Autor Tópico: Mais um apeado a pensar .....  (Lida 2807 vezes)

kalimero

  • Visitante
Mais um apeado a pensar .....
« em: 25 de Setembro de 2013, 01:50 »

Boas,

E é assim, 45 anos, 1,70 e  65 kg.

Sem carro à 2 meses, o motor foi-se,   O segundo carro anda a minha companheira com ele.

2x3.5km diários de sola entre casa/estação comboios de corrios. Pensava que não mas começo a ficar saturado e com a época das chuvas à espreita , andar a pé torna-se penoso e só para o passeios sãoi uma 1hora e meia

Utlizo transportes públicos desde sempre. Mesmo na margem sul apenas utilizava carro para ir para praia e levar putos à escola e chegar à estação.

Agora sem carro,  uma opção será adquirir uma mota apenas para chegar à estação de Corroios ou ir mais além e apostar em algo sério  para deslocar-me para o trabalho  (na Infante Santo (~40km ida/volta). Já estive muito perto de adquirir uma PCX, mas parece-me "leve" para passar a ponte 25 de Abril diáriamente, Uma mota mais pesada seria melhor. O que tenho lido por aki de certa forma leva-me à mesma conclusãp.

Após ler imensas cenas  na net uma Kymco dt usada parece-me uma excelente opção. Existem algumas à venda nos sites de usados mas sendo leigo nestas coisas, não sei uma "Bixa" com 15 ou 27 mil km para motas são  muitos kms ou não. Uma coisa é certa todos os "desperados" que por aki andam são extremamente apaixonados pelas motas que possuem.

Em termos de financeiros pensei que os custos de manter uma moto fossem mais baixos. Mas o que já gastei com a karroça este ano para depois morrer quase que chegava para uma mota.

E é assim, nesta fase, muitas dúvidas, receios, etc. Sempre o mesmo antes de tomar uma decisão....

Este fórum tem sido espectacular para tirar dúvidas.
Obrigado a todos.

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Mais um apeado a pensar .....
« Responder #1 em: 25 de Setembro de 2013, 11:27 »
Olá Kalimero e estás no sítio certo para tirar as tuas dúvidas ( bastaria leres as dúzias de posts que já existem por aqui ) mas digo-te que, por vezes não se consegue poupar adquirindo uma scooter pois, ganha-se um certo vício e anda-se + com ela ( sem ser para ir trabalhar ) e as tertúlias/passeios e vou já ali e andas 200kms, etc..
E depois há as manutenções menos espaçadas do que nos carros e + 1 seguro e + equipamentos para a mota e etc... No entanto ( e falo por mim ) o prazer da sua condução também tem elevado valor para os nossos neurónios e isso faz poupar imenso em antidepressivos, hehe
Se fizeres uma boa gestão do seu uso e eventualmente comprares usado para com o valor poupado, comprares os extras ( carolo(s) luvas, etc..) aí talvez poupes uns cobres e se fores tu a mudar o óleo e outras manutenções menos exigentes também começarás a poupar.
Em resumo: Kymco/Sym/Daelim s3 e algumas outras comprando novo e algumas outras comprando usado,por exº: Xmax/Honda SW/Burgman/ e as outras que disse antes também as podes comprar usadas ( há excelentes negócios que te fazem poupar milhares!! )
1 abraço e boa escolha.
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Mais um apeado a pensar .....
« Responder #2 em: 25 de Setembro de 2013, 11:39 »
.....
 Existem algumas à venda nos sites de usados mas sendo leigo nestas coisas, não sei uma "Bixa" com 15 ou 27 mil km para motas são  muitos kms ou não.

----

 Não é muito! Se vires maior parte da malta que aqui anda tem as scooters com +20.000, muitas já passaram os 40.000.... o céu é o limite!

A minha que eu considero que ando pouco e que tem muito para andar está a chegar aos 18.000kms e é uma criança!


Se fosse uma RR  tinha cautela a partir dos 30.000kms e queria saber quem a tinha conduzido e tal.  Numa trail ou utilitária acontece o mesmo que com as scooters ....40.000 ainda vão no minimo.... a meio da vida!
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Mais um apeado a pensar .....
« Responder #3 em: 25 de Setembro de 2013, 12:09 »

Kalimero....

A minha tem 30.000km e ainda esta como nova !!

Faço como muitos sabem estiradas sempre a 2 , como ir a Coimbra e voltar, como ir a Pampilhosa e Voltar, ou como fazemos aqui no CPM ir a Monsaraz e Olivença e voltar, tal como ir a outros lados e fazer mais de 500km num só dia!!

Posso dizer que é uma mota eficaz para o que pretendes, e tem um motor com uma boa qualidade, entretanto podes sempre verificar isso tudo neste tópico --> História Kymco

Vais ver que não te vais arrepender em nada  _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Mais um apeado a pensar .....
« Responder #4 em: 25 de Setembro de 2013, 12:47 »
Para os cerca de 40Kms diários de facto qualquer 125cc o faz sem problemas.

Visto que não tens carta para adquirir uma maxi com mais alguns cc's, garanto-te (porque também já tive) que uma 125cc faz esse percurso sem qualquer queixume.  _pol_

Uma Downtown 300cc talvez proporcionasse outra segurança em algumas situações em que a motorização fosse chamada a intervir, mas ainda assim, em + de 90% das situações do teu dia-a-dia chega perfeitamente para esse percurso.

A kilometragem que indicas não é significativa, pelo que penso que não terá problemas, se bem que recomendo sempre que se adquira uma usada de preferência ainda no período de garantia....só pelo sim pelo não!  ;)