Autor Tópico: Roda traseira presa  (Lida 6626 vezes)

João Araújo

  • Visitante
Roda traseira presa
« em: 08 de Maio de 2014, 08:57 »
  Boas

  Tenho a minha Sym à cerca de mês e meio, ainda ando a aprender e descobrir como certas coisas funcionam.
  Há uns dias reparei que uma PCX de um amigo (e outras maxis que também já tinha reparado) estando no descanso central ao meterem a maxi a trabalhar a roda traseira dá umas voltas.
  Reparei na minha e nada, fica parada e se tentar rodar à mão a roda pára logo o que não acontece com a roda da frente que está bem mais solta.
  Já aconteceu a alguém?

  Cumprimentos

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Roda traseira presa
« Responder #1 em: 08 de Maio de 2014, 09:15 »
A roda da frente estar solta é bom sinal, a de tras não mexer não vejo qual o problema, pode estar ainda toda justinha como a correia ou travões.  Se notasses um esforço extra a circular ou a scooter com um andamento preso era uma coisa , agora no descanso central ....
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

João Araújo

  • Visitante
Re: Roda traseira presa
« Responder #2 em: 08 de Maio de 2014, 09:31 »
Comprei a minha Sym usada.
Acho estranho a diferença no esforço para girar a roda traseira.
Disseram-me agora no trabalho que pode ser o travão preso.
Pode ser?

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Roda traseira presa
« Responder #3 em: 08 de Maio de 2014, 09:46 »
Poder pode. Mas irias talvez notar em andamento. E se estiver preso pode provocar desgaste prematuro das pastilhas e disco e sobreaquecimento do mesmo.

Passa por uma oficina para darem uma vista de olhos. Pode não ser nada de especial, mas tambem podes estar a dar desgaste excessivo quando se calhar um pequeno ajuste te pode poupar umas coroas...

Mas espera por mais opiniões.
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Rodrigues1

  • Visitante
Re: Roda traseira presa
« Responder #4 em: 08 de Maio de 2014, 12:02 »
Citar
Boas

  Tenho a minha Sym à cerca de mês e meio, ainda ando a aprender e descobrir como certas coisas funcionam.
  Há uns dias reparei que uma PCX de um amigo (e outras maxis que também já tinha reparado) estando no descanso central ao meterem a maxi a trabalhar a roda traseira dá umas voltas.
  Reparei na minha e nada, fica parada e se tentar rodar à mão a roda pára logo o que não acontece com a roda da frente que está bem mais solta.
  Já aconteceu a alguém?

Ao dar á chave a roda traseira não mexe nem pode pois tem a embreagem em ponto morto, se já viste noutras maxis a roda a andar assim que rodam a chave então a tua é  que está boa  _pol_

Se deres um impulso bem forte na roda quase que dá uma volta completa

Agora se estiver mesmo presa, mecânico com ela

Nota: o que podes ter visto nas outras maxis é que na altura em que dão á chave aceleram fazendo com que a embreagem cole, se só deres á chave sem acelerares não acontece isso, a não ser que o ralenti esteja mais alto do que o permitido.
« Última modificação: 08 de Maio de 2014, 12:16 por Rodrigues1 »

interceptor

  • Visitante
Re: Roda traseira presa
« Responder #5 em: 08 de Maio de 2014, 12:09 »
O facto da roda não girar é bom sinal e até deve ser considerado normal. Quando o motor está frio pode girar um pouco porque o relanti está mais alto e a embraiagem por consequência "solta" a roda.

João Araújo

  • Visitante
Re: Roda traseira presa
« Responder #6 em: 08 de Maio de 2014, 13:42 »
Ao dar á chave a roda traseira não mexe nem pode pois tem a embreagem em ponto morto, se já viste noutras maxis a roda a andar assim que rodam a chave então a tua é  que está boa  _pol_

Se deres um impulso bem forte na roda quase que dá uma volta completa

Agora se estiver mesmo presa, mecânico com ela

Nota: o que podes ter visto nas outras maxis é que na altura em que dão á chave aceleram fazendo com que a embreagem cole, se só deres á chave sem acelerares não acontece isso, a não ser que o ralenti esteja mais alto do que o permitido.


 Rodrigues1. Presumo que com a sua Gts 125i a roda também não ande. Nota que a roda da frente está muito mais solta que a de trás?
 Em relação às outras maxis pelo menos a PCX do meu amigo sei que ao ligar e sem acelerar ela anda devagar, talvez seja do relanti.

Vaporeon

  • Visitante
Re: Roda traseira presa
« Responder #7 em: 08 de Maio de 2014, 14:07 »
A minha na primeira semana também acontecia isso, mas questionei o mecanico e disseram que é normal por ainda ser nova...1 semana depois de andar com ele....roda que é uma maravilha :P

scooteraddict

  • Visitante
Re: Roda traseira presa
« Responder #8 em: 08 de Maio de 2014, 15:45 »
  Boas

  Tenho a minha Sym à cerca de mês e meio, ainda ando a aprender e descobrir como certas coisas funcionam.
  Há uns dias reparei que uma PCX de um amigo (e outras maxis que também já tinha reparado) estando no descanso central ao meterem a maxi a trabalhar a roda traseira dá umas voltas.
  Reparei na minha e nada, fica parada e se tentar rodar à mão a roda pára logo o que não acontece com a roda da frente que está bem mais solta.
  Já aconteceu a alguém?

  Cumprimentos

Tal como te disseram um mecânico pode tirar-te melhor essa desconfiança.
Mas posso-te dizer que roda da PCX é mais solta que a da GTS. Com ambas os motores parados se rodares as rodas traseiras é normal que a da PCX role mais facilmente que a tua.
Comparar a facilidade de rolamento entre a tua roda da frente e de trás também não faz sentido. A da frente tem de estar mais solta porque não movimenta nada ao contário da de trás que tem todo o atrito e inércia do que lhe está acoplado (carretos, valvulina, embraiagem etc).