Autor Tópico: Oleo  (Lida 7980 vezes)

jogador

  • Visitante
Oleo
« em: 22 de Maio de 2014, 10:25 »
Boas,
Estou a pensar em começar a fazer a mudança de óleo da minha burgman 400 de 2008 em casa. Em cada troca com mudança do filtro ela leva cerca de 1,2 / 1,3 lt de óleo. Normalmente troco o oleo uma vez por ano, antes do início do verão, quando ela vai andar mais (ando cerca de 5000 km/ano).
O óleo que pretendo usar, que é o que colocam na oficina é o scooter forza da motorex. Como só há em embalagens de litro a dúvida que tenho é se o óleo que sobra depois de fazer a troca ainda vai estar em condições para a nova troca no ano seguinte? Para aproveitar o valor dos portes, se comprar 5 lt de oléo, este vai estar em condições de ser usado uns anos mais a frente??
Desde já o meu obrigado.

Offline Duas Rodas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2012
  • Mensagens: 719
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 300
Re: Oleo
« Responder #1 em: 22 de Maio de 2014, 11:40 »
Boas,

comprar muito mais do que o necessário, acho que não compensa.
Li algures, se calhar até foi neste fórum, que uma vez aberta a embalagem o óleo remanescente começa a perder qualidades e deve ser usado a partir daí até entre 6 meses e um ano.
Ora, se comprares 5 litros e fazes mudas de óleo uma vez por ano...é dinheiro deitado fora.
Tal como tu, estou também a ponderar mudar o óleo à minha menina mas iriei comprar embalagens de 2 litros no máximo.
É apenas a minha opinião.

Cumps e bons passeios.
Honda SW-T400 (09/2016) 27870 km>71380 km
Yamaha Xmax 300 (02/2021) 0km >

jogador

  • Visitante
Re: Oleo
« Responder #2 em: 22 de Maio de 2014, 11:45 »
os 5 litros são 5 embalagens de 1 lt. Na embalagem de origem não sei por quanto tempo o óleo mantém a suas características intactas. Essa é a minha maior dúvida. Agora, aberto se aguentar um ano já não é mal. Dá para aproveitar para usar no ano seguinte.

interceptor

  • Visitante
Re: Oleo
« Responder #3 em: 22 de Maio de 2014, 12:36 »
Eu julgo que se a embalagem estiver devidamente guardada longe do sol e de locais húmidos durante um ano não deve perder propriedades.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Oleo
« Responder #4 em: 22 de Maio de 2014, 12:52 »

Não ha nenhum problema com oleos abertos, desde que estejam guardados em locais próprios, principalmente longe de Sol e calor, de resto eles aguentam bastante tempo sem perder propriedades.

Se preferirem, fechem as embalagens com o menos ar lá dentro. Fechem a embalagem apertando-a até o Oleo ficar quase a sair pelo bocal. fica a embalagem esquisita, mas fica com menos O2 lá dentro. Assim aguenta tanto tempo como antes com a embalagem de "origem".

Se pensar-mos um pouco, verão que até as oficinas que têm bidões de 200L de Oleo, não conseguem gastar durante um ano o Oleo todo. Algumas oficinas até gastam de um tipo de oleo mais do que de outro e esse bidom muitas vezes só fica vazio passado 2 ou 3 anos. Acham mesmo que há problemas nisso de "oleo aberto perde propriedades" assim tanto? Se assim fosse até o Oleo que é fabricado e transportado por camiões, que foi guardado durante anos em armazéns já estava estragado bem antes de chegar ao consumidor final.

Oleo dentro de motores, que já aqueceu e arrefeceu varias vezes, e está junto a peças metalicas, onde algumas até oxidam por dentro..... esse Oleo sim deve ser mudado pois perde as propriedades devido a esses factores.

Os Oleos que estão nas embalagens não perdem assim as propriedades deles!

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Oleo
« Responder #5 em: 22 de Maio de 2014, 12:55 »
Trocar o oleo só uma vez por ano e pensar em poupar... _pensador_ _pensador_ ...desculpem.




OFFtopic: APAGAR mais tarde
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

jogador

  • Visitante
Re: Oleo
« Responder #6 em: 22 de Maio de 2014, 13:11 »
Trocar o oleo só uma vez por ano e pensar em poupar... _pensador_ _pensador_ ...desculpem.




OFFtopic: APAGAR mais tarde

Não entendi. Tenho trocado só uma vez por ano. Ando cerca de 5000 km por ano. O fabricante manda trocar com 6000 km. E troco sempre antes de começar o verão. Achas que deveria trocar mais vezes?

Offline Duas Rodas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2012
  • Mensagens: 719
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 300
Re: Oleo
« Responder #7 em: 22 de Maio de 2014, 14:10 »
os 5 litros são 5 embalagens de 1 lt.

Ok, não registei esse pormenor quando li o teu post inicial. Sorry.
 _pol_
Honda SW-T400 (09/2016) 27870 km>71380 km
Yamaha Xmax 300 (02/2021) 0km >

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Oleo
« Responder #8 em: 22 de Maio de 2014, 18:59 »
Não entendi. Tenho trocado só uma vez por ano. Ando cerca de 5000 km por ano. O fabricante manda trocar com 6000 km. E troco sempre antes de começar o verão. Achas que deveria trocar mais vezes?


O que quero dizer é que uma mudança de oleo na burgman 400 custa no máximo 30€ numa oficina, o filtro só se troca se se quiser ( manual diz 12.000 salvo erro).
Não consigo perceber ( em euros ) quanto é a poupança anual se comprares 5 embalagens de 1L, utilizares 1,5L na muda mais 0,5L para repor niveis ( normalmente a burgman 400 gasta isso nos 5000) e ficares com 3L armazenados, em vez de comprares 2 L mudares o oleo e esperares mais um ano para fazeres outra muda comprando nessa altura o oleo.
Peço desculpa mas não consigo contabilizar a poupança...... _pensador_ 
É claro que se mudares tu o oleo fica muito mais barato por causa da M.O., mas não é isso que está em causa.


« Última modificação: 22 de Maio de 2014, 19:01 por Pardal »
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

RCEu

  • Visitante
Re: Oleo
« Responder #9 em: 22 de Maio de 2014, 20:40 »

Não entendi. Tenho trocado só uma vez por ano. Ando cerca de 5000 km por ano. O fabricante manda trocar com 6000 km. E troco sempre antes de começar o verão. Achas que deveria trocar mais vezes?

Posso estar enganado, mas pelo que li de uma forma transversal, o que o Pardal quis dizer é que ele muda bem mais vezes por ano.
Depois o óleo começa a perder a viscosidade e se ao fim de algum tempo fora corrigir níveis com esse óleo...
Mas pronto, também não andas assim tanto.


Sent from my iPhone using Tapatalk

jogador

  • Visitante
Re: Oleo
« Responder #10 em: 22 de Maio de 2014, 22:44 »

O que quero dizer é que uma mudança de oleo na burgman 400 custa no máximo 30€ numa oficina, o filtro só se troca se se quiser ( manual diz 12.000 salvo erro).
Não consigo perceber ( em euros ) quanto é a poupança anual se comprares 5 embalagens de 1L, utilizares 1,5L na muda mais 0,5L para repor niveis ( normalmente a burgman 400 gasta isso nos 5000) e ficares com 3L armazenados, em vez de comprares 2 L mudares o oleo e esperares mais um ano para fazeres outra muda comprando nessa altura o oleo.
Peço desculpa mas não consigo contabilizar a poupança...... _pensador_ 
É claro que se mudares tu o oleo fica muito mais barato por causa da M.O., mas não é isso que está em causa.

Acho que não passei bem a mensagem. A poupança esta em com os mesmos portes comprar mais óleo, filtros, oring's etc.
Não sei se é por estar longe dos grandes centros urbanos, mas nunca paguei só 30€ na oficina. Pela minha zona não há muitas oficinas, daí os preços mais elevados. Ainda a pouco tempo, só no óleo paguei mais de 30€ por 1,3 lt do óleo que ja referi que quero usar. Mais mão de obra, lavar, etc ficou por quase 60€. Enviei um email para um representante motorex em que me vende o lt por cerca de 16€ fazendo ainda algum desconto dependendo de quanto comprar. Daí as minhas questões. E a ideia é ser eu a fazer as mudanças de óleo. 

Offline Duas Rodas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2012
  • Mensagens: 719
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 300
Re: Oleo
« Responder #11 em: 26 de Maio de 2014, 14:17 »
Acho que não passei bem a mensagem. A poupança esta em com os mesmos portes comprar mais óleo, filtros, oring's etc.
Não sei se é por estar longe dos grandes centros urbanos, mas nunca paguei só 30€ na oficina. Pela minha zona não há muitas oficinas, daí os preços mais elevados. Ainda a pouco tempo, só no óleo paguei mais de 30€ por 1,3 lt do óleo que ja referi que quero usar. Mais mão de obra, lavar, etc ficou por quase 60€. Enviei um email para um representante motorex em que me vende o lt por cerca de 16€ fazendo ainda algum desconto dependendo de quanto comprar. Daí as minhas questões. E a ideia é ser eu a fazer as mudanças de óleo.

Boas,
mesmo mandando vir esse óleo a esse preço parece-me caro _thumbdown_
Já foste a este site:
www.texoleo.com ?
os portes são 3,5€ e mesmo gratuitos se o valor da encomenda exceder os 35€. Tem várias marcas e várias viscosidades (incluindo o Shell Advance Ultra 10w40 API SM por 9,75€ o litro). _pol_
« Última modificação: 26 de Maio de 2014, 14:39 por Duas Rodas »
Honda SW-T400 (09/2016) 27870 km>71380 km
Yamaha Xmax 300 (02/2021) 0km >

jogador

  • Visitante
Re: Oleo
« Responder #12 em: 26 de Maio de 2014, 16:17 »
Já tinha visto esse site.
Mas prefiro colocar o motorex específico para scooter. Já é o que está a usar.
 

Rodrigues1

  • Visitante
Re: Oleo
« Responder #13 em: 26 de Maio de 2014, 17:08 »
Por curiosidade depois de ler este tópico e para ficar mais descansado fui ver as 6 embalagens de óleo  não vá o diabo tecê-las, que ainda tenho para a motoserra, motoenxada, corta relva, transmissão, etc. algumas com alguns anos mas bem fechadas, se alguma mencionava prazo de validade depois de aberto, sendo obrigatório por Lei em local visível, e nenhuma menciona a dita data.

A não ser que esteja mencionado nalguma referência que eu desconheça.





Francelos01

  • Visitante
Re: Oleo
« Responder #14 em: 28 de Maio de 2014, 17:41 »
Eu fiz agora a mudança da minha Burgman e utilizei Liqui Moly. Devo ter feito 1500km's num ano.
Também deixei uma embalagem "a meio" o problema do oleo só se põe com as embalagens que estão abertas pois o óleo oxida e absorve agua (humidade). UM ano será o período máximo recomendável para ter uma embalagem aberta claro que guardada em boas condições.
Normalmente os fabricantes recomendam a  mudança de óleo de x em x km´s ou um ano.

Quanto ao filtro acho que sempre que se muda o óleo deve-se mudar o mesmo, o valor do filtro não é nada de especial e vamos estar a contaminar o óleo com o velho e possivelmente também com limalhas.