Autor Tópico: variadores e correias  (Lida 13503 vezes)

CarlaLopes

  • Visitante
variadores e correias
« em: 13 de Agosto de 2014, 22:59 »
Boas, tenho algumas duvidas em relação a este assunto e quanto mais leio mais duvidas tenho.

Pensei em por um dr. Pulley 9.5g.
Ou então um Variador J.Costa ou Malossi.
Não faço ideia do que será melhor, e já agora tenho que colocar também correia? Se sim qual a melhor para cada caso.

É uma Sym Gts Evo com 12 mil klm.

Marco46

  • Visitante
Re: variadores e correias
« Responder #1 em: 14 de Agosto de 2014, 08:57 »


Olá Carla lopes,


ambos os vareadores são bons, embora eu me inquine mais para o Malossi. Quando te referes ao Dr Pulley 9.5gr sao os roletes que já vêm nos kits vareadores. A correia nao é necessario se a tua estiver ainda boa, mas aconsleho a mudar para uma de kevlar que foi o que fiz, aguenta uns 20000kms e muito mais rotação sem ceder.

É uma grande diferença em relação ao material de stock, e por uns 200€ já com monatagem e afinação a moto fica outra.



saudações

 _convivio_



Offline mauricius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 430
Re: variadores e correias
« Responder #2 em: 14 de Agosto de 2014, 11:02 »
Viva companheiro

Venho aqui informar-te e relatar a má experiencia que tenho com o J.Costa.
Por volta dos 4000km montei um J.Costa na minha menina e digo-te fiquei muito satisfeito com as performances dela. Depois montei a correia a Kevlar e continuei contente. Agora quando a menina atingiu  + de 13000 km e ter ido a revisào á oficina onde tudo estava bem o J.Costa simplesmente se lixou todo (desapareceram 3 roletes e os outros estavam todos desfeitos) e caricato ainda não tinha atingido 1 Ano. Dirigi-me á oficina onde foi montado e verificaram que estava todo lixado. Mails para J.Costa, telefonemas e afins e os Espanhois são f.d.d.s pois só assumem 55% do valor do variador. Mas esperem a garantia costuma ser 2 anos, não é? Lamentavelmente para os nossos vizinhos não é bem assim e quem está a arder sou Eu e a Oficina.
Neste momento ando com o Variador Original á quase 1 mês e ainda não tenho resposta concreta.
Esta é a minha experiencia, parece que tive azar......
Vê o que queres para a tua menina bem e digo-te se arriscares toma atencão.

Abraco
« Última modificação: 14 de Agosto de 2014, 11:03 por mauricius »

CarlaLopes

  • Visitante
Re: variadores e correias
« Responder #3 em: 14 de Agosto de 2014, 15:51 »
Os roletes do variador malossi são Dr. Pulley?

Marco46

  • Visitante
Re: variadores e correias
« Responder #4 em: 14 de Agosto de 2014, 19:21 »

Nao Carla,

os roletes vêm com os kits. Se é malossi sao roletes malossi, e por ai, mas os pulley sao à parte e sao diferentes de todos os outros. eu proprio coloquei pulley e nao me dei bem com o vareador malossi e acabei por trocar e comprar uns melhores da marca Italiana.


saudações
« Última modificação: 16 de Agosto de 2014, 20:25 por Marco46 »

LWillow

  • Visitante
Re: variadores e correias
« Responder #5 em: 14 de Agosto de 2014, 22:09 »
São de lamentar estes imbróglios, mas alguém tem de fazer de 'advogado do diabo' e 'pôr o dedo na ferida' relativamente ao erro que é este tipo de ...'upgrades' ! Variadores 'XPTO', roletes 'Super não sei quantos' , ponteiras de escape e escapes 'MaxiSpeed' etc, etc, são na maioria dos casos 'barretes' que custam dinheiro com pouco ou nenhum retorno de real contrapartidas , especialmente , como é o caso, em motas ou scooters de 125 c.c. ! mas qual é a lógica/ inteligência disto ??
Comprar uma 125 c.c. e depois querer que a máquina lhe dê a potência de uma 500 c.c. á custa destas "invenções" ?
È a mesma inteligência da Lili Caneças e outras tais que não tendo corpo de mulher de 25 anos passam os meses a colocar implantes,  injecções de Botox e mais uma série de artimanhas mas ... uma coisa é uma mulher de 30 anos e outra é a Lili Caneças . Resumindo : Se querem uma mota que ande mais e tenha mais potência ... comprem uma motas dessas, e não gastem dinheiro à toa em 'paraísos artificiais' !
Lá reza o ditado : "Quem nasce para lagartixa nunca chega a jacaré "

CarlaLopes

  • Visitante
Re: variadores e correias
« Responder #6 em: 15 de Agosto de 2014, 16:38 »
 _lol_    foi a comparação perfeita.  _pol_

Uma 125 nunca poderá ser uma 500, ao contrario da senhora que com o tempo só aumenta de cilindrada...
Mas talvez com um pouquinho de botox... fique com 135 cc ou 130 cc . Qualquer coisita a mais.
Até os mosquitos vão ficar sem saber o que é que passou por eles. _mau_

Agora a sério, agradeço as opiniões e comentários de todos. A experiencia dos colegas é uma mais valia.  _pol_

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4351
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: variadores e correias
« Responder #7 em: 15 de Agosto de 2014, 21:10 »
Não percebo qual o problema de fazer x ou y numa 125,50,500,1000,
Tenho 36 anos e ando de mota a 20 desde 2010 tenho uma 125 ao abrigo da lei e não tenho mais pq não quero pq para ter mais gastos ando de carro pois tenho um diesel parado a meses com 53000km de 2010.
Dar um toque pessoal ao que é nosso e se possível melhorar o que já é bom  qual o problema ? Ha MT alminha que tem grandes maquinas e só sabe enrolar punho a direito e mal nem sequer sabe usar o conta rpm nem o que é binário e pergunto para que querem essa grande máquina ? Para o vizinho ver?
Deixem as pessoas perguntar,tirar duvidas , ajudar se possível e mexer se quizerem ,pois se querem melhorar é porque dão uso e gostam e já chega de ver companheiros a serem enrolados nas oficinas.
Desculpem o desabafo.:D
« Última modificação: 15 de Agosto de 2014, 21:14 por mpaneves »
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Ludgero Antão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 101
  • Localidade: Faro
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125 I (2016)
Re: variadores e correias
« Responder #8 em: 15 de Agosto de 2014, 22:43 »
Não percebo qual o problema de fazer x ou y numa 125,50,500,1000,
Tenho 36 anos e ando de mota a 20 desde 2010 tenho uma 125 ao abrigo da lei e não tenho mais pq não quero pq para ter mais gastos ando de carro pois tenho um diesel parado a meses com 53000km de 2010.
Dar um toque pessoal ao que é nosso e se possível melhorar o que já é bom  qual o problema ? Ha MT alminha que tem grandes maquinas e só sabe enrolar punho a direito e mal nem sequer sabe usar o conta rpm nem o que é binário e pergunto para que querem essa grande máquina ? Para o vizinho ver?
Deixem as pessoas perguntar,tirar duvidas , ajudar se possível e mexer se quizerem ,pois se querem melhorar é porque dão uso e gostam e já chega de ver companheiros a serem enrolados nas oficinas.
Desculpem o desabafo.:D

                                        _martelada_     _palmas_

nmbarra

  • Visitante
Re: variadores e correias
« Responder #9 em: 15 de Agosto de 2014, 23:35 »
Boa noite a todos, também não tive muita sorte (penso eu) com o variador malossi, com 13.000 foi à vida e já ia para o segundo kit de roletes...como não tinha sido montado por mim mas pelo anterior mestre não doeu tanto....porém agora ando com o variador de origem que é mais silencioso e tem maior velocidade de ponta, espero que dure mais...não tenho real necessidade de grandes "mods" na scooter, apenas pegar e andar e abastecer pouco...  _Rolley_

Marco46

  • Visitante
Re: variadores e correias
« Responder #10 em: 16 de Agosto de 2014, 20:30 »

Caro LWillow

tu é que estás certo, os engenheiros que andam à anos nisto é que estão todos errados!!  _Rolley_

 _palmas_ _palmas_
 


LWillow

  • Visitante
Re: variadores e correias
« Responder #11 em: 16 de Agosto de 2014, 21:21 »
Caro LWillow

tu é que estás certo, os engenheiros que andam à anos nisto é que estão todos errados!!  _Rolley_

 _palmas_ _palmas_
Bom...Eu tenho a perfeita noção de que existem escapes, filtros , variadores, roletes, centralinas, etc, etc, que rentabilizam mais os motores do que os componentes originais que esses modelos trazem de fábrica . As motas de competição são o melhor exemplo desses trabalhos de engenharia mecânica/electrónica e também tenho a noção que há certos componentes que mesmo não dando mais 'gás' à máquina são materiais de melhor qualidade do que os originais e por isso uma boa opção para quem quer pôr a sua máquina ' nos trinques'  . 
Mas ...não era a estes aspectos que eu me referia .... o que eu alertava era para outro aspecto da história mas não vale a pena alongar/explicar  . Qualquer dúvida : Perguntem ao Dottore !  _Rolley_
« Última modificação: 17 de Agosto de 2014, 02:11 por LWillow »

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4351
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: variadores e correias
« Responder #12 em: 17 de Agosto de 2014, 08:11 »
Os engenheiros não são parvos tem é de ter em conta vários fatores como o economico vs eficiência vs condução etc. E uma 125 vem tapadinha ate aos dentes senão não tinham ate 15 cv...
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Marco46

  • Visitante
Re: variadores e correias
« Responder #13 em: 19 de Agosto de 2014, 17:56 »
Se vêm tapadinhas, temos de destapa-las

Pá a minha NSR tinha 31CV. nunca mais vou ter uma igual da maneira que aquela estava. Ate as 600 ficavam Qué istooooo???


saudações

 _convivio_
« Última modificação: 20 de Agosto de 2014, 09:18 por Marco46 »

Rodrigues

  • Visitante
Re: variadores e correias
« Responder #14 em: 19 de Agosto de 2014, 21:49 »
Se vêm tapadinhas, temos de destapa-las

Pá a minha NSR tinha 31CV. nunca mais vou ter uma igual da maneira que aquela estava. Ate as 600 ficavam Qué istooooo???


saudações

 _convivio_
Tive o prazer de conduzir uma cbr em 1988 emprestada por um vizinho, posteriormente trocou por uma KTM devido aos sustos que apanhou, de facto merecia a alcunha de mota assassina, beneficiando de um binário fantástico para um motor 125 ía aos 160 fácilmente, talvez por esse motivo foi retirada do mercado em 1991
Pessoalmente prefiro o equilíbrio entre perfomance e resistência mecânica ou seja, quero andar 10 anos a 100 á hora em vez de 3 anos a 130

nribeiro

  • Visitante
Re: variadores e correias
« Responder #15 em: 19 de Agosto de 2014, 23:57 »
São de lamentar estes imbróglios, mas alguém tem de fazer de 'advogado do diabo' e 'pôr o dedo na ferida' relativamente ao erro que é este tipo de ...'upgrades' ! Variadores 'XPTO', roletes 'Super não sei quantos' , ponteiras de escape e escapes 'MaxiSpeed' etc, etc, são na maioria dos casos 'barretes' que custam dinheiro com pouco ou nenhum retorno de real contrapartidas , especialmente , como é o caso, em motas ou scooters de 125 c.c. ! mas qual é a lógica/ inteligência disto ??
Comprar uma 125 c.c. e depois querer que a máquina lhe dê a potência de uma 500 c.c. á custa destas "invenções" ?
È a mesma inteligência da Lili Caneças e outras tais que não tendo corpo de mulher de 25 anos passam os meses a colocar implantes,  injecções de Botox e mais uma série de artimanhas mas ... uma coisa é uma mulher de 30 anos e outra é a Lili Caneças . Resumindo : Se querem uma mota que ande mais e tenha mais potência ... comprem uma motas dessas, e não gastem dinheiro à toa em 'paraísos artificiais' !
Lá reza o ditado : "Quem nasce para lagartixa nunca chega a jacaré "

Eu entendo o que disseste mas não concordo na totalidade.
Claro que uma 125 será sempre uma 125 mas os variadores, as correias, etc, etc dão algo mais.
Posso dizer que a minha PCX está muito diferente desde que a comprei! Tão diferente que mesmo com dois em cima dela já testei com outras PCX um arranque e a minha foi-se embora! Claro que não é para isso que está artilhada!
Quando lhe meti o variador era para poder andar em estrada plana a mais velocidade do que a minha dava e de facto cumpriu. Não estar limitado numa descida aos 120 que ela dava e não poder ultrapassar porque o carro que ia ultrapassar também estava mais ou menos nessa velocidade e o que acontecia era: ou travava para me meter atrás dele ou empatava o transito que se metia atrás de mim até conseguir passar o carro á minha direita! Aconteceu e é assutador!!! Looool
A subir ficou a andar mais principalmente quando meti a mola de contraste da Polini!
O escape e filtro derão um boost a isto tudo e mesmo assim o filtro ainda não é o ideal! Amanhã ou depois vou comprar um Polini em esponja cónico! A vela em Iridium muita gente pode discordar mas eu já andei depois com a original para ver e de facto a mota tem mais força com a de Iridium!

Conclusão, gastei um dinheirão mas a mota ainda me dá mais prazer e segurança para certas situações neste momento que antes!
Se queria mais motor! Queria como é óbvio mas não se justifica para os trajectos que faço diariamente. A PCX é mesmo a montada mais apropriada para mim!

Nestas andanças das duas rodas o que conta mesmo, independentemente do motor é que a montada nos dê prazer!

bitolas

  • Visitante
Re: variadores e correias
« Responder #16 em: 12 de Setembro de 2014, 10:47 »
Venho por mais um testemunho e água na fervura  >:D
A minha GTS veio com 9000km e cortava aos 100km/h. Passados uns tempo pus o kit da Malossi, e a mota era outra (melhor arranque e muiiito mais ponta (120 em reta)).

Agora com 24000km pensei em mandar vir uns deslizadores Dr.Pulley. Como sou nabo nisto, mandei vir os compatíveis com o variador de origem.
Tenho feito as revisões na MigTEC, e lá me colocaram no variador mallosi os Pulley. Grande burrada. A mota não andava, e aos 50 a rotação ia até ao corte com muito pouca aceleração.

Tentei voltar lá, mas estavam sempre cheios. Arranjei algo mais cedo, em Lisboa, na Moto Fixers.
Como sabia que os tamanhos não eram compativeis, disse o problema da mota, para perceber o que se passava, e já que os Pulley eram compatíveis com o variador de origem, para colocar esse. Resultado: ainda estava pior, quase não desenvolvia, e aos 50km/h, a tal rotação sem aceleração... Mesmo assim em reta ou a descer desenvolvia até aos 120...

Consegui que me vissem a mota no dia a seguir. Ele experimentou, e no final o problema sempre foi: colocados ao contrário. Isto mostra que mesmo com instruções, e mecanicos que fazem isto todos os dias pode dar raia facilmente...

Os Pulley são de 10.5g, e em relação ao kit Malossi, posso dizer que não é a mesma coisa. Tem menos arranque e menos ponta. Talvez aguente um pouco mais a velocidade numa subida...

Recomendo o kit Malossi 10x, e mesmo que a colocação do Pulley seja 50/50, como podem ver, 2 mecanicos conseguiram acertar 2 vezes no modo errado. Gastei dinheiro na 1a colocação, na tentativa de corrigir o problema dos tamanhos que foi meu, e tive sorte que não me cobrou na ultima...

Só se for alguem que goste de brincar na garagem, e com tempo pode valer a pena, senão ao menos com o Malossi não há que enganar...

CarlaLopes

  • Visitante
Re: variadores e correias
« Responder #17 em: 12 de Setembro de 2014, 16:43 »
Obrigado pela opinião.  _pol_

nribeiro

  • Visitante
Re: variadores e correias
« Responder #18 em: 13 de Setembro de 2014, 21:06 »
Eu estou a adorar os Pulley. Claro que não têm o mesmo disparo que o variador JCosta mas é só até aos 80. Daí para cima os Pulley dão muito bem conta do recado. A ponta também é inferior mas em contra partida em plano dou mais velocidade e a subir também.
Ontem á noite na subida do Palácio de Queluz subi a mais de 100.... Com o JCosta dependia do vento.
Outra coisa era que para ter o disparo que o JCosta tinha as rotações andavam mais altas para as mesmas velocidades do que com os Pulley.
Arrancava até aos 40 e o motor berrava!!! Era incomodo....
Com os Pulley é mais gradual e sente-se mesmo que acima dos 100 o motor está mais disponivel do que com o JCosta.
Se estou descontente com o JCosta? Não! Adorei andar com ele. Está guardadinho para se me der na telha e quiser mais arranque!
Também fiquei a gastar menos com os Pulley e não foi pouco.

Manhas

  • Visitante
Re: variadores e correias
« Responder #19 em: 14 de Setembro de 2014, 19:46 »
nribeiro,

Qual o peso dos roletes originais e qual o peso dos Dr. Pulley que tens instalados?

nribeiro

  • Visitante
Re: variadores e correias
« Responder #20 em: 15 de Setembro de 2014, 00:20 »
De origem são de 17gr e tenho pulley de 15 mas acho que ainda posso baixar mais de maneira a que a rotação suba para o ponto ideal de torque quando rodo punho a fundo tendo ainda mais disparo do que tenho agora.
O meu problema agora é a falta de ponta pois de resto esta fixe. Esgota logo mal começo uma descida....

Enviado do meu K00F através de Tapatalk


Rodrigues

  • Visitante
Re: variadores e correias
« Responder #21 em: 16 de Setembro de 2014, 11:23 »
Mais alguma informação sobre os efeitos do desgaste da correia, embora nos pareça em bom estado ao fim de 20.000 kms convém trocar antes para diminuir o consumo e baixar as rotações contribuindo para a longevidade dos já de si resistentes motores 125.

Aquela pequena diferença nota-se e bem principalmente nas descidas, cortava demasiado cedo.

Abraço


Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: variadores e correias
« Responder #22 em: 16 de Setembro de 2014, 13:25 »

Já agora fica aqui mais informação de como trabalha um variador (de roletes) ......

Os de pinos (como o J.Costa) trabalham de maneira diferente (não rolam) mas o conceito é o mesmo

Vejam =» http://youtu.be/Ya0yYp6DKp0

E há mais info aqui neste tópico --» LINK

Espero te ajudado um pouco......

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

CarlaLopes

  • Visitante
Re: variadores e correias
« Responder #23 em: 16 de Setembro de 2014, 14:19 »
Sempre a aprender.  _pol_
Obrigado