

É pá, reconheço que não estava à espera de uma questão destas... _corado_


Mesmo sabendo que a tua questão vai além do simples barulho da mota, estando também relacionada com a rotação em regimes intermédios, cidade como referes, parece-me que a primeira parte da solução é óbvia e simples: troca de escape!


A segunda parte da solução poderá estar nas massas do JCosta. Mesmo não dominando o JCosta, julgo que o princípio da resistência à energia centrífuga está na base na dinâmica da abertura da generalidade dos variadores, razão pela qual o peso das massas/roletes do variador são tão críticas no comportamento mecânico e dinâmico das scooters. Aliás, foi tendo em conta este princípio que optei por colocar uns roletes Dr. Pulley um pouco mais pesados que os recomendados pela Dr. Pulley.


Uma vez que o teu variador JCosta está "alive & kicking" e tendo em conta o que escrevi acima, a segunda parte da solução para teres uma mota menos ruidosa poderá passar pelo aumento do peso das massas do JCosta. Em contrapartida, a mota deverá ficar com arranques menos fulgurantes. Contudo, como não tenho experiência na "afinação" dos pesos das massas dos JCosta's, não posso verdadeiramente aconselhar-te a fazeres isso.


O que posso aconselhar é entrares em contacto com a JCosta e explicar-lhes o que pretendes, na expectativa que eles te aconselhem no correcto setup do variador. Foi isso mesmo que fiz quando optei por colocar os Dr. Pulley; enviei um mail ao Kirk da Dr. Pulley na Alemanha a dizer-lhe o que pretendia e ele respondeu-me dando uma indicação de pesos diferente do standard.


Fica a ideia!

nribeiro

  • Visitante
Re: Perda de velocidade de ponta gradual
« Responder #17 em: 05 de Setembro de 2014, 18:24 »
Confesso que querer uma mota menos ruidosa e ter um escape destes... Loool
Posso dizer que arrancar com o variador jcosta o motor ouvia-se mais que o escape. Ia a fazer muita rotação para a velocidade Entendes?
De momento e mesmo com o escape é uma musica diferente e agradável de ouvir.
Na folga já testo umas coisas e vou seguir o que já sei que é a designação Dr Pulley gravada nos sliders tem de estar para cima. E vou testar com a correia original a ver se muda algo.


Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk


nribeiro

  • Visitante
Re: Perda de velocidade de ponta gradual
« Responder #18 em: 05 de Setembro de 2014, 23:14 »
Manhas, apanhei uma foto no meu telemóvel de quando os Pulley chegaram e de facto e tendo em conta o desenho que vem com eles e os videos na NET tenho-os então de momento mal montados. O que é estranho é que a mota vibra mais e não tem um comportamento tao bom como agora... E fica com um corte muito brusco... Eu vou tentar montar de novo como a marca diz e ter cuidado para eles não virarem quando coloco o variador. E testo também com a correia original em vez desta da Athena. Creio que foi a pensar na mota stock e correia stock quando inventaram os sliders... Vamos ver.

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk


Manhas

  • Visitante
Re: Perda de velocidade de ponta gradual
« Responder #19 em: 06 de Setembro de 2014, 22:04 »
Depois dá feedback!

nribeiro

  • Visitante
Re: Perda de velocidade de ponta gradual
« Responder #20 em: 06 de Setembro de 2014, 23:22 »
Claro.