Autor Tópico: Trancar rotundas  (Lida 66207 vezes)

Offline sapina

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2010
  • Mensagens: 100
  • Localidade: Cabrela - Sintra
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 400 ZA(ABS)
Re: Trancar rotundas
« Responder #125 em: 15 de Julho de 2015, 23:39 »
Em todas as situações o laranja.
Sendo o laranja o 1 elemento da caravana, quem segue em 2, logo após ter mudado de direção pára (de modo a não atrapalhar o trânsito) e vai indicado o caminho aos elementos que vêm atrás de si e só arranca quando chegar o último elemento, que será sempre o mesmo. E mais simples do que parece.

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: Trancar rotundas
« Responder #126 em: 15 de Julho de 2015, 23:47 »

Eu acho que nos temos andado a complicar, até em termos juridicos. Na minha opinião: descompliquemos, em termos juridicos.

RCEu

  • Visitante
Re: Trancar rotundas
« Responder #127 em: 15 de Julho de 2015, 23:57 »
Em todas as situações o laranja.

Impressão minha ou na situação do meio o laranja tem prioridade ?

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Trancar rotundas
« Responder #128 em: 16 de Julho de 2015, 00:50 »
Boas a todas (as pessoas)


Este tópico tem sempre pano para mangas se escrever e dar a sua opinião...

Umas é porque participaram em viagens e Eventos de um ou outro motoclube ou individuais, e como tudo correu bem é a melhor coisa do mundo. Outras é porque não se entenderam com as explicações do que estava a dizer para ir em frente, e ele virou à esquerda, e assim sendo não presta porque o "gajo" não estava o local exacto ou "é burro" e assim não dá...porque não dá. Outras situações são em viagens que vemos fazer e assim é que é bom ... enfim...

Para mim, e não passa a ser uma ideia que tem tanto valor como todas as outras que aqui passam, estando elas "todas certas" mas que em certos Eventos funcionam umas melhor que outras! (ponto)

Vocês esquecem-se que temos que perceber quais as pessoas que têm "vontade" para fazer o que lhes pedimos para fazer. Até porque existem pessoas que têm mais aptidão para fazer certas coisas que outros não têm. Seja pela própria experiência de condução, seja pela própria vontade de fazer as coisas!

Quando entrei para o CPM, fazia-se caravanas de 10 Maxis o maximo 15, e saia-se 5min espaçados uns dos outros, eu posso dizer que sou uns dos causadores de se ter juntado mais maxis que isso para fazer percursos! E principalmente não sou muito favorável de haver 5 min de distancia entre grupos, mas explico porquê...
Primeiro porque a maior parte das maxis são 125cc, e não 600, 900 ou mais cc's para se poder ir a arregaçar nas curvas sem "apanhar os participantes" (sim porque para esses eventos são participantes "de corridas") até aos destinos seguintes! São já motas de médio/grande porte e aí sim justifica-se haver 5 ou 10min de diferença entre partidas!

No CPM ou em Eventos do genero CPm, quanto mais maxis juntas melhor, até para as pessoas poderem apreciar as scooters, mas acarreta outras "traquinices" como estar a infringir a Lei (como muitas outras coisas que fazemos no dia a dia, ninguém é santo)

Bem, para mim, se houver demasiadas participações em pequenos cursos (não como viagens daqui ao algarve, ou até Espanha e voltar) pode-se "partir" a caravana e irem 2 grupos ou mais mas À VISTA!

Já li aqui muita coisa certa que passo a citar de seguida, não me apetece escrever muito mais, pois quem me conhece sabe bem a minha opinião e pelos vistos todas as caravanas que levei (muitas até sozinho) nestes "4 anos de participação CPM (e não foram poucas), sempre correram sem problemas de maior e sempre todos seguiram em segurança até ao destino!!

Poderia citar mais companheiros, mas como já disse anteriormente todos têm a sua razão...



...

Os grupos, independentemente do número de participantes, terão, como é hábito, um road leader e um back leader, que serão os mesmos do princípio ao fim.

Imediatamente atrás do road leader, seguirá um número pré definido de ... “batedores” (vou chamar assim), ficarão à vez, à saída de cada rotunda afim de indicar aos membros participantes, o caminho a seguir, após a passagem do back leader e integrarão a caravana imediatamente à frente deste (back leader), fazendo desta forma, uma única ultrapassagem.

Ou seja, à partida teríamos o road leader seguido de 8, 9, 10… batedores, depois o resto da caravana e depois o back leader.

À chegada a destino, teríamos o road leader, a caravana, os batedores e no final o back leader.

Desta forma, não há cortes de rotundas nem ultrapassagens à caravana e penso que toda a gente circulará e chegará a destino em segurança.

Há coisas que depois terão de ser interiorizadas por todos, como por exemplo:

- O circular a velocidade reduzida após as rotundas para permitir o reagrupar da caravana.

- O facilitar a ultrapassagem a algum outro utilizador da via publica que entretanto se tenha “infiltrado” na caravana quando esta passou a rotunda.

- O uso “abusivo” dos retrovisores para NUNCA se afastar do companheiro que vem imediatamente à sua retaguarda.
Este esquema a ser válido, faltará agradar aos eventuais organizadores de eventos e ser devidamente testado.

...



O que o branco diz/pensa está para mim correcto menos no ultimo ponto, pois aqui eu apenas faço o reparo de:
Podemos-nos afastar do companheiro de trás, e só "abrandamos" caso o deixe-mos de ver...
Dou como exemplo um caso de "atender um telefonema"... se o companheiro de trás tiver de reduzir (não é parar) para atender um telefonema (para ouvir melhor a chamada) toda a caravana tem de reduzir tbm ? NÃO , a caravana tem de seguir a velocidade "normal" e é o companheiro (que atendeu o telefonema) é que tem depois de acelerar um pouco para se chegar à caravana outra vez!!

Claro que se deixar-mos de ver no retrovisor o companheiro mais atrasado, então para-se na "rotunda, cruzamento, entroncamento, etc" seguinte para lhe indicar o caminho ... e os companheiros da frente fazem o mesmo!! (pelo mesmoo deveriam fazer !!!)

O não "parar" e esperar pelo companheiro anterior é frequente no CPM, embora eu tenha já "labutado" para que isso se altera-se é difícil, pois a raça humana é complicada!!
No ultimo Wekeend que houve aconteceu isso comigo 2 vezes ... o da frente não parou em lado nenhum!

Por isso devem seguir o que está citado já se seguida ...


...

Em cada cruzamento em que não encontre ninguém deve seguir pelo:

Caminho principal

Em igualdade de circunstâncias: em frente

Em todos os outros casos e em situações dúbias ou confusas deve-se, sempre!, esperar pelo sucessor

Caso falhem todas as anteriores, e passado algum tempo, volte a trás, rigorosamente pelo percurso percorrido, até ao último ponto em que encontrou um veículo parado

Se a dúvida persistir ligue para os contactos da Organização

Em caso algum abandone o percurso sem avisar previamente a Organização (isso levaria os restantes participantes a perderem-se)

A Organização acordará consigo um ponto de reencontro"



DEVEM MESMO SEGUIR O QUE ESTÁ ANTERIORMENTE TRANSCRITO


Adiante... porque isto fica tudo escrito no tópico, mas poucos vão por em prática a não ser que alguem tente explicar mais uma vez aos companheiros que pensam que os outros é que têm de "trabalhar" para os levar até ao destino em segurança!

Bem à pouco tempo me disseram que ngm lê os tópicos, alguns nem para os "bonecos/imagnes" olham e eu tbm já cheguei a essa conclusão!!

Só mesmo quem quer fazer algo pelo CPM é que se vai dar ao trabalho de "lamber" esta escrita toda!!!


...
 e a realidade é que temos um histórico impressionante de caravanas e megacaravanas conduzidas com sucesso e muita diversão  _convivio_

É bem verdade cristina, eu até já disse muitas vezes, ainda bem, e espero que nunca (espero mesmo) aconteça nada "mais grave"!!

Uma das coisas que nunca deram valor foi a quem sempre levou caravanas (e não falo só de mim) de maxis e pessoas a bom rumo sem nunca ter havido problemas, pessoas que prescindiram de passear para garantir que ngm tivesse nenhum acidente ou queda de maior e nunca foi dado o devido valor!! Coisa que agora se está a "tentar fazer" embora (e desculpem o que vou dizer) "esteja a virar moda".
O ser batedor é fixe ....
Atenção que não estou a criticar, apenas quero que essas pessoas se sintam responsáveis porque levam vidas atrás deles.
Se acharem que é uma critica, que pelo menos a vejam como construtiva!


...
 com isto quero dizer que não existem métodos perfeitos e sim pessoas que organizam eventos com as suas regras de segurança ...
...


E sim, não há modelos nem métodos perfeitos, tudo tem a ver com a ocasião, com os números participantes, com a localização de onde são feitos e principalmente com "a qualidade" (leia-se experiência) de cada um!


Se algo tem de mudar +ara melhor ... que se mude, mas lembrem-se que a maior parte dos participantes vão para uma coisa... participar e não querem saber da segurança dos outros!
Ha modelos que só funcionam se todos cuidar-mos uns dos outros... e aí sim nem de batedores precisávamos!

Se todos continuarem a respeitar o que está escrito nas regras, e se juntarem o não perder o de trás (que tbm para lá esta escrito) sem ter a necessidade de atrasar uma caravana (esperando nos cruzamentos, entroncamentos, etc) tudo corre às mil maravilhas!!

Respeitem e assegurem "a segurança" dos outros que tudo continuará a correr como até hoje tem corrido no CPM!!!

Se evitarem as multas melhor  _lol_

Boas curvas

Edit:
Nas imagens dos carros, só na primeira imagem é que o laranja não tem prioridade.
« Última modificação: 16 de Julho de 2015, 00:52 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Trancar rotundas
« Responder #129 em: 16 de Julho de 2015, 01:08 »
É uma hipótese.
Mas se a caravana for muito grande e vier um enlatado atrás de ti em modo apressado e te ultrapassa?

Depende muito do traçado, mas todos tem que ter a noção que estamos numa via pública com outros utentes dessa mesma via, nesse caso a caravana abranda ou pára, deixa passar o senhor e retoma o seu percurso em segurança.

@AXE

Carregadinho de razão.

Apenas, eu acho que o á vista não resolve, sou mais apologista dos tais 5ou 10 minutos de intervalo, mas é apenas a minha opinião.
O numero de maxis, depende do trajecto.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Trancar rotundas
« Responder #130 em: 16 de Julho de 2015, 01:21 »
Depende muito do traçado, mas todos tem que ter a noção que estamos numa via pública com outros utentes dessa mesma via, nesse caso a caravana abranda ou pára, deixa passar o senhor e retoma o seu percurso em segurança.

@AXE

Carregadinho de razão.

Apenas, eu acho que o á vista não resolve, sou mais apologista dos tais 5ou 10 minutos de intervalo, mas é apenas a minha opinião.
O numero de maxis, depende do trajecto.

se tiveres 100 maxis vão estar os primeiros entre 30min a 1h à espera dos ultimos ?

Quando digo à vista é 100mt 200mt ... espaçados e bem espaçados!! Nas rectas o Road Leader ver o Back leader do grupo da frente, aí sim em Eventos grandes valia a pena ... caso contrário, ou se "EDUCA os participantes" ou esquece que nada é eficaz a não ser o que se tem feito até então..
.
Se todos estiverem educados, então seriam todos batedores  _pol_

Excelente  _palmas_


Não vou "contrapor" nem tão pouco "discutir, afirmar" que assim é melhor ou pior, apenas já dei a minha opinião e quem quiser saber mais do que penso é fácil, fazem como antigamente, ligam-me a perguntar ou mandam PM.

E mais não digo...

Boas curvas

« Última modificação: 16 de Julho de 2015, 01:22 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Trancar rotundas
« Responder #131 em: 16 de Julho de 2015, 09:30 »
Coloco apenas por mera curiosidade a seguinte questão:
- Qual é a diferença entre trazer num colete fluorescente escrita a palavra STAFF; CPM; GALP; MERCEDES ou MCDONALDS?
Quem pode provar que a palavra STAFF não é uma marca de meias de algodão?

Eu e toda a equipa que chefio (cerca de 400), temos coletes fluorescentes que dizem TELFORCE.
Se como acontece, formos em coluna 4 ou 5 carros, quer dizer que estamos a realizar um evento?

Também não percebo muito de leis, mas como Diretor Técnico de Obra, sou obrigado a saber algumas e muitas delas relacionadas com planos de segurança, sinalização e cortes de vias.
Interromper o tráfego em qualquer tipo de via, seja porque motivo for sem autorização/intervenção de autoridades competentes é ilegal. Disso não tenho duvidas.

Circular em grupo com determinada indumentária, desde que esta não ofenda e não ostente palavras como FBI; POLICIA ou GNR não o sendo, não me parece ilegal e nem pode ser associado de forma fácil a um evento...ou pelo menos nada encontrei escrito sobre o assunto.

Por exemplo:


Miguel Rosinha

Confesso que não entendi o exemplo nem a comparação, até porque ninguém (leia-se eu) falou em legalidade ou ilegalidade. Aquilo que frisei é que em caravana, incumprindo-se alguma regra estradal, o facto de se utilizar identificação de "staff" (ou outra qualquer) ajuda a criar a convicção no agente que estamos perante um evento organizado e sendo assim, carece das devidas autorizações.

Mais, tratando-se de algo organizado e havendo incumprimento por parte de vários elementos, normalmente quem tende a ser autuado/multado/detido são os membros da organização e a própria entidade que a promove.

Aquilo que escrevi é a minha opinião pessoal, além de ser a minha opinião é também fruto da minha experiência pessoal.

Acresce que a autoridade pode e deve decidir perante o caso em concreto, cabendo posteriormente ao visado pelo auto de contraordenação a contestação, ou seja, esse teu argumento muito dificilmente seria atendido perante a ANSR.

« Última modificação: 16 de Julho de 2015, 10:12 por Saboga »
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Trancar rotundas
« Responder #132 em: 16 de Julho de 2015, 09:41 »
Confesso que o trancar rotundas é um assunto que me divide, pois sei os riscos que se correm, para quem corta e até para a caravana, mas também vejo a vantagem de cortar algumas rotundas/cruzamentos.

Todas as alternativas apresentadas neste tópico, que na maioria tem sido muito construtivo, são válidas, não vamos conseguir chegar á formula ideal, pois ela não existe, é questão de caso a caso, aplicar o que for mais correcto e estou confiante que quem organiza um qualquer passeio, terá o bom senso de adequar, o que for mais acertado, tendo em conta o percurso e o número de particpantes no passeio.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

JViegas

  • Visitante
Re: Trancar rotundas
« Responder #133 em: 16 de Julho de 2015, 10:22 »
Olá a todos.
Os sistemas aqui apresentados revelam que não é preciso reinventar a roda. Basta aplica-los mediante a natureza do evento, o número de pessoas inscritas bem como as pessoas disponíveis para ajudar.

A rotação ao penúltimo, parece-me que será a mais usual neste tido de eventos em que a deslocação é feita em caravana. Os próximos eventos CPM com certeza serão o "terreno" ideal para colocar em prática a condução da caravana nestes novos moldes. E acredito que com a prática vem a perfeição.

Penso que um dos objetivos de um evento CPM é o encontro de todos, a confraternização e a viagem. Ponto fulcral, penso eu, do sucesso do evento: o irmos todos juntos. Em segurança.

Não há molhada, não com receios, com riscos calculados. E para isso é sempre importante que os membros participantes saibam exatamente aquilo que ali vão a fazer. Seja o road leader, os batedores e os restantes membros.
« Última modificação: 16 de Julho de 2015, 10:24 por JViegas »

Offline sapina

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2010
  • Mensagens: 100
  • Localidade: Cabrela - Sintra
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 400 ZA(ABS)
Re: Trancar rotundas
« Responder #134 em: 16 de Julho de 2015, 14:21 »
Boas a todas (as pessoas)


Este tópico tem sempre pano para mangas se escrever e dar a sua opinião...

Umas é porque participaram em viagens e Eventos de um ou outro motoclube ou individuais, e como tudo correu bem é a melhor coisa do mundo. Outras é porque não se entenderam com as explicações do que estava a dizer para ir em frente, e ele virou à esquerda, e assim sendo não presta porque o "gajo" não estava o local exacto ou "é burro" e assim não dá...porque não dá. Outras situações são em viagens que vemos fazer e assim é que é bom ... enfim...
[...]

Aqui ninguém (falo por mim) está a dizer que esta solução é melhor do que as outras, eu apontei este método (giroscópio) como solução para não trancar rotundas, cruzamentos, entroncamentos, etc, afinal, que direito temos nós para parar o trânsito enquanto civis?

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Trancar rotundas
« Responder #135 em: 16 de Julho de 2015, 15:55 »
Aqui ninguém (falo por mim) está a dizer que esta solução é melhor do que as outras, eu apontei este método (giroscópio) como solução para não trancar rotundas, cruzamentos, entroncamentos, etc, afinal, que direito temos nós para parar o trânsito enquanto civis?

Companheiro Sapina

Vou apenas responder, porque me citas e me fazes principalmente uma questão.

Primeiro que tudo eu não disse que o giroscópio não é uma solução ...
Depois, isso como deves calcular não é novidade para mim, é uma das coisas que eu estou fartinho de tentar incutir, mas é muitíssimo difícil quando há companheiros novos, quando há companheiros que vêm apenas para passear e são os organizadores é que lhes têm de dizer o caminho por onde ir .... 90% dos participantes nem sabem sequer por onde vão porque não se dão ao trabalho de estudar os mapas essa é a realidade!
Alguns deles (senão a maior parte) nem tão pouco estão à vontade para "parar",  "sair da Maxi" e dar "indicações aos outros", nem sabem tão pouco onde é melhor parar, como parar, o que fazer...
Contudo o CPM tem vindo a crescer e SIM tem havido mais participações de muitas pessoas repetentes em todos os Eventos, e isso é bom, pois todos quase que estão "aptos" para poderem ajudar a fazer algo nesse sentido... o tal giroscópico

Eu, entre muitos companheiros, poderia citar muitos nomes, onde tu não estarias na lista porque nunca participas-te em Eventos CPM (pelo menos nos mais "regulares") mas poderia esquecer-me de alguns nomes, e onde alguns deles "foram incutidos por mim" para ajudarem "naquele minuto" a levarem a caravana a bom rumo e acredites ou não seria mais facil "cortar" ou "continuar a cortar" a rotunda para que todos passassem sem que se perdesse alguém pelo caminho.
Mas como estava a dizer, só quem faz é que sabe muitas das vezes o sacrifício que é levar 20 ou 30 motas para um destino onde só e apenas 2 ou 3 é que sabem o caminho porque muitos deles nunca lá passaram sequer... e acredita companheiro, não é facil nestes moldes!!

No molde que estás a incutir neste momento, e ainda bem que alguém se fez ouvir (tu) é um molde que já se tentou várias vezes fazer, alem de mim outros companheiros...

Quantas vezes não disse (dissemos) aos "batedores" que se pudessem cortar "a estrada melhor, senão para sinalizarem para onde se ia sempre a ajudar os companheiros para não ficarem em perigo e sempre em segurança!!

Como te disse isto já não é novo, não é uma ideologia nova ... eu com grupos mais pequenos temos feito varias vezes isso!! Mas lá está .. grupos pequenos, quando forem grandes e de longo curso, a coisa não vai correr assim tão bem, porque tal como disse anteriormente .... SE TODOS FOREM "EDUCADOS" E AJUDAREM A GUIAR A CARAVANA EM SEGURANÇA MELHOR  _palmas_


Respondendo agora mais directamente à tua questão ...

.... que direito temos nós para parar o trânsito enquanto civis?

Nenhum !!!

Mas agora pergunto eu...
Faz mal perderem 1 ou 2 min na vida a ver ( E A MAIOR PARTE DOS CIVIS ATÉ GOSTA!!! ) passar uma caravana JUNTA de companheiros de Scooters ??? Vai alguém morrer por isso ?

Uma coisa é passear em grupo 20 ou 30 maxis (até tem sido mais que isso) juntos...
Outra coisa é passarem 2 ou 3, no meio de 2 ou 3 enlatados e mais à frente está um gajo a dizer para onde ir ... É sem duvida o mais certo como "civil" mas não o mais bonito e o que mais cativa no mundo das 2 rodas !!

Eu sei para onde vão e vou lá ter ... mais vale....!!


Ja se fez varios tipos de coisas... desde um unico batedor andar a fazer piscinas (eu) , andar para trás frente sem curtir nenhum passeio a não ser assegurar a caravana ... até já tive ajuda da propria policia!!!
Outros é ter 5 ou 6 batedores que se "revezavam" nos "cortes", desde que os outros civis deixassem, senão corta-se a caravana e manda-se avançar os automobilistas (isto quase sempre foi praticado caso não saibam), mas se me perguntam se é correcto, não não é, eu sei e todos sabem, mas é o que é mais "perfeito para levar uma caravana junta"!!!

Se "ensinarem" todos os participantes de Eventos (seja lá com que distancia for) a fazerem o giroscópio é o ideal ... mas imaginem como tem acontecido aos que vêm as primeiras vezes a terem de fazer isso ??

Vocês que vieram a primeira vez participar num Evento CPM, faziam o giroscópio ? Acho que nunca mais vinham .... safaaaaaa
Vocês que estavam "acanhados" e a controlar tudo e todos, se fosse alguem dizer que tinha de ficar numa rotunda (que até poderia ser desconhecida para vocês) paravam lá por "obrigação" para terem de indicar aos outros para onde devem ir ???

Ahhh ok, ha batedores ....mas há em numero suficiente numa viagem daqui até Santarém, ou esses mesmos tinham de ultrapassar os mais novos para voltarem a fazer o giroscópio ?

Tal como eu disse e é apenas a minha opinião ... há "prós e contras" como em tudo na vida, mas se é melhor ... sem duvida!

Se resulta no CPM ... espero que sim  _palmas_


Relembro que eu não quero ser critico destrutivo nem tão pouco apontar o dedo a alguem (muito menos ao Sapina)


Volto a dizer ... façam como acharem melhor e tudo se aperfeiçoa como tem acontecido dentro do CPM ... a crescer!!

Boas curvas
 
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline sapina

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2010
  • Mensagens: 100
  • Localidade: Cabrela - Sintra
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 400 ZA(ABS)
Re: Trancar rotundas
« Responder #136 em: 16 de Julho de 2015, 17:19 »
Vou tentar responder o mais resumidamente possível, é que não gosto de escrever muito…

Já estou arredado dos passeios de todo-o-terreno desde que comecei a construir a minha vivenda (já lá vão 3 anos), tal como tu disseste, existem sempre elementos novos nos passeios, acontecia a mesma coisa nos nossos passeios TT, mas, quando se criava um tópico no fórum com o passeio era logo explicado qual seria o método a ser utilizado no passeio, neste caso o giroscópio, e era explicado no fórum o seu funcionamento. Depois, no dia do passeio, tal como já disse aqui, efetuava-se um breefing de 5/10 minutos para explicar como funciona o giroscópio e para tirar dúvidas, as pessoas que se tinham inscrito para o passeio já sabiam de ante-de-mão que iriam ter que cumprir algumas regras para que todas pudéssemos fazer o passeio sem nenhum percalço, mesmo os mais novos, os que nunca tinham feito um passeio TT.

Sim, é verdade, nunca fui a nenhum passeio do CPM porque tenho outros hobbies que me ocupam o tempo e como um dia só tem 24 horas há coisas que inevitavelmente ficam para trás, e os passeios de mota são um deles.

Já disse aqui neste tópico, a quantidade de elementos da caravana não é muito relevante, para que tudo corra bem é preciso que todos cumpram com as regras do giroscópio, concordo plenamente contigo que “as pessoas têm que ser educadas”.

Ninguém vai morrer por perder 1 minuto na vida, mas o problema é o companheiro que foi multado por trancar a rotunda, e pelo que li a multa que levou foi do mais leve possível…

O primeiro passeio TT que organizei ninguém se conhecia pessoalmente, só virtualmente, e não foi por isso que o passeio em giroscópio não correu bem, mas pronto se calhar fui mal habituado com as pessoas do todo-o-terreno.

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Trancar rotundas
« Responder #137 em: 16 de Julho de 2015, 17:32 »
Já estou arredado dos passeios de todo-o-terreno desde que comecei a construir a minha vivenda (já lá vão 3 anos), tal como tu disseste, existem sempre elementos novos nos passeios, acontecia a mesma coisa nos nossos passeios TT, mas, quando se criava um tópico no fórum com o passeio era logo explicado qual seria o método a ser utilizado no passeio, neste caso o giroscópio, e era explicado no fórum o seu funcionamento. Depois, no dia do passeio, tal como já disse aqui, efetuava-se um breefing de 5/10 minutos para explicar como funciona o giroscópio e para tirar dúvidas, as pessoas que se tinham inscrito para o passeio já sabiam de ante-de-mão que iriam ter que cumprir algumas regras para que todas pudéssemos fazer o passeio sem nenhum percalço, mesmo os mais novos, os que nunca tinham feito um passeio TT.

Já disse aqui neste tópico, a quantidade de elementos da caravana não é muito relevante, para que tudo corra bem é preciso que todos cumpram com as regras do giroscópio, concordo plenamente contigo que “as pessoas têm que ser educadas”.
correu bem, mas pronto se calhar fui mal habituado com as pessoas do todo-o-terreno.

A dificuldade será malta com menos experiência a andar de mota, que quer se queira que não, o equilibrio é diferente do que de jipe ou carro, se levar pendura ainda mais dificuldade há.

Na MINHA opinião o sistema tem tudo para funcionar bem, em maioria das situações, mas com os batedores, que já tem experiência, que sabem onde se colocar, para serem vistos e não atrapalharem o trânsito.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Trancar rotundas
« Responder #138 em: 16 de Julho de 2015, 18:15 »

Eu apenas vou só dizer mais uma coisa para finalizar ...

Em todos, todos os passeios se faz um breefing e sempre mas sempre nos passeios maiores se continua a perder os companheiros que vêm imediatamente atrás !!!

Os que os perdem são pessoas experientes, pessoas responsáveis, pessoas até já com uma vivência grande dentro do CPM e durante estes últimos anos houve sempre, mas sempre quem perdesse o de trás ...

Daí eu concluo que fazer-se TT, e andar-se no transito que por muitas vezes é no interior de cidades e vilas não é tão fácil como subir montanhas e apenas e só quem lá vem atrás é um companheiro e amigo ... Nos eventos em estradas com variadíssimos tipos de transito e muitas das vezes muita afluência tbm para onde vamos passear, ha sempre o risco de "perder alguém" se a caravana não se mantiver o mais JUNTA e COMPACTA possível!
Isto chama-se andar em grupo, isto é o que se tem tentado fazer sempre, mas claro, há quem já se deu mal, em 5 anos apenas uma pessoa (o Fernando Garcia que foi multado por cortar uma Rotunda) precisamente no FDS que a Policia ia fazer caça às MOTOS (todas em geral) ...

Tal como já disse anteriormente, e por vezes com conhecimento das próprias autoridades, eles próprios ajudaram PRATICAMENTE SEMPRE a manter a caravana junta.

Rematando e finalizando, foi aos companheiros que habitualmente fazem de batedores, que no U-Scoot 2014 foi pedido auxilio pelas próprias autoridades para que nós, membros CPM (a nível pessoal e particular) fizéssemos com que aquela gente toda fosse dar uma volta pela cidade!
Isto porque ouviram dizer que no CPM estava instituido uma boa organização para o facto!!! (foi o que foi dito e não foi por mim)

Agora tirem vocês as conclusões de tudo o que está escrito perante as ideias de cada um... mas num todo que seja benéfico para que o espirito CPM continue como era _pol_


Nota:
Seja lá de que maneira, feitío e lógica for, eu sei sempre para onde hei-de ir e como me comportar na estrada perante a minha segurança e dos outros todos!!
Só não ajudo quando não me é pedido, ou mesmo quando não posso ou quero!

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: Trancar rotundas
« Responder #139 em: 16 de Julho de 2015, 22:49 »
Acho que já há por aqui muito boas ideias acerca da deslocação em coluna nos eventos do CPM.

Parece-me que poderíamos aproveitar as ideias (nossas e doutros) para criarmos "linhas orientadoras" de conduta nas deslocações em coluna nos eventos CPM. Poderia ser criado um tópico com as mesmas, para poderem ser referidas e divulgadas pelos mentores de futuros eventos; talvez aqui mesmo, no quadro da "Segurança".

Uma coisa que me ficou do que pesquisei foi que há vários métodos de circulação em coluna que podem ser usados até em conjugação uns com os outros. Parece-me haver espaço para "inventar" os nossos próprios métodos.

Acho, por exemplo, que circular dentro de uma grande cidade pode (deve?  _pensador_ ) ter um método diferente do que se use fora da cidade, em estradas nacionais, ou em vias-rápidas, ou em auto-estradas.

Como disse atrás, não acho que seja um drama usar o método de trancar as rotundas. Porém acho que é preciso que quem o faz tenha consciência que o faz a título individual, por sua própria e informada decisão, sabendo que pode pagar uma multa que pode ir, nos valores mínimos, entre 30 euros ou 300 euros, consoante a boa ou má "disposição" do agente que o abordar. Acho que é ainda preciso pensar que não é só uma questão de dinheiro. Há que pensar que o, até agora, único incidente deste tipo implicou uma paragem da coluna por cerca de 40 minutos (segundo julgo perceber) e que adoptar este método pode dar, de alguma forma, uma má imagem ao CPM, até entre os seus próprios membros.

Se quem trancar uma rotunda não souber dizer ao eventual agente que o aborde que a sua atitude é individual, poderá haver azo a outras interpretações que poderão levar os agentes a abordar, por sua vez, quem lidera a coluna a exigir coisas como as que foram "sugeridas" ao Élio, nomeadamente ser portador de uma carta "mandatória" para liderar a coluna e as respectivas autorizações para a actividade. Imaginam o tempo de paragem da coluna numa situação destas?

É verdade que, em cinco anos de existência do CPM, esta é a primeira vez que estamos todos a reflectir sobre um caso factual. Mas gostaria de relembrar que foi apenas no último ano (dois anos, vá) que as colunas de maxiscooters do CPM passaram a ter dimensões consideráveis. A continuar assim, este crescimento e adesão ao CPM, parece-me que poderá até haver tendência para as dimensões das colunas aumentarem.

Alguém se quer atirar ao trabalho de escrever uma proposta de métodos de circulação em coluna que sirvam de orientação para o CPM?


« Última modificação: 16 de Julho de 2015, 22:50 por José Luís Ferreira »

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Trancar rotundas
« Responder #140 em: 17 de Julho de 2015, 00:21 »

Como disse atrás, não acho que seja um drama usar o método de trancar as rotundas. Porém acho que é preciso que quem o faz tenha consciência que o faz a título individual, por sua própria e informada decisão, sabendo que pode pagar uma multa que pode ir, nos valores mínimos, entre 30 euros ou 300 euros, consoante a boa ou má "disposição" do agente que o abordar.

Isso para as infracções ao código da estrada, pelo que percebi existem infracções também ao código civil, que podem também ter consequências bastante graves.

Como já disse este é um tema que me devide.
No entsnto acho que sedevem testar as varias possibilidades e depois então pensar na tal proposta de circulação.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Trancar rotundas
« Responder #141 em: 17 de Julho de 2015, 08:48 »

A dificuldade será malta com menos experiência a andar de mota, que quer se queira que não, o equilibrio é diferente do que de jipe ou carro, se levar pendura ainda mais dificuldade há.

Na MINHA opinião o sistema tem tudo para funcionar bem, em maioria das situações, mas com os batedores, que já tem experiência, que sabem onde se colocar, para serem vistos e não atrapalharem o trânsito.

Isso lembra-me a minha primeira participação em eventos do CPM, no almoço do 5. aniversário, andava de mota há um mês. Eu bem via o pessoal a esticar pernas para indicar buracos, ou a levantar mãos, mas eu nem pensar, ia agarrado ao guiador como se não houvesse amanhã!
Dizer a alguém nestas condições, que vai de certeza nervoso (e o CPM está cheio de malta que começou agora a andar em duas rodas, com trintas ou quarentas e tais anos, sinal disso mesmo é o número cada vez maior de inscritos) que terá de parar para indicar o caminho aos restantes companheiros, é bem capaz de ficar em pânico e "espalhar-se".
Eu falo por mim, sete meses depois de começar nesta aventura, a andar em duas rodas praticamente todos os dias, a experiência já é outra e não tenho qualquer problema em parar para indicar o caminho aos restantes. Mas para os maçaricos (ou rookies, para não ferir suscetibilidades) pode ser complicado ou podem até simplesmente não querer!

Online MIGMATA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 610
  • Localidade: TERCENA
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TRICITY 300
Re: Trancar rotundas
« Responder #142 em: 17 de Julho de 2015, 09:28 »
O teste que vamos fazer amanhã, vai ser feito somente com o pessoal que está habituado.  _pol_
Enfrente seus medos, viva seus sonhos...


brunojr46

  • Visitante
Re: Trancar rotundas
« Responder #143 em: 17 de Julho de 2015, 09:29 »
Independentemente da minha opinião neste assunto, quero agradecer a todos os que têm participado neste post pois demonstra um envolvimento saudável, e uma vontade de procurar melhorias.  _pol_
Satisfaz-me, mesmo que não possa participar nos eventos (sabem porquê) que tanta gente se preocupe com tantos detalhes, tão importantes; segurança dos participantes e segurança das outras pessoas que circulam nas mesmas estradas, respeito pelas leis, dedicação a uma causa que tanta gente tem unido, prazer em organizar e dar o melhor, entre tantas coisas mais.  _palmas_  _palmas_  _palmas_
Um bem haja

PS: "O perfeito é inimigo do bom" (desconheço o autor, mas gosto da frase)
 scooter_  scooter_  _convivio_


Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: Trancar rotundas
« Responder #144 em: 17 de Julho de 2015, 21:39 »
Há por aqui muita experiência que podia ser reunida e aproveitada. O método de circulação em coluna com "Rotação ao penúltimo" (ou coisa semelhante) já foi usado pelo CPM, na variante que se baseia em batedores. Os testes que nos propomos fazer amanhã não são, para mim, propriamente uma novidade. Lembro-me que foi o método mais utilizado na travessia de Leiria no passeio do 1.º Encontro Nacional de Maxiscooters, a par de duas ou três rotundas "trancadas". Andei a reler os posts relativos ao evento e não consegui chegar a conclusões, mas tenho ideia que o método foi utilizado com recurso a batedores dum motoclube local...  _pensador_

Eu acho que há espaço para pensarmos em soluções, independentemente do resultado dos testes que se possam vir a fazer, até porque não sei bem quais são.  _pol_

« Última modificação: 17 de Julho de 2015, 21:40 por José Luís Ferreira »

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2640
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Trancar rotundas
« Responder #145 em: 20 de Julho de 2015, 12:54 »
Lembro-me que foi o método mais utilizado na travessia de Leiria no passeio do 1.º Encontro Nacional de Maxiscooters, a par de duas ou três rotundas "trancadas". Andei a reler os posts relativos ao evento e não consegui chegar a conclusões, mas tenho ideia que o método foi utilizado com recurso a batedores dum motoclube local...  _pensador_


Batedores do MOTABOUT foi o 2º ENM. No 1º fomos nós em conjunto com o MSP quem fez de batedores, e foi precisamente pelo método do giroscópio, só que na Marinha Grande houve um companheiro com um colete flourescente  _Rolley_ que resolveu fazer inversão de marcha, e mais de metade da caravana foi atrás dele, e andou ás voltas na rotunda do vidreiro  _confuso_

Foi divertidíssimo!
Eu estava como back leader, e em contacto telefónico com o road leader, e teve que ser o Barcas (um dos batedores) ma voltar para a rotunnda para voltar a indicar o caminho á malta  _lol_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Trancar rotundas
« Responder #146 em: 20 de Julho de 2015, 13:43 »
.... e foi precisamente pelo método do giroscópio, só que na Marinha Grande houve um companheiro com um colete flourescente  _Rolley_ ...


Eu não vou dizer que foi ...  _Rolley_


Ainda hoje só anda de colete refletor a parecer um policia ... mas só anda se não chover claro  _lol_


Lembro-me bem desse dia Cristina  _pol_

Se der , se permitirem, se deixarem cortar Rotundas melhor, caso contrário fazem indicação e ficam atrás das caravanas, principalmente se forem extensas demais  _lol_
Queria ver nesse dia se os batedores conseguiam "recuperar para vir sinalizar" a rotunda mais à frente _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Cada caso é um caso e acho que esta-se a fazer de um copo de agua uma enorme tempestade de agua  _Rolley_

Se querem tanto fazer as coisas bem comecem por um lado ... saber primeiro o que o "road/front - leader" e o "back - leader" têm de fazer principalmente se não houver comunicações e principalmente em caso de algum problema na caravana.
Depois fazerem o mesmo com os batedores, o que eles devem ou não fazer em caso de problemas nas caravanas.
Depois disso tudo feito, todos se organizarem para resolver qualquer problema que haja e de que espécie for!!

Só ser-se batedores, front/load-leader, back-leader, por si só ajuda, mas não é tudo ...


Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

RCEu

  • Visitante
Re: Trancar rotundas
« Responder #147 em: 20 de Julho de 2015, 14:56 »
Para quem esteve este fim de semana no evento do Pôr do Sol no Cabo da Roca, sabe que se tentou colocar em prática o modelo Giroscópio que foi sugerido pelo companheiro Sapina, que se ofereceu para estar presente e explicar na prática a quem como eu tivesse dúvidas.


Desta vez, apenas fui atrás com o Rosinha, sem colete e apenas a observar para tentar entender de que forma é que no futuro se pode fazer um passeio em segurança.


E do que observei, concluí que não existem modelo perfeitos e que ainda há muita coisa para se aprender, começando pela educação das pessoas na forma como circulam.


Mas o que observei foi que os companheiros que estavam a indicar caminho nas rotundas e que por qualquer razão necessitavam de recuperar, fosse porque motivo fosse, eram confrontados com companheiros que não olhavam para os espelhos, ou então não se desviavam por qualquer motivo.


E vi também que alguns companheiros estavam parados nas rotundas e alguns em pé, fora delas. Assim sendo, estamos de novo com o mesmo problema, pois parar dentro de uma rotunda é proibido, http://bdjur.almedina.net/item.php?field=node_id&value=8977


De qualquer das formas também voltei a observar o mesmo problema de sempre, em que uma condutora apressada na rotunda do Farol achou que não estava para esperar e mesmo com companheiros a passar, decidiu avançar. E aqui temos de ser um pouco calculistas para evitar acidentes.

Nunes

  • Visitante
Re: Trancar rotundas
« Responder #148 em: 20 de Julho de 2015, 16:30 »
Trancar rotundas, nunca! Quer pelas questões legais quer pelo respeito pelos restantes utentes da via. Neste ponto penso que existe consenso.

Sobre como organizar a caravana para ninguém se perder já é mais complicado. Já organizei muitas voltas de BTT, distribuía o track por quem tinha GPS e esses elementos ajudavam nos cruzamentos com dúvidas. Mas na estrada é mais complicado do que isso.

Partindo do principio que o front-leader conhece o percurso, poderia abrandar a caravana nos pontos mais complicados de forma a seguirem mais próximos. Dessa forma conseguiam avistar os companheiros da frente e bastava segui-los.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Trancar rotundas
« Responder #149 em: 20 de Julho de 2015, 17:04 »
Trancar rotundas, nunca! Quer pelas questões legais quer pelo respeito pelos restantes utentes da via. Neste ponto penso que existe consenso.

Sobre como organizar a caravana para ninguém se perder já é mais complicado. Já organizei muitas voltas de BTT, distribuía o track por quem tinha GPS e esses elementos ajudavam nos cruzamentos com dúvidas. Mas na estrada é mais complicado do que isso.

Partindo do principio que o front-leader conhece o percurso, poderia abrandar a caravana nos pontos mais complicados de forma a seguirem mais próximos. Dessa forma conseguiam avistar os companheiros da frente e bastava segui-los.

Eu acho engraçado por vezes o que leio ...

Claro que cortar rotundas é efectivamente contra as leis, sem duvida, mas é a única forma para se manter 20 ou 30 ou 40 motas (veículos) seguidas e em grupo. (PONTO)

Ninguem vai com uma pistola na mão e obriga os outros a pararem ... é bom que isso esteja em mente de quem lê este tópico e percebe que não se faz nada à bruta nem contra vontade dos outros automobilistas!!

Pede-se aos que se aproximam e eles ao perceberem o que se trata, são eles que param e até gostam de ver tanta mota a passar !!


Mas aquilo que eu quero referir é que para o companheiro é ilegal e falta de respeito pedir para "darem um auxilio" parando por breves segundos e se manter uma caravana junta (aqui é que está o busílis da questão), mas já não é ilegal ir devagar (abrandar a caravana nos pontos mais complicados de forma a seguirem mais próximos).
Claro que reduzir velocidade para que isso aconteça não é ilegal nem tão pouco se vai perturbar os outros restantes utentes da via... Claro que a fazer isso tbm se perturba e se infringe a Lei !!....

Não há mesmo consenso  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_


Temos de deixar de andar em caravana, e cada organizador de Eventos, dá um papelito como se fosse um "road bock" a cada participante, e olha ... anda-se como se poder e cada um vai ter ao destino, assim ngm infringe nada e é a melhor solução ...

Eu sei andar sozinho para todo lado, mas gosto é andar em grupos grandes .... estou tramado no CPM  _martelada_
Passo a andar só e vou ter aos locais ...  _pensador_

Vai-se perder o "espírito CPM" se se der muita importância a este tipo de coisas .. vai vai  _reg_



É engraçado.... parece-me estar-se a fazer um chinfrim com isto impressionante  _pensador_


Há sempre meninos que só andam de mota à 2 ou 3 anos, parecendo-me que são pessoas samaritanas que nunca desrespeitaram a Lei, nem tão pouco cuspiram para o chão, e que vêm fazer disto um assunto, em que quem zela pela "segurança e conforto" dos outros companheiros, (sem querer desrespeitar ngm) é um autentico fora da Lei e um assassino do mais alto nível .....

My God


Eu acho que já disse, mas vou mesmo deixar de escrever neste tópico ...!!!

Não há condições .....  _lol_

Boas curvas
« Última modificação: 21 de Julho de 2015, 09:05 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....