Autor Tópico: Roscar Partida ao tirar a vela  (Lida 10703 vezes)

Lyma

  • Visitante
Roscar Partida ao tirar a vela
« em: 15 de Julho de 2014, 16:36 »
Boas
Se há dias em que uma pessoa devia estar quieta era hoje no meu caso. Resumindo hoje ia mudar a minha vela, ao remover fiquei com a rosca na cabeça . Ou seja a vela saiu, mas deixou lá a rosca e agora para tirar vai ser bonito.
Pergunto se alguém já teve o mesmo problema, e se ja resolveu e se foi barato isto se tiver tido sorte, ou ter que desmontar tudo o que não deve ser barato..

Aqui deixo a foto para verem o que ficou lá. Já levei para o Antero, agora e esperar pelas boas ou más novidades


Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Roscar Partida ao tirar a vela
« Responder #1 em: 15 de Julho de 2014, 16:55 »


Existiu no Lidl (acho) uns sacas roscas, mas penso que podes tentar comprar em varias lojas.

é uma coisa tipo isto





Se reparares é como se fossem umas roscas esquerdas, que ao rodar para a esquerda prendem, logo vão desenroscar as roscas que normalmente usamos (roscas direitas)

Tenta safar-te assim, pois é a maneira mais económica de o fazeres  _Rolley_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Lyma

  • Visitante
Re: Roscar Partida ao tirar a vela
« Responder #2 em: 15 de Julho de 2014, 17:37 »
Eu fiquei tão doente, que não quis me aventurar mais e estragar ainda mais. Deixei lá ficar, agora é esperar a ver se resolvem o problema

power-full

  • Visitante
Re: Roscar Partida ao tirar a vela
« Responder #3 em: 15 de Julho de 2014, 23:43 »
nao é nada que nao se faça.. da trabalho e por veses é mais facil tirar a cabeça fora,,,
boa sorte..

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Roscar Partida ao tirar a vela
« Responder #4 em: 16 de Julho de 2014, 00:36 »

Sim no caso da vela talvez seja preferivel tirar a cabeça de com um alicate desenroscar até sair.

É preferivel principalmente porque é cerâmico no seu interior e podem ir pedaços para o seu interior, o que pode provocar danos irreparáveis para o seu interior.

Eu dei um exemplo destes "saca roscas" ou "saca bocados" para a maior parte das outras coisas que se partem pelas roscar, tipo espelhos, parafusos, etc.

É sempre útil ter umas coisas destas por perto, disso não tenham duvidas  _Rolley_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

power-full

  • Visitante
Re: Roscar Partida ao tirar a vela
« Responder #5 em: 16 de Julho de 2014, 07:30 »
os machos de roscas esquerdas como foi mostrado em geral resolve .. a questao aqui é mesmo essa é que com velas nao se pode brincar..lol


Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Roscar Partida ao tirar a vela
« Responder #6 em: 16 de Julho de 2014, 10:47 »

Sem duvida power-full, mas tal como disse, lembrei-me e postei os sacas.

Como em tudo na vida há mais soluções para um problema, seja ele qual for, excepto a morte (por enquanto)

Penso que para cada problema existem soluções melhores, ou piores, mas mesmo por vezes se ir pelo lado mais difícil, ou errado, resolve-se o problema e isso é o mais importante.

Neste caso, a vela partiu e foi para o "medico", lá certamente sabem o que fazem e é onde muitas das vezes a melhor solução.


Já agora fica o alerta.....
Para quem tentar mudar velas em casa, antes de fazer força na chave de velas, confirme se está bem colocada varias vezes, façam força como de uma só vez sem "torcer" ou deixar entortar a chave, por vezes mais vale não esforçar mesmo. Repetir tudo novamente e estar sempre atento para ver se a chave faz um trajecto linear.
É também importante ao voltar a meter a vela, não apertar demasiado, os materiais dilatam e por vezes tbm ha problemas por aperto excessivo. Apertem QB, mas o mais importante é não apertar demais. tbm se apertar demais, mais custa a desapertar, mas apertem bem  _lol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Lyma

  • Visitante
Re: Roscar Partida ao tirar a vela
« Responder #7 em: 16 de Julho de 2014, 21:50 »
Sim já foi para a oficina para ver se conseguem arranjar rápido. Vamos lá ver

power-full

  • Visitante
Re: Roscar Partida ao tirar a vela
« Responder #8 em: 16 de Julho de 2014, 21:55 »
o melhor é levares a Scooter a uma oficina, estes casos não são raros e nestas situações a experiência conta muito.

Quando se põem velas novas convém utilizar um lubrificante "anti-agarre" especifico vulgarmente conhecido por copaslip


Lubrificantes normais, oleo motor, massa consistente, são de evitar; as velas fazem a sua massa pela rosca e qualquer isolamento interfere na conductabilidade.

massa de cobre serve ..

Lyma

  • Visitante
Re: Roscar Partida ao tirar a vela
« Responder #9 em: 29 de Julho de 2014, 17:55 »
Boas
Já está resolvido. Felizmente foi um processo simples, e não teve que ir para a fábrica desmontar tudo. Resumindo só paguei mão de obra, que nem a vela me cobraram.

Rodrigues

  • Visitante
Re: Roscar Partida ao tirar a vela
« Responder #10 em: 29 de Julho de 2014, 18:46 »
Resumindo,...quem tentou ajudar ficou sem saber nada como já é hábito

Lyma

  • Visitante
Re: Roscar Partida ao tirar a vela
« Responder #11 em: 30 de Julho de 2014, 09:14 »
Não sei como foi. Simplesmente disseram que deu um pouco de trabalho 1H30,e que tive sorte em a moto não ter ido para a fábrica para ser desmontada.

Rodrigues

  • Visitante
Re: Roscar Partida ao tirar a vela
« Responder #12 em: 30 de Julho de 2014, 09:47 »
Citar
Não sei como foi. Simplesmente disseram que deu um pouco de trabalho 1H30,e que tive sorte em a moto não ter ido para a fábrica para ser desmontada.

Claro companheiro, desculpa o desabafo, é evidente que não te deixariam andar em cima deles, à segredos da profissão que não se ensinam a ninguém.

Ainda bem que foi resolvido sem terem de desmontar o motor, é sinal que é possível fazê-lo, só falta descobrir como  _Rolley_

Abraço

Lyma

  • Visitante
Re: Roscar Partida ao tirar a vela
« Responder #13 em: 30 de Julho de 2014, 15:20 »
Pois mas quando lá fui o mecânico disse me que iam tentar com uma chave de rosca, penso que tenha sido assim. Mas pronto o que interessa é que saiu barato. E ter cuidado a tirar as velas que pode sair caro