Autor Tópico: Design em 14 anos...qual parece ter evoluído mais?  (Lida 4487 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Design em 14 anos...qual parece ter evoluído mais?
« em: 01 de Abril de 2014, 00:18 »
Design em 14 anos...qual parece ter evoluído mais?

Não sei se por acaso se têm apercebido disso, mas sempre que nos cruzamos com uma moto desportiva com uns aninhos, parece que ainda assim não está tão desactualizada face às novidades mais recentes...dá a impressão que o design, ainda que se note ter uns anos, permanece perfeitamente actual e a uma certa distância não se nota logo de imediato qual é qual. Isto leva-me a uma pergunta! É o design das mais antigas que se mantém firmemente nas actuais e só alguns face-lifts as vai actualizando, ou as desportivas, no que toca ao design, não têm de facto evoluído assim tanto em 14 anos?


E aqui tenho de fazer uma distinção face àquilo que temos visto relativamente às scooters e maxiscooters! É que aqui e com franqueza, a história parece-me ser um bocadinho diferente...no caso destas, 14 anos parecem ter dado resultados mais do que visíveis e a todos os níveis.

Vamos a exemplos concretos, em que divido modelos do ano 2000 e modelos que estão à venda no decurso deste ano: 14 anos de diferença!!!

Primeiro as motos.

Honda CBR 600 F4 (ano 2000)


Honda CBR 600RR (vendida actualmente)


.....e ainda outro exemplo!

Kawasaki Ninja ZX-6R (ano 2000)


Kawasaki Ninja ZX-6R (vendida actualmente)


*******************************************************

E agora passemos às scooters/maxiscooters...

Suzuki Burgman 400 (ano 2000)


Suzuki Burgman 400 (actualmente à venda)


....e venha de lá outro exemplo!

Honda Foresight...a antecessora da actual Forza (ano 2000)


Honda Forza NSS300 (actualmente à venda)


Digam de vossa justiça!  ;)
« Última modificação: 01 de Abril de 2014, 00:27 por Sapiens21 »

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Design em 14 anos...qual parece ter evoluído mais?
« Responder #1 em: 01 de Abril de 2014, 00:25 »
Para mim as scooters, a forza talvez...

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Design em 14 anos...qual parece ter evoluído mais?
« Responder #2 em: 01 de Abril de 2014, 09:37 »
Existem mais uns quantos exemplos companheira Carla, mas acho que já deu para perceber a ideia.  _pol_

As scooters têm avançado bastante no toca ao design e isto em pouco mais de uma década.

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Design em 14 anos...qual parece ter evoluído mais?
« Responder #3 em: 01 de Abril de 2014, 10:58 »
a nível tecnológico quem tem avançado mais são as motos e em termos de design sem dúvida as scooters _pol_

Rodrigues1

  • Visitante
Re: Design em 14 anos...qual parece ter evoluído mais?
« Responder #4 em: 01 de Abril de 2014, 11:45 »
Sem dúvida nenhuma, as Scooters   _lool_

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Design em 14 anos...qual parece ter evoluído mais?
« Responder #5 em: 01 de Abril de 2014, 12:03 »
a nível tecnológico quem tem avançado mais são as motos e em termos de design sem dúvida as scooters _pol_

Concordo. Em termos tecnológicos as motos avançaram imenso, nomeadamente com o avanço brutal da electrónica que neste momento já está presentes em todos os pontos das motos: nas suspensões inteligentes com gestão electrónica, na transmissão (as caixas DCT ou equivalentes, os controlos de tracção, etc.) e mesmo no motor com as ultimas injecções que neste momento já permitem ter vários mapas com perfis diversos à disposição do condutor...  _pol_

Esteticamente, claramente as scooters. Infelizmente, muitos dos avanços tecnológicos que existiram nas motos ainda não chegaram às scooters...  _thumbdown_
« Última modificação: 01 de Abril de 2014, 12:58 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

S800

  • Visitante
Re: Design em 14 anos...qual parece ter evoluído mais?
« Responder #6 em: 01 de Abril de 2014, 12:22 »
É uma comparação difícil de fazer, generalizando.
No caso das motos desportivas - que se vendem cada vez menos, comparativamente -  todos os anos saem cores/grafismos novos. E os modelos têm um ciclo sem alterações muito curto, muitas vezes de 2 em 2 anos já há alterações de pormenor, e de 3 em 3 ou 4 em 4 surge um modelo totalmente novo.
Nas scooters o ciclo comercial é maior.

Em termos de design, com algumas honrosas excepções, eu acho as maxiscooters muito pouco apelativas. São funcionais, mais práticas do que a maioria das motos, claro, e isso muitas vezes é um factor decisivo na compra. É muito rara a maxi scooter grande (digamos » 300 ) apelativa em termos de design, na minha opinião, claro.

Atenção que o dizer que não as acho apelativas em termos de design não quer dizer que exclua a aquisição. São coisas diferentes. Aliás, o meu line up actual tem os 2 extremos, a avó das maxis, que mais parece um comboio de alta velocidade, e a Vespa, que é quase unanimemente reconhecida como uma scooter bem desenhada ao nível do detalhe, das proporções e do volume.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Design em 14 anos...qual parece ter evoluído mais?
« Responder #7 em: 01 de Abril de 2014, 12:36 »
Design - A scooter/maxiscooter parece ganhar consenso por ser a que mais terá evoluído;

Avanços tecnológicos -  Pois.....as motos aqui são claramente superiores.
« Última modificação: 01 de Abril de 2014, 13:03 por Sapiens21 »

Marco46

  • Visitante
Re: Design em 14 anos...qual parece ter evoluído mais?
« Responder #8 em: 01 de Abril de 2014, 18:52 »


Faltam Italianas ai nas comparaçoes! :D

Sem duvida que as Maxi´s sao aquelas que mais evolução apresentaram nestes anos, porque penso que maioria dos construtores aderiram bem a este fabuloso conceito, e a evolução foi naturalmente evidente!


Saudações

 _convivio_