Autor Tópico: Comparativos entre marcas, japonesas vs outras...  (Lida 5259 vezes)

ricglopes

  • Visitante
Comparativos entre marcas, japonesas vs outras...
« em: 02 de Maio de 2014, 00:18 »
Boas,

Não percebo nada de maxiscooters, ainda estou um pouco agarrado ao mundo das motos convencionais, mas faz me alguma confusão como entram em comparação motas de marcas Japonesas(Yamaha neste caso) com Kymco( e noutros casos vejo comparativos também com outras marcas afins...)

Estas marcas garantem fiabilidade, assistência?
E a desvalorização não é muito acentuada?

Cumprimentos.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Comparativos entre marcas, japonesas vs outras...
« Responder #1 em: 02 de Maio de 2014, 02:02 »
motas de marcas Japonesas(Yamaha neste caso) com Kymco( e noutros casos vejo comparativos também com outras marcas afins...)

Companheiro apenas quero esclarecer-lhe uma situação, e espero que muitos companheiros não se ofendam com o que eu vou escrever novamente.

Neste caso, tal como em muitos casos, essas marcas japonesas (yamaha e não só) sempre tiveram o apoio de outras marcas tal como a Kymco, a SYM e a MBK (no caso da XMAX) entre outras marcas afins.

Para que o companheiro perceba, a XMAX 400 não é nada mais nem menos que uma (clicar para ver ->) MBK Evolis 400 feita numa fabrica francesa, mas e apenas com autocolantes da Yamaha.
Para que perceba, e falando da actualidade, a BMW tem vários modelos de maquinas como a G450x ou a 600C, ou até mesmo a 650GT que são fabricadas e elaboradas pela KYMCO (embora a bmw não diga isso). Mas posso dizer tambem que neste momento a J300 da Kawasaki tbm é feita na mesma Fabrica Kymco......

Não se espante que metade das motas que já conduziu, ou muitas que se vê na estrada a rolar, não sejam da marca mas sim feitas por "outras marcas afins", e apenas paga a marca e nada mais que isso.
Ok paga-se acabamentos, mas só isso vale a pena ?

Em Portugal ainda se vive muito de marcas infelizmente ......

Na questão da fiabilidade, acho que a minha resposta diz tudo....
Na questão de desvalorização, claro que ao viver-se marcas, essas continuam a prevalecer no pós venda, mas cada dia isso está a baixar de valor a olhos vistos..... e ainda bem !!

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Comparativos entre marcas, japonesas vs outras...
« Responder #2 em: 02 de Maio de 2014, 07:11 »
Companheiro apenas quero esclarecer-lhe uma situação, e espero que muitos companheiros não se ofendam com o que eu vou escrever novamente.

Neste caso, tal como em muitos casos, essas marcas japonesas (yamaha e não só) sempre tiveram o apoio de outras marcas tal como a Kymco, a SYM e a MBK (no caso da XMAX) entre outras marcas afins.

Para que o companheiro perceba, a XMAX 400 não é nada mais nem menos que uma (clicar para ver ->) MBK Evolis 400 feita numa fabrica francesa, mas e apenas com autocolantes da Yamaha.
Para que perceba, e falando da actualidade, a BMW tem vários modelos de maquinas como a G450x ou a 600C, ou até mesmo a 650GT que são fabricadas e elaboradas pela KYMCO (embora a bmw não diga isso). Mas posso dizer tambem que neste momento a J300 da Kawasaki tbm é feita na mesma Fabrica Kymco......

Não se espante que metade das motas que já conduziu, ou muitas que se vê na estrada a rolar, não sejam da marca mas sim feitas por "outras marcas afins", e apenas paga a marca e nada mais que isso.
Ok paga-se acabamentos, mas só isso vale a pena ?

Em Portugal ainda se vive muito de marcas infelizmente ......

Na questão da fiabilidade, acho que a minha resposta diz tudo....
Na questão de desvalorização, claro que ao viver-se marcas, essas continuam a prevalecer no pós venda, mas cada dia isso está a baixar de valor a olhos vistos..... e ainda bem !!

Boas curvas


AXE,

Só uma pequena correção: a MBK era um construtor europeu e associada desde há muitos anos da Yamaha, partilhando recursos e know how. Actualmente é uma subsidiária detida 100% pela Yamaha, responsável pela manufactura dos modelos específicos da Yamaha para o mercado europeu como é o caso das X-Max.

Nos países de língua e influência francófona, por questões históricas, os modelos produzidos para a Yamaha são comercializados como MBK, que mantém-se como marca, principalmente onde a etiqueta Made in France tem um peso muito  superior a um Made in Japan/USA/... como em França, Luxemburgo, etc.

Como acontece com TODAS as marcas, fazem outsourcing da produção de vários componentes, tais como os motores, travões, etc.

Mas as especificações, design e tantos outros aspectos importantes são da responsabilidade e exclusivas da Yamaha, pelo que não vês o motor da X-Max noutras scooters sem ser Yamaha...

O mesmo acontece com a BMW, Kawasaki, cujo parceiro escolhido foi a Kymco, e muito bem. Esta (Kymco) produz máquinas de acordo com as especificações das respectivas marcas a pedido. Todos ganham com esta relação!

No caso da Kawasaki, por exemplo, a base pode ser a DT ou a K-XCT, mas garanto que não são iguais de certeza! Não sei se são melhores ou piores, mas que são diferentes são de certeza...

Mas quem sou eu para opinar...

Enviado do meu Nexus 7 através de Tapatalk
« Última modificação: 02 de Maio de 2014, 10:22 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Comparativos entre marcas, japonesas vs outras...
« Responder #3 em: 02 de Maio de 2014, 10:59 »

No caso da Kawasaki, por exemplo, a base pode ser a DT ou a K-XCT, mas garanto que não são iguais de certeza! Não sei se são melhores ou piores, mas que são diferentes são de certeza...


Até os Maxxis são iguais....
Mudou muito pouca coisa, mas o que mudou foi puramente estético.
Apesar das referências das peças serem diferentes, estas são iguais.
O que é curioso é que algumas peças são mais caras na Kawa, outras são mais caras na DT, como é o caso do filtro de ar.

A relação BMW e Kawa com a Kymco é diferente, sem alongar muito a BMW desenhou e projectou os modelos e a Kymco produz.
A Kawa, aproveitou um modelo da Kymco e vestiu-lhe uma roupagem diferente.

Mas estamos em off-topic.

On-topic, gosto muito, mesmo muito do motor da Xciting 400.

Abraço
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Comparativos entre marcas, japonesas vs outras...
« Responder #4 em: 02 de Maio de 2014, 13:09 »
AXE,

Só uma pequena correção: a MBK era um construtor europeu e associada desde há muitos anos da Yamaha, partilhando recursos e know how. Actualmente é uma subsidiária detida 100% pela Yamaha, responsável pela manufactura dos modelos específicos da Yamaha para o mercado europeu como é o caso das X-Max.

Nos países de língua e influência francófona, por questões históricas, os modelos produzidos para a Yamaha são comercializados como MBK, que mantém-se como marca, principalmente onde a etiqueta Made in France tem um peso muito  superior a um Made in Japan/USA/... como em França, Luxemburgo, etc.

Como acontece com TODAS as marcas, fazem outsourcing da produção de vários componentes, tais como os motores, travões, etc.

Mas as especificações, design e tantos outros aspectos importantes são da responsabilidade e exclusivas da Yamaha, pelo que não vês o motor da X-Max noutras scooters sem ser Yamaha...

O mesmo acontece com a BMW, Kawasaki, cujo parceiro escolhido foi a Kymco, e muito bem. Esta (Kymco) produz máquinas de acordo com as especificações das respectivas marcas a pedido. Todos ganham com esta relação!

No caso da Kawasaki, por exemplo, a base pode ser a DT ou a K-XCT, mas garanto que não são iguais de certeza! Não sei se são melhores ou piores, mas que são diferentes são de certeza...

Mas quem sou eu para opinar...

Enviado do meu Nexus 7 através de Tapatalk

Companheiro, não queiras tapar o "instrumento com a penugem".....

É evidente que as "grandes marcas" pagam e tentam com que a informação dada seja sempre uma ideia que são eles que mandam na execução e em tudo o que é fabricado, mas isso é um engano!
Se o produto fosse totalmente Yamaha, como é que em França o mesmo produto tem marca MBK ??

Companheiro, aquilo é MBK, feito pela MBK, comprado pela a Yamaha apenas e só no simbolo e nada mais que isso....

Compram um produto que é bom (não digo que não presta) mas e apenas isso.

Estarem a dizer que a BMW é que manda na KYMCO e nos produtos que eles fazem?
Estarem a dizer que a Yamaha é quem manda na MBK e tem 100% da sua execução fabril ?

Não sejam tão inocentes a acreditar em certas coisas.....

Bem, tal como menciona o companheiro Saboga, estamos em on/off Topic, (ON porque se trata de esclarecer de onde são provenientes as marcas aqui discutidas, mas em OFF porque não estamos a compara-las)

Em minha opinião é que todas são boas, embora cada um tende para um gosto pessoal e para a carteira .... apenas isso faz muitas diferenças nas opiniões.
Depois, cada um "defende" um pouco a sua marca, embora muitos digam que sou apenas eu eles tbm o fazem e bastante.

Escolham o que escolherem, tenham sorte.

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

interceptor

  • Visitante
Re: Comparativos entre marcas, japonesas vs outras...
« Responder #5 em: 02 de Maio de 2014, 13:55 »
Separei as mensagens do tópico inicial e agora já estamos todo on-topic para debatermos este assunto.

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Comparativos entre marcas, japonesas vs outras...
« Responder #6 em: 02 de Maio de 2014, 13:59 »
Podia gastar mais tempo neste tópico colocando mais informação, mas não o vou fazer. Quem quiser que o procure, pois é publico...

Apenas publico mais esta informação cronológica, que vale o que vale:

1984: MBK Industrie takes over the activities of Motobécane, with a new partner: Yamaha Motor Company Ltd..
1989: The Japanese manufacturer carries the capital to 265 MF, to hold 99% of it.


Penso que isto qualifica a empresa MBK Industrie como uma subsidiária de pleno direito e fábrica europeia da Yamaha Motor Company Ltd.

Portanto, é mais o contrário: a MBK vende scooters de concepção Yamaha. E o melhor exemplo é a 125cc de três rodas que a Yamaha vai lançar agora, desenvolvida no Japão, e que também terá uma versão MBK...

É o meu ultimo post neste tópico.
« Última modificação: 02 de Maio de 2014, 15:38 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)