Autor Tópico: Problema com o redutor do gargalo do depósito  (Lida 7856 vezes)

Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Problema com o redutor do gargalo do depósito
« em: 17 de Abril de 2014, 23:41 »
Caros companheiros,

Hoje de manhã aconteceu-me uma bela coisa.
Fui meter gasolina na burra, e quando fui para tirar a pistola a gaja não queria sair.

Tentei dar jeito para um lado, jeito para o outro, tentei empurrar um pouco e nada.
Até que tive de usar a força e ouvi um "trec" e a mangueira lá saiu.

Conforme olho para o depósito, reparo que o redutor não estava lá. Basicamente é aquela peça que tem o diâmetro certo da mangueira da gasolina para a malta não se enganar e meter lá a mangueira do gasóleo.

À noite quando cheguei a casa, toca de abrir o depósito e espreitar com uma lanterna mas não via a peça.
Toca então de purgar a gasolina para um garrafão.
Ao fim de saírem quase 5 litros, voltei a espreitar com a lanterna e vi o safado lá bem no fundo do depósito.

Agarrei numa chave com iman na ponta, mas a peça não colava ao iman. Pronto, não é de metal. Vim buscar uma pinça comprida ali às ferramentas de culinária (lol) e lá consegui agarrar na peça.
Devagarinho iço-a até ao gargalo e à 3ª tentativa consegui com um alicate na outra mão segurar firmemente na peça. Foi quando reparei que era de plástico.

Uma vez que a peça encaixa do lado de dentro do depósito e o mesmo é selado, a minha única hipótese é retirar a peça pois não se consegue voltar a metê-la no sitio.
Um bocado de força com o alicate e a peça lá se deformou um pouco e saiu pelo buraco do gargalo (que é mais pequeno do que essa peça).

Agora a minha questão é: faz algum mal andar sem aquela peça? Tem mais alguma função que não limitar o tamanho da mangueira que se consegue meter no gargalo?

Até me dá mais jeito não ter a peça lá, porque quando estou a meter gasolina a mangueira está sempre a disparar porque pensa que o depósito está cheio e assim acho que não vai acontecer isso.

Abraços

Cristina Marques

  • Visitante
Re: Problema com o redutor do gargalo do depósito
« Responder #1 em: 17 de Abril de 2014, 23:48 »
Vê se te cheira a gasolina não sei se faz algum efeito em vedar quando metes o tampão

Pode evaporar mais rápido???????
é melhor passares numa oficina. Pode ser fácil de reparar

Tudo de bom

interceptor

  • Visitante
Re: Problema com o redutor do gargalo do depósito
« Responder #2 em: 17 de Abril de 2014, 23:48 »
Acho que não é grave não ter esse limitador, a função julgo que seja mesmo segurar a pistola durante o abastecimento e evitar encaixar a pistola do gasóleo no limitador.

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Problema com o redutor do gargalo do depósito
« Responder #3 em: 18 de Abril de 2014, 00:04 »
Acho que não é grave não ter esse limitador, a função julgo que seja mesmo segurar a pistola durante o abastecimento e evitar encaixar a pistola do gasóleo no limitador.

Penso que tens razão, porque o que veda será o vedante do próprio tampão,  _pensador_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Re: Problema com o redutor do gargalo do depósito
« Responder #4 em: 18 de Abril de 2014, 00:07 »
Epá, penso que não interfira com o tampão, até porque o redutor estava para aí 15cm abaixo no topo do gargalo, já dentro do depósito.
Nem chega a tocar no tampão...
A gasolina não cheirava (até eu começar a purgá-la do depósito, aí ficou um cheirete dentro da garagem que 1h depois ainda se sentia)...

Assim sendo fico mais descansado...
O meu principal receio era aquela porcaria enfiar-se na boia do depósito e fazer estragos, como o consegui tirar, depois fiquei a pensar se aquilo teria mais alguma função...

interceptor

  • Visitante
Re: Problema com o redutor do gargalo do depósito
« Responder #5 em: 18 de Abril de 2014, 00:10 »
O tampão têm uma borracha por dentro para vedar. Eu quando atesto na minha só consigo ter a pistola enfiada nesse anel até aos 6 lts, depois tenho de a tirar e puxar até ao bocal para encher até aos 10lts.

Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Re: Problema com o redutor do gargalo do depósito
« Responder #6 em: 21 de Abril de 2014, 11:23 »
O tampão têm uma borracha por dentro para vedar. Eu quando atesto na minha só consigo ter a pistola enfiada nesse anel até aos 6 lts, depois tenho de a tirar e puxar até ao bocal para encher até aos 10lts.

Sim, eu também tinha de fazer isso, mas mesmo no bocal estava sempre a disparar.

Acho que agora sem o redutor vai ser mais fácil atestar...

Há males que vêm por bem...  ;D
Apesar de me ter dado uma trabalheira para tirar aquilo de dentro do depósito e de ter experimentado pela 1ª vez o sabor da gasolina ao puxar pela mangueira... aarrrrghhhhh  _martelada_

Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Re: Problema com o redutor do gargalo do depósito
« Responder #7 em: 02 de Maio de 2014, 10:47 »
Há males que vêm por bem.

Na 4ª feira fui atestar a mota e foi limpinho, sempre sem disparar a bomba por pensar que já estava cheio o depósito.

Só disparou mesmo quando estava realmente cheio.

Se soubesse tinha feito esta "mod" há mais tempo...  _pol_

power-full

  • Visitante
Re: Problema com o redutor do gargalo do depósito
« Responder #8 em: 22 de Junho de 2014, 17:21 »
tenho mesmo problema na maxster ja retirei isso á muit .. este peça em geral é para evitar que se mta outro tipo de combustivel sem ser os de sem chumbo,,, o que no nosso pais julgo ja nao existir...,,nao serve para nada mais

Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Re: Problema com o redutor do gargalo do depósito
« Responder #9 em: 22 de Junho de 2014, 18:18 »
tenho mesmo problema na maxster ja retirei isso á muit .. este peça em geral é para evitar que se mta outro tipo de combustivel sem ser os de sem chumbo,,, o que no nosso pais julgo ja nao existir...,,nao serve para nada mais

Existir existe...
A bomba de gasóleo. É mais larga que a de 95 e não cabe nesse redutor...

Se eu agora me enganar e enfiar lá a mangueira do diesel, ela cabe lá.
Mas seria a primeira vez que troco combustíveis... Felizmente tenho sempre cuidado e antes de carregar na pistola tenho já o instinto de olhar para a bomba e confirmar que estou a colocar o combustivel certo.

montanha

  • Visitante
Re: Problema com o redutor do gargalo do depósito
« Responder #10 em: 22 de Junho de 2014, 18:25 »
Eu há uns anos atestei o jipe de gasolina!! Era de madrugada estava no fim de um dia de trabalho com mais de 24horas e zás atestei o bicho!!! Fez cerca de 5/6 kms e acabou. Reparação cara e problemática. Pode sempre acontecer. LG


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: Problema com o redutor do gargalo do depósito
« Responder #11 em: 22 de Junho de 2014, 20:05 »
Existir existe...
A bomba de gasóleo. É mais larga que a de 95 e não cabe nesse redutor...

Se eu agora me enganar e enfiar lá a mangueira do diesel, ela cabe lá.
Mas seria a primeira vez que troco combustíveis... Felizmente tenho sempre cuidado e antes de carregar na pistola tenho já o instinto de olhar para a bomba e confirmar que estou a colocar o combustivel certo.
Eu também falava assim até ao dia que meti gasoleo na minha S3.
Abraço  _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

power-full

  • Visitante
Re: Problema com o redutor do gargalo do depósito
« Responder #12 em: 22 de Junho de 2014, 21:54 »
Existir existe...
A bomba de gasóleo. É mais larga que a de 95 e não cabe nesse redutor...

Se eu agora me enganar e enfiar lá a mangueira do diesel, ela cabe lá.
Mas seria a primeira vez que troco combustíveis... Felizmente tenho sempre cuidado e antes de carregar na pistola tenho já o instinto de olhar para a bomba e confirmar que estou a colocar o combustivel certo.

pois ..lol mas isso nao é descuido é um desastre..lol