Autor Tópico: [GERAL] - Como fazer um corta vento  (Lida 67154 vezes)

Joaocruz

  • Visitante
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #25 em: 29 de Maio de 2014, 14:03 »
Muito bom.
O que se aprende por aqui no nosso CPM.
Depois do tutorial de mecância, fazemos a seguir um de plásticos/carenagens/vidros!
Qualquer dia construímos uma moto/scooter sozinhos com toda a informação que recebemos aqui.

Quando penso que ando à procura de um vidro after-market para a BM e que custam + 150 EUR!

Um abraço,
JpC

Rodrigues1

  • Visitante
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #26 em: 30 de Maio de 2014, 16:26 »
Boas

Fiz um vídeo do teste em túnel de vento  _Rolley_  _lol_ _lol_

Abri um tópico para o mesmo efeito em Coffee Break, desculpem a repetição, é só para quem não está interessado em fazer mas que interessa saber os resultados do benefício do corta vento

« Última modificação: 30 de Maio de 2014, 16:35 por Rodrigues1 »

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #27 em: 30 de Maio de 2014, 20:25 »
Realmente!!!!!  _palmas_ _palmas_ _palmas_ só tu amigo Rodrigues,  _palmas_ _palmas_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline Guerreiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1246
  • Localidade: Sintra
  • Espírito Vadio, Livre, Sonhador
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra 750s
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #28 em: 31 de Maio de 2014, 09:05 »
Isto é só inventores  _pol_
obrigado pela partilha
Guerreiro

Rodrigues1

  • Visitante
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #29 em: 31 de Maio de 2014, 16:21 »
Citar
Isto é só inventores  _pol_
obrigado pela partilha

Cada um na sua,..

Guerreiro inventa eventos
Rodrigues inventa Bricos

 _convivio_

Rodrigues1

  • Visitante
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #30 em: 31 de Maio de 2014, 17:14 »
Citar
Excelente!  _palmas_

Estive tentada a fazer, mas a falta de tempo ganhou e comprei feito  ;)

Ainda bem que foi só falta de tempo  _Rolley_

r16

  • Visitante
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #31 em: 31 de Maio de 2014, 18:31 »
Muitos Parabens pelo trabalho executado.
Boa partilha.

scooteraddict

  • Visitante
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #32 em: 31 de Maio de 2014, 19:42 »
Excelente!  _palmas_

Estive tentada a fazer, mas a falta de tempo ganhou e comprei feito  ;)
Ainda bem que foi só falta de tempo  _Rolley_


Pois...eu cá não tenho esses problemas de falta de...tempo _Rolley_
« Última modificação: 31 de Maio de 2014, 19:43 por scooteraddict »

Joaocruz

  • Visitante
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #33 em: 31 de Maio de 2014, 23:42 »
Rodrigues,
Esse teu tunel de vento esta um espectaculo  _confuso_
Digo mais GENIAL
Qualquer dia es contratado por alguma das empresas mundias especializada em aerodinamica.
O que nao custa fazer um tunel de vento e tu, em casa improvisas um a maneira.
Os meus sinceros parabens.
Um abraco,
JpC

Rodrigues1

  • Visitante
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #34 em: 01 de Junho de 2014, 14:01 »
Citar
Rodrigues,
Esse teu tunel de vento esta um espectaculo  _confuso_
Digo mais GENIAL
Qualquer dia es contratado por alguma das empresas mundias especializada em aerodinamica.
O que nao custa fazer um tunel de vento e tu, em casa improvisas um a maneira.
Os meus sinceros parabens.
Um abraco,
JpC

Obrigado companheiro, só me esqueci do fumo que os técnicos usam para visualizar o turbilhão do ar, como não fumo, não me lembrei  _lol_ _lol_

 _convivio_

Racap

  • Visitante
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #35 em: 13 de Junho de 2014, 16:34 »
Olá Rodrigues !

Posso publicar este projeto para os nossos amigos do grupo da Citycom aqui de São Paulo - Brasil ?
Temos alguns colegas necessitando e perguntando sobre este equipamento, mas os custos são altos
e achei a solução muito Boa !

Abraços.

Raul  _pol_

Rodrigues

  • Visitante
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #36 em: 13 de Junho de 2014, 16:54 »
Citar
Olá Rodrigues !

Posso publicar este projeto para os nossos amigos do grupo da Citycom aqui de São Paulo - Brasil ?
Temos alguns colegas necessitando e perguntando sobre este equipamento, mas os custos são altos
e achei a solução muito Boa !

Abraços.

Raul

Boas companheiro Raul

Já te respondi por PM  _pol_

Abraço bem longo e torce por nós também  _pt_

PS: Já chegou ao Brasil  _lool_ _lool_

« Última modificação: 19 de Junho de 2014, 11:52 por Rodrigues »

joaomsraposo

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #37 em: 07 de Julho de 2014, 15:10 »
Boa tarde companheiro Rodrigues,


Com as preciosas dicas que foram colocadas pelo companheiro Rodrigues, tentei fazer um corta vento, mas acho que saiu assim como que um....  Para-O-Vento  _Rolley_
A titulo de curiosidade o acrílico que comprei saiu pela modica quantia de.... 1,49€ na casa de acrílicos (Acrilcorte) que fica na Av. 5 de Outubro, os 4 parafusos e 8 anilhas de inox (Pecol) ficaram por 3,50€
Uma vez mais um GRNADE AGRADECIMENTO  _palmas_ _palmas_ _palmas_ ao companheiro Rodrigues pela partilha de truques e dicas para o bem estar das nossas  scooter_










Um abraço  _convivio_
« Última modificação: 07 de Julho de 2014, 16:01 por joaomsraposo »

Rodrigues

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #38 em: 07 de Julho de 2014, 15:54 »
Companheiro Joaomsraposo PARABÉNS  _pol_ tens habilidade  _palmas_

Fico feliz por saber que valeu a pena tanta dedada no teclado  _lool_

Depois diz cá ao pessoal se notas alguma diferença, se calhar vais ter de regular o ângulo de inclinação do corta vento consoante a tua altura.

Só agora me lembrei que a antiga casa Uniplex passou a ser Acrilcorte, fiquei sempre com o antigo nome na cabeça.

Abraço e obrigado pelo agradecimento.

joaomsraposo

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #39 em: 11 de Julho de 2014, 21:49 »
Boa noite Rodrigues,

Peço imensa desculpa de ainda não ter colocado no post as minhas impressões do corta vento  _corado_ , acontece que estou a fazer melhorias num segundo corta vento. O primeiro que fiz, está com os cantos muito acentuados e no segundo estou a fazer com os cantos mais abaulados, espero o ter concluido este fim de semana, assim que estiver pronto vou colocar as fotos.

Relativamente ao corta vento, noto muito menos pressão do vento no capacete e dá para fazer as viagens com a viseira aberta com muito mais conforto, principalmente nestes ultimos dias de muito calor. Desde que o coloquei nunca mais o tirei  _pol_ até acho que a minha "menina" ficou mais vaidosa, por ser notada à distancia que tem um brico todo catita  ;D

Aproveito para enviar um GRANDE ABRAÇO ao companheiro Rodrigues e uma vez mais um agradecimento pelas dicas (e poemas...  ;)) sempre muito uteis para todos nós  _convivio_
« Última modificação: 11 de Julho de 2014, 21:55 por joaomsraposo »

Rodrigues

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #40 em: 11 de Julho de 2014, 22:59 »
Boa noite Rodrigues,

Peço imensa desculpa de ainda não ter colocado no post as minhas impressões do corta vento  _corado_ , acontece que estou a fazer melhorias num segundo corta vento. O primeiro que fiz, está com os cantos muito acentuados e no segundo estou a fazer com os cantos mais abaulados, espero o ter concluido este fim de semana, assim que estiver pronto vou colocar as fotos.

Relativamente ao corta vento, noto muito menos pressão do vento no capacete e dá para fazer as viagens com a viseira aberta com muito mais conforto, principalmente nestes ultimos dias de muito calor. Desde que o coloquei nunca mais o tirei  _pol_ até acho que a minha "menina" ficou mais vaidosa, por ser notada à distancia que tem um brico todo catita  ;D

Aproveito para enviar um GRANDE ABRAÇO ao companheiro Rodrigues e uma vez mais um agradecimento pelas dicas (e poemas...  ;)) sempre muito uteis para todos nós  _convivio_
Olá João
Noticias  agradáveis a esta hora sem dúvida :D
Eu também nunca mais o tirei, inclusive vou aperfeiçoar ainda mais.
Pode parecer absurdo mas vais notar uma recuperação da Gts mais rápida em virtude de anular o turbilhão gerado em volta do capacete.
Aguardo pelo novo trabalho

Abraço

joaomsraposo

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #41 em: 14 de Julho de 2014, 08:09 »
Bom dia Rodrigues,

Cá está ele acabadinho de sair do "forno"  ;D , já está concluído o corta vento evolução (1),
ficou com os cantos superiores mais redondinhos, (esteticamente mais bonito) e uma vez que tive que tirar os suportes, procedi algumas alterações:
 - dei um pouco mais de inclinação no ângulo do suporte do corta vento, o anterior estava um pouco deitado, agora está mais na vertical, fiz como o Rodrigues disse para afinar, e ficou muito, mas muito melhor
 - coloquei umas anilhas que fiz em borracha que foram colocadas entre o acrílico e o suporte, evita-se um pouco a vibração
 - cortei na altura  ( cerca de 1 cm ) o suporte que segura o acrílico, o anterior estava muito comprido, assim ficou mais curto, pouco acima do parafuso de fixação do acrílico






Rodrigues peço que me dê a sua opinião, se achar que devo proceder a algumas correcções/alterações no corta vento.

Uma vez mais envio um GRANDE AGRADECIMENTO  _pol_

Uma abraço   _convivio_



« Última modificação: 14 de Julho de 2014, 10:05 por joaomsraposo »

Rodrigues

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #42 em: 14 de Julho de 2014, 09:32 »
Bom dia Joaomsraposo

Sem dúvida que o upgrade ficou mais bonito, não que o outro estivesse feio mas este ficou mais fluido, a condizer com o vidro da Gts.

Parabéns pelo esforço  _pol_

Pediste a minha opinião e vou dá-la sem sentido de crítica, seria preferível que a curvatura inferior do acrílico acompanhasse a mesma do vidro, se reparares melhor nas minhas fotos iniciais é assim que está para que não passe vento pelas pontas para os ombros porque dessa forma fica um ligeiro intervalo entre o corta vento e o vidro.

As anilhas de borracha ( eu coloquei de plásticos transparentes ) podem ser daquelas para canalização.

Mas se te sentes bem e notas mais conforto principalmente com vento de frente porque do lateral ninguém se livra,.. é o que interessa.

Onde se nota mais a diferença é em viagens longas, eu no princípio ficava com dores nas cervicais mas agora é só andar, andar, andar  _lool_

Abraço e continuação de bons Bricos e passeios.




joaomsraposo

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #43 em: 14 de Julho de 2014, 09:58 »
Obrigado Rodrigues pelas dicas  _pol_, vou começar a preparar a evolução 2  _pensador_ , realmente tem razão, há ali um espaço entre o vidro e o corta vento, que deve fazer diferença em termos de fluxo de ar.

Um abraço  _convivio_

Rodrigues

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #44 em: 14 de Julho de 2014, 18:46 »
Boas

Mais uma ajudinha  _pol_

A peça de acrílico convém ter mais 10 mm ou seja 370 mm x 127 mm

Façam o desenho mesmo em cima da plastificação ( proteção do acrílico ) antes de ir ao forno  _Rolley_

As curvas podem ser feitas com uma régua de plástico colocada ao alto, se não tiverem mais duas mãos para ajudar envolvam a régua com uma corda e vão apertando até vergar.

Os cantos convém arredondar, mesmo que não fiquem como o desenho.

Mãos á obra

Abraço

« Última modificação: 30 de Agosto de 2015, 11:09 por Rodrigues »

joaomsraposo

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #45 em: 14 de Julho de 2014, 21:55 »
Boa noite Rodrigues,

Obrigado pelo desenho e pelas dicas construtivas na melhoria do projeto do corta vento  _palmas_
Acho que é este pequeno detalhe que faz toda a diferença para que o corta vento faça a continuação do vidro da SYM, vou voltar à Acrilcorte para adquirir o acrilico e de seguida por as mãos à obra para começar a fazer o corta vento evolução 2  _pol_

Um abraço  _convivio_

Rodrigues

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #46 em: 14 de Julho de 2014, 22:05 »
Boa noite Rodrigues,

Obrigado pelo desenho e pelas dicas construtivas na melhoria do projeto do corta vento  _palmas_
Acho que é este pequeno detalhe que faz toda a diferença para que o corta vento faça a continuação do vidro da SYM, vou voltar à Acrilcorte para adquirir o acrilico e de seguida por as mãos à obra para começar a fazer o corta vento evolução 2  _pol_

Um abraço  _convivio_

 Boa noite João
Pede para cortarem com 370 mm X  127 mm, desta forma ficas com margem para fazeres o desenho dentro da placa.
Abraço
« Última modificação: 14 de Julho de 2014, 22:06 por Rodrigues »

joaomsraposo

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #47 em: 14 de Julho de 2014, 22:26 »

Acho que o que faz haver aquele espaço entre o vidro da Syminha e o corta vento foi eu ter feito o corta vento sem a curvatura de corte, ou seja eu comprei um rectângulo de acrílico pela medida de 360 mm X 82mm , e depois fiz só o arredondar dos cantos superiores, vou fazer como o Rodrigues diz, com um acrilico maior, para poder fazer na placa de acrílico a curva de cima a acompanhar a curva de baixo, para que quando se colocar no suporte faça o acompanhamento do vidro da Syminha, tal como está o seu, (está a dar luta mas acho que isto vai lá)... vai ser a evolução 2   _pol_

Um abraço  _convivio_

Rodrigues

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #48 em: 14 de Julho de 2014, 22:45 »
Caro João

Admiro Pessoas assim, mas evitavas essa luta e dinheiro desperdiçado se me tivesses pedido o desenho que de boa vontade te dava já em tamanho real.

Fica aqui a dica, se algum companheiro precisar do desenho envie PM

Abraço

joaomsraposo

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como fazer um corta vento
« Responder #49 em: 14 de Julho de 2014, 22:50 »
Companheiro Rodrigues,
Eu não desperdiço nadinha  ;D , quando conseguir fazer um corta vento todo Xpto, todos os outros corta ventos que forem ficando pelo caminho, vão direitinho para o.....  _pensador_

OLX  _lol_

Aquele abraço  _convivio_