Autor Tópico: [GERAL] - Como fazer um corta vento  (Lida 67155 vezes)

Rodrigues

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #50 em: 14 de Julho de 2014, 22:59 »
Companheiro Rodrigues,
Eu não desperdiço nadinha  ;D , quando conseguir fazer um corta vento todo Xpto, todos os outros corta ventos que forem ficando pelo caminho, vão direitinho para o.....  _pensador_

OLX  _lol_

Aquele abraço  _convivio_

 Boa ideia :)

Assim já dá para o novo :D

E olha que eu ando cá com umas ideias, se calhar é mais um projecto a juntar à Topcase de fabrico em série.

Logo se verá. ::)
« Última modificação: 14 de Julho de 2014, 23:00 por Rodrigues »

joaomsraposo

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #51 em: 15 de Julho de 2014, 08:06 »
Boa ideia :)

Assim já dá para o novo :D

E olha que eu ando cá com umas ideias, se calhar é mais um projecto a juntar à Topcase de fabrico em série.

Logo se verá. ::)


Bom dia Rodrigues,

Isso é que é Empreendedorismo...!  :)) _pol_


Aquele abraço   _convivio_

joaomsraposo

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #52 em: 18 de Julho de 2014, 16:27 »
Boa tarde Rodrigues,

Acabadinho de "sair do forno II"!!!  ;D
Já fiz o corta vento evolução 2, tal como o companheiro Rodrigues   ;) disse para fazer, e sem dúvida que ficou muito, mas muito mais bonito  _pol_ ,... (com o "barulho das luzes"  :)) até parece um corta vento profissional  _Rolley_ )  deu um pouco mais de trabalho, nomeadamente cortar e limar a curvatura superior e inferior. Para mim a parte mais critica do corta vento, é na moldagem da curvatura do acrilico com a forma da viseira da Syminha, ao dar calor com o secador de calor no acrilico para se moldar ao molde para fazer a curvatura o calor tem que ser uniforme, e quando começa a ficar em "ponto de rebuçado" qualquer descuido é o que basta para o acrilico ficar deformado e ir todo o trabalho para o lixo  _martelada_

Eu não sei se foi a forma mais correta e simples de fazer o corta vento, mas foi da seguinte maneira que eu fiz:  _pensador_

1º imprimi a desenho que o companheiro Rodrigues enviou, numa folha A3, depois cortei o desenho e voltei a imprimir numa folha A3 com um aumento de 115%, este valor foi achado através de varias tentativas até ficar com as medidas em tamanho real na folha A3

2º decalquei o desenho no acrilico

3º cortei o acrilico com a rebarbadora e com um disco fininho só para corte (comprei no Leroy)

4º limei com uma lima até ficar o acrilico pelas linhas desenhadas

5º moldei uma chapa à viseira da Syminha para ter um molde da curvatura do mesmo

6º fiz uma marca no meio do acrilico e fiz também uma marca no meio da chapa do molde, para o acrilico ficar com a curvatura centrada

7º dar o calor uniforme com o secador

8º ensaiar o corta vento nos suportes de fixação, e deseguida fazer as furações com um berbequim manual, uma vez que os eletricos tem muita rotação e pode estalar o acrlico, (esta parte também é um pouco critica), já que tive que tirar os suportes, arredondei mais os suportes que seguram o corta vento

9º colocar os suportes na viseira da Syminha e colocar o corta vento nos suportes e acertar as distâncias (esquerda/direita)

10º beber uma bela  _vinho_ bem fresquinha e contemplar o trabalho realizado

Rodrigues peço que me dê a sua opinião, se achar que devo proceder a algumas correcções/alterações no corta vento.

Finalmente só me resta enviar, uma vez mais, um GRANDE AGRADECIMENTO  _palmas_ ao companheiro Rodrigues, visto que este trabalho todo não seria possivel sem a sua preciosa ajuda, tanto na orientação de como fazer o corta vento bem como do indispensável desenho com as medidinhas todas ao pormenor  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
















Aquele abraço   _convivio_
« Última modificação: 18 de Julho de 2014, 16:59 por joaomsraposo »

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #53 em: 18 de Julho de 2014, 16:58 »
Fónix, é só habilidosos!!! _palmas_
Eu nem consigo martelar um prego na parede! _corado_
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Rodrigues

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #54 em: 18 de Julho de 2014, 19:35 »
Companheiro João

Já vi que és teimoso como eu, és habilidoso e sabes que a perfeição ( se é que existe ) dá trabalho, não desististes enquanto não chegaste lá, por isso dou-te os meus Parabéns pelo trabalho realizado e sem reparos nenhuns a fazer, está imaculado, e belas fotos.

Também és uma pessoa humilde pois aceitaste as minhas críticas construtivas, valor que eu muito aprecio e também te agradeço o teres postado o trabalho  _pol_

Agora é só passear que a tua cabeça e cervicais agradecem

Forte abraço e espero um dia ver o brico ao vivo  _convivio_
« Última modificação: 18 de Julho de 2014, 21:33 por Rodrigues »

Rodrigues

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #55 em: 18 de Julho de 2014, 22:38 »
Fónix, é só habilidosos!!! _palmas_
Eu nem consigo martelar um prego na parede! _corado_

 Repete até a parede cair, e se mesmo assim não conseguires, ergue outra parede..
« Última modificação: 18 de Julho de 2014, 22:38 por Rodrigues »

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #56 em: 18 de Julho de 2014, 22:41 »

Repete até a parede cair, e se mesmo assim não conseguires, ergue outra parede..

O quê? Rebentava o martelo e os pregos e ainda por cima tinha que aprender a fazer alvenaria? Fonix!!! ;)


Sent from iPhone using Tapatalk
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Rodrigues

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #57 em: 07 de Agosto de 2014, 11:37 »
Home sapiens sempre em constante evolução

Fiz um ligeiro Upgrade,..com acrílico cortado a Laser e suporte com regulação em altura e inclinação


« Última modificação: 30 de Agosto de 2015, 11:10 por Rodrigues »

pneto

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #58 em: 07 de Agosto de 2014, 13:14 »
Maravilha, sim senhor...

Isto já não é bricolage, é um pro...

Muito bom, ainda te vais pôr a fazer negócio...

Sent from my Optimus_San_Remo using Tapatalk 2

Rodrigues

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #59 em: 07 de Agosto de 2014, 14:42 »
Citar
Isto já não é bricolage, é um pro...

Muito bom, ainda te vais pôr a fazer negócio

E porque não ?!.... _Rolley_


Offline paubar

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2014
  • Mensagens: 104
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #60 em: 07 de Agosto de 2014, 15:06 »
Eu compro.
Burgman For ever

tparracho

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #61 em: 07 de Agosto de 2014, 15:53 »
Companheiro Rodrigues, e João Raposo, os meus parabéns.

Ambos muito habilidosos.  _pol_

Rodrigues, já ponderaste a hipótese de outros acessórios, como por exemplo protectores de mãos?

bem sei que o projecto das malas laterais te deve estar a assoberbar o tempo livre, mas é algo em que podias pensar também. Ainda inicias uma marca de acessórios portuguesa, o que seria de louvar  _palmas_

Rodrigues

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #62 em: 07 de Agosto de 2014, 18:34 »
Por favor não martelem mais na minha pobre cabeça _martelada_ estava a brincar quando afirmei

Citar
E porque não ?!.... _Rolley_

Partilho os meus bricos com muito gosto para quem os quiser fazer com poucos €€€€

Agora depois de velho é que me ia meter nestas aventuras ? Na na,..quero é passear de  scooter_ scooter_ scooter_ scooter_

Apenas poderei abrir uma exceção para a Top case, depois se verá,..

Obrigado pelas dicas ;-)
« Última modificação: 07 de Agosto de 2014, 20:57 por Rodrigues »

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #63 em: 07 de Agosto de 2014, 23:16 »
Muito bem!
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

monteirolms

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #64 em: 08 de Agosto de 2014, 12:42 »
Depois de ver este projecto já me deu vontade, novamente, de lançar-me ao trabalho das protecções de mão para a minha Sem.
Parabéns.

joaomsraposo

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #65 em: 29 de Agosto de 2014, 13:45 »
Boa tarde Rodrigues,


Os meus parabéns pelo novo corta vento  _palmas_ , o Rodrigues está sempre em busca da perfeição  _pensador_ o novo corta vento está mesmo XPTO, eu diria mesmo que está um corta vento XPTO PRO by Rodrigues  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ e uma vez mais com as fotos todas à maneira!!  _pol_

Aquele abraço.  _convivio_
« Última modificação: 29 de Agosto de 2014, 13:46 por joaomsraposo »

Rodrigues

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #66 em: 29 de Agosto de 2014, 16:07 »
Olá Joaomsraposo

Obrigado pelos elogios, também não ficas atrás  _pol_

O primeiro que fiz foi mais com a intenção de reduzir o barulho no capacete e foi feito de uma forma muito simples e então aproveitei para partilhar uma vez que poderia ser feito pela maioria dos companheiros.

Como o brico ultrapassou as minhas expectativas, não só reduziu drasticamente o barulho no capacete, chego ao fim sem o zumbido nos ouvidos, agora consigo fazer viagens bem longas sem cansaço no pescoço, se dantes já o fazia agora ainda melhor.

Este brico não o partilho com os mesmos pormenores mas pelas fotos dá para ver como é, se porventura algum companheiro se quiser aventurar a fazer só tem que me enviar PM que eu informo onde mandei cortar o acrílico a laser, é em Lisboa, e uma vez que já lá têm o ficheiro para corte é só encomendar que eles cortam e fornecem o acrílico.

No meu caso fui eu que forneci o acrílico para outro trabalho de publicidade e aproveitei a chapa para incluir a peça

Posso dizer que o corte da peça rondou os 3 euros, calculando mais 2 euros para o acrílico dá um total de 5 euros, não compensa estar com o trabalho de cortar além de ficar praticamente polido nas arestas. 

Só têm de curvar o acrílico.

Abraço





« Última modificação: 29 de Agosto de 2014, 17:15 por Rodrigues »

Offline paubar

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2014
  • Mensagens: 104
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #67 em: 29 de Agosto de 2014, 16:29 »
Estou interessado em fazer um também poderás dizer-me onde é a tal loja dos acrílicos. Tks
Burgman For ever

Rodrigues

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #68 em: 29 de Agosto de 2014, 17:00 »
Citar
Estou interessado em fazer um também poderás dizer-me onde é a tal loja dos acrílicos. Tks

Loja dos acrílicos ou a empresa de laser ?

Só envio por PM

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #69 em: 29 de Agosto de 2014, 17:04 »

Tens aqui uma loja --> Acrilcorte  (mesmo na 5 de Outubro)  _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Rodrigues

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #70 em: 29 de Agosto de 2014, 17:06 »
A Acrilcorte só fornece acrílicos, não corta a laser

Se pretenderem a peça cortada terei de informar o Patrão da empresa de laser uma vez que o desenho da peça está em meu nome, foi essa a razão de ter dito que só informo por PM.

Seria ingrato receberem emails a encomendarem a peça sem eu ter dado conhecimento primeiro.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2014, 17:22 por Rodrigues »

joaomsraposo

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #71 em: 30 de Agosto de 2014, 09:53 »
Bom dia Rodrigues,


Quero manisfetar o meu AGRADECIMENTO _palmas_ , APREÇO  _palmas_ e ADMIRAÇÃO  _palmas_ que tenho pelo companheiro Rodrigues de ter sempre a disponibilidade em partilhar os bricos para as nossas  scooter_ e de também estar sempre disponivel em auxiliar os companheiros na resolução das dúvidas e problemas com as  scooter_

Por todo este espirito, que deve ser o espirito CPM um GRANDE OBRIGADO!!!  _palmas_ _palmas_ _palmas_

Aquele abraço  _convivio_
« Última modificação: 30 de Agosto de 2014, 12:43 por joaomsraposo »

Rodrigues

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #72 em: 30 de Agosto de 2014, 11:50 »
Citar
Bom dia Rodrigues,


Quero manisfetar o meu AGRADECIMENTO _palmas_ , APREÇO  _palmas_ e ADMIRAÇÃO  _palmas_ que tenho pelo companheiro Rodrigues de ter sempre a disponibilidade em partilhar os bricos para as nossas  scooter_ e de também estar sempre disponivel em auxiliar os companheiros na resolução das dúvidas e problemas com as  scooter_

Por todo este espirito, que deve ser o espirito CPM um GRADE OBRIGADO!!!  _palmas_ _palmas_ _palmas_

Aquele abraço

Até me envergonhaste João  _corado_ _corado_ é que sou um pouco tímido  _anjo_

Obrigado

Já agora,..como te tens sentido em viagens assim para o comprido ? notas mais conforto ou achas que não valeu a pena,..

Abraço

joaomsraposo

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #73 em: 30 de Agosto de 2014, 12:34 »
Rodrigues o que eu posso dizer é que as minhas viagens tem sido 5*****, é muito mais confortável com o corta vento, não se sente a pressão do vento na cabeça, nem o zumbido do vento  _lool_ , a cabeça já não parece a cabeça daqueles cãezinhos que se põe na chapeleira dos enlatados, sempre a abanar  _lol_ eu desde que coloquei o corta vento nunca mais o tirei, já faz parte da minha Syminha, a minha Syminha é logo reconhecida pelo Brico (ver as minhas fotos do KIRO) e no domingo que vem mais uma viagem até Fátima, na companhia da Familia CPM, em pleno conforto  _pol_ , quem exprimenta não quer outra coisa  _lool_ valeu a pena cada cêntimo e o tempo gasto no brico do corta vento  _pol_  , confesso que deu um pouquinho de luta, como se custuma dizer à terceira é de vez, e só à terceira é que ficou todo catita,... e agora que eu já estava descansado, o Rodrigues lembrou-se de fazer mais uma Evo no brico  _Rolley_ que já estava catita, e agora parece que ainda ficou mais personalizado e exclusivo em relação aos de compra,... eu nem sei como dizer isto  _corado_ ... Rodrigues, eu não querendo abusar, será que... havia a possibilidade... de me permitir adquirir uma peça de acrlico com o formato do corta vento XPTO PRO by Rodrigues?  _corado_ é que aquela abinha que tem por cima para ser feita à "la mano" e sair bem feita é um pouco complicada  _pensador_


Aquele abraço  _convivio_
« Última modificação: 30 de Agosto de 2014, 13:00 por joaomsraposo »

Rodrigues

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #74 em: 30 de Agosto de 2014, 14:00 »
Companheiro João

Já tinha lido a tua mensagem antes de almoço mas como estava cheio de larica resolvi fazer a vontade ao estômago primeiro, e enquanto almoçava lembrei-me do seguinte,..pode ser que te agrade  _Rolley_

Em virtude de teres sido o primeiro com coragem e empenho para fazer o brico, _palmas_  resolvi premiar o teu esforço com a oferta do acrílico novo e já curvado, o que achas ?

Já tinha feito mais um de reserva

Uma vez que já tens os suportes é só fazer a mudança e já está,..

Esta tarde vou ao AKI de Loures junto ao Hospital Beatriz Ângelo de enlatado fazer uma compras, se puderes lá ir diz que eu levo o brico.

Abraço