A notícia que aqui vos trago é muito recente e se tiver a repercussão desejada por parte da marca, o novo modelo da Mahindra (GenZe) poderá muito bem vir para a Europa.
Esta marca indiana não será conhecida de todos, mas já existe à várias décadas, dedicando-se essencialmente à construção de automóveis, jipes e camiões....sendo que as 2 rodas, apesar de não terem a mesma notoriedade, nunca estiveram fora dos seus planos, contando-se igualmente alguns modelos no seu portefólio...até mesmo de cariz desportivo.
Mas aquela que aqui vos trago é diferente!
Diferente porque cria um ponto de viragem muito importante no seio da marca e porque tem uma aposta muito forte no mercado Americano. Aliás, a determinação e o foco inicial da marca está precisamente neste mercado e a recepção a este conceito de mobilidade determinará que venha a ser proposta noutros mercados.
Vamos então conhecê-la e já vos conto mais umas coisas....GenZe é o nome pelo qual virá a ser conhecida e trata-se de uma scooter eléctrica single-seater (banco unicamente para condutor), que foi
projectada inteiramente em Silicon Valley, na Califórnia.
A marca pretende lançá-la ainda este ano e já tem alguns modelos de pré-produção em testes reais como se poderá ver numa das imagens que coloco mais abaixo. A coisa não está por menos e o investimento da marca parece vir a dar frutos e promover uma mobilidade urbana que vai atrair muita gente para as 2 rodas, sendo que o factor eléctrico será apenas uma das suas vantagens.
A GenZe, além da sua vertente unicamente de transporte, foi projectada para poder levar carga na secção logo atrás do banco e foi munida de um dispositivo de carregamento USB (que liga em andamento) para permitir que o portátil ou o smartphone nunca fiquem sem carga.
Outro dispositivo instalado de série neste modelo vai com certeza despertar a atenção....é que a GenZe terá um touchscreen de 7 polegadas à prova de água, possibilitando diversas informações, entre as quais se contam: nível de carga disponível, indicação da autonomia aproximada para a carga a cada momento, indicação de condução ideal (ECO), entre outros avisos...tudo isto neste formato digital estilo tablet.
A Mahindra manteve durante algum tempo em segredo as especificações do motor eléctrico e a capacidade da própria bateria (quem sabe se não seria uma jogada de marketing o manter do suspense!).
No entanto, esta pura citadina, sabe-se agora que fará uso de um motor de 1,4KW e uma bateria de iões de lítio extremamente compacta, que permitirá ao modelo apresentar um peso muito baixo e assim promovendo a sua fácil e descontraída condução nos percursos para a qual foi especificamente desenvolvida.
Com uma autonomia de aproximadamente 50Kms por carga e uma velocidade máxima limitada a 50Km/h, a GenZe poderá vir a ser vendida já este Verão, isto segundo o site americano Ecomento.com, e com um preço extremamente competitivo ($3.000....ou seja, €2.170 à taxa actual de câmbio). Resta-me dizer, na sequência da indicação do preço, que a sua montagem far-se-á nos Estados Unidos da América.
Em certas cidades e para alguns percursos, creio que é o modelo ideal e que mostra o caminho do futuro.
Aqui numa sessão de testes em ambiente real...