"auto ABS"
Muito bom E, do ponto de vista pessoal, sinto que faz uma grande diferença, em molhado e em piso com areia, etc. Na minha amarelinha vou dando toques de travão, para não travar logo a fundo, é o chamado "auto ABS"
Mas porque pretendes investir no ABS? Achas que vai mesmo valer a pena? nao te sentes confiante ao ponto de seres tu a conhecer a moto e afinares os teus "skills" em travagem?Ainda à uns dias uns quantos amigos meus puxaram deste tema, e chegámos à conclusão que o ABS é algo inutil, no sentido de que raramente o vamos usar. E de facto começámos a ver e antigamente nao existiam estes sistemas, as motos eram mais bruscas, e os mais astutos sabiam dosear o travao dianteiro, pois raramente as motos bloqueavam em travagens fortes.Para os mais puristas, quando investes num sistemas destes, vais dar mais peso à moto, vais pagar bem mais, e vais confiar num sistema que sem te aperceberes, vai-te tirar a experiencia que podias ganhar a seres tu a controlar a travagem da tua montada.E olhem que visto isto é bem verdade, porque metemos para trás aptidões\qualidades que poderiamos aplicar bem mais, e com experiencia de condução é algo que vamos ficando cada vez melhor.Assim com muita "ajuda" todos nós perdemos esse feeling! bem todos não, porque muitos preferem (como eu), serem eles a terem o controlo da moto.Ainda à dias na nacional vinha a uns 115kms, e entra-me uma carrinha num entroncamento quase parada, só tive tempo de me agarrar aos travoes e controlar a travagem sem bloquear e sem bater na traseira obvio. A travagem combinada é algo que me parece bem mais acertada e util que um ABS.Nunca tinha travado tao forte na Majesty, mas os Duplos BREMBO fizeram o seu trabalho! E para quem vem de motos, travar com os dois manipulos, inicialmente faz muita confusao. A mim fez-me.Por isso pensa bem se compensa essa alteração. Tens motos que nao têm mas já vêm preparadas, pois o ABS ainda é um Extra luxuoso. Saudações
Ainda à dias na nacional vinha a uns 115kms, e entra-me uma carrinha num entroncamento quase parada, só tive tempo de me agarrar aos travoes e controlar a travagem sem bloquear e sem bater na traseira obvio. A travagem combinada é algo que me parece bem mais acertada e util que um ABS.Nunca tinha travado tao forte na Majesty, mas os Duplos BREMBO fizeram o seu trabalho! E para quem vem de motos, travar com os dois manipulos, inicialmente faz muita confusao. A mim fez-me.
Respeito muito a opinião de todos vós, e mais de quem é sensato no uso de motos com sistemas de ajudas, contudo refiro sensato porque falando em meu redor, crescemos a conduzirmos motos sem nenhum tipo de ajuda, e gostamos muito desse feeling.Na minha particular e humilde opinião, não compensa o investimento. Com ABS ou sem ele, acidentes mortais continuam a acontecer. Já dizia o grande Barry Sheene "antes de saber acelerar, tens de saber travar. A maneira como travas define o piloto que és."Caro companheiro Limpinho, uma pergunta simples; Se o ABS é tao eficiente em travagens de panico, sabes porque razão as motos de competição minadas de Hi-TECH não usam este sistema? Saudações
Sem ABS ou com ABS é preciso é ter sorte. Eu como sei como funciona e para que serve não dispenso o ABS.
Caro companheiro _AXE_O que as motos de competição têm, sao apenas modos de repartidores de travagem, e de força da mesma, aplicada ao gosto de cada piloto, nada mais do que isso. E dizes ironicamente porque é que as motos de competição precisariam de ABS? Pois bem, se o ABS é accionado em travagens fortes, na competição vais dos 300 aos 50 em menos de 300mtrs, queres melhor justificação para um ABS sem as rodas bloquearem com a força brutal que é aplicada na travagem?Mas é evidente que nao usam pelo simples facto que:- ABS atrapalharia o piloto, afinal ele é treinado para saber quando travar, ele é quem decide, e o ABS atrapalharia por completo toda e qualquer intenção que o piloto tenha. Actualmente para se fazer curvas os pilotos fazem drift, e saiem de punho enrolado que até entorta aquele chassis, o ABS torna esse recurso e essa forma de pilotar impossível. Por ultimo o sistema ABS acaba por aumentar os espaços de travagem, daí o ABS não equipar motos de competição.Mas eu volto a frizar, se voçes acham que devem ter equipado nas vossas montadas, tenham, e aconselho até ao mais inexperientes e menos destemidos, esperando no entanto que nunca venham a fazer uso dele! Para mim a nao ser que ja venha equipado, nunca optarei por esse extra, pois o azar se tiver de acontecer acontece!!Saudações