Autor Tópico: Mota à Chuva  (Lida 9988 vezes)

Jorge Humberto

  • Visitante
Mota à Chuva
« em: 04 de Fevereiro de 2014, 15:14 »
Olá a todos.
Ando de mota à 28 anos, mas só agora me surgiu uma questão, porque agora ando de mota toda a semana, quer chova quer faça sol (apesar de nos ultimos dias, sol nem vê-lo).
Todos os dias a minha SYM fica à chuva, e tem chuvido a sério aqui no norte.
Que tipo de cuidados devo ter devido ao excesso de água que a minha menina leva??? Não quero que ela se constipe nem estrague (plásticos, borrachas, etc...).
Cumprimentos a todos. _scp_

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Mota à Chuva
« Responder #1 em: 04 de Fevereiro de 2014, 15:21 »
Para ficar com capa depois de molhada! não é boa ideia, sendo assim nada a fazer, elas estão
preparadas para todas as intempérides!!!!!  :) :) :)
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Jorge Humberto

  • Visitante
Re: Mota à Chuva
« Responder #2 em: 04 de Fevereiro de 2014, 15:28 »
A menina de noite fica na garagem, mas de dia fica debaixo das nuvens.
Tinha receio que o excesso de água contribuisse para a degradação dos plásticos e/ou borrachas.
Se elas estão preparadas para sofrer...ainda bem.
Obrigado.

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Mota à Chuva
« Responder #3 em: 04 de Fevereiro de 2014, 15:31 »
Concerteza que não é como ficar debaixo de teto, mas se encontrares um lugar abrigado! ela
agradece,  :) :) :)
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Mota à Chuva
« Responder #4 em: 04 de Fevereiro de 2014, 15:51 »

Para os plásticos e borrachas, faz melhor chuva e frio que sol e calor .......

Por vezes o pessoal preocupa-se com coisas que nem sempre há problemas.

Há quem não ponha sequer as motas à chuva, mas se for ao sol para eles não há problemas.....pois, é precisamente ao contrario pessoal .....o Sol e o calor é que queima tinta e resseque as borrachas  _Rolley_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Jorge Humberto

  • Visitante
Re: Mota à Chuva
« Responder #5 em: 04 de Fevereiro de 2014, 16:32 »
Obrigado pelas dicas.
Tem toda a razão, por vezes a preocupação é desorientada, apesar de eu ter sempre a preocupação de procurar uma sombra para as minhas meninas.
Como nunca tive a necessidade de elas estarem à chuva, ao contrário de agora que ando todos os dias de mota, quer chova quer faça sol, daí a minha dúvida.
Vou gostar deste nosso forum pelas ajudas dadas.
Cumprimentos. _scp_ _scp_ _scp_

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Mota à Chuva
« Responder #6 em: 04 de Fevereiro de 2014, 16:42 »
Viva

De tempos a tempos lubrifica com um spray contactos os interruptores do volante,para não começarem a falhar. Eu também vou colocando spray lubrificante dentro dos canhões.

Boas Curvas

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Mota à Chuva
« Responder #7 em: 04 de Fevereiro de 2014, 16:45 »

Se a pergunta fosse, enferrujar os ferros, escapes, tudo o que é electrónico e/ou eléctrico eu diria que é preferível o calor e o Sol ..... meu rico Verão.

Mas se a maxi estiver abrigada ou tapada, mas que ande todos os dias..... que não se guarde molhada e se tape sem lhe mexer alguns dias..... não ha qualquer problema.

As boas marcas têm material que não se estraga assim com duas cantigas "Electricamente", já as ferrugens, essas são algumas impossíveis de não haver.

Bem, se a maxi andar, deixar andar (já sei que há umas que teimam em ter problemas, a essas mandava-as fora  _lol_ ) quanto às outras .... é sempre a dar gás .... se andar não se estraga, estraga é não andar  _lol_


Usa-se para todos os casos, eléctricos e possíveis ferrugens WD40 e deixa de ser um "problema" andar à chuva.

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

interceptor

  • Visitante
Re: Mota à Chuva
« Responder #8 em: 04 de Fevereiro de 2014, 22:41 »
O teu receio é legitimo e nesta altura do ano é tão importante proteger os materiais como outra qualquer. As partes em metal e contactos eléctricos protejo com wd40, em algumas zonas vaporizo directamente e noutras aplico com um pincel.
Quanto as plásticos porosos (os que não estão pintados) uso vários produtos, variando conforme o tipo de plástico, essencialmente uso estes três:

http://store.carcareeurope.com/einszett-vinyl-gel.html

http://store.carcareeurope.com/303-aerospace-protectant.html

http://store.carcareeurope.com/einszett-kunststoff-intensive-plastic-care.html

Nos plásticos pintados, ópticas e farolins uso um selante acrílico: http://store.carcareeurope.com/carlack-long-life-sealant.html

Este é um assunto onde ainda existem muitas duvidas, a lavagem da scooter até pode suscitar algum medo em alguns utilizadores mas em breve vou fazer um diy onde vou abordar alguns passos básicos na lavagem e protecção das nossas montadas.

Jorge Humberto

  • Visitante
Re: Mota à Chuva
« Responder #9 em: 05 de Fevereiro de 2014, 09:08 »
Obrigado pelas fantásticas dicas.
O regresso de ontem do trabalho foi no mínimo assustador.
Chuva a potes e vento qb...depois de ontem sei que a minha menina resiste a tudo.
Cumprimentos a todos. _scp_ _scp_ _scp_

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1892
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Mota à Chuva
« Responder #10 em: 05 de Fevereiro de 2014, 10:06 »
Sim ontem foi duro, a chuva já me habituei, mas o vento abana muito a minha "pequena"
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Jorge Humberto

  • Visitante
Re: Mota à Chuva
« Responder #11 em: 05 de Fevereiro de 2014, 12:38 »
Tenho um amigo que dizia com frequência que de Aveiro para baixo é sempre verão.
Aqui no norte chuva é o que nunca falta, mas mesmo assim prefiro as minhas meninas.
A maior já deve estar com "ciumes" da mais pequena, pois é sempre esta que agora está a andar.
 _martelada_

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Mota à Chuva
« Responder #12 em: 06 de Fevereiro de 2015, 16:37 »
Nas minhas que tb dormem na rua passo de vez em quando ACF-50.
É um pouco difícil de arranjar mas é muito muito bom!

Cuidado ao aplicar estes sprays para não chegar nada aos discos/pastilhas de travão. 

Abr,
Piedade

vonMonster

  • Visitante
Re: Mota à Chuva
« Responder #13 em: 06 de Fevereiro de 2015, 17:13 »
na GP usava o mesmo que para o carro, o detailing kit da Meguiars (como o da foto)! não é barato, mas tanto no carro como na mota dão uma protecção excelente tanto a pintura como plasticos e borrachas!

Marco46

  • Visitante
Re: Mota à Chuva
« Responder #14 em: 06 de Fevereiro de 2015, 19:03 »


Companheiro,

o que tens de fazer é comprares uma boa capa para verao e inverno (OUTDOOR) bem grossa. Vais ver que quando a tiras tens a moto sequinha.

A OXFORD e a outra marca inglesa que nao me recordo o nome têm excelentes capas. A partir dai nao tens de preocupar. ;)