Autor Tópico: Vantagens e desvantagens de escapes/ponteiras de rendimento  (Lida 19814 vezes)

Offline pedroareias

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Escapes after-market (Akrapovic, etc) retiram potência máxima:

http://www.motorradonline.de/dauertest/dauertest-zwischenbilanz-bmw-r-1200-gs-auspuff-empfehlung/519246?seite=4


Não é de espantar.
« Última modificação: 08 de Abril de 2014, 15:17 por santos466 »

paulo hadyk

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Vantagens e desvantagens de escapes/ponteiras de rendimento
« Responder #1 em: 06 de Abril de 2014, 03:10 »
tenho impressão que é por se tratar dum motor boxer, é que na Integra aconteceu o contrário......
« Última modificação: 08 de Abril de 2014, 15:46 por santos466 »

Busas

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Vantagens e desvantagens de escapes/ponteiras de rendimento
« Responder #2 em: 06 de Abril de 2014, 22:28 »
Escapes after-market (Akrapovic, etc) retiram potência máxima:

http://www.motorradonline.de/dauertest/dauertest-zwischenbilanz-bmw-r-1200-gs-auspuff-empfehlung/519246?seite=4


Não é de espantar.

Areias,

motor Boxer è unico onde a back pressure manter rendimento de motor devido à reduzida velocidade pròpria da arquitetura do boxer...tal qual os diesel...linhas mais abettas= maior rapidez...menor velocidade de ponta...num civic..,vti...type r linha de 60 mm = maior rapidez e maior veloc. ponta...

na zzr. 1400 são apenas 15 cv de ganho... _vinho_e em alta passa os 20... _palmas_

« Última modificação: 08 de Abril de 2014, 15:46 por santos466 »

Offline pedroareias

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Vantagens e desvantagens de escapes/ponteiras de rendimento
« Responder #3 em: 07 de Abril de 2014, 11:34 »
Peço desculpa, Paulo, pela "invasão", mas é capaz de te ajudar também:

A diferença máxima de potência (em toda a gama) é de cerca de 5 cavalos na ZZR1400 com Akrapovic, mas a diferença de potência máxima é de pouco mais de 2 cavalos (ou seja pouco mais de 1%):

http://www.akrapovic.com/#!/motorcycle/product/road/11954/technical?brandId=31&modelId=168&yearId=829

Além disso, se consultarem um especialista em motores de combustão interna (eu não sou) dizem logo que a contra-pressão é utilizada na optimização do processo de combustão e fluxo gasoso.

Já agora, isto é extremamente complexo e por isso não temos engenharia de motores em Portugal (excepto a cabeça das AJP e eu conheço quem as patenteou).

Se me derem tempo pergunto no IST para uma resposta mais séria sobre o tema.
« Última modificação: 08 de Abril de 2014, 15:46 por santos466 »

Busas

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Vantagens e desvantagens de escapes/ponteiras de rendimento
« Responder #4 em: 07 de Abril de 2014, 20:03 »
Peço desculpa, Paulo, pela "invasão", mas é capaz de te ajudar também:

A diferença máxima de potência (em toda a gama) é de cerca de 5 cavalos na ZZR1400 com Akrapovic, mas a diferença de potência máxima é de pouco mais de 2 cavalos (ou seja pouco mais de 1%):

http://www.akrapovic.com/#!/motorcycle/product/road/11954/technical?brandId=31&modelId=168&yearId=829

Além disso, se consultarem um especialista em motores de combustão interna (eu não sou) dizem logo que a contra-pressão é utilizada na optimização do processo de combustão e fluxo gasoso.

Já agora, isto é extremamente complexo e por isso não temos engenharia de motores em Portugal (excepto a cabeça das AJP e eu conheço quem as patenteou).

Se me derem tempo pergunto no IST para uma resposta mais séria sobre o tema.

Areias,

Pareces o campeão do circuito anti terrorista...mas em simulação... _lol_ _lol_ _lol_

Quando nos sentarmos com o Hadyk numa bela esplanada ai pelos teus lados...a caminho de Jerez... _palmas_

levo te os mapas do banco de potencia stock vs com limha completa...5 cv è sò a ponteira _lool_

no caso da GT tenho idèia de ser um pouco menos tambèm pelo facto de ser uma arquitètura diferente...

Mas nada que se compare a um set up mais completo...

No panorama anti terrorista ao vivo e a cores tenho umas quantas missões no cardàpio... _convivio_

e não são teoria...;)))

A avòzinha que o diga...;)))

 _lol_
« Última modificação: 08 de Abril de 2014, 15:47 por santos466 »

paulo hadyk

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Vantagens e desvantagens de escapes/ponteiras de rendimento
« Responder #5 em: 07 de Abril de 2014, 22:46 »
pessoal, a ponteira não é para ter mais power, é para se ser ouvido, se trouxer mais um cavalinho ou um pónei, melhor ainda.........
« Última modificação: 08 de Abril de 2014, 15:47 por santos466 »

Busas

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Vantagens e desvantagens de escapes/ponteiras de rendimento
« Responder #6 em: 08 de Abril de 2014, 08:29 »
pessoal, a ponteira não é para ter mais power, é para se ser ouvido, se trouxer mais um cavalinho ou um pónei, melhor ainda.........

hadyk,

CLARO..... _lool_
« Última modificação: 08 de Abril de 2014, 15:47 por santos466 »

Offline santos466

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Re: Vantagens e desvantagens de escapes/ponteiras de rendimento
« Responder #7 em: 08 de Abril de 2014, 15:24 »
Este tópico deriva de um debate do que pode acrescentar ou não às nossas montadas o uso dos escapes de "rendimento"  , discutido no Diário de Bordo do nosso companheiro Paulo Hadyk que caso queiram visitar está Aqui!
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline santos466

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Re: Vantagens e desvantagens de escapes/ponteiras de rendimento
« Responder #8 em: 08 de Abril de 2014, 15:38 »
Agora participando neste tópico acho que posso concordar com o Pedro na aparente perda de potência.

Em Cavalos não sei dizer mas quando tinha a Fazer600 ela de origem chegava aos 250km/h , depois de mudar para um escape ( que não era de marca fina) baixou para os 240km/h .

Mas agora digo aparente perda de potência porque em altas.... chapéu! Agora em baixas e médias ela ficou bem mais disponivel e afirmo que não foi aquela "impressão" que tem mais força porque faz mais barulho...ela ficou mesmo com mais pujança.

Agora explicar isso como vocês explicam não sei nem tenho conhecimentos para tal , mas aconteceu!  :))
Disseram-me na altura era que se tivesse colocado a linha completa desde os colectores aí sim ia ter uma mota nova!  *não tinha era os €€€ para isso.

De qualquer maneira gostava do barulho ( que não dava para fartar  ;D ) e sei que lhe aliviei as costas porque o de origem andava pelos 7kgs ou 8 kgs se me recordo bem! Até nisso que podia ser psicológico mas sentia-a mais ligeirinha...  _lol_
« Última modificação: 08 de Abril de 2014, 15:41 por santos466 »
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

GonçaloM

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Re: Vantagens e desvantagens de escapes/ponteiras de rendimento
« Responder #9 em: 08 de Abril de 2014, 23:03 »
Boas,

Na CBR, retirou um pouco de velocidade de ponta e deu um cadito em médias! Mas o resultado final, o barulho, deixa-me com um sorriso ainda maior!!  ;D

Marco46

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Re: Vantagens e desvantagens de escapes/ponteiras de rendimento
« Responder #10 em: 08 de Abril de 2014, 23:52 »
Boas amigos,

muita coisa pode ser dita, mas maioria esquece-se que existem escapes de rendimento para ponta ou para arranque\medias.
Os escapes de marcas sem ser os de origem trazem sempre vantagens, isto porque sao feitos de acordo com a taxa de compressao do motor, correspondente a cada modelo. Alem do mais são feitos de melhores materiais e muito mais leves.

Se reparem, algumas marcas têm o mesmo modelo de escape com diferenças. Um é homologado para estrada e outro apenas para pista. Se testarem os dois vai haver grande diferença, sobretudo ao nível sonoro e na velocidade de ponta, pois uns têm silenciadores, panelas, catalisadores, e outros não.

Muitos escapes têm também uma linha de colectores, e ai entao obtens todo o rendimento do escape aumentando a potencia do motor, pois os gases quando são expelidos precisam de amortecimento, e se nos metemos a tirar tudo, fica mais directo, logo mais pujança, mas têm de fazer uso da moto regularmente e alguns modelos carecem de afinação.

epá isto dá pano para mangas.


saudações

Offline Panda

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Re: Vantagens e desvantagens de escapes/ponteiras de rendimento
« Responder #11 em: 09 de Abril de 2014, 00:55 »
...e para além do que o Marco disse, temos que trabalhar os mapas de gestão e aí... que belo escape que eu comprei >:D

para a tmax existem vários tipos de centralina, sendo a mais utilizada o RB onde vem de fábrica já com alguns mapas com especificações para Akra, Termignoni e Mivv

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Re: Vantagens e desvantagens de escapes/ponteiras de rendimento
« Responder #12 em: 09 de Abril de 2014, 01:14 »
Isto nas motas tem muito a dizer e nas scooters mais ainda,eu acredito no que vejo e testo .
Nas scooters qualquer alteração numa a 2 t tem logo que levar pecas a condizer ( no vareador)senão não anda em baixas numa 4 t só posso dizer a minha experiencia com a minha ex bws125 que ao retirar todo o tubo ( vulgo pilinha) no escape de origem,este ficou mais" direto" e alem do som melhor ( mais grave) notei mais nervosismo ,levou depois uma ponteira inox ligeiramente mais larga ,ficou um espetáculo e em conjunto com uma vela,alteração na caixa do filtro de ar,retirar peso aos roletes ,retirar a anilha estranguladora do vareador e com uma mola de contraste da Polini na embraiagem,os 9 cv passaram a acompanhar os 12 de uma PCX por ex .e o ponteiro a bater com facilidade nos 120 .preço? 40 euros...
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
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Re: Vantagens e desvantagens de escapes/ponteiras de rendimento
« Responder #13 em: 09 de Abril de 2014, 11:11 »
Boas pessoal _pol_
Já algum de voçes fez as contas ao investimento numa linha de escape/ponteira?
Numa mota com 80, 115,140,190 cv, acham que o ganho de 2,5,6 ou 7 cv valem o valor pago por um escape que pode ir de 300 a 700/800 euros ou mais _pensador_ _pensador_.
É uma questão a ponderar e fazer bem as contas à gasolina que se comprava com esses valores _vinho_ _vinho_
Na minha opinião, acho que o custo beneficio não compensa _reg_, mas vale a que vale :-? :-?
Pereira

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Re: Vantagens e desvantagens de escapes/ponteiras de rendimento
« Responder #14 em: 09 de Abril de 2014, 15:20 »
E então nas nossas x o akrapovik custa quase 500 paus
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Re: Vantagens e desvantagens de escapes/ponteiras de rendimento
« Responder #15 em: 09 de Abril de 2014, 16:31 »
E então nas nossas x o akrapovik custa quase 500 paus

e só a ponteira _Rolley_

Offline pedroareias

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Re: Vantagens e desvantagens de escapes/ponteiras de rendimento
« Responder #16 em: 09 de Abril de 2014, 16:41 »
Exactamente o que acontece: médias mais fortes e depois ... . A fábrica tem recursos infinitamente superiores aos "especialistas" em escapes e tem uma coisa que eles não têm: acesso a outros graus de liberdade (programas de injecção, mapas de ignição, perfis de cames, etc, etc, etc) optimizados em conjunto com o escape.

Agora participando neste tópico acho que posso concordar com o Pedro na aparente perda de potência.

Em Cavalos não sei dizer mas quando tinha a Fazer600 ela de origem chegava aos 250km/h , depois de mudar para um escape ( que não era de marca fina) baixou para os 240km/h .

Mas agora digo aparente perda de potência porque em altas.... chapéu! Agora em baixas e médias ela ficou bem mais disponivel e afirmo que não foi aquela "impressão" que tem mais força porque faz mais barulho...ela ficou mesmo com mais pujança.

Agora explicar isso como vocês explicam não sei nem tenho conhecimentos para tal , mas aconteceu!  :))
Disseram-me na altura era que se tivesse colocado a linha completa desde os colectores aí sim ia ter uma mota nova!  *não tinha era os €€€ para isso.

De qualquer maneira gostava do barulho ( que não dava para fartar  ;D ) e sei que lhe aliviei as costas porque o de origem andava pelos 7kgs ou 8 kgs se me recordo bem! Até nisso que podia ser psicológico mas sentia-a mais ligeirinha...  _lol_