Honda Lead 125 - 2014Antes de mais e porque considero importante começar por essa informação, desde já digo que
infelizmente não está prevista a sua comercialização por cá! Apresentada pela Honda Vietnam, os seus mercados serão muitos mas não passam pelo Velho Continente.
O nome LEAD conseguiu alcançar um enorme respeito entre os muitos amantes das capacidades das pequenas scooters e passados todos estes anos em que esteve ao serviço, a Honda decidiu dar-lhe a mais que merecida reformulação estética e mecânica.
Faz uso de uma unidade com 124,92cc, ou seja, aumentou a cilindrada face aos 108cc da versão anterior e o motor produz mais potência e torque: 11,48 cv a 8.500 rpm e 1,12 kgf.m a 5.000 rpm.
Segundo a Honda, o novo motor consome 30% menos em relação ao anterior, em grande parte por causa do sistema start-stop com que a Lead vem equipada.
A capacidade debaixo do banco cresceu ligeiramente, permitindo que seja possível lavar dois capacetes como demonstrado nas imagens que aqui coloco mais abaixo. O depósito foi reduzido em 0,5L, mas devido ao seu enorme decréscimo em consumo de combustível, a sua autonomia será substancialmente superior.
Os faróis fazem agora uso de LED's, tanto na traseira como na dianteira, produzindo um bonito efeito nesta modernizada Lead. A parte frontal conta com detalhes metalizados, em formato de V, enquanto os piscas estão nos cantos superiores da carenagem. O painel de instrumentos foi também amplamente reformulado, contando com informação completa e bastante legível.
Só é pena que, por via da entrada (com sucesso) da PCX no mercado Europeu, a Honda opte por não vir a comercializar a Lead entre nós. Se bem que até se entende....