motas de marcas Japonesas(Yamaha neste caso) com Kymco( e noutros casos vejo comparativos também com outras marcas afins...)
Companheiro apenas quero esclarecer-lhe uma situação, e espero que muitos companheiros não se ofendam com o que eu vou escrever novamente.Neste caso, tal como em muitos casos, essas marcas japonesas (yamaha e não só) sempre tiveram o apoio de outras marcas tal como a Kymco, a SYM e a MBK (no caso da XMAX) entre outras marcas afins.Para que o companheiro perceba, a XMAX 400 não é nada mais nem menos que uma (clicar para ver ->) MBK Evolis 400 feita numa fabrica francesa, mas e apenas com autocolantes da Yamaha.Para que perceba, e falando da actualidade, a BMW tem vários modelos de maquinas como a G450x ou a 600C, ou até mesmo a 650GT que são fabricadas e elaboradas pela KYMCO (embora a bmw não diga isso). Mas posso dizer tambem que neste momento a J300 da Kawasaki tbm é feita na mesma Fabrica Kymco......Não se espante que metade das motas que já conduziu, ou muitas que se vê na estrada a rolar, não sejam da marca mas sim feitas por "outras marcas afins", e apenas paga a marca e nada mais que isso.Ok paga-se acabamentos, mas só isso vale a pena ?Em Portugal ainda se vive muito de marcas infelizmente ......Na questão da fiabilidade, acho que a minha resposta diz tudo....Na questão de desvalorização, claro que ao viver-se marcas, essas continuam a prevalecer no pós venda, mas cada dia isso está a baixar de valor a olhos vistos..... e ainda bem !!Boas curvas
No caso da Kawasaki, por exemplo, a base pode ser a DT ou a K-XCT, mas garanto que não são iguais de certeza! Não sei se são melhores ou piores, mas que são diferentes são de certeza...
AXE,Só uma pequena correção: a MBK era um construtor europeu e associada desde há muitos anos da Yamaha, partilhando recursos e know how. Actualmente é uma subsidiária detida 100% pela Yamaha, responsável pela manufactura dos modelos específicos da Yamaha para o mercado europeu como é o caso das X-Max.Nos países de língua e influência francófona, por questões históricas, os modelos produzidos para a Yamaha são comercializados como MBK, que mantém-se como marca, principalmente onde a etiqueta Made in France tem um peso muito superior a um Made in Japan/USA/... como em França, Luxemburgo, etc.Como acontece com TODAS as marcas, fazem outsourcing da produção de vários componentes, tais como os motores, travões, etc.Mas as especificações, design e tantos outros aspectos importantes são da responsabilidade e exclusivas da Yamaha, pelo que não vês o motor da X-Max noutras scooters sem ser Yamaha...O mesmo acontece com a BMW, Kawasaki, cujo parceiro escolhido foi a Kymco, e muito bem. Esta (Kymco) produz máquinas de acordo com as especificações das respectivas marcas a pedido. Todos ganham com esta relação!No caso da Kawasaki, por exemplo, a base pode ser a DT ou a K-XCT, mas garanto que não são iguais de certeza! Não sei se são melhores ou piores, mas que são diferentes são de certeza...Mas quem sou eu para opinar...Enviado do meu Nexus 7 através de Tapatalk