Autor Tópico: Lubrificação da corrente moto sem descanço central - DIY  (Lida 7028 vezes)

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Lubrificação da corrente moto sem descanço central - DIY
« em: 10 de Março de 2014, 19:32 »
Viva.

Este DIY, é destinado sobretudo a todos que pretendem olear com alguma regularidade as correntes das vossas motos, e na ausência de um descanço central, torna-se complicado para não dizer um pouco cansativo esta tarefa.


Assim, e sem  grandes dramas visto que é um procedimento corriqueiro para as motos, é imprescindível que a corrente esteja sempre bem oleada de modo a garantir toda uma correta flexibilidade no conjunto dos o-rings e elos que a compõem – só assim é que se garante uma grande longevidade da corrente.

Para facilitar este processo, deve-se elevar um bocado a moto, de modo a que a roda em NEUTRAL, rode livremente. Para isso temos que a elevar um bocado.

Existem cavaletes improvisados, tijolos, força de braço, os amigos, enfim… mas nada melhor do que sermos nós próprios a executar esta tarefa na maior das calmas.

Para tal, utilizei um “macaco hidráulico” de botija, que como podem verificar é composto pelo cilindro elevatório, e a respetiva alavanca.

Basta escolher um ponto firme na base do braço que liga o mono-amortecedor ao quadro, e dar à “mão”.

Em poucos segundos e sem esforço temos 230 Kg apoiados e com total segurança em termos de equilíbrio e com a vida muito facilitada para olearmos a corrente.





Informo-vos que se deve olear com a corrente bem quente, e de preferência com um bom óleo à base de teflon ( PTFE), visto que a dilatação do metal dos ó rings ( elos ) favorece a impregnação  e fluidez do óleo  lubrificante.


Após tudo concluído, basta rodar uma pequena porca com a mesma alavanca, que gradualmente descomprime a pressão e o cilindro baixa.

Recomendo, não circular logo na moto, mas esperar uns 20 minutos para que tudo fique bem impregnado.

Simples e eficaz...
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Lubrificação da corrente moto sem descanço central - DIY
« Responder #1 em: 11 de Março de 2014, 10:44 »
Excelente post.  _palmas_ _palmas_

Eu resolvi colocar um scottoiler, assim ando descansado, pois este extra, sempre que a mota está em andamento, faz uma lubrificação continua.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Lubrificação da corrente moto sem descanço central - DIY
« Responder #2 em: 11 de Março de 2014, 11:28 »
Não devias colocar um calço de madeira entre o macaco e o braço oscilante?  _pensador_

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Lubrificação da corrente moto sem descanço central - DIY
« Responder #3 em: 12 de Março de 2014, 13:28 »
Não devias colocar um calço de madeira entre o macaco e o braço oscilante?  _pensador_


Talvez não seja má ideia colocar um calço de madeira ou mesmo uma borracha rija   _pol_.

Mas que o "macaco", sem esfoço a levanta, isto já ajuda e muito  a tarefa.  _careta_
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Jorge Humberto

  • Visitante
Re: Lubrificação da corrente moto sem descanço central - DIY
« Responder #4 em: 12 de Março de 2014, 15:36 »
Quando tive as Varadero tinha um método "mais barato e infalível" _Rolley_... com a mota no descanso lateral (não tinha central), inclinava a mota e a minha cara metade metia o spray. O pior era nas viagens maiores _pensador_, com a mota carregada.
 scooter_ _scp_ _pt_

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Lubrificação da corrente moto sem descanço central - DIY
« Responder #5 em: 12 de Março de 2014, 17:46 »
Quando tive as Varadero tinha um método "mais barato e infalível" _Rolley_... com a mota no descanso lateral (não tinha central), inclinava a mota e a minha cara metade metia o spray. O pior era nas viagens maiores _pensador_, com a mota carregada.
 scooter_ _scp_ _pt_

Yep fazia o mesmo na Fazer600.  Metia a mulher a inclinar a mota e eu dava no spray!  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Não custava nada!  ;D

Tudo isto para retiirar uns 5kgs à mota que era o descanso central....depois foram 6kgs do escape...etc... tudo para ficar mais leve para a minha mulher não se queixar!  _Rolley_    _lol_
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Lubrificação da corrente moto sem descanço central - DIY
« Responder #6 em: 12 de Março de 2014, 18:44 »
É pá !!

Corremos seriamente o risco de alguma crise conjugal, caso se diga algo do género:

Ó Maria, já não preciso mais de ti!! Agora tenho um macaco... para por "spray" na corrente da moto !   _lol_ _lol_ _lol_

( se a minha mulher lê isto, rifa-me...)


Safa.... é melhor não dizer nada !!! Motos e mulheres por vezes são temperamentais !! _Rolley_

OFF TOPIC... sorry.
« Última modificação: 12 de Março de 2014, 18:45 por JPA »
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Jorge Humberto

  • Visitante
Re: Lubrificação da corrente moto sem descanço central - DIY
« Responder #7 em: 13 de Março de 2014, 08:55 »
Bom dia.
Vi em tempos e se calhar ainda existe, uma engenhocas qualquer que oleava a mota sozinha _pensador_.
Tinha alguns colegas que tinham, mas segundo eles oleava a mota demais e também a roda trazeira _careta_
Ainda bem que as minhas mota não necessitam disso _lool_ _lool_ _lool_.

É pá !!

Corremos seriamente o risco de alguma crise conjugal, caso se diga algo do género:

Ó Maria, já não preciso mais de ti!! Agora tenho um macaco... para por "spray" na corrente da moto !   _lol_ _lol_ _lol_

( se a minha mulher lê isto, rifa-me...)


Safa.... é melhor não dizer nada !!! Motos e mulheres por vezes são temperamentais !! _Rolley_

OFF TOPIC... sorry.



Ah e claro, a minha cara metade não se importava de ajudar na manutenção da menina, apesar do seu temperamento _martelada_.

 scooter_ _scp_ _pt_