Autor Tópico: Como se deve abastecer em grupo ?  (Lida 9692 vezes)

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Como se deve abastecer em grupo ?
« em: 29 de Agosto de 2014, 13:20 »

Imaginamos que chegava-mos muitos a uma bomba de gasolina, e como somos mesmo muitos, abastecemos como ?


Como devemos nós (Maxis e Motos) em grupo, nos posicionar para um melhor abastecimento rápido.


Em viagens de grupo que participei, e muitas foram no CPM, ngm se posicionou (para mim) na melhor "ordem".
Ainda tentei demover um ou outro companheiro, mas sem efeito e ...... deixei andar, mas.....



Como se deve abastecer em grupo ?



A questão não é ser pagamento geral, mas cada um pagar o seu, mesmo andando em grupo.


Vejamos a seguinte imagem .....



Se cada um fizer o que mostra a imagem, tudo corre melhor e mais rápido, acreditem


Abastece a 1ª maxi/mota, sai e vai pagar enquanto abastece a 2ª maxi/mota, entretanto entra outra e assim sucessivamente....


Assim é fácil poder-se retirar as maxis/motas, sem perturbar alguém que esteja a abastecer na outra bomba ao lado.
Como em diagonal se ocupa o mesmo espaço de um carro (sensivelmente)  dá para fazer as manobras necessárias para entrarem para abastecerem e/ou saírem para ir pagar. (como o Rodrigues dizia era mais complicado, pois facilitava pouco nas manobras de entrar e sair (há motas com pouca brecagem)

Claro que isto é uma ideia de como se deve fazer para facilitar um pouco o tempo.
Faz quem quer, porque há sempre alguém em que é complicado explicar as coisas.

Tal como foi dito anteriormente, há sempre os espertos que pensam ser mais espertos que os outros e não respeitam ninguém, muitas das vezes só conseguem ver o próprio umbigo, querendo sempre o melhor lugar, pondo sempre a mota de uma maneira diferente das outras todas, ou desalinhada só porque sim, só porque tem de ser o primeiro e como entende que tem de ser.


Lembro-me no dia da Mega Caravana da Vasco da Gama, todos queria ser os primeiros a arrancar, estava a ficar tudo atafulhado....ainda tive de ir dar um grito para que o pessoal não se engalfinha-se todo.....enfim.



Em grupo, se todos tiver-mos calma, se todos nos respeitar-mos mutuamente tudo corre melhor, muitas das vezes sem qualquer incidente, e isso é o mais importante.



Obrigado a todos  _pol_



Boas curvas


Nota: Tópico actualizado, mas inicialmente foi um tópico criado para lançar opiniões.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2014, 12:53 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Paulo Borges

  • Visitante
Re: Como se deve abastecer em grupo ?
« Responder #1 em: 29 de Agosto de 2014, 13:41 »
1 motociclo ou 50 motociclos, são clientes como outros quais-queres.
Em fila normal e não abandonar o motociclo... que é o que mais acontece  _Rolley_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Como se deve abastecer em grupo ?
« Responder #2 em: 29 de Agosto de 2014, 13:43 »
1 motociclo ou 50 motociclos, são clientes como outros quais-queres.
Em fila normal e não abandonar o motociclo... que é o que mais acontece  _Rolley_

isso é o mais natural ..... sem abandonar os Veículos  _lol_

Mas se formos muitos já viste como seria??? fila normal .....


Venham de lá mais respostas/opiniões  _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

ElChiquitito

  • Visitante
Re: Como se deve abastecer em grupo ?
« Responder #3 em: 29 de Agosto de 2014, 14:16 »
Recordo me de quando abastecemos em Espanha, no regresso, que correu tudo ordeiramente, cada um entrou nas bombas nas suas posições e os restantes estacionaram a espera.  Na minha opinião se existirem por exemplo 3 bombas livres devemos ir ocupando pela ordem de posição na caravana um para cada bomba  em duas delas caso sejamos muitos deixando uma livre para outros clientes.

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Como se deve abastecer em grupo ?
« Responder #4 em: 29 de Agosto de 2014, 14:21 »
Recordo me de quando abastecemos em Espanha, no regresso, que correu tudo ordeiramente, cada um entrou nas bombas nas suas posições e os restantes estacionaram a espera.  Na minha opinião se existirem por exemplo 3 bombas livres devemos ir ocupando pela ordem de posição na caravana um para cada bomba  em duas delas caso sejamos muitos deixando uma livre para outros clientes.

Hugo, aqui se vê a tua boa índole.
AXE...boa sorte...nem estacionar ordenadamente no final de um passeio, cada um esperando pela sua vez, eu alguma vez vi, quanto mais o reabastecimento ordeiro e eficaz...
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Curtinights

  • Visitante
Re: Como se deve abastecer em grupo ?
« Responder #5 em: 29 de Agosto de 2014, 15:39 »
Pois é...
è nestas pequenas coisas que se vê o espirito motard.
È ai que marcamos a diferença, pois conheço muitos pseudo motards, que primeiro estão eles, depois eles, e a seguir eles.
sem falar sequer dos que, quando circulam em caravana, ultrapassam pela esquerda pela direita etc etc.
fiquem bem

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Como se deve abastecer em grupo ?
« Responder #6 em: 29 de Agosto de 2014, 16:52 »

Bem, não vamos desvirtuar o sentido do Tópico.....

@ElChiquitito... tens muita razão quando dizes que o fizemos ordeiramente, pois estávamos num grupo espectacular e onde todos nos respeitámos e unimos nessa grande e bela viagem de +/-700km.

Era/foi mesmo 1 por todos e todos por 1. Embora ainda se veja isso já é raro..... muitas das vezes se não é o _AXE_ a fazer ngm faz, mas depois ratam nas costas ..... adiante. (foi só um desabafo)

@Pianoman... eu não preciso de sorte, não vou obrigar ngm a fazer, e é tal e qual como tu dizes.... até para estacionar no final do passeio, há muitos que pensam que são mais espertos que os outros .....

Tento eu, sempre chamar a atenção desse pessoal todo, muitos quase que me mandam para aquele sitio, mas quem anda normalmente comigo depois agradece sempre algumas fotografias que são tiradas para a posteridade...


Mas aqui não se trata disso, trata-se sim de quando se vai meter gasolina numa bomba.

Como se devem posicionar as maxis ou motas?


Como se deve abastecer em grupo ?

Venham lá mais opiniões  _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

rui.goncalves

  • Visitante
Re: Como se deve abastecer em grupo ?
« Responder #7 em: 29 de Agosto de 2014, 17:32 »
Boas companheiros...

Em relação a um grupo grande, penso que não existe uma forma mais correcta, acho que devemos manter as nossas posições na caravana (não em fila indiana, como muitos andam mas com distancia de segurança um à esquerda e um à direita) e quando chegamos à bomba de gasolina apertar-mo-nos o mais possível para não ocuparmos uma fila muito grande e quase estarmos a fazer fila na via pública (e por favor desliguem as motas, estamos todos juntos e estarmos a levar com o fumo e o calor das motas é chato.)
Esperarmos pela nossa vez...
E como disse aqui um companheiro deixarmos sempre uma bomba livre para outros clientes (Não são obrigados a estar a espera tanto tempo porque decidimos andar todos juntos). CIVISMO SEMPRE E TENTARMOS GARANTIR O BEM ESTAR DOS OUTROS - PODERÃO ESTAR A TRABALHAR  ;D

E nunca se esqueçam deslocações em grupo (a lei é muito ambígua neste ponto se a autoridade entender que estamos a empatar o trânsito e não tivermos as devidas autorizações poderemos ser multados - A organização até 1500 € e cada participante até 300€ ) são proibidas a não ser que tenhamos a autorização da câmara municipal e das autoridades locais de cada localidade onde iremos passar.

Eu e um colega organizamos todos os anos passeios motards na empresa onde trabalhamos e é tudo pago pela organização - Sabem em quanto tempo atestamos cerca de 40 motas??? CERCA DE 15 MIN JÁ COM O PAGAMENTO - CLARO QUE O PAGAMENTO É FEITO NO FINAL PELA ORGANIZAÇÃO - TUDO PAGO  ;)
Individualmente é mais complicado...

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Como se deve abastecer em grupo ?
« Responder #8 em: 29 de Agosto de 2014, 21:08 »

@rui.goncalves

Espero que faças um desses Evento aqui tbm no CPM ...... _Rolley_ _Rolley_

E sim esse, "sistema" é o que " _Rolley_normalmente se pratica tbm no CPM.

Mesmo assim penso, e irei mostrar, que existe um "modelo" de abastecimento possivelmente melhor e mais rápido _careta_
(não sendo o único a achar isso, como óbvio)


Contudo, vamos esperar por mais opiniões sobre este assunto  _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Guerreiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1246
  • Localidade: Sintra
  • Espírito Vadio, Livre, Sonhador
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra 750s
Re: Como se deve abastecer em grupo ?
« Responder #9 em: 29 de Agosto de 2014, 23:50 »
Fácil...  _Rolley_
Guerreiro

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Como se deve abastecer em grupo ?
« Responder #10 em: 30 de Agosto de 2014, 14:00 »
Fácil...  _Rolley_

Tu está caladinho que já "viste"sabes como se faz ..... _mau_


Esperemos se mais alguem dá opinião  _pol_

Pode sempre alguem já saber, como se deve fazer o abastecimento em grupo ..... _pensador_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Rodrigues

  • Visitante
Re: Como se deve abastecer em grupo ?
« Responder #11 em: 30 de Agosto de 2014, 14:12 »
4 motas no máximo viradas quase de frente para a bomba fazendo o comprimento de um veículo ligeiro.

Abastece primeiro o da frente, o pagamento é feito por parcelas mas com os 4 companheiros ao mesmo tempo

Vai haver premio para quem acertar ?  _pensador_

« Última modificação: 30 de Agosto de 2014, 14:30 por Rodrigues »

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Como se deve abastecer em grupo ?
« Responder #12 em: 30 de Agosto de 2014, 19:17 »
4 motas no máximo viradas quase de frente para a bomba fazendo o comprimento de um veículo ligeiro.

Abastece primeiro o da frente, o pagamento é feito por parcelas mas com os 4 companheiros ao mesmo tempo

Vai haver premio para quem acertar ?  _pensador_



Até pode ser mais que 4 motas e o pagamento ser só um, por exemplo se forem seis motas coloca-se 10 euros em cada uma e só se faz um pagamento de 60 euros _careta_

isto foi só um exemplo, até pode ser mais motas e ser sempre só um pagamento
« Última modificação: 30 de Agosto de 2014, 19:19 por omcj »

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Como se deve abastecer em grupo ?
« Responder #13 em: 30 de Agosto de 2014, 21:29 »


A questão não é ser pagamento geral, mas cada um pagar o seu, mesmo andando em grupo.

Não é bem como o Rodrigues diz, mas é quase _pol_

Ora vejam a Imagem seguinte .....



Se cada um fizer o que a imagem mostra, tudo corre melhor e mais rápido.

Abastece a 1ª maxi/mota, sai e vai pagar enquanto abastece a 2ª maxi/mota, entretanto entra outra e assim sucessivamente....

Assim é fácil poder-se retirar as maxis/motas, sem perturbar alguém que esteja a abastecer na outra bomba ao lado.
Como em diagonal se ocupa o mesmo espaço de um carro (sensivelmente)  dá para fazer as manobras necessárias para entrarem para abastecerem e/ou saírem para ir pagar. (como o Rodrigues dizia era mais complicado, pois facilitava pouco nas manobras de entrar e sair (há motas com pouca brecagem)

Claro que isto é uma ideia de como se deve fazer para facilitar um pouco o tempo.
Faz quem quer, porque há sempre alguém em que é complicado explicar as coisas.

Tal como foi dito anteriormente, há sempre os espertos que pensam ser mais espertos que os outros e não respeitam ninguém, muitas das vezes só conseguem ver o próprio umbigo, querendo sempre o melhor lugar, pondo sempre a mota de uma maneira diferente das outras todas, ou desalinhada só porque sim, só porque tem de ser o primeiro e como entende que tem de ser.

Lembro-me no dia da Mega Caravana da Vasco da Gama, todos queria ser os primeiros a arrancar, estava a ficar tudo atafulhado....ainda tive de ir dar um grito para que o pessoal não se engalfilha-se todo.....enfim.

Em grupo, se todos tiver-mos calma, se todos nos respeitar-mos mutuamente tudo corre melhor, muitas das vezes sem qualquer incidente, e isso é o mais importante.

Obrigado a todos pelas vossas respostas  _pol_

Podem continuar a comentar se concordam ou não, mas entendam que em grupo todos ganham com isso.....com união e respeito!!


Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Rodrigues

  • Visitante
Re: Como se deve abastecer em grupo ?
« Responder #14 em: 30 de Agosto de 2014, 22:03 »
Boas AXE

Eu disse quase de frente,  ou seja na diagonal para permitir a saída claro e contei com 4 motas que é o equivalente ao comprimento de um veículo de 4 m.

Quanto ao pagamento depende da forma como combinarem abastecer com o funcionário da bomba, se for pré- pagamento é mais complicado, eu adotei o seguinte método, quando quero atestar deixo 30 € na caixa e digo que depois venho buscar o troco.

Por vezes gostam da minha cara e confiam, abasteço primeiro e depois pago.

Se não for de pré-pagamento cada um abastece o que quer, tomam nota da quantia antes de passar à mota seguinte sem colocar a agulheta no lugar, paga o mais afortunado e depois fazem contas no fim.

Abraço
« Última modificação: 30 de Agosto de 2014, 22:13 por Rodrigues »

sovietico

  • Visitante
Re: Como se deve abastecer em grupo ?
« Responder #15 em: 26 de Novembro de 2014, 13:11 »
@Axe boa ideia não me tinha ocorrido.
Abç,
José Luis


Usando o Tapatalk

raphha

  • Visitante
Re: Como se deve abastecer em grupo ?
« Responder #16 em: 26 de Novembro de 2014, 20:59 »
Acho a sugestão do AXE muito eficaz... Nunca me tinha ocorrido! Também nunca andei em caravana, e nisto (como em tudo na vida), aprende-se com o tempo.

 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

 _scp_ _scp_ _scp_ _scp_ _scp_ _scp_ _scp_ _scp_