Nova Honda NC750X (1º Contacto)Este novo modelo...ou melhor, esta nova motorização, é aguardada com expectativa por muitos daqueles que acompanham as novidades do sector das 2 rodas.
A nova 750X está de pleno direito nesse lote de novidades, não porque o seu design tenha sofrido alguma mudança que lhe tenha dado novas "feições", mas porque apresenta ao mercado uma motorização mais potente (54cv), maior cilindrada (745cc) e um expressivo binário de 68Nm às 4750Rpm...mas não se fica por aí como se verá adiante.
O mais incrível disto tudo é que, por via do enorme know-how da Honda, consegue apresentar um consumo em ciclo combinado capaz de envergonhar modelos com cilindrada inferior a metade da que tem...3,4Lt/100km (método WMTC).
E hoje fui conhecê-la porque andam a passar-me pela cabeça umas "maluqueiras"...!!!
Como habitualmente e porque o meu horário não me permite ir ao concessionário a uma hora mais favorável, lá fui eu já perto da hora de fecho.
Tratava-se de uma novíssima NC750X pronta para ser vendida e já preparada pela oficina. Agora chegado a casa e apelando à minha memória, não me recordo de facto de ter visto qualquer preçário junto ao guiador, o que significará que já tem dono. Anseio por um test-ride, mas de momento não existe uma previsibilidade por parte do concessionário para ter uma unidade com esse propósito.
Voltando ao modelo...
Posso dizer que existe algo que permite a este modelo ser distinguido da NC700 de imediato e até mesmo a alguma distância!
Não...não estou a falar do lettering lateral a indicar tratar-se da 750X....existe outra coisa bem mais visível.
Agora na NC750X e à semelhança do que sucede com algumas NC's vendidas fora do território nacional, toda a zona do motor e grande parte dos elementos mecânicos deixaram de ter a cor original do metal, para dar lugar a um preto de tonalidade mais baça que abrange uma grande parte da zona inferior da moto e lhe assenta muito bem, permitindo distingui-la de imediato. Fiquei com ideia que aquela moto em branco, em conjugação com o contrate do indicado preto baço, resultará muito bem.
Mas apesar de não ter a possibilidade de a experimentar, não deixei de a analisar bem e pude constatar com agrado que as diferenças não se ficam por aí...
Tendo três NC700X ali ao lado, a comparação tornou-se inevitável e vi-me quase imerso num jogo do "descubra as diferenças".
Esta nova NC750X trás agora um banco com estofamento radicalmente diferente (....na minha opinião melhor), possuindo uma espécie de leve granulado que agarra muito melhor as calças e evitará o escorregar que conheço das NC700's. Até mesmo através do tacto e visualmente é possível verificar uma diferença notória neste estofo aplicado no banco da NC750X e que certamente irá abarcar a restante família (NC750S e Integra).
Outra coisa que me chamou à atenção foi a utilização de pneus com um perfil um pouco diferente das anteriores 700's. Os DUNLOP presentes naquela unidade transportam um pouco mais a ideia de se tratarem de utilização mista e não para uso exclusivo em estrada....sobretudo o pneu traseiro de medida 160/60-ZR17M/C apresenta-se agora com um perfil diferente e gomos um pouco mais profundos que lhe dão mais aquele ar de trail tão próprio à "X". Mas as novidades não ficam por aqui...as jantes de alumínio fundido permitem agora, isto segundo a própria Honda, a instalação de pneus verdadeiramente off-road, como os Pirelli Scorpion Trail.
A manete de travão mereceu também a atenção por parte dos técnicos da Honda, pois oferece agora regulação em 6 níveis, facilitando o encontrar da posição ideal conforme a vontade do seu condutor.
O painel de instrumentos também não ficou arredado do caderno de encargos e teve direito a algo muito útil, pois passou a incluir indicação da mudança engrenada a cada momento. Mas o painel, além de todas as informações que já indicava, regista agora outras como o consumo instantâneo, médio e, quando em reserva, a autonomia restante. Mas ainda....indicador da temperatura do líquido de arrefecimento e da temperatura ambiente. Digamos que se trata de um computador de bordo bastante completo!
Tenho conhecimento que o sistema DCT (conduzi com este sistema na 700X e Integra) apresenta agora francas melhorias na sua actual 2ª geração e a nova NC750X vai passar a usufruir destes updates. Estou mesmo muito curioso com estas alterações na já conhecida Dual Clutch Transmission e com aquilo que significará em termos de sensibilidade e na sua relação directa com o aumento de potência e binário agora disponíveis.
Haverá mais algumas coisas que sofreram mudança para melhor, mas com o que vi fiquei convencido que este modelo tem uma relação preço/qualidade/características muitíssimo boa....só me falta constatar o restante num test-ride a realizar brevemente.
Espero que vos tenha agradado a leitura desta minha análise ao modelo e agora...as merecidas fotos.