Autor Tópico: Será uma maxiscooter segura?  (Lida 9221 vezes)

ricglopes

  • Visitante
Será uma maxiscooter segura?
« em: 17 de Abril de 2014, 01:04 »
Boas a todos.

Recentemente tive um grave acidente de moto na minha XT660, que deu a vida (vai para a sucata) para me salvar (quando bati fez-me saltar por cima do carro que se atravessou à minha frente, "apenas" parti a tíbia e o perónio quando caí no chão).

Agora lamechices à parte, passado um mês as dores já não são tantas e já começo a pensar novamente em motas (este vicio é intratável)...
Comecei a pensar, e parece-me que uma maxiscooter em termos de conforto e segurança muito boa escolha.

Não será uma mota tão brusca, mas mesmo assim terá potência suficiente para fazer uma viagem até à praia com conforto, e se tiver um bom ABS terá bastante segurança.

Alguém me pode dar opinião sobre a segurança deste tipo de motas?
« Última modificação: 17 de Abril de 2014, 07:29 por José Bairrada »

Marco46

  • Visitante
Re: Será uma maxiscooter segura?
« Responder #1 em: 17 de Abril de 2014, 09:20 »

boas,

epá quem vem de motos como eu, posso-te dizer que isto é um Mundo à parte. Tudo o que tinhas de negativo numa moto, aqui torna-se em positivo.

Segurança, conforto, descontração, são por demais, pois desde a maneira que te sentas, até como conduzes, é tudo diferente, em muitos casos bem para melhor.

Posso-te dizer que fazes viagens, e quando chegas, é como se nao a tivesses feito, falando por mim claro está! :)

Eu tambem era ceptico em relação a este conceito, mas a paixao foi tanta, que vou mudar para uma CC maior.


manda-te sem receios, mas antes testa algumas, e s epossivel nas CC´s que pretendes vir a adquirir!


Boa escolha!  _pol_


Saudações

 _convivio_

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Será uma maxiscooter segura?
« Responder #2 em: 17 de Abril de 2014, 10:44 »
Boas RicgLopes,
O companheiro Marco46 já resumiu muito bem o conceito de Scooter e posso acrescentar que tens algumas que te darão quase tanto prazer como nas motos, sou um pouco suspeito, mas, a minha Tmax 500 por exº é 1 daquelas que se pode considerar uma moto "travestida" de scooter e desportiva q.b....... e Tens meninas que vão até aos 800/850 CCs ( As gileras e aprilias ) e ainda a bela BMW 600 C sport e se quiseres voar um pouco + baixinho podes investigar as 400 ( Kymco,Xmax,etc... ) Se desta vez estiveres + virado para o conforto com alguma performance, tens uma enorme variedade de modelos desde as Hondas Forza 300 e SW 400 e 600, as Sym 300 e 400 ( e agora até saiu uma 600 ) as Burgman 400 / 650 e ainda todas as italianas das quais destaco as lindíssimas X10 350 e 500
1 abraço e bem-vindo a este novo mundo das 2 rodas.
Scooterado  scooter_ _slb_

P.s. Claro que, as trialadas e aventuras off-road estão postas de parte.
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

nribeiro

  • Visitante
Re: Será uma maxiscooter segura?
« Responder #3 em: 17 de Abril de 2014, 10:50 »
Quero apenas desejar rapidas melhoras. Quantos parafusos levaste? A minha mulher levou 14 parafusos e duas placas tambem fracturou o mesmo no acidente de mota.

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk


Offline Somedevil

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 87
  • Localidade: Caldas da Rainha
  • Marca: Vespa
  • Modelo: Vespa GTS 300 Super
Re: Será uma maxiscooter segura?
« Responder #4 em: 17 de Abril de 2014, 19:19 »
Indo directo à tua pergunta, na minha opinião uma maxi não é mais segura!

Num acidente como o que relatas dúvido muito que a maxi tivesse o mesmo comportamento... Esse para mim é precisamente o ponto mais fraco das scooters. Em choque frontal a probabilidade de "entalar" as pernas é grande.

Rodas pequenas também não são o mais seguro que há.

Independentemente desses "defeitos", é indiscutivel o caracter prático das scooters ;)

Para mim as vantagens superam em muito as desvantagens...
Vespa GTS 300' 09

interceptor

  • Visitante
Re: Será uma maxiscooter segura?
« Responder #5 em: 18 de Abril de 2014, 17:59 »
Em termos de travagem e dinâmica do conjunto motor/chassis acho a scooter mais insegura. A travagem está apenas dependente do travão da frente e de trás e nem todas têm abs e cbs... por vezes até parece que não vou conseguir imobilizar a scooter a tempo e sinto falta de uma caixa de velocidades para reduzir a velocidade.
O motor está colocado na traseira, o peso não é distribuído da mesma forma que uma mota convencional, as rodas por norma são pequenas e curvar numa scooter é totalmente diferente de uma mota convencional.

Por outro lado vais ganhar uma posição de condução mais confortável, o facto de não ter preocupações em gerir a caixa de velocidades torna a condução mais descontraída e consequentemente não é preciso andar sempre com a "faca nos dentes" _lol_ que julgo ser a segurança a que te referes.

RicardoGP

  • Visitante
Re: Será uma maxiscooter segura?
« Responder #6 em: 18 de Abril de 2014, 21:52 »
Boas amigo ricglopes

O Marco46 resumiu tudo na perfeição. Conduzo motas desde dos 12 anos (tenho agora 26) e sempre conduzi "fora do mundo das scooters" e, sou sincero, não me imaginava em cima de uma. Tive desde XT600, Hornet600, CBR600F, 1000RR e agora tenho a minha SYM GTS 125. Tenho a dizer que tive acidentes com a XT e com a 600F, felizmente nunca parti nada, apenas "estourei" umas articulações.
De há uns tempos para cá que andava com a ideia de exprimentar uma Maxi para ver o conforto, estabilidade, consumos etc, e avriguar se era aquilo que queria para o meu dia a dia...e até hoje não me arrependo da minha compra. Tenho muitas saudades de enrolar punho e sentir a frente a levantar, ou de andar acima dos 250km/h, mas infelizmente vi amigos partir em cima de uma mota, apanhei sustos GRANDES e o meu irmão teve um acidente que me deixou a pensar.

As Maxi são tão, ou mais seguras que uma moto dita "normal", porque para começar a velocidade não será tão alta. A experiência que ganhas-te na XT vai-te ser muito favorável numa Maxi e o facto de não seres um iniciado permite-te comprar algo acima da 125....faz um testdrive e vê o que achas. Pesa as vantagens e as desvantagens, apesar de saber que ando vires o espaço de carga e os consumos de uma maxi vais ficar rendido.

Abraços 

ricglopes

  • Visitante
Re: Será uma maxiscooter segura?
« Responder #7 em: 19 de Abril de 2014, 20:06 »
Boas a todos,

Realmente o que procuro agora é uma moto que me dê conforto, proteção de vento e frio e praticidade.
A segurança pode ser um pouco como diz o "interceptor", um pouco mais de calma no acelerador tb é mais segurança, embora nada possa evitar que um artista se atravesse à tua frente e ai dá que pensar o q pode acontecer  _pensador_

A XT660X não era a máquina mais suave de conduzir, nem confortável, cheguei muitas vezes a casa sem sentir o rabo... e o vento era sentido a 100%

Mas tinha um coice em baixas rotações que punha qualquer um a sorrir...

De facto agora quando vou a caminho da fisioterapia, sempre que vejo um cruzamento ou um carro de frente fico a pensar, será que o gajo se vai meter à minha frente? E isto de carro, vamos a ver como me vou sentir quando for de mota.

@ nribeiro
Estou ainda em recuperação, mais 2 meses e isto está fino(espero eu)!
Tenho um a cavilha dentro da tíbia e 3 parafusos (a sua mulher levou 14 parafusos? ficou muito mal? qt tempo de recuperação?)

Um braço

interceptor

  • Visitante
Re: Será uma maxiscooter segura?
« Responder #8 em: 19 de Abril de 2014, 20:13 »
Acho que agora deves dar oportunidade a uma scooter com 250/300cc _pol_

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Será uma maxiscooter segura?
« Responder #9 em: 21 de Abril de 2014, 14:54 »
@scooterado
Ja dei uma espreitada nas tmax, têm muito bom aspeto... É dos modelo mais engraçado... O pior é o preço...

Porque dizes q n será fácil para mim escolher uma maxiscooter?

Cumprimentos.

...Apenas, porque vens de uma XT660 com algumas aptidões para aventura/fora de estrada e não há maxiscooters para esses percursos a não ser talvez uma Honda Integra ( colocando-lhe uns pneus cardados claro está ) de resto só estrada e mais nada.....Foi este o sentido da minha frase e + nenhum outro _pol_
1 abraço e boa procura/escolha
Scooterado  scooter_ _slb_

P.s. Olha, há aqui um companheiro no fórum que está com intenções de vender a Burgman 650 quem sabe se não te interessas por esse modelo ( É o companheiro ArnaldoPereira de Cascais ) é enviar-lhe uma M.P. ( mensagem pessoal ).
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

ricglopes

  • Visitante
Re: Será uma maxiscooter segura?
« Responder #10 em: 21 de Abril de 2014, 15:03 »
Boas,
A xt660x é a versão com rodas e pneus desportivos... Nao andava fora de estrada...

Mais umas semanas e começo a experimentar..

Um abraço

ricglopes

  • Visitante
Re: Será uma maxiscooter segura?
« Responder #11 em: 21 de Abril de 2014, 15:13 »
Há uma coisa q não gosto de ver nas scooters, são os amortecedores atrás à mostra...
A Tmax parece ser das poucas que tem amortecedor central...

Vais ser a primeira a experimentar...

Cumprimentos

S800

  • Visitante
Re: Será uma maxiscooter segura?
« Responder #12 em: 21 de Abril de 2014, 16:36 »
Quanto à segurança, há vantagens e desvantagens: a maior vantagem é o facto de estas máquinas serem (quase todas) mais pacatas do que uma moto dita "normal". Há menos tentação para andar depressa, e isso (pelo menos para mim) é importante. Também muitas têm ABS ou travagem combinada, o que acrescenta segurança no dia a dia, se compararmos com as outras "normais" sem ABS/CBS e afins..
Como contra as scooters * têm uma dinâmica inferior em termos de distribuição de peso, o que as pode tornar um pouco mais problemáticas em situações limite.

Eu suma, acho que o factor segurança não é decisivo, nem me preocuparia muito com isso para escolher, em geral, entre moto e scooter. O conforto, economia, carácter prático são factores muito mais determinantes para a escolha moto/scooter.


*com excepções como a TMAX, Integra, por ex.

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Será uma maxiscooter segura?
« Responder #13 em: 21 de Abril de 2014, 20:13 »
Boas RicgLopes,
O companheiro Marco46 já resumiu muito bem o conceito de Scooter e posso acrescentar que tens algumas que te darão quase tanto prazer como nas motos, sou um pouco suspeito, mas, a minha Tmax 500 por exº é 1 daquelas que se pode considerar uma moto "travestida" de scooter e desportiva q.b....... e Tens meninas que vão até aos 800/850 CCs ( As gileras e aprilias ) e ainda a bela BMW 600 C sport e se quiseres voar um pouco + baixinho podes investigar as 400 ( Kymco,Xmax,etc... ) Se desta vez estiveres + virado para o conforto com alguma performance, tens uma enorme variedade de modelos desde as Hondas Forza 300 e SW 400 e 600, as Sym 300 e 400 ( e agora até saiu uma 600 ) as Burgman 400 / 650 e ainda todas as italianas das quais destaco as lindíssimas X10 350 e 500
1 abraço e bem-vindo a este novo mundo das 2 rodas.
Scooterado  scooter_ _slb_

P.s. Claro que, as trialadas e aventuras off-road estão postas de parte.

Boa descrição para o nosso companheiro,  :) :) :) _pol_ nem mais!!!!
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

interceptor

  • Visitante
Re: Será uma maxiscooter segura?
« Responder #14 em: 21 de Abril de 2014, 23:05 »
Há uma coisa q não gosto de ver nas scooters, são os amortecedores atrás à mostra...
A Tmax parece ser das poucas que tem amortecedor central...

Vais ser a primeira a experimentar...

Cumprimentos

tens também a bmw c600 sport e a bmw c650gt



gilera nexus 250/500



deve haver mais mas assim de repente não me lembro

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Será uma maxiscooter segura?
« Responder #15 em: 22 de Abril de 2014, 00:14 »
Sem saber qual é o orçamento, podemos por aqui todas.
 _pol_