Autor Tópico: Qual comprar?  (Lida 6563 vezes)

El Bentini

  • Visitante
Qual comprar?
« em: 27 de Outubro de 2013, 16:55 »
Boas!

Sendo novato nas maxi scooters, andei a pesquisar e estas saltaram-me à vista:

Sym GTS 125/300
Honda SW T400
Yamaha Xmax 250/400
Piaggio X10 125/350

Coloquei 2 cc pois gostaria de sber a v/ opinião sobre o valor adicional de cc ( e tudo o rsto) compensa em relação à versão mais baixa. A ideia é usar a scooter 70% cidade e 30% viagens.

Aguardo v/ input.

Abraço e Boas Curvas!

Paulo Coelho

  • Visitante
Re: Qual comprar?
« Responder #1 em: 27 de Outubro de 2013, 17:43 »
depende dos euros disponiveis...se vais comprar novo ou usado, qual o tipo de utilização. Se for 70% cidade uma 300 chega, na minha opinião.
Essa que apresentaste são grandes máquinas, mas com muitos euros disponíveis eu optava pela nova yamaha T-MAX 530 ABS _pol_ ganda bomba _pt_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Qual comprar?
« Responder #2 em: 27 de Outubro de 2013, 18:25 »
Diz-nos um pouco mais companheiro.

Quantos Kms pensas fazer habitulmente nos teus percursos citadinos?
Qual o plafond que tens para adquirir uma maxi?
Pretendes comprar nova ou usada?
Etc...

Quantos mais dados nos deres, mais objectiva poderá ser a nossa opinião.
Se é verdade que uma 125cc faz tudo e porta-se bem na maioria das situações do dia-a-dia, quando se tem já a carta é normal pensar em mais cc's...mas é tudo uma questão de se avaliar bem o que se pretende.  _pol_

RCEu

  • Visitante
Re: Qual comprar?
« Responder #3 em: 27 de Outubro de 2013, 19:42 »
Com essa informação que nos deixas é um pouco curto, até porque qualquer um de nós poderá estar a dar-te uma ideia errada, apenas com base na preferência pessoal.


De qualquer das maneiras e só pelos modelos que estão lá em cima e não querendo dar essa mesma ideia errada, eu escolhia a SW 400, por ser Honda e por ter 2 cilindros.


Quase de certeza que depois nas manutenções (mais alargadas) recuperas €€€.


Mas lá está... Apenas mais uma opinião. Se for para fazeres apenas 10 Km por dia, uma 125 cc. é suficiente.


FM_M

  • Visitante
Re: Qual comprar?
« Responder #4 em: 27 de Outubro de 2013, 19:56 »
Viva El Bentini!!
Posso dar-te a minha opinião, mas vale o que vale... :)
Tive uma PCX 125 e digo-te que é fantástica em cidade... junta-lhe um dos consumos mais baixos do segmento -2,3 l/100kms -(principalmente por causa do start & stop). Peca no entanto na protecção aerodinâmica tornando um pouco complicada a utilização em estrada por muitos kms...
A velocidade máxima que consegui foi 114km/h (ponteiro).
Tenho agora uma SW-T400. Os consumos são um pouco mais altos (claro) 4,5l/100kms e a meu ver o conforto é o grande trunfo desta Maxi. Cruza a 140km/h sem nos causar qualquer incomodo e curva muito bem (centro de gravidade baixo e 247kgs de peso a seco).
A protecção aerodinâmica é do melhor que se pode ter.
Perde, no entanto, em definitivo para Maxis mais pequenas e leves no trânsito...
Aquando da troca, o que mais pesou, e é a meu ver o que mais interessa, foi o prazer que posso tirar da SW-T400.

Espero ter ajudado.

Abc!



El Bentini

  • Visitante
Re: Qual comprar?
« Responder #5 em: 28 de Outubro de 2013, 14:57 »
Antes de mais, obrigado pelo v/ feedback rapidíssimo!

Ora bem, tentando suprimir a minha falta de info e respondendo um pouco às questões que colocaram:

  • +/- 10.000km/ano
  • Nova ou usada, depende sempre do negócio....não me causa espécie comprar um modelo anterior se este for bom
  • plafond é aproximadamente 4k€

Também li umas coisas engraçadas sobre a Forza 300...o que acham?

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Qual comprar?
« Responder #6 em: 28 de Outubro de 2013, 15:07 »
El Bentini,

Estamos a falar em média de 50 km/dia , ou seja, um pouco menos do que faço todos os dias (60km). Para além disso, faço metade desses km's em AE, pelo que a minha 125cc é manifestamente curta!

Sendo assim, e virás muitas opiniões semelhantes por aqui, se puderes ir para uma 250/300cc não te arrependerás. Gastam um pouco mais que as 125cc (cerca mais 1l ou 1,5l/100km mas também dão mais prazer de condução e têm muito maior disponibilidade quer em AE quer nos momentos a 2 com pendura!

Isto claro, se já tiveres carta... _pensador_

A Forza 300 é muito recente, ainda não há muitas a circular como por exemplo as SYM GTS 300, pelo que ainda não há muito feedback por aqui. Se bem que o que há tem sido excelente! _pol_

Mas quer as GTS300 quer as Kymco DT300 também têm tido excelente feedback. E ainda tens as X-Max 250 em promoção por pouco mais de 4k€, novas, se bem que dizem que estas estão prestes a ser substituídas por uns modelos mais à semelhança das X-Max 400...
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Qual comprar?
« Responder #7 em: 28 de Outubro de 2013, 18:52 »
As indicações/sugestões dadas pelo twin-pt são muito válidas e tendo em conta que o teu plafond para adquiri uma montada ronda os €4.000, tenho que concordar que o ideal será mesmo ires para uma 300cc/400cc.

As opões são variadas e existem inúmeros Diários de Bordo que poderão dissipar a maior parte das tuas dúvidas.

No entanto, tanto quanto possível, não deixes de efectuar test-ride para te certificares que é precisamente o que procuras.

paulofr

  • Visitante
Re: Qual comprar?
« Responder #8 em: 28 de Outubro de 2013, 23:21 »
Então e uma Kymco DT 300i ,não gostas? scooter_

RCEu

  • Visitante
Re: Qual comprar?
« Responder #9 em: 29 de Outubro de 2013, 07:22 »
Então e uma Kymco DT 300i ,não gostas? scooter_

Bela Máquina e bastante equilibrada... no preço e nos consumos.

El Bentini

  • Visitante
Re: Qual comprar?
« Responder #10 em: 29 de Outubro de 2013, 11:00 »
Então e uma Kymco DT 300i ,não gostas? scooter_

Não conheço. Esse é um dos problemas....marcas como SYM e Kymco são desconhecidas para mim...vou investigar.

Tiago

  • Visitante
Re: Qual comprar?
« Responder #11 em: 29 de Outubro de 2013, 11:19 »
Comprei a minha primeira mota este mês, é uma Sym Fiddle, e posso dizer-te que é fabulosa.
Faço poucos km, inclusive não uso a mota todos os dias, só uso por prazer não por necessidade.
Abraço

RCEu

  • Visitante
Re: Qual comprar?
« Responder #12 em: 29 de Outubro de 2013, 11:31 »
Não conheço. Esse é um dos problemas....marcas como SYM e Kymco são desconhecidas para mim...vou investigar.

Podes ver por exemplo aqui http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=14976.0