Autor Tópico: Quando pensamos estar tudo bem,...  (Lida 15961 vezes)

Rodrigues

  • Visitante
Quando pensamos estar tudo bem,...
« em: 21 de Junho de 2014, 19:48 »
Boas

Hoje de manhã ao fazer as mudas de óleo do motor e transmissão verifiquei que o Pneu Maxi Pro tinha defeito ao passar com a mão para o fazer rodar de forma a escoar melhor a valvulina da transmissão.

Por acaso ainda não tinha andado desde o evento de Reguengos e ainda bem que não o fiz porque estava sujeito a um encontro de 3º grau com o alcatrão.

Sei que não estava assim quando saí porque meti ar e fiz uma vistoria completa ao pneu, normalmente passo com a mão para sentir algum objeto estranho e não senti as saliências que irão ver nas fotos.

Não sei quando aconteceu, se foi quase no fim ou pelo caminho, mas que tive sorte lá isso tive, embora a culpa também fosse minha pois tenho a mania de fazer o percurso todo de uma vez e com o calor que esteve o pneu não aguentou.

Não arrisquei andar com o Pneu nesse estado e levei a jante com o pneu à JPM motos que se disponibilizou a colocar ainda hoje outro Pneu novo

A conselho do Sr. Miguel que já conheço á uns anos, optei por um Dunlop, também já estava cansado da dureza dos Maxis Pro

Lá trouxe a jante com Pneu a estrear e estive toda a tarde de volta da Gts a montar de novo todas aquelas peças característica das Scooters.

Verifiquem com regularidade os Pneus antes de circularem, acima de tudo depois daquelas viagens debaixo de calor intenso, pois nunca se sabe quando pode acontecer

Esqueci-me de mencionar que o Pneu tinha 18000 kms  _pensador_


Quase todo ele com outras lombas mais pequenas



Pneu novo




Pneu novo já montado



Aproveitei para pintar o escape




Abraço e boas curvas






 
« Última modificação: 23 de Junho de 2014, 16:30 por Rodrigues »

Offline Pedro Alexandre Silva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 524
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400 I
Re: Quando pensamos estar tudo bem,...
« Responder #1 em: 21 de Junho de 2014, 19:52 »
Boas companheiro, como descreveste todo o cuidado é pouco...ainda bem que deste pelo problema.. _pol_ _pol_

continuação de boas curvas
Racing is life..
Anything that happens before or after is just waiting

Vaporeon

  • Visitante
Re: Quando pensamos estar tudo bem,...
« Responder #2 em: 21 de Junho de 2014, 19:55 »
Bem visto,todo o cuidado é pouco...quanto é que ficou o pneu?cumps

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Quando pensamos estar tudo bem,...
« Responder #3 em: 21 de Junho de 2014, 19:56 »
É um Dunlop ScootSmart? Tive uns na PCX e eram muito bons! Tanto que quando tiver que trocar os CityGrip da X-Max não sei se não vou optar por eles...


Sent from iPhone using Tapatalk
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Rodrigues

  • Visitante
Re: Quando pensamos estar tudo bem,...
« Responder #4 em: 21 de Junho de 2014, 20:04 »
Citar
É um Dunlop ScootSmart? Tive uns na PCX e eram muito bons! Tanto que quando tiver que trocar os CityGrip da X-Max não sei se não vou optar por eles

Sim é um Dunlop Scoot Smart , ainda não o experimentei, se amanhã não chover vai fazer o batismo.
« Última modificação: 21 de Junho de 2014, 22:15 por Rodrigues »

Rodrigues

  • Visitante
Re: Quando pensamos estar tudo bem,...
« Responder #5 em: 21 de Junho de 2014, 20:07 »
Citar
Bem visto,todo o cuidado é pouco...quanto é que ficou o pneu?cumps

Com montagem e calibragem + uma junta da tampa do variador, estava no chão e o meu amiguinho ( cão ) se lembrou de roer, apanhou-me de costas  _lol_

Ficou em 73 €
« Última modificação: 21 de Junho de 2014, 20:09 por Rodrigues »

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Quando pensamos estar tudo bem,...
« Responder #6 em: 21 de Junho de 2014, 20:16 »
Upssss  _confuso_

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Quando pensamos estar tudo bem,...
« Responder #7 em: 21 de Junho de 2014, 22:05 »
 _pol_ _pol_ _pol_ Ainda é bom ser assim observador, numa Yamaha Neo´s 50 4T que tive, aconteceu-me precisamente isso e como estava um pouco longe de casa! retirei um pouco de ar para aliviar a pressão mas retirei demais, e ía ficando apeado,  _martelada_ _martelada_ :)
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Quando pensamos estar tudo bem,...
« Responder #8 em: 21 de Junho de 2014, 22:11 »
É o problema dos pneus de "plastico" . Duram muito tempo e não gastam ....então perdem propriedades e ressequidos.
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Rodrigues

  • Visitante
Re: Quando pensamos estar tudo bem,...
« Responder #9 em: 21 de Junho de 2014, 22:22 »
É o problema dos pneus de "plastico" . Duram muito tempo e não gastam ....então perdem propriedades e ressequidos.

Sim é verdade que os Maxis duram bastante por serem rijos mas só aconteceu com o de trás, por enquanto o da frente está aparentemente bom, mas vou experimentar primeiro o Dunlop e se gostar compro também para a frente

Enviado de Tapatalk


Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Quando pensamos estar tudo bem,...
« Responder #10 em: 21 de Junho de 2014, 22:40 »
Pode estar aparentemente bom de aspecto mas se já levar os mesmos kms .... não sei não.

Não quero agoirar nem quero que gastes dinheiro à toa.  Desculpa a sinceridade mas caso tenha o mesmo tempo e kms eu trocaria os dois por descargo de consciência . É que o da frente não dá tracção mas dá direcção e apoio em curva e como quem escorrega também cai...

Mas só tu o poderás saber e sentir ao conduzir a tua mota!   _pol_
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline jiujiman

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2014
  • Mensagens: 293
  • Localidade: Loures
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Xciting 400i
Re: Quando pensamos estar tudo bem,...
« Responder #11 em: 21 de Junho de 2014, 23:29 »
Boas a mim também me aconteceu
So bolhas contei 10
Quanto ao Dunlop pus um o de trás e estou bastante satisfeito

Enviado do meu Boston 4G através de Tapatalk

Na vida ao olhares para trás, o que valeu foi a viagem e quem te acompanhou na dita

danielfernandes

  • Visitante
Re: Quando pensamos estar tudo bem,...
« Responder #12 em: 21 de Junho de 2014, 23:51 »
Situação Estranha.
Hoje de manha fui ver a pressão dos pneus e apercebo-me o pneu da frente estava com a pressão ok mas que o de trás estava com 1.5 em vez de 2.3.

Vejo esta noticia e apercebo-me que o meu pneu de trás  com aproximadamente 19 000km esta estranho:
parece que naqueles rasgos maiores, de um lado do rasgo o pneu tem uma altura e do outro tem mais uns 2 ou 3 mm. Como se de um lado do rasgo o pneu tivesse mais 2 mm de borracha.
Mas esse problema pareçe uniforme em todo o pneu.


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Quando pensamos estar tudo bem,...
« Responder #13 em: 21 de Junho de 2014, 23:54 »
Bem, essa era de facto uma situação potencialmente perigosa se não tivesses esse cuidado de verificar o estado geral dos pneus.
Com esta advertência e chamada de atenção, vou logo pela manhã ver o estado dos meus.

Quanto aos Dunlop que montaste e tendo eu esta marca tanto no carro como na maxi....só tenho a dizer-te que foi uma óptima escolha.  _pol_

scooteraddict

  • Visitante
Re: Quando pensamos estar tudo bem,...
« Responder #14 em: 22 de Junho de 2014, 00:31 »
Pessoal,
Esses degraus sobre as laterais dos pneus são normais em muitas marcas de pneus para scooters.
O desgaste provoca isso por causa da orientação dos rasgos.
O meu Maxxi Pro de trás foi trocado aos 12K por estar a ficar aos altos e baixos (sobre as laterais do rasto) apesar de ainda ter bastante rasto. O da frente tem 18k e vai-se aguentando mas já se começam tb a notar alguns degraus (baixos por enquanto).
No de trás comecei a reparar nisto aos 9k e conforme se foi gastando os degraus foram ficando maiores.
Há marcas que por terem os rasgos orientados de outra maneira não fazem isto.
Tanto quanto me pude aperceber isto é relativamente frequente nas scooters.
Costumo reparar nos Maxxi das SYM GTS e em quase todas (para não dizer todas) vejo estes degraus quando os pneusjá tem alguns kms.
Como o pneu do companheiro Rodrigues ainda não tinha visto...mas o inicio daquilo se assim se pode chamar "é mato".
Quando troquei o pneu traseiro o mecânico até me deu uma lista dos pneus que NÃO faziam isto. Não sei onde a meti (papeis _martelada_) mas vou tentar encontrar e depois post aqui ;)

Rodrigues

  • Visitante
Re: Quando pensamos estar tudo bem,...
« Responder #15 em: 22 de Junho de 2014, 11:20 »
Hoje não me apeteceu andar de Bike, ontem estive todo o dia a desmontar e montar a roda de cócaras que fiquei com uma moinha nas costas e joelhos, por isso aproveitei e dei uma voltinha até Sobral de Monte Agraço e vim pela Malveira, quem conhece a estrada sabe que as curvas abundam para experimentar o Pneu, o piso estava seco nalguns troços e úmido noutros, situação perfeita para o teste.

Conclusão,..gostei, recomendo _pol_ de facto a Gts parece outra, até parece que a suspensão foi regulada para mais macia, notei melhor entrada e saída das curvas com mais suavidade, melhor resposta nas travagens

Mas antes de sair estive a ver com mais atenção o Maxis da frente, não tem degraus nenhuns nem cortes, o piso encontra-se uniforme e com a borracha macia ao tacto, a profundidade do sulco central tem 2,65 mm

Só espero não vir a descobrir que estava enganado, ainda estão para durar mais uns Kms, também não é todos os dias que leva com 41º á sombra, imagino como estaria o alcatrão, se porventura um dia tiver de circular com esse calor vai ter de ser com muitas paragens pelo caminho para arrefecer o pneu e não só,...

O facto de levar menos pressão de ar e peso em cima, e também por ser mais estreito contribui para a sua durabilidade e com menos hipótese de acontecer o mesmo que ao pneu traseiro, até agora nunca me fez apanhar calafrios, e tenho preferência por estradas com curvas, mas não deixo de andar em cima dele, não vou baixar a guarda, ao mínimo sinal de alerta outro Dunlop virá fazer companhia ao seu colega traseiro.

Concluí da pior maneira que não serve de nada uma Scooter topo de gama sem uns bons Pneus.




Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Quando pensamos estar tudo bem,...
« Responder #16 em: 22 de Junho de 2014, 11:25 »
Eu notei isso quando mudei dos IRC para os Dunlop na PCX, que como é sabido é muito rija de suspensão... Parecia outra scooter!!! _pol_

E os Dunlop têm outra vantagem, o desempenho é muito semelhante em molhado e em seco, pelo que tomando os mínimos cuidados que o molhado impõe, dão bastante confiança!!!

Enviado do meu Nexus 7 através de Tapatalk

João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Cromix

  • Visitante
Re: Quando pensamos estar tudo bem,...
« Responder #17 em: 22 de Junho de 2014, 11:40 »
Honestamente, acho que não teve a ver com o calor da ultima viagem que fizeste, nem nada do genero...

O meu também ficou assim, com sensivelmente os mesmos Km... É feitio(ou melhor defeito)...
Os que não chegam a esse ponto, é porque sofrem de um desgaste precoce...

São pneus menos bons nesse aspecto.

Na altura ainda pensei nos dunlop, mas acabei por ir para os fantasticos Pirelli Diablo. E adorei também.

scooteraddict

  • Visitante
Re: Quando pensamos estar tudo bem,...
« Responder #18 em: 22 de Junho de 2014, 12:31 »
Ás vezes é dificil explicar com palavras o que se vê com os olhos.
Qd falo m degraus quero dizer isto:
A seguir a um rasgo a superficie do pneu fica mais levantada, depois baixa para ficar novamente mais alta a seguir ao rasgo seguinte e assim sucessivamente. É tipico nestes  pneus e parece-me pelas fotos que foi o que aconteceu neste caso. O meu Maxxi traseiro fez isso tb mas qd os rasgos começaram a ficar mais largos troquei-o. Se não o tivrsse feito iria acabar por ficar como o da foto.

danielfernandes

  • Visitante
Re: Quando pensamos estar tudo bem,...
« Responder #19 em: 22 de Junho de 2014, 13:40 »
Ás vezes é dificil explicar com palavras o que se vê com os olhos.
Qd falo m degraus quero dizer isto:
A seguir a um rasgo a superficie do pneu fica mais levantada, depois baixa para ficar novamente mais alta a seguir ao rasgo seguinte e assim sucessivamente. É tipico nestes  pneus e parece-me pelas fotos que foi o que aconteceu neste caso. O meu Maxxi traseiro fez isso tb mas qd os rasgos começaram a ficar mais largos troquei-o. Se não o tivrsse feito iria acabar por ficar como o da foto.

É exactamente isso.
Estou um pouco preocupado. Será urgente trocar.
Faço todos dias 40km de ic19 e tenho algum medo que o pneu rebente.
Estou a pensar ir já segunda de manha a moto center trocar pelo menos o da frente.

scooteraddict

  • Visitante
Re: Quando pensamos estar tudo bem,...
« Responder #20 em: 22 de Junho de 2014, 13:59 »
É exactamente isso.
Estou um pouco preocupado. Será urgente trocar.
Faço todos dias 40km de ic19 e tenho algum medo que o pneu rebente.
Estou a pensar ir já segunda de manha a moto center trocar pelo menos o da frente.

Sem ver o pneu é dificil opinar.
No meu comecei a notar estes degraus aos 9k, mas só o decidi trocar aos12k. Obviamente que o fiz por minha conta e risco e tendo o cuidado de vistoriar regularmente a evolução do desgaste.
É melhor teres a opiniåo de alguêm “credenciado“
Nestas coisas eu acho que em caso de dúvida deve-se sempre trocar.
Por norma os altos e baixos de que estamos a falar só começam a ser problemáticos se os rasgos começarem a alargar. Mas continuo a dizer que nada justifica manter um pneu que não está nas devidas condições.
Já agora, e pq vem a propósito:
Um pneu com pouca pressão aquece mais que um pneu com uma pressão maior

Rodrigues

  • Visitante
Re: Quando pensamos estar tudo bem,...
« Responder #21 em: 22 de Junho de 2014, 14:56 »
Citar
Honestamente, acho que não teve a ver com o calor da ultima viagem que fizeste, nem nada do genero...

O meu também ficou assim, com sensivelmente os mesmos Km... É feitio(ou melhor defeito)...
Os que não chegam a esse ponto, é porque sofrem de um desgaste precoce...

São pneus menos bons nesse aspecto.

Provavelmente tens razão, ou rebentam mais cedo ainda com o piso sem desgaste por ser rijo, ou desgastam mais cedo por andarem muito não dando tempo para acontecer a dilatação que viram.



Carlos Faria

  • Visitante
Re: Quando pensamos estar tudo bem,...
« Responder #22 em: 22 de Junho de 2014, 15:55 »
Qual foi a tinta que usou para pintar o escape?

Rodrigues

  • Visitante
Re: Quando pensamos estar tudo bem,...
« Responder #23 em: 22 de Junho de 2014, 21:59 »
Qual foi a tinta que usou para pintar o escape?

Já em Off Topic, mas aí vai ;)

Spray de tinta de alta temperatura 800° há de várias cores.

Compra-se em qualquer loja de bricolage

Enviado de Tapatalk


danielfernandes

  • Visitante
Re: Quando pensamos estar tudo bem,...
« Responder #24 em: 23 de Junho de 2014, 21:04 »
Está feito 2 pneus Dunlop para a minha bichinha com montagem e válvulas

111€ na Moto Center.