Autor Tópico: Novo estudo a capacetes!!!  (Lida 8855 vezes)

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 827
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Novo estudo a capacetes!!!
« em: 02 de Junho de 2014, 11:58 »
Boas,

já viram este estudo?

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/universidade-de-aveiro-moto-motas-motociclistas-capacete-protecao/1558309-4071.html

Será que vai revolucionar o design e os materiais com que são feitos? Será mais uma saída para a nossa cortiça??

Grande abraço

JG

Conduzam com cuidado SFF  _pol_
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Novo estudo a capacetes!!!
« Responder #1 em: 02 de Junho de 2014, 12:52 »
A cortiça tem tantas aplicações e com tamanho sucesso (até mesmo os mais recentes aviões AIRBUS fazem uso deste material), que o mais certo é vir a ser também utilizado na nossa protecção por via dos capacetes.

Só por isto, já merece a devida atenção:  _pol_

«A cortiça é um material natural, capaz de absorver grandes quantidades de energia e enquanto o EPS absorve a energia deformando-se permanentemente, o que quer dizer que após um primeiro impacto, este não oferece qualquer tipo de proteção ao utilizador, a cortiça é capaz de proteger os motociclistas em impactos mais fortes e também em impactos subsequentes devido ao seu retorno elástico» Conclusão do investigador da Universidade de Aveiro, Fábio Fernandes.

Offline faisca66

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 306
  • Localidade: Sintra - Cacém
  • Uma vez CPM, CPM para sempre
  • Marca: HONDA
  • Modelo: VFR 800
Re: Novo estudo a capacetes!!!
« Responder #2 em: 02 de Junho de 2014, 13:02 »
Mais protecção a menor custo????

A ver vamos. A segurança esta primeiro e depois vem o custo  _pensador_
FAISCA66

TiagoF

  • Visitante
Re: Novo estudo a capacetes!!!
« Responder #3 em: 02 de Junho de 2014, 13:03 »

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 827
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: Novo estudo a capacetes!!!
« Responder #4 em: 02 de Junho de 2014, 14:11 »
LOL

É por dentro e por fora que é para garantir  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

Rodrigues1

  • Visitante
Re: Novo estudo a capacetes!!!
« Responder #5 em: 02 de Junho de 2014, 14:28 »
Inventor Português pois claro,.. _pol_

Temos tantos carolas que têm ganho medalhas de ouro em concursos internacionais mas raramente são aproveitados por cá.

Neste caso tem a sua razão de ser, de facto a cortiça é mais elástica, e absorve melhor o calor e ruídos, e até é capaz de ser mais leve  _pensador_

Preparem-se para o aumento do preço das rolhas

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Capacetes (reticências)
« Responder #6 em: 03 de Junho de 2014, 11:11 »
Na edição "on-line" do jornal "Diário de Notícias":

"Os capacetes homologados não evitam lesões graves na cabeça em acidentes de mota mesmo a velocidades reduzidas, entre os 25 e os 30 quilómetros por hora. Uma investigação da Universidade de Aveiro conclui que as normas em vigor para certificação dos capacetes estão desajustadas.
"Traumastismos cranioencefálicos, perda da consciência, distúrbios da memória, cefaleias, náuseas, vómitos e disfunções visuais são algumas das consequências para os motociclistas que, a circularem entre os 25 e os 30 quilómetros por hora, tenham um acidente com impacto em capacetes certificados", refere a Universidade de Aveiro (UA), em comunicado".

Disponível em: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=3950402
A leitura do resto da notícia é paga e eu não sou assinante do jornal. De qualquer forma, dá para perceber a ideia...

E já que se falou na Universidade de Aveiro, deixo aqui um link sobre uma investigação acerca da utilização da cortiça no forro dos capacetes:
https://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?c=35173

Agora, a pergunta comprida: São os requisitos exigíveis para a homologação dos capacetes que estão desajustados ou há capacetes "homologados" no mercado que não satisfazem os requisitos da homologação?
"25 a 30 quilómetros por hora"!... "Quanto é que já deste com a tua maxi?"
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Cromix

  • Visitante
Re: Capacetes (reticências)
« Responder #7 em: 03 de Junho de 2014, 11:15 »
Achei essa notícia muito estranha,  ja ontem andava pelo facebook a notícia completa.

Parece-me um verdadeiro estudo encomendado,  não negando os benefícios da cortiça.

Mas os capacetes sao todos maus agora e so quando os fizerem em cortiça é que estamos safos...

Humm...


Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk


Offline Sanheiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 765
  • Localidade: Setúbal
  • A (H)onda do Rio Sado
  • Marca: Honda
  • Modelo: Africa Twin
Re: Capacetes (reticências)
« Responder #8 em: 07 de Junho de 2014, 00:14 »
Achei essa notícia muito estranha,  ja ontem andava pelo facebook a notícia completa.

Parece-me um verdadeiro estudo encomendado,  não negando os benefícios da cortiça.

Mas os capacetes sao todos maus agora e so quando os fizerem em cortiça é que estamos safos...

Humm...


Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk

Andava eu na procura de um novo capacete e não é que dou de caras com esta noticia no site da CMS  _pensador_

http://www.cms-helmets.com/news/show.aspx?idcont=273&title=capacete-da-universidade-de-aveiro&idioma=pt

CAPACETE DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO
24-07-2013
Por fora, parece um normal capacete de motociclista. Mas por dentro, no revestimento, está um dos materiais mais simbólicos do país: a cortiça. A ideia de aproveitar a ‘pele' do sobreiro para reforçar a segurança da cabeça de quem anda de moto pertence um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro (UA). A equipa de Ricardo Sousa, professor do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), verificou que, teste após teste, em relação à esferovite usada em exclusivo por todos os fabricantes mundiais de capacete, a cortiça não só tem maior capacidade para absorver um impacto como mantém essa característica intacta no caso do motociclista sofrer múltiplas pancadas na cabeça. Os investigadores da UA querem levar o produto ao mercado desportivo de alta competição onde a segurança e o risco têm de andar de mãos dadas.


 _pensador_ Realmente á muitas coincidências, neste assunto !!!  _Rolley_
Yamaha X-Max 125:Mai/12 a Dez/15- 0km aos 87 000km - Honda NC750D Integra: Dez/15 a Maio/19 - 0Km aos 117 875km - Honda África Twin 1000: Maio/19 a Jul/20 - 0km aos 36 700km - Honda Africa Twin 1100: Jul/20 - 55 000Km

scooteraddict

  • Visitante
Re: Novo estudo a capacetes!!!
« Responder #9 em: 07 de Junho de 2014, 01:09 »
Vamos esperar e ver o desenvolvimento disto :)

Acho que ainda é cedo para criticar ou mandar a baixo.

Se fosse um produto estudado e desenvolvido no estrangeiro havia logo quem dissesse :
"Pois aqueles é que são espertos porque desenvolvem e promovem o que é deles, não é como cá, que nem para nós somos bons...por isso é que nunca havemos de passar da cepa torta, etc...etc..."

Como é um produto estudado e desenvolvido cá já dizem:
"Hum!... isto é de desconfiar...os capacetes convencionais sempre foram seguros e agora vem com esta conversa, acho muito estranho deve ser um estudo encomendado, etc etc"

Caramba que raio de feitio que nós temos  _thumbdown_
A relutância natural à mudança é uma coisa que sempre me fez muita confusão.

Cromix

  • Visitante
Re: Novo estudo a capacetes!!!
« Responder #10 em: 07 de Junho de 2014, 08:12 »
Vamos esperar e ver o desenvolvimento disto :)

Acho que ainda é cedo para criticar ou mandar a baixo.

Se fosse um produto estudado e desenvolvido no estrangeiro havia logo quem dissesse :
"Pois aqueles é que são espertos porque desenvolvem e promovem o que é deles, não é como cá, que nem para nós somos bons...por isso é que nunca havemos de passar da cepa torta, etc...etc..."

Como é um produto estudado e desenvolvido cá já dizem:
"Hum!... isto é de desconfiar...os capacetes convencionais sempre foram seguros e agora vem com esta conversa, acho muito estranho deve ser um estudo encomendado, etc etc"

Caramba que raio de feitio que nós temos  _thumbdown_
A relutância natural à mudança é uma coisa que sempre me fez muita confusão.

Não tem a ver com o ser nosso(Portugal) ou não.

Mas vejamos... Um estudo que diz que os capacetes atuais a 25km/h oferecem um péssimo nível de segurança... (apesar de poucos terem visto a base do estudo)
Nesse mesmo estudo aponta para uma solução, capacetes em cortiça(que ainda não esta aprovado e sequer testado).  _pensador_ _pensador_
Dois dias depois aparece uma noticia que um dos laboratórios onde são feitos os testes refuta este estudo porque não foi feito em condições, e mostra todo o processo de testes.

Não tenho problema nenhum com produtos nacionais. Tenho é problemas com lobbies... E infelizmente somos quase(ou mais) corruptos que a Itália hoje em dia...
Temos poucos exemplos de estudos encomendados para benefícios de grandes lobbies...

Se for bom e mais seguro, venham eles. Mas não é com um estudo assim a martelada que eu vou ficar em pânico que o meu capacete não presta.

scooteraddict

  • Visitante
Re: Novo estudo a capacetes!!!
« Responder #11 em: 07 de Junho de 2014, 15:21 »
Cromix,
Sim eu compreendo o que dizes e até podes ter razão...ou não ;)
O futuro o dirá.
Eu não digo que acredito ou que não acredito.
Acho que é cedo para abraçar a ideia ou para a mandar a baixo
Estou receptivo a “mais desenvolvimentos“ sobre o assunto ;)
Um abraço _convivio_

Offline Sanheiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 765
  • Localidade: Setúbal
  • A (H)onda do Rio Sado
  • Marca: Honda
  • Modelo: Africa Twin
Re: Novo estudo a capacetes!!!
« Responder #12 em: 07 de Junho de 2014, 22:01 »
Vamos esperar e ver o desenvolvimento disto :)

Acho que ainda é cedo para criticar ou mandar a baixo.

Se fosse um produto estudado e desenvolvido no estrangeiro havia logo quem dissesse :
"Pois aqueles é que são espertos porque desenvolvem e promovem o que é deles, não é como cá, que nem para nós somos bons...por isso é que nunca havemos de passar da cepa torta, etc...etc..."

Como é um produto estudado e desenvolvido cá já dizem:
"Hum!... isto é de desconfiar...os capacetes convencionais sempre foram seguros e agora vem com esta conversa, acho muito estranho deve ser um estudo encomendado, etc etc"

Caramba que raio de feitio que nós temos  _thumbdown_
A relutância natural à mudança é uma coisa que sempre me fez muita confusão.

Relativamente a este assunto estou de acordo com o Cromix!

E posso ainda acrescentar que sou um defensor nato dos produtos Made in Portugal !!!

Não há nada que goste mais, que ver produtos nacionais serem referenciados como os melhores do mercado!!!

De qualquer forma a ver vamos pois em relação aos testes em questão muito esta para desvendar!!

Yamaha X-Max 125:Mai/12 a Dez/15- 0km aos 87 000km - Honda NC750D Integra: Dez/15 a Maio/19 - 0Km aos 117 875km - Honda África Twin 1000: Maio/19 a Jul/20 - 0km aos 36 700km - Honda Africa Twin 1100: Jul/20 - 55 000Km

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: Novo estudo a capacetes!!!
« Responder #13 em: 20 de Agosto de 2014, 17:08 »
 _pol_
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

speed78

  • Visitante
Re: Novo estudo a capacetes!!!
« Responder #14 em: 20 de Agosto de 2014, 17:39 »
Aqui está uma porta para a Nexx, se associar a universidade de Aveiro e com um patrocínio "inventarem" um novo modelo de capacete, mais seguro e tb mais silencioso  :)